SóProvas



Questões de Windows


ID
4678
Banca
FCC
Órgão
TRE-MS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Gerenciador de dispositivos do Windows tem, dentre as suas funções, a atribuição de

Alternativas
Comentários
  • o gerenciador de dispositivos exibe e atualiza as configurações de hardware e o driver.
  • O Gerenciador de dispositivos fornece uma exibição gráfica do hardware instalado no computador, assim como dos drivers de dispositivo e recursos associados ao hardware. O uso do Gerenciador de dispositivos é essencial para alterar o modo como o hardware é configurado e interage com o microprocessador do computador.Para gerenciar dispositivos e seus drivers usando o Gerenciador de dispositivos, é necessário ter as seguintes permissões, as quais são concedidas aos administradores:* O privilégio Carregar/descarregar controladores.* As permissões necessárias para copiar arquivos na pasta system32\drivers.* As permissões necessárias para gravar configurações no Registro.O Gerenciador de dispositivos fornece a seguinte funcionalidade:* Determinar se o hardware do computador está funcionando corretamente.* Alterar as definições de configuração do hardware.* Identificar os drivers de dispositivo carregados para cada dispositivo e obter informações sobre cada um deles.* Alterar propriedades e configurações avançadas dos dispositivos.* Instalar drivers de dispositivo atualizados.* Desativar, ativar e desinstalar dispositivos.* Reinstalar a versão anterior de um driver.* Identificar conflitos de dispositivo e configurar manualmente as configurações dos recursos.* Imprimir um resumo dos dispositivos instalados no computador.Geralmente, o Gerenciador de dispositivos é usado para verificar o status do hardware e atualizar drivers de dispositivo no computador. Se você for um usuário avançado e estiver totalmente familiarizado com o hardware do computador, poderá utilizar os recursos de diagnóstico do Gerenciador de dispositivos para resolver conflitos de dispositivo e alterar as configurações dos recursos.
  • Com o Gerenciador de Dispositivos, é possível exibir e atualizar os drivers de dispositivo instalados no computador, verificar se o hardware está funcionando corretamente e modificar as configurações de hardware.

    Para abrir o Gerenciador de Dispositivos, clique no botão IniciarImagem do botão Iniciar, clique em Painel de Controle, clique em Sistema e Segurança e, em Sistema, clique em Gerenciador de Dispositivos.‌ É necessário ter permissão do administradorSe você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.Esse caminho é para o windows 7.

    FONTE: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/open-device-manager#1TC=windows-7


  • B) atualizar o software de dispositivos de hardware.

  • Gab:B

    O Gerenciador de Dispositivos é fundamental para o usuário:


    - Verificar se os componentes de hardware do computador estão funcionando corretamente.


    - Alterar as definições da configuração de hardware, caso necessário.


    - Identificar os drivers de dispositivos carregados para cada dispositivo e obter informações sobre cada driver.


    - Habilitar, desabilitar e desinstalar dispositivos, caso necessário.


    - Exibir os dispositivos de acordo com o tipo, a conexão com o computador ou os recursos que utilizam.


ID
9058
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos recursos do Painel de Controle do Windows é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ITEM (A):As propriedades de vídeo apresentam definições de resolução de tela, cores, aparência de janelas, proteção de tela e papel de paredeITEM (B):Opção de CONFIGURAÇÃO DE REDE.ITEM (C):Opção de CONEXÕES DE REDE.ITEM (D):Mouse: No painel de controle a opção mouse disponibiliza, realizar ações como inverter a posição dos ponteiros, desenhos que caracterizam os ponteiros, velocidade. Também podemos modificar ponteiros, ativar o rastro e fazer que o ponteiro vá automaticamente para o botão OK quando abrimos uma caixa de diálogo. ITEM (E):NO ENTANTO, se estamos com o Windows XP, painel de controle(modo de exibição por categoria) o ítem IMPRESSORAS E APARELHOS DE FAX se transforma em IMPRESSORAS E OUTROS ÍTENS DE HARDWARE que, se selecionado nos remete ao ítem SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.. HARDWARE(painel esquerdo) que é diferente de SOLUÇÕES DE HARDWARE mas para os caçadores de recursos essa questão pode 'dar pano prá manga....'
  • a. Correta
    b. O IP que diz a identificação do PC na rede. IPconfig
    c. configurações de rede. 
    d. configurações do mouse
    e. hardware é a parte física. Existe é a solução de software.
  • a) A opção Vídeo exibe as propriedades de vídeo e permite alterar a resolução da tela.


