SóProvas


ID
2408992
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os modelos organizacionais de Administração Pública têm evoluído, ao longo do tempo, para atender melhor os anseios da sociedade. Em relação a esses modelos pode-se, a seguir, citar corretamente três, que são:

Alternativas
Comentários
  • Historicamente, em síntese, é possível listar três diferentes modelos de Administração Pública: a administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial.

     

    http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,os-modelos-de-administracao-publica-patrimonialista-burocratica-e-gerencial,43523.html

  • D)

    nsoante preleção de José dos Santos Carvalho Filho[29], para entender a Administração Pública, é necessário se valer de dois enfoques: o sentido objetivo, segundo o qual a Administração consiste na própria atividade administrativa exercida pelo Estado, por seus órgãos e agentes, caracterizando, enfim, a função administrativa; o sentido subjetivo, que a define como um conjunto de órgãos de que se vale o Estado para atingir os fins desejados.
    Em resumo, podem-se apontar dois critérios para conceituar a Administração Pública: o formal e o material.
    O critério formal, orgânico ou subjetivo vislumbra a Administração Pública como o conjunto de órgãos, a estrutura estatal, que alguns autores até admitem como sinônimo de Estado, quando pensado no aspecto físico, estrutural. Nesse sentido, conforme convenciona parte da doutrina, a expressão Administração Pública deve ser grafada com as primeiras letras maiúsculas.
    Já no critério material ou objetivo, a administração pública deve ser entendida como a atividade administrativa exercida pelo Estado ou, ainda, função administrativa. Nessa aplicação, a expressão administração pública deve ser grafada com as letras iniciais minúsculas, seguindo a convenção doutrinária.

  • 3 FORMAS DE GESTÃO: (Patrimonialista - Burocracia - Gerencialismo)

    2 REFORMAS ADMINISTRATIVAS: (Burocracia e Gerencialismo)