SóProvas


ID
240331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico
diferencial.

A toxicomania e a psicose apresentam alguns pontos em comum, entre os quais se incluem a precariedade subjetiva e a foraclusão da lei paterna.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão está errado (E) ou a questão poderia ser anulada, pois o toxicômano pode apresentar tanto uma estrutura psicótica quanto neurótica ou perversa, considerando as três estruturas em que a psicanálise se apoia. Nesse sentido, ao dizer que a toxicomania pode ser caracterizada enquanto uma "foraclusão da lei paterna" eliminaria as estruturas neurótica e perversa nessa manifestação. Assim, em se tratando de psicanálise, o sujeito toxicômano poderá apresentar qualquer estruturação psíquica, além daquela em que se manifesta pela foraclusão da lei paterna, ou seja, a psicose.

  • Não sei se estou correta mas acredito que quando alguém usa drogas, durante o seu uso fica num estado de psicose induzida pelo uso de substâncias. Essa não é a estrutura da personalidade do indivíduo, mas é isso que o uso de substâncias tem em comum com a psicose.

  • Por meio de revisão de literatura, constatouse que o uso de drogas na psicose pode operar de três modos distintos: como solução estabilizadora, como suplência à foraclusão do Nome do Pai e como liberação de gozo. 

    PSICOSE E TOXICOMANIAS: UM ESTUDO PSICANALÍTICO