SóProvas


ID
240631
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Não se trata de uma especificação aplicável aos atributos das classes,

Alternativas
Comentários
  • As propriedades estáticas dos objetos são representadas pelos Atributos, enquanto sua atividade é representada pelos serviços (operações) que ela possui. Os atributos representam um conjunto de valores que o objeto pode assumir para uma determinada propriedade, e possuem as seguintes características:

    - Tipo – Determina o classificador das instâncias dos valores, que pode ser uma classe, um tipo de dado primitivo ou uma interface.

    - Multiplicidade – Determina quantas instâncias de valores um determinado atributo pode conter.

    - Valor Inicial – Determina o valor do atributo quando o objeto é inicializado.

    - Escopo – Determina se cada valor está relacionado a uma instância da classe ou se está relacionado diretamente à classe (todos os seus objetos).

    - Mutabilidade – Determina se o valor do atributo pode ser alterado após a criação do objeto. As opções possíveis são mutável (changeable), congelado (frozen) e adicional (addOnly). Na primeira, não há restrições; na segunda, valores não podem ser alterados nem adicionados após a instanciação e inicialização dos valores; e na terceira, apenas é possível adicionar novos valores (multiplicidade maior que um) a um conjunto.

  • Pessoal segundo o Pedrosa do grupo imasters é o seguinte:

    A notacao completa de um atributo é:
    Visibilidade nome: tipo [multiplicidade] = valor_default {restricao}

    escopo: é relacionado a visibilidade. Se é publico, ele atinge o escopo de todas as classes; se é privado só é acessado pela própria classe e por ai vai.

    mutabilidade: é relacionado as restrições que o atributo pode ter. Por exemplo {readOnly}, nesse caso ele nao pode ser mudado.

    multiplicidade: indicacao de qts objetos podem preencher a propriedade [min...max]

    valor inicial: valor do atributo caso ele seja omitido no momento da criação.

    localização: não é aplicável aos atributos
  • e-

    Mutabilidade – se o valor atributo pode ser alterado após criação do objeto.