    Acessa  as propriedades de vídeo que permite alterar o tema - conjunto de personalizações  -, a área de trabalho (plano de fundos e ícones), a proteção de tela, a aparência (conjunto de cores), elementos visuais das janelas, configurações resoluções de tela e quantidade de cores do sistema. 
  • B)  Opções de acessibilidade.

    Formam conjunto de recursos que facilitam a utilização do Windons por portadores de necessidades especiais. Traz uma grande quantidade de recursos...
  • C) Adicionar ou remover programas -----> Instala ou remove os programas e componentes do Windons:

    1) Altera ou remove programas
    2)Adiciona novos programas
    3) Adiciona/remove componentes do Windows
    4) Define acesso e padrões do programa, etc...

ID
19258
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação à segurança oferecida pelos sistemas de arquivos do ambiente Windows, a configuração de permissões de segurança para pastas e arquivos e a criptografia, são opções permitidas

Alternativas
Comentários
  • "NTFS é a sigla para New Technology File System. Desde a época do DOS, a Microsoft vinha utilizando o sistema de arquivos FAT, que foi sofrendo variações ao longo do tempo, de acordo com o lançamento de seus sistemas operacionais. No entanto, o FAT apresenta algumas limitações, principalmente no quesito segurança. Por causa disso, a Microsoft lançou o sistema de arquivos NTFS.O NTFS possui características importantes, que o fez ser considerado um bom sistema de arquivos. Entre essas qualidades estão: confiança, pois permite que o sistema operacional se recupere de problemas sem perder informações, fazendo-o ser tolerante a falhas; segurança, onde é possível ter um controle de acesso preciso e ter aplicações que rodem em rede, fazendo com que seja possível o gerenciamento de usuários, incluindo suas permissões de acesso e escrita de dados; armazenamento, onde é possível trabalhar com uma grande quantidade de dados, entre outros."
  • LETRA AUma das principais vantagens do NTFS é justamente permitir o controle de acesso de usuários (permissões) aos arquivos e pastas administrados por este sistema.
  • O HPFS é o sistema de arquivos utilizado pelo OS/2 da IBM, com recursos que se aproximam muito dos permitidos pelo NTFS como nome de arquivos com até 254 caracteres incluindo espaços, partições de até 512 GB e unidades de alocação de 512 bytes. Embora muito eficiente, este sistema de arquivos caiu em desuso juntamente com o OS/2, sendo suportado atualmente somente pelo Linux.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/HPFS

  • O FAT32 é cerca de 6% mais lento que o sistema FAT16. Como o tamanho do cluster é menor, existirão mais clusters no disco tornando um pouco mais demorado o armazenamento de dados.

    Não é possível limitar o acesso de determinados arquivos a determinados usuários. O FAT32 tem apenas as mesmas quatro permissões que existiam desde o MS-DOS (Somente Leitura, Sistema, Oculto e Arquivo).

  • Somente o sistema NTFS oferece tais recursos. Letra "A".

  • Gab:A 

     

    O NTFS passou a ser o sistema de arquivos preferencial do Windows, a partir do Windows XP. Esse sistema oferece muitas vantagens em relação ao sistema de arquivos FAT32 anterior, incluindo:

     

    Mais segurança, pois permite usar permissões e criptografia para restringir o acesso a determinados arquivos a usuários aprovados.

  • GABARITO A

    A) somente em NTFS.

    RESTRINGIU!

    NISHIMURA MEU FI CADÊ VOCÊ!!!??? KKK

  • Sistema de arquivos avançado que fornece desempenho, segurança, confiabilidade e recursos não encontrados em nenhuma versão de FAT, O NTFS também suporta recursos avançados, como permissões de arquivo e de pasta, cotas de disco e atributos avançados de criptografia EFS e compactação


ID
22009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de conceitos de hardware e de software associados a um computador PC compatível.

O sistema operacional Windows, a partir de sua versão 98, incorporou a ferramenta denominada BIOS, um software que, dependendo da sua configuração, garante que o computador não seja ligado por usuários não-autorizados.

Alternativas
Comentários
  • BIOS, em computação, é a sigla para Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída) que por vezes é erroneamente descrito como sendo Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado). O BIOS é o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado. Sua função primária é preparar a máquina para que o sistema operacional, que pode estar armazenado em diversos tipos de dispositivos (discos rígidos, disquetes, CDs, etc) possa ser executado. O BIOS é armazenado num chip ROM (Read-Only Memory, Memória de Somente Leitura) localizado na placa-mãe, chamado ROM BIOS.
  • o Bios controla o processo de Boot
  • Bios: programa armazenado normalmente numa memória não-volátil na placa-mãe. Sua função é realizar o processo de Boot(inicialização da máquina) sempre que o PC é ligado e reconhecer o teclado, monitor, drive de disquete, disco rígido...
    Todos os equipamentos que podem ser usados antes do windows ser totalmente carregado são reconhecidos pelo BIOS!
  • Existe uma função no setup da BIOS que possibilita a definição de senha, onde somente pessoal autorizado irá conseguir ligar o PC.Portanto a questão é meio perigosa e deve ter proprocionado muitos recursos contra a banca.
  • A BIOS não tem nada a vê com o sistema operacional. Ela vem junto com a ROM e funciona até mesmo sem o sistema operacional.
  • Bem pessoal, somente para arredondar os comentários anteriores.

    A BIOS tem como função reconhecer os dispositivos (hardwares) que estão localizados/conectados na placa-mãe e informar ao sistema operacional.
    Ou seja, ele é executado antes que o sistema operacional seja iniciado, sendo assim, não possui ligação NENHUMA com versões do Windows ou do Linux.
    É possível inserir uma senha no BIOS, sendo assim, ao ligar o computador será necessário digitar a senha para que o BIOS seja executado e logo após, seja iniciado o sistema operacional.
    O erro da questão reside em querer vincular o BIOS a uma versão do Windows, o que é errado.

    Bom estudo !!

  • MACETE: NISHIMURA - WIN  ͜ʖ͠)

    "Em questões de Informática do Cespe, negação, comparação,  restrição , supervalorização ou menosprezo, é sinal de erro em 95% dos casos. Os outros 5% são negações, restrições ou comparações corretas, conceituais."

  • E se o computador estiver desligado,como ele vai saber quem está autorizado a usá-lo? por meio da digital? kkkk

  • item ERRADO

    O sistema operacional Windows, a partir de sua versão 98, incorporou a ferramenta denominada BIOS, um software que, dependendo da sua configuração, garante que o computador não seja ligado por usuários não-autorizados.

    OBS.: levei em consideração que o computador poderá ser ligado. Porém, não será acessado.

  • A sigla BIOS significa, em tradução livre, Sistema Básico de Entrada e Saída. É o responsável pela execução de tarefas imprescindíveis, como o reconhecimento dos hardwares instalados, a verificação das horas no relógio interno e a inicialização do sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux. Portanto, a afirmativa acima não faz sentido algum

    GAB: E

  • Para complementar:

    https://www.youtube.com/watch?v=3xysT32ktIQ


ID
29698
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows,

Alternativas
Comentários
  • Outra maneira para excluir um arquivo definitivamente: atalho - SHIFT + DELETE.
    O SHIFT associado com qualquer procedimento de exclusão apaga definitivamente.
  • Erro da alternativa B

    Modo de exibição:
    miniatura - com moldura e nome escrito embaixo
    lado a lado - nome do arquivo escrito no lado
    ícones - sem moldura e nome escrito embaixo
    lista - aparece apenas o nome do arquivo (logo, a alternativa B está errada)
    detalhes - nome, tamanho, tipo, data de modificação
  • Erro da alternativa E

    capacidade do disquete de 3 ½" é de aproximadamente 1,44 MB
  • ALTERNATIVA "B":b) através da ferramenta Windows Explorer, o modo de exibição do tipo Lista, mostra o nome, o tamanho e a data de criação de cada arquivo.OBS.:O modo de exibição do tipo LISTA mostra os campos NOME, TAMANHO e "MODIFICADO EM", dentre outros, caso sejam configurados pelo usuário (sendo possível, somente assim, ser configurada a exibição do campo "DATA DE CRIAÇÃO").
  • Alternativa A. A seqüência que tem a mesma função de copiar um texto (ou um arquivo) de um local para outro é Editar-Copiar e Editar-colar. Alternativa errada.

    Alternativa B. O modo de exibição do Windows Explorer que mostra nome, tamanho e data de criação de cada arquivo (dentre outras opções configuráveis) é o modo Detalhes. Alternativa errada.

    Alternativa C. Essa é a alternativa correta. Além disso, podemos excluir arquivos ou pastas sem que eles sejam enviados para a lixeira, após selecioná-los, mantendo pressionada a tecla SHIFT e pressionando DELETE. É bom notar também que arquivos que estejam em mídias removíveis, como disquetes ou pen-drives, não são enviados para a lixeira ao serem excluídos. Eles são excluídos definitivamente. Alternativa correta.

    Alternativa D. A seqüência que tem a mesma função de mover um texto (ou um arquivo) de um local para outro é Editar-Recortar e Editar-colar. Alternativa errada.

    Alternativa E. A capacidade de um disquete de 3½” (genericamente referido) é de 1,44MB. Alternativa errada.

  • Mnemônico: é só lembrar que Shift=Sumir

    Assim, shift+excluir acarreta a exclusão definitiva do arquivo, sem passar pela lixeira.
    Por outro lado, shift + arrastar faz com que  arquivo suma da pasta original, reaparecendo apenas na pasta de destino.
    Outro mnemônico, que pode ser útil em questões semelhantes: Ctrl=Copiar
    Assim, Ctrl+ arrastar faz com que o arquivo seja copiado, permanecendo tanto na pasta de origem quanto na de destino.

    GABARITO: LETRA C
  • Questão para ser anulada! Arquivo selecionado com o botão DIREITO do mouse não é excluído dessa forma. Deveria ser com o botão esquerdo.
  • Clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse?

    Essa eu dei como errada de cara!

  • Pessoal a questão está certa, apesar de incompleta. Ela deveria estar assim:

     

    Para excluir um arquivo definitivamente (sem que ele seja enviado para a lixeira), basta clicar sobre o mesmo, com o botão direito do mouse, manter pressionada a tecla SHIFT (caixa alta) e clicar em Excluir com o botão esquerdo do mouse. Clicar em Sim.

     

    Gabarito C.

     

    ----

    "Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina."

  • Vim do futuro para dizer que a FCC continua a cobrar exaustivamente esse gabarito.

  • A letra C) está claramente errada. Para aqueles que acham que está certa, façam o teste. Agora se a questão tivesse falado com o lado esquerdo do mouse a alternativa estaria perfeita!


ID
29701
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows,

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Encontrado em:

    Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema.

    Sistema Windows
  • Alternativa A. O ScanDisk é um utilitário que acompanhava as versões 9.x do Windows. O Windows 2000 e o XP não vêm com esse programa. Sua função é a de verificar e corrigir erros no disco rígido, não tendo nenhuma relação com localização de vírus. No Windows 2000 e XP, o ScanDisk foi substituído pelo Chkdsk, que pode ser executado pela opção “Executar” do menu Iniciar. Outra forma de verificar erros no disco rígido é clicar com o botão direito do mouse sobre seu ícone no Windows Explorer, selecionar ‘Propriedades” e acessar a guia “Ferramentas”.Alternativa errada.Alternativa B. Essa alternativa descreve corretamente a função do desfragmentador de disco, que é acessível a partir do menu Iniciar >> Acessórios >> Ferramentas do Sistema ou pela janela de propriedades do disco, como descrito no comentário da alternativa anterior.Alternativa correta.Alternativas C,D e E erradas

ID
32296
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Num monitor de microcomputador sob controle do MS Windows, a resolução de tela mais alta

Alternativas
Comentários
  • Para testar, basta clicar com o botão direito na Área de Trabalho. Escolha a opção Propriedades e então clique na aba Configurações. Haverá um cursor na seção de Resolução da Tela. Ande com ele para a direita (aumentando a resolução), clique em OK e veja o que acontece.
  • Não posso dizer que concordo com essa resposta, afinal, os itens diminuem e oq aumenta é a área útil da área de trabalho e não a ára de trabalho em si. Essa é a melhor resposta, mas não acredito que ela esteja completamente correta. Se eu estiver errado por favor me digam.
  • Não posso dizer que concordo com essa resposta, afinal, os itens diminuem e oq aumenta é a área útil da área de trabalho e não a ára de trabalho em si. Essa é a melhor resposta, mas não acredito que ela esteja completamente correta. Se eu estiver errado por favor me digam.
  • Resolução significa a quantidade de pixels na tela.

    Com isso podemos concluir:

    Se aumentarmos a resolução, estamos aumentando a quantidade de pixels na tela;
      Se o tamanho dos pixels diminui, o tamanho dos objetos na tela também diminui, ou seja, ícones, janelas e tudo mais ficaram menores numa tela que apresentam resolução maior.
    Se os objetos da tela (ícones, janelas) diminuírem de tamanho, a área útil da tela aumentará.
  • Concordo com o Victor. Aumenta a área útil e não o tamanho da área de trabalho.

    Como gabarito temos a resposta menos errada.
  • Reposta: A
  • É só imaginar uma foto. 


    Se você tira uma foto com uma câmera que possui maior resolução, então você consegue armazenar mais informações na foto (basta ampliá-la para perceber que você consegue ver coisas que, numa resolução menor não seria capaz de identificar). 


    