SóProvas


ID
2404477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, o governo colombiano convocou a população para referendar, por meio do voto, um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Ao final da apuração do referendo, os colombianos mostraram-se contrários à proposta governamental. Originalmente as FARC associaram-se, ideologicamente, ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    [...] É uma das guerras mais longas do mundo. Desde 1964 as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia tentavam implantar o socialismo por lá. O conflito matou mais de 220 mil pessoas e fez mais de seis milhões de pessoas saírem de casa.(...) G1GLOBO.

  • Quem assistiu Narcos sabe responder essa.

     

    Resposta: Letra B.

  • A guerra entre o governo colombiano e as FARC já dura 50 anos. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são consideradas um movimento terrorista por países como EUA e Canadá, além da União Europeia. A Venezuela e Cuba os consideram “forças insurgentes" . Brasil, entre outros, não classifica as FARC de forma alguma. Desde 2016 os canais de negociação entre o governo e a liderança do movimento foram abertos, embora os termos do acordo tenham sido rejeitados em plebiscito. Oficialmente os combatentes depuseram armas e formaram um partido político. No entanto, estima-se que 1/3 dos mesmos tenham voltado às armas. A questão pede que seja apontada a ideologia que orientava, originalmente, a ação das FARC. Não há como explicar “porquê" está incorreto. É  uma questão de classificação .

    A) INCORRETA- Embora de esquerda radical não era essa a proposta das FARC
    B) CORRETA- O socialismo, de orientação marxista-lenilista, era a orientação fundamental do movimento
    C) INCORRETA- O coletivismo é um elemento do socialismo e não uma ideologia independente
    D) INCORRETA- O liberalismo é o oposto defendido pelas FARC
    E) INCORRETA- O conservadorismo é, normalmente, vinculado ao liberalismo.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA B