SóProvas


ID
2402794
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No processo de aquisição de bens ou serviços por parte do ente da Federação, é necessário observar alguns passos para que se possa proceder à adequada classificação quanto à natureza de despesa e garantir que a informação contábil seja fidedigna. O primeiro passo consiste em identificar se o registro do fato é de caráter orçamentário ou extraorçamentário. Com relação ao processamento da despesa orçamentária ou extraorçamentária, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 4.2.5.   Orientação para a Classificação quanto à Natureza da Despesa Orçamentária

    Quando o dispêndio é extraorçamentário, não há registro de despesa orçamentária, mas apenas uma desincorporação de passivo ou uma apropriação de ativo, este com atributo de cálculo do superávit/déficit financeiro “P” – Permanente21.

     

    MCASP 7º EDIÇÂO

  • Gabarito "B"

     

     

    a) (Errado) se o desembolso é extraorçamentário, há registro de despesa orçamentária, mas com uma desincorporação de passivo. Se é extraorçamentário não pode haver registro de despesas orçamentária.

     

     b) (Correto) se o desembolso é extraorçamentário, ocorre uma apropriação de ativo. O MCASP 7ª Edição informa que quando o dispêndio é extraorçamentário, não deverá haver como contrapartida registro de despesa orçamentária, mas uma desincorporação de passivo ou apropriação de ativo.

     

     c) (Errado) constitui registro de caráter orçamentário o pagamento das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária. As operações por antecipação de receita orçamentária (ARO) são de natureza extraorçamentária.

     

     d) (Errado) os elementos de despesa constituem instrumento para alcançar os fins dos programas governamentais. Os elementos de despesa são instrumentos para adequado registro e evidenciação dos programas governamentais e não instrumentos para alcançar os fins dos programas.

     

     e) (Errado) as despesas de caráter orçamentário necessitam de encargo público para sua realização. Encargo público, segundo o dicionário, é Deveres jurídicos que tem o cidadão de prestar certos serviços ao Estado, como aqueles prestados na função de jurado, mesário nas eleições, tutor, curador, advogado dativo. Assim, não tem nada a ver com o assunto.

  • Quanto a e):

    Orçamentário – As despesas de caráter orçamentário necessitam de recurso público previsto para sua realização e devem ser autorizados pelo Poder Legislativo, exceto quando se tratar de créditos adicionais do tipo extraordinário


    MCASP