SóProvas


ID
240454
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É uma unidade de armazenamento que utiliza a interface SATA, e cujos componentes principais são memória flash, controlador e buffer:

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra b)

    Os SSDs ou "Solid State Disks" (discos de estado sólido) de grande capacidade. Um SSD é um "HD" que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE.

    Embora as taxas de transferência (na maioria dos modelos) seja comparável à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso extremamente baixos, o que melhora o desempenho consideravelmente em uma grande gama de aplicativos e reduz bastante o tempo de boot. Os SSDs oferecem também a vantagem de consumirem muito menos eletricidade, serem mais resistentes mecanicamente (por não possuírem partes móveis), além de serem completamente silenciosos.

  • Os SSDs estão sendo amplamente utilizados em netbooks e smartphones, devido ao tamanho reduzido, baixo consumo de energia, velocidade de acesso e resistência mecânica.

  • a) pen drive: disco removível que possui memória flash e conexão usb. É um dispositivo eletro-eletrônico e possui micro chips que permitem a leitura através de eletricidade.

    e) EPROM: Tipo de memória ROM programável e apagável.
  • C) HD Sata

    é o padrão da atual tecnologia utilizada em HDs, é uma tecnologia que veio para substiruir o padrão IDE.
    Nos padrões anteriores a transferência de dados do computador se dava de forma paralela e no padrão atual(SATA) ele se dá em Série o que torna a transferência mais rápida. Tráz muitas outras vantagens como não precisar de jumpers para identificação do disco primário e secundário.
    Algumas placas mãe possuem as duas interfaces instaladas pelos fabricantes que colocam placas adptadoras para não dar conflito.
    Outra vantagem deste padrão sata é que vc pode trocar o HD com a máquina ligada, nos anteriores não era possivel.
    O grupo de fabricantes que controla o padra SATA se chama SATA - IO. anteriormente chamava-se SATA 2, portanto tem que se ter cuidado ao comprar o HD para não ser enganado pois algumas lojas oferecem SATA 2 como sendo uma segunda versão do SATA e na verdade é a versão 1 com outro nome.

    fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080409085841AAgfsLd

    d) HD Pata
    O funcionamento interno dos HDs SATA e PATA atuais são idênticos.
    A única mudança mesmo é no barramento maior que o SATA permite, que por sinal, não faz praticamente nenhuma diferença prática de performance ainda.
    E a diferença e que os HDs SATA todos saem de fabrica com pelo menos 8MB de cache e os HDs Pata a grande maioria sai com 2MB.
    O que muda é a taxa de transferência:
    HD SATA = 150mb/s
    HD PATA = 130mb/s

    fonte: http://www.hardware.com.br/comunidade/diferenca-hd/322032/
  • Além da popularização dos pendrives e cartões, a queda no preço da memória Flash possibilitou o surgimento dos primeiros SSDs ou "Solid State Disks" (discos de estado sólido) de grande capacidade. Um SSD é um "HD" que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE.

    Embora as taxas de transferência (na maioria dos modelos) seja comparável à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso extremamente baixos, o que melhora o desempenho consideravelmente em uma grande gama de aplicativos e reduz bastante o tempo de boot. Os SSDs oferecem também a vantagem de consumirem muito menos eletricidade, serem mais resistentes mecanicamente (por não possuírem partes móveis), além de serem completamente silenciosos.

    Em compensação, eles possuem uma desvantagem fatal, que é a questão do custo. Em maio de 2007, um SSD de 32 GB da Ridata (um dos modelos mais acessíveis) custava US$ 475, isso se comprado em quantidade, diretamente do fabricante. Naturalmente, os preços devem cair com a passagem do tempo, mas isso será um processo gradual, acompanhando a queda no custo por megabyte da memória Flash.

    Devido à grande diferença de preço, os SSDs ficarão de início restritos aos notebooks ultraportáteis, onde suas vantagens são melhor aproveitadas. Conforme o custo da memória Flash for caindo, é possível que eles passem a concorrer com os discos magnéticos em outras áreas, mas isso ainda demorará algum tempo.

    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/ssd

  • Pode-se dizer q o pen drive é uma memoria flash e Memoria EPROM (uma vez q ele é gravável, regravável eletricamente?
  • HD's (discos rígidos) não utilizam memória flash, são discos magnéticos;
    O pen drive tem como componente a memória flash, porém não utiliza a inteface SATA;
    EPROM é uma espécie de memória ROM programável e apagável por meio de processos que utilizam luz ultravioleta.

    Sobrou mesmo a letra "b", apesar de não saber ainda detalhes sobre o funcionamento dos SSD's.



  • http://www.informaticaparatodos.com/?p=9
  • Os SSDs nada mais são do que um dispositivo para armazenamento de dados que, de certa forma, concorre com os discos rígidos. São baseados em chips, não voláteis, possui memória flash e interface SATA ou IDE(PATA).

  • memória flash = SSD