SóProvas


ID
2409664
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O desfragmentador de discos do Windows e o programa setup do microcomputador são, respectivamente, exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Pode-se incluir nos utilitários programas para: compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, etc.

  • Alguém pode explicar a diferença entre os tipos mencionados?

  • Firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.

  • Os softwares Utilitários são aqueles programas que usamos, na maioria das vezes, para completar pequenas atividades, consideradas atividades meio. Por exemplo, usamos um programa descompactador de arquivos para poder acessar imagens que estão dentro dele. Ou então usamos um programa para montar uma imagem em um disco virtual para executar um jogo.

    http://www.clickgratis.com.br/virtual/tecnologia/softwares-utilitarios-programas-que-facilitam-sua-vida/

     

    Desfragmentador de discos--> O “Desfragmentador de disco” é um utilitário do sistema para analisar volumes locais ( exemplo: “Disco_local(C:)” ), além de localizar e “consolidar arquivos e pastas fragmentados”, de modo que cada um ocupe um espaço único e contíguo no volume.

    Como resultado, o sistema pode acessar e salvar arquivos e pastas de maneira mais eficiente. Ao consolidar seus arquivos e pastas, o “Desfragmentador de disco” também consolida o espaço livre do volume, tornando menos provável a fragmentação de novos arquivos. O processo de consolidação de arquivos e pastas fragmentados é chamado de desfragmentação.

    http://www.clubedainformatica.com.br/site/2008/04/05/o-que-e-desfragmentador-de-disco/

    SETUP--> Basicamente, o setup é um sistema operacional bem rudimentar, responsável por colocar o computador em funcionamento assim que você liga a máquina. É esse sistema que confere os dispositivos instalados para saber se há memória no PC, se o processador está sendo mantido em temperaturas seguras, se os discos rígidos estão funcionando e prontos para carregar o sistema operacional.

    Dentro desse sistema, o usuário tem acesso a recursos mais avançados do funcionamento do computador. É possível, por exemplo, realizar procedimentos de overclock, em que a máquina é acelerada para funcionar além das velocidades padrões. Ou configurar RAID para compartilhamento de discos rígidos, alterar data do sistema e configurar a ordem de boot (inicialização) do sistema.

    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/o-que-e-setup.html

     

     

  • GABARITO C

     

    Complementando os conceitos dos colegas.

     

    Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas práticas, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. Tem como foco o usuário . Ex: Processador de texto, Planilhas de cálculo, Navegadores, etc.

     

    Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

  • Complementando.

     

    software proprietárioprivativo ou não livre, é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor.[1] Conforme o local de comercialização do software este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente..[2] A expressão foi criada em oposição ao conceito de software livre.

  • GABARITO LETRA C.

     

    Sabendo que o desfragmentador de discos é um software ÚTIL (NECESSÁRIO) para o bom funcionamento do PC, já mataria a questão.

     

    Seguem os CONCEITOS:

     

    Software Básico – é o programa considerado essencial para o funcionamento de um computador. Sem ele o computador não funciona.

    Exemplo de software básico: Sistema Operacional Windows e Linux.

     

    Software Utilitário – é qualquer programa não obrigatório para o funcionamento do computador, porém, é considerado extremamente útil para o seu bom funcionamento.

    Exemplo de Utilitário: Anti-vírus.

     

    Software Aplicativo – são programas que tem aplicações práticas para o usuário. Também não são obrigatórios para o funcionamento do computador, porém, quando instalados, oferecem praticidade para os usuários.

    Exemplo de Aplicativos: Word, Excel, Power Point, navegadores e jogos.

     

    FONTE: COMENTÁRIOS DO QC