SóProvas


ID
2409367
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Maceió - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Tomaz Tadeu da Silva  é um dos representantes do currículo pós-crítico que abarca as ideias de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade e multiculturalismo. Critica o currículo linear, valoriza o poder local e as multiculturas.

  • GABARITO B 

     

    identidades, diferenças, alteridades, gênero e multiculturalismo.  

  • Tomaz Tadeu da Silva  ( Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo)

  • gabarito B:

    A teoria Pós crítica  direciona suas bases para um currículo no qual se vincula conhecimento, identidade e poder com temas como gênero, raça, etnia, sexualidade, subjetividade, multiculturalismo, entre outros. O currículo aqui é uma linguagem de significados, imagens, falas que revelam histórias esquecidas, vozes silenciadas, códigos distintos.

  • Palavras-chaves para as teorias do currículo:

    Tradicional: ensino; aprendizagem; avaliação; metodologia; didática; organização; planejamento; eficiência; objetivos.

    Crítica: ideologia; reprodução cultural e social; poder; classe social; capitalismo, relações sociais de produção; conscientização; emancipação e libertação; curriculo oculto; resistência.

    Pós-crítica: identidade, alteridade e diferença; subjetividade; significação e discurso; saber-poder; representação; cultura; gênero, raça, etnia e sexualidade. 

  • os pós-críticos enfatizam a cultura, o gênero, a etnia, a diferença e a linguagem