SóProvas


ID
2404507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor

Alternativas
Comentários
  • Comentários

     

    Afetividade – conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados na forma de sentimentos e emoções.

     

    Para que haja aprendizagem de qualidade vários fatores são necessários, como capacidade intelectual e predisposição do aluno para aprender, nível de conhecimento do professor e capacidade para produzir conteúdo, apoio extraclasse realizado pelos pais e outros responsáveis, etc. No entanto, existe um fator que pode ser considerado como catalisador do processo educativo, pois quando o professor se dispõe a ensinar e o aluno à aprender, relações de afetividade vão se formando entre os dois mediante uma troca. Portanto, sem uma relação afetiva ampla, o processo ensino aprendizagem tende a acontecer de forma desarmônica, ou seja, alguns aspectos da pessoa ficam atrofiados, principalmente no que diz respeito as emoções.

     

    “Um professor que não expresse em seus comportamentos as atitudes que deseja formar nos alunos, não poderá esperar alcançar os objetivos visados” (CAMPOS, 1987).

     

    GAB. D

     

    Referência: ZONTA, Arruda; FERREIRA, Josiane. Afetividade e educação: a relação professor/aluno interfere na preferência da disciplina? PUCRS.

  • a) priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos.

     b) delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse.

     c) proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda.

     d) valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles. (CORRETA)

     e) disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles.

  • valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles.

  •  

    A questão sita componentes das relações humanas que são encontradas em sala de aula.Fazem parte dos aspectos socioemocionais.

     

     

     

    Segundo o autor Libâneo, as relações entre professores e alunos, as formas de comunicação, os aspectos afetivos e emocionais e a dinâmica das manifestações na sala de aula fazem parte das condições organizativas do trabalho docente. Existem dois aspectos a serem considerados na interação professor-aluno no trabalho docente:
    à o aspecto cognoscitivo → relacionado a forma de comunicação dos conteúdos escolares e às tarefas escolares indicadas aos alunos) e;
    à o aspecto socioemocional → diz respeito às relações pessoais entre professor e aluno e às normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente).
    ASPECTOS COGNOSCITIVOS
    Conforme Libâneo o aspecto cognoscitivo corresponde ao processo ou movimentos que envolve a ação de ensinar e aprender. Desta forma, o professor trabalha constantemente num vai e vem de atividades cognoscitivas e o nível dos alunos.
    ASPECTOS SÓCIO EMOCIONAIS
    Libâneo afirma que “é preciso aprender a combinar a severidade e o respeito”. Deve-se entender que neste processo pedagógico a autoridade e a autonomia devem conviver juntas, a autoridade do professor e a autonomia do aluno como uma forma complementar (LIBÂNEO, 1990, p.250)