-
Ansiedade de castração não é um mecanismo de defesa.
-
Não é mesmo!
-
Ansiedade de castração tem relação com o complexo de castração onde há renúncia do desejo mantido pela mãe em prol da preservação do pênis.
-
Segundo Fadiman e Franger, em Teorias da Personalidade a sublimação é o processo pelo qual a energia com propósitos sexuais ou agressivos é direcionada, frequentemente para metas artísticas, intelectuais ou culturais. É uma defesa bem sucedida, pois resolve e elimina a tensão.
Em seguida, descrevem os mecanismos de defesa "patogênicos": repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão.
Vários textos on-line de Universidade apresentam o deslocamento como um mecanismo de deesa.
Nesse caso o erro considerado pela banca deve referir-se a sublimação.
-
A ansiedade de castração não é um mecanismo de defesa.
-
Introjeção não existe como mecanismo de defesa a PROJEÇÃO SIM. (colocaram para confundir) e ansiedade de castração não é um mecanismo de defesa.
São 6 mecanismos de defesa:
Repressão: ´E o principal M.D que se derivam os demais. Tenta impedir pensamentos dolorosos ou perigosos que cheguem a consciência.
Racionalização: Substitui boas razões uma determinada conduta que exija explicação de modo geral, da parte de quem adota.Típico de Neurótico Obsessivo. Intervem no Delírio.
Deslocamento: O todo é representado por uma parte ou vice e versa, não tem compromisso com a lógica é muito corrente nos sonhos, onde uma coisa representa outra, manifesta na transferência.
Formação Reativa: Desenvolvidas na infância, os efeitos colaterais podem prejudicar os relacionamentos sociais, características da formação reativa são excesso de rigidez, extravagancia ,tem uma atitude oposta ao desejo recalcado,inversão clara ics do verdadeiro desejo.
Projeção: Manifesta quando o EGO não aceita reconhecer um impulso inaceitável do ID, e atribui a outra pessoa. Atribui a outra pessoa qualidades, sentimentos ou intenção que originam de si.
Negação; É a tentativa de não aceitar na consciência algum fato desagradável que perturba o EGO.
-
MECANISMOS DE DEFESA DO EGO SÃO:
SUBLIMAÇÃO - REPRESSÃO - NEGAÇÃO-RACIONALIZAÇÃO-FORMAÇÃO REATIVA-PROJEÇÃO-ISOLAMENTO-REGRESSÃO-RACALCAMENTO E ANULAÇÃO RETROATIVA
-
INTROJEÇÃO faz parte sim, Flávia.
REPRESSÃO: quando o EGO é ameaçado pelo ID, ele se protege e força a entrada das experiências indesejáveis para o inconsciente, como uma defesa contra a dor;
FORMAÇÃO REATIVA: envolve o impulso agressivo de tendência oposta para evitar a agressão (sente ódio, mas se concentrará no impulso oposto).
DESLOCAMENTO: os desejos inaceitáveis são redirecionados para outras pessoas ou objetos, disfarçando ou ocultando o desejo original.
FIXAÇÃO: é a permanência no estágio de desenvolvimento presente
REGRESSÃO: é a regressão para um estágio de desenvolvimento anterior de forma temporária
PROJEÇÃO: atribui o impulso indesejado a um objeto externo, pode ser definido como perceber em outros sentimentos ou tendências inaceitáveis, que na verdade residem no próprio inconsciente do indivíduo.
·
INTROJEÇÃO: as pessoas incorporam qualidades positivas de outra pessoa em seu próprio EGO
SUBLIMAÇÃO: o desejo reprimido é substituído por um alvo cultural ou social, beneficia tanto o indivíduo quanto a sociedade (arte, música e literatura).
-
Acredito que ansiedade de castração seria um sintoma e não um mecanismo de defesa.