Alternativa: E
1. Devido a alta concentração do CO2 na atmosfera, que é gerado pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento, entre outras fontes.
2. A degradação do solo consiste em tudo aquilo que está relacionado à sua destruição, podendo ser ocasionada por fatores químicos (perda de nutrientes, acidificação, salinização), físicos (perda de estrutura, diminuição da permeabilidade) ou biológicos (diminuição da matéria orgânica). O desmatamento e a ação do ser humano são dois dos principais fatores que causam essa série de consequências negativas ao solo, isso porque um dos elementos importantes que influenciam na formação do solo é a vegetação presente no local.
3. A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto pelos países. A pecuária, que por vezes contamina rios e lençóis freáticos, contribui de maneira decisiva para a escassez de água, uma vez que de acordo com relatório publicado em 2003 pela FAO, para se produzir 1 kg de carne são consumidos cerca de 15.000 litros de água, enquanto são necessários apenas 1.300 litros para se produzir a mesma quantidade de grãos.
4. Quem joga lixo no chão?
São efeitos da ação do homem na natureza:
1. Acidificação dos oceanos (quem polue os mares?)
2. Degradação dos solos (quem contamina / prejudica os solos?)
3. Escassez de água (quem desperdiça a água?)
4. Acúmulo de lixo (quem é o principal responsável não somente pelo acúmulo, mas também pelo que gera ainda mais lixo seja ôrganico, seja reciclável?)