O absenteísmo, palavra de difícil pronúncia, pouco utilizada e completamente desconhecida por muitas pessoas, é uma palavra de origem latina e significa "estar fora, afastado ou ausente". De uma forma mais simples, o absenteísmo nada mais é que a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. Na prática, refere-se ao número de horas de trabalho perdidas, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não.
Em uma empresa, o colaborador que se abstém de executar suas atividades ou funções laborais está cometendo o absenteísmo. Bons exemplos disto é o de um funcionário faltar ao trabalho devido a algum tipo de doença, problemas familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras, dificuldades de transporte, falta de motivação, entre outras. O que muitos empresários não têm conhecimento é que o absenteísmo traz uma série de problemas à empresa, aumentando os custos e dificultando a concretização dos seus objetivos. Como resultado, e muito negativo por sinal, o absenteísmo, uma das grandes preocupações das organizações, afeta a eficácia e eficiência da empresa.
LETRA D - o controle de absenteísmo (a Organização precisa reter seus talentos) se encaixa perfeitamente na nova visão de Adm. de Pessoal, pois muito tempo atrás é que o setor de RH lidava apenas com admissão e demissão.
ERROS DAS DEMAIS:
a) Admissões e controle financeiro. - aqui cabe ao setor financeiro
b) Admissões, demissões e gestão de estoques. - aqui cabe à adm. de materiais
c) Admissões, demissões e balanço patrimonial. - financeiro novamente
e) Admissões, demissões e quitação de fornecedores - financeiro novamente