SóProvas


ID
2407072
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O modelo de Governança de Tecnologia da Informação (TI) baseia-se em um fluxo de mão-dupla que segue o "Ciclo da Governança de TI". Este modelo apresenta funções típicas de Governança de TI. O componente típico capaz de revelar os requisitos do negócio para TI, os quais alimentarão o estudo da demanda por serviços, recursos e infraestrutura, sendo transformados em objetivos de desempenho e acordos de níveis de serviço para clientes externos e internos, em necessidades de novas soluções, de infraestrutura de TI e outros recursos e serviços é caracterizado

Alternativas
Comentários
  • O alinhamento estratégico e compliance referem-se ao planejamento estratégico da TI. Levam em
    consideração as estratégias da empresa para seus vários produtos e segmentos de atuação.
    A etapa de decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos refere-se às responsabilidades
    pelas decisões relativas à TI em termos de: arquitetura de TI, serviços de infraestrutura, investimentos,
    necessidades de aplicações etc
    A etapa de estrutura, processos, operações e gestão refere-se à estrutura organizacional e funcional
    de TI, aos processos de gestão e operação dos produtos e serviços de TI, alinhados com as necessidades
    estratégicas e operacionais da empresa
    A etapa de gestão do valor e do desempenho refere-se à determinação, coleta e geração de
    indicadores de resultados dos processos, produtos e serviços de TI, à sua contribuição para as estratégias e os
    objetivos do negócio e à demonstração do valor da TI para o negócio

  • Alinhamento estratégico: consiste na interação entre a TI e a alta administração no sentido de estabelecer os mecanismos de direitos decisórios, assim como a obtenção dos direcionadores estratégicos e objetivos de negócio que irão afetar a TI, bem como a sua contribuição para a operação e objetivos do negócio

    (Fernandes e Abreu - 2014)

    1. Alinhamento estratégico e Compliance (traduzindo: ”Observância”) referem-se ao planejamento estratégico da tecnologia da informação, que leva em consideração as estratégias da empresa para seus vários produtos e segmentos de atuação. É a conformidade com as normas estabelecidas: Sarbanes-Oxley e Basiléia.
    2. Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos refere-se ás responsabilidades pelas decisões relativas à TI, assim como a definição dos mecanismos de decisão, ou seja, em que fóruns da empresa são realizadas essas decisões. Trata da obtenção do envolvimento dos tomadores de decisão chaves, assim como da definição de prioridades de projetos e serviços e da alocação efetiva de recursos monetários no contexto de um portfólio de TI.
    3. Estrutura, Processos, Operações e Gestão referem-se à estrutura organizacional e funcional de TI, aos processos de gestão e operação dos produtos e serviços de TI, alinhados com a necessidades estratégicas e operacionais da empresa. Nesta fase são definidas ou redefinidas as operações de sistemas, infraestrutura, suporte técnico, segurança da informação, o escritório do CIO.
    4. Medição do Desempenho refere-se à determinação, coleta e geração de indicadores de resultados dos processos, produtos e serviços de TI e à sua contribuição para as estratégias e objetivos do negócio.

    FERNANDES, Aguinaldo A.; ABREU, Vladimir F. de. Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. 4.ed. [S.l.]: Brasport, 2014.

    Pág 14 e 15