SóProvas


ID
2403607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicanálise trouxe contribuições teóricas importantes para o campo da psicologia clínica. Tomando como viés essa abordagem, julgue o item a seguir.

A neutralidade é uma exigência técnica da psicanálise. Ela aponta para a necessidade de o analista não responder à inatualidade (ao infantil) do paciente com a atualidade de sua pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Esta é uma das críticas feitas por escolas de terceira força contra a psicanálise. Neutralidade não existe, e quando o psicólogo a insera no processo terapeutico sem cuidado ele cria um "véu" de dissimulação ou até autoritarismo, ouso dizer.

  • CERTO – A neutralidade analítica consiste em manter certa distância em relação à transferência e à personalidade do paciente, à contratransferência, às pressões do meio externo, aos próprios valores do analista e ao referencial teórico, sem perder a naturalidade e a espontaneidade. Este cuidado deve ser tomado tendo em vista que atitudes como a emissão de julgamentos, a exposição de conteúdos de sua vida pessoal ou a tomada de partido no conflito interferem na transferência e impedem que o analista se torne o receptáculo dos conflitos.

  • É uma visão bem tradicional e estereotipada da psicanálise