SóProvas


ID
2402683
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na coluna I estão dispostos alguns conceitos relacionados aos diagramas utilizados na UML 2.0. Estabeleça a correta correspondência com suas definições ou aplicações, conforme apresentado na coluna II.

Coluna I

1 Diagrama de casos de uso

2 Diagrama de implantação

3 Diagrama de pacotes

4 Diagrama de tempo

5 Diagrama de atividade


Coluna II

( ) determina as necessidades de hardware do sistema.

( ) representa os subsistemas ou submódulos englobados por um sistema de forma a determinar as partes que o compõem.

( ) descreve a mudança de estado de um objeto.

( ) auxilia no levantamento e análise de requisitos.

( ) baseia-se em redes de Petri.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de inmplantação

    http://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-68-utilizando-uml-diagramas-de-implantacao-comunicacao-e-tempoartigo-sql-magazine-68-utilizando-uml-diagramas-de-implantacao-comunicacao-e-tempo/16353

    Diagrama de pacotes 

    https://www.passeidireto.com/arquivo/2552169/uml---diagrama-de-pacotes---sourceinnovation

  • Gabarito: B.

     

    Nunca tinha ouvido falar sobre redes de Petri.

  • O Diagrama de Atividade era considerado um caso especial do antigo Diagrama de Gráfico de Estados, mas, a partir da UML 2.0, esse diagrama se tornou independente, deixando inclusive de se basear em máquinas de estados e passando a se basear em Redes de Petri (notação matemática)

  • D. casos de uso sao flexiveis e alto nível, usados no inicio da modelgaem do sistema, no levantamento e analise de requisitos e pode ser consultado em outars fases. Usa atores (usuarios),casos de uso (tarefas e funcoes que o sistema faz) e associações (include, extends & especializacao/generalizacao).

  •  Diagrama de Tempo representa estados e transições de um objeto ao longo de um período de tempo.

  • Os Diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais.

    Diagramas Estruturais

    - De Classe: Mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.

    - De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.

    - De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.

    - De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.

    - De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.

    - De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

    Diagramas Comportamentais

    - De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.

    - De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.

    - De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.

    - De Interação: Dividem-se em:

    1. De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.

    2. Geral interação: Fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.

    3. De comunicação: Organização estrutural dos objetos.

    4. De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.