SóProvas


ID
240640
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Fornece meios de definir a estrutura de um elemento e de focalizá-la no detalhe, na construção e em relacionamentos internos. É um dos diagramas propostos na UML 2.0, próprio para detalhar elementos de modelagem estrutural, descrevendo sua estrutura interna. Introduz a noção de port, um ponto de conexão do elemento modelado, a quem podem ser associadas interfaces. Também utiliza a noção de "colaboração", que consiste em um conjunto de elementos interligados através de ports para a execução de uma funcionalidade específica, útil para a modelagem de padrões de projeto. Trata-se do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O Diagrama de estrutura composta definido a partir da UML 2.0 do RUP destina-se a descrição dos relacionamentos entre os elementos. Utilizado para descrever a colaboração interna de classes, interfaces ou componentes para especificar uma funcionalidade.

    Conceitos

      * Colaboração: Define um conjunto de regras e suas ligações para ilustrar uma funcionalidade específica.

      * Parte (Part): Representa as classes internas que compõem uma classe encapsuladora chamada Container.

      * Port: a interação entre uma classe e/ou objeto e sua interface.
  • Complementando o comentário abaixo...

    O diagrama de estrutura composta é utilizado para modelar COLABORAÇÃO.
    Uma colaboração é uma visão de um conjunto de classes que cooperam entre si para executar uma função específica.
  • Palavra chave é COLABORAÇÃO (É um tipo de classificador e define um conjunto de entidades cooperativas, bem com um conjunto de conectares que definem o caminho de comunicação). Representada por uma elipse tracejada contendo uma descrição (nome), e pode ter outra colaborações dentro de si. 

  • a-

    o diagrama de estrutura composta demonstra a parte interna de3 um classificador e suas trocas com o meio externo. Ports sao pontos de interação, servindo como meio de disopnibilizar acesso a partes necessarias e oferecidas.