SóProvas


ID
2407402
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma empresa de Auditoria Independente foi contratada para auditar as Demonstrações Contábeis de uma Companhia Comercial, relativas ao exercício de um determinado ano. Durante os trabalhos, não foi possível aplicar procedimentos de auditoria para certificar os saldos das contas a pagar (fornecedores), sendo que esse grupo representava uma parcela não substancial do saldo do Passivo, e todas as demais transações foram comprovadas satisfatoriamente. Sendo assim, qual será o tipo de relatório a ser emitido pela Auditoria Independente?

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar o enunciado.

    Durante os trabalhos, não foi possível aplicar procedimentos de auditoria para certificar os saldos das contas a pagar (fornecedores), sendo que esse grupo representava uma parcela não substancial do saldo do Passivo, e todas as demais transações foram comprovadas satisfatoriamente.

    Agora vamos ao conceito de opinião com ressalva:

    - Relatório com ressalva: Relatório emitido quando o auditor não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações financeiras poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

    Logo, comparando a situação enunciada com a definição de relatório com ressalva percebemos que a situação não atende aos critérios para ser emitido uma opinião com ressalva, visto que o grupo dos saldos das contas a pagar da empresa não representava uma parcela substancial do saldo do passivo. O que quer dizer que esse grupo não era tão relevante para a emissão da opinião. Logo, a situação descrita tem mais a ver com a uma opinião sem ressalva.

    Creio que o gabarito deveria ser mudado ou a questão anulada.