GABARITO A
Tipos de Estruturas
Estrutura granular simples.
É característica das areias e pedregulhos, predominando as forças da gravidade na disposição das partículas, que se apoiam diretamente umas sobre as outras.
De acordo com a maneira pela qual os grãos se agrupam, a estrutura pode ser mais densa ou mais solta, o que é definido pelo "grau de compacidade".
Estrutura alveolar ou em favo de abelha.
É o tipo de estrutura comum nos siltes mais finos e em algumas areias, Quando na formação de um solo sedimentar, um grão cai sobre o sedimento já formado, devido à predominância da atração molecular sobre seu peso, ele ficará na posição em que se der o primeiro contato, dispondo-se assim em forma de arcos.
Estrutura floculenta.
Nesse tipo de estrutura, que sá é possível nos solos cujas partículas componentes sejam todos muito pequenas, as partículas, ao se sedimentarem, dispões-se em arcos, os quais por sua vez, formam outros arcos.
Trata-se, pois, de uma estrutura de ordem dupla. Na formação de tais estruturas, desempenham uma função importante as ações eletricas que se desenvolvem entre as partículas, as quais, por sua vez, são influenciadas pela natureza dos íons presente no meio onde se processa a sedimentação. Em geral a estrutura molecular desses solos é aberta, esto é, uma das moléculas tem como que uma carga elétrica ainda disponível, possibilitando, assim, a formação dessa estrutura.
Estrutura em esqueleto ( Skeleton structure ).
Nos solos onde, além de grãos finos, há grãos mais grossos, estes dispõem-se de maneira tal a formar um esqueleto, cujos interstícios são parcialmente ocupados por uma estrutura de grãos mais finos. É o caso das complexas estruturas das argilas marinhas.
Fonte: Homero Pinto - Mecânica dos Solos