SóProvas


ID
2402815
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A dívida ativa é o conjunto de créditos tributários e não tributários em favor da Fazenda Pública, não recebidos no prazo para pagamento definido em lei ou em decisão proferida em processo regular, inscrito pelo órgão ou entidade competente, após apuração de certeza e liquidez.

A opção correta sobre a dívida ativa é:

Alternativas
Comentários
  • 2.3 Dentro do Ativo dos Entes Públicos são registrados créditos a favor da Fazenda Pública com prazos estabelecidos para recebimento. A Dívida Ativa constitui-se em um conjunto de direitos ou créditos de várias naturezas, em favor da Fazenda Pública, com prazos estabelecidos na legislação pertinente, vencidos e não pagos pelos devedores, por meio de órgão ou unidade específica instituída para fins de cobrança na forma da lei.

    2.4 Portanto, a inscrição de créditos em Dívida Ativa representa contabilmente um fato permutativo resultante da transferência de um valor não recebido no prazo estabelecido, dentro do próprio Ativo, contendo, inclusive, juros e atualização monetária ou quaisquer outros encargos aplicados sobre o valor inscrito em Dívida Ativa.

    Manual da Dívida Ativa

    Acedito que no caso em questão o Manual está se tratando da possibilidade do efeito da inscrição no patromônio consolidado do Ente Público. 

  • Gabarito Letra E

    A) Na verdade a atualização monetária é incorporada ao valor original inscrito

    B) Reconhecimento no ativo

    C) É uma receita orçamentária (pertence ao orçamento do período).

    D) Anistia é sempre concedida por lei, ainda que por contrato, nao pode decisão judicial conceder anistia, sob pena de o judiciário estender a aplicação da lei (judiciário legiferante)

    E) CERTO: Primeiro lanço o imposto, debitando credito a receber, o que nao for recebido dentro do prazo de pagamento (o CTN estabelece como regra 30 dias) pode ser inscrito em dívida ativa para forçar a cobrança do contribuinte, nesse caso, credita creditos tributários a receber e debita divida ativa trinutária veja que nao houve lançamento de contas de receita/despesa, daí o motivo do lançamento ser de permutativo, a VPA é reconhecida na ocorrência do FG, ou seja, do lançamento.

    bons estudos

  • Vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada, pois a atualização monetária e outros encargos moratórios incidentes sobre os créditos inscritos em dívida ativa devem ser incorporados ao valor original inscrito, de acordo com o regime de competência, conforme disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 358.

    A alternativa B) está errada, pois ela é reconhecida contabilmente no ativo, conforme disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 352.

    A alternativa C) está errada, pois o recebimento de dívida ativa corresponde a uma receita orçamentária MCASP, 8ª ed., pg. 361.

    A alternativa D) está certa, pois, de fato, a inscrição do crédito em dívida ativa configura fato contábil permutativo, pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público, em que pese no órgão de origem a inscrição implique uma VPD e no órgão competente para a inscrição ela implique uma VPA.

    Gabarito: LETRA D