SóProvas


ID
2401831
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Abaixo, reproduzimos trechos de dois poemas que abordam o otimismo socialista diante da vitória do Exército Vermelho sobre os nazistas em Stalingrado (julho de 1942 - fevereiro de 1943).

Tua Pátria de louros e martírios,

o sangue no teu esplendor nevado,

o olhar de Stalin sobre a neve

tingida com teu sangue, Stalingrado.

(“Novo canto de amor a Stalingrado” – Pablo Neruda)

As cidades podem vencer, Stalingrado!

Penso na vitória das cidades, que por enquanto é apenas uma fumaça subindo do

Volga.

Penso no colar de cidades, que se amarão e se defenderão contra tudo.

Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres,

a grande Cidade de amanhã erguerá a sua Ordem.

(“Stalingrado” – Carlos Drummond de Andrade)

A aliança capitalista-comunista contra o nazismo foi decisiva para a vitória contra o nazismo e para a sobrevivência da democracia. Contudo, podemos afirmar que esta encerra também uma contradição. Todas as opções abaixo apontam aspectos importantes dessa contradição, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) a URSS foi instrumento indispensável à vitória contra o nazi-fascismo, garantindo, com isso, a permanência e a autonomia das diversas nacionalidades que a compunham.

  • O erro da letra c está pelo fato de que não houve autonomia das nacionalidade que compunham a URSS.   

  • A URSS foi instrumento indispensável à vitória contra o nazi-fascismo, garantindo, com isso, a permanência e a autonomia das diversas nacionalidades que a compunham.

    Errado

  • nossa que questão confusa

  • essa banca é péssima

  • ALTERNATIVA C

    O erro está na afirmação de que a URSS garantiu a permanência e autonomia dos países membros do bloco, após o conflito nazi-fascista. Quando na verdade o bloco se desintegra e deixa de existir após a década de 1990.

  • Questão muito confusa!

  • Essa questão me confundiu muito.

  • "garantindo, com isso, a permanência e a autonomia das diversas nacionalidades que a compunham." Fala serio... Desde quando a URSS garantiu a autonomia das nações que a compunham? Acho que podemos dizer que apenas a Russia possuía tal "autonomia", pois era o pais central de tal "união". Muitos países integrantes do bloco possuíam sentimentos anti russofonos (Ucrânia, Polônia, Georgia e outros), coisa que a URSS sempre tratou com autoritarismo e violência. O único pais que conseguiu sair da URSS de uma forma pacifica foi a Macedônia. De todas as questões dessa banca (confusa), essa foi uma das mais fáceis.

    Em confusão acho que só não superou o CESPE.