SóProvas


ID
240340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico
diferencial.

O comportamento de evitação e as compulsões são muito comuns nos casos de transtorno obsessivo-compulsivo; nas fobias, não se verifica ocorrência de obsessões ou compulsões.

Alternativas
Comentários

  • Dalgalarrondo comenta que " na prática clínica, nem sempre é fácil demarcar com precisão o limite entre a obsessão e a fobia (p. ex, obsessão por limpeza, fobia de sujeira ou contaminação)" (Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, pg. 322).
  • Errei a questão por ver 2 possíveis erros.

    Primeiro: Não seria mais adequado falar em comportamento de "repetição" ao invés de "evitação" no caso do TOC? Segundo: Nas fobias, será que o medo do objeto fóbico não pode ser considerado um pensamento obsessivo? 

    Alguém ajuda?
  • As fobias têm como característica principal o medo irreal de um determinado estímulo.

  • Errei a questão por ter seguido a mesma linha de pensamento dos dois colegas abaixo.

    É sabido que o transtorno obssessivo - compulsivo é caracterizado evitações e compulsões, bem como a fobia é caracterizada por um medo grande de alguma situação que não é condizente com a reação de medo. Mas fiquei pensando justamente se esse medo irreal não poderia causar comportamentos obssessivos e compulsivos - justamente para evitar as situações tão temidas.

    Acho que a banca quer respostas do tipo "preto no branco".

  • Pois é, segui a linha me baseando em dalgalarrondo, existe uma linha muito tênue entre obsessão por limpeza e fobia de sujeira. Nesse caso acredito que entraria com recurso.

  • 1º vamos definir evitação:

    reação do indivíduo em não entrar em contato com objetos ou situações que lhe causem medo. Ou, se já em contato, se afastar.

     

    Veja o que diz o DSM-5

    "Assim como os indivíduos com TOC, aqueles com fobia específica podem ter uma reação de medo [evitação] a objetos ou situações específicas; no entanto, na fobia específica, o objeto temido está geralmente muito mais circunscrito, e os rituais [compulsivos do TOC] não estão presentes"

    (DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 241).

     

    Então, é possível afirmar o seguinte:

     

    → "O comportamento de evitação e as compulsões são muito comuns nos casos de transtorno obsessivo-compulsivo";

         (Sim! Ex.: Não entrar (evitar entrar) em campo com o pé esquerdo; ao caminhar, não pisar (evitar pisar) fora de uma linha imaginária etc).

     

    → "nas fobias, não se verifica ocorrência de obsessões ou compulsões."

         (Sim!)

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.