3 momentos do grupo operativo: "O momento da pré-tarefa é caracterizado pelas resistências dos integrantes do grupo ao contato com os outros e consigo mesmo, na medida em que o novo, o grupo, gera ansiedade e medo, medo de perder o próprio referencial, de se deparar com algo que possa surpreender e por sua vez suspender suas velhas e cômodas certezas a cerca de si e do mundo. A partir do momento em que é possível elaborar as ansiedades básicas, romper com as estereotipias, abrir-se para o novo e o desconhecido, pode-se dizer que o grupo está na tarefa. A tarefa é a trajetória que o grupo percorre para atingir seus objetivos, ela está relacionada ao modo como cada integrante interage a partir de suas próprias necessidades. Compartilhar essas necessidades em torno dos objetivos comuns do grupo pressupõe flexibilidade, descentramento e perspectiva de abertura para o novo. Quando o grupo aprende a problematizar as dificuldades que emergem no momento da realização de seus objetivos, podemos dizer que ele entrou em tarefa, pois a elaboração de um projeto comum já é possível e este grupo pode passar a operar um projeto de mudanças".
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092010000100010
Grupos - Pichon Riviere
--> Grupo é o conjunto de pessoas ligadas no tempo e no espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõem a uma tarefa, interatuando para isto em uma rede de papeis, com o estabelecimento de vínculos entre si.
--> Os grupos possuem uma tarefa externa, delimitada pelos objetivos conscientes que assumiram, e uma tarefa interna, que significa a tarefa de trabalhar com todos os processos vividos pelos grupos.
--> Todo grupo possui como tarefa a construção de um ECRO – esquema conceitual, referencial e operativo – comum, condição necessária à comunicação e realização da tarefa.
--> Os grupos operativos possuem 3 momentos: pré-tarefa, tarefa e projeto
Momentos do grupo operativo
pré-tarefa
--> caracterizado pelas resistências dos integrantes do grupo ao contato com os outros e consigo mesmo, na medida em que o novo, o grupo, gera ansiedade e medo, medo de perder o próprio referencial, de se deparar com algo que possa surpreender e por sua vez suspender suas velhas e cômodas certezas a cerca de si e do mundo.
tarefa.
--> A partir do momento em que é possível elaborar as ansiedades básicas, romper com as estereotipias, abrir-se para o novo e o desconhecido, pode-se dizer que o grupo está na tarefa
--> A tarefa é a trajetória que o grupo percorre para atingir seus objetivos, ela está relacionada ao modo como cada integrante interage a partir de suas próprias necessidades.
projeto
--> Quando o grupo aprende a problematizar as dificuldades que emergem no momento da realização de seus objetivos, podemos dizer que ele entrou em tarefa. A elaboração de um projeto comum já é possível e este grupo pode passar a operar um projeto de mudanças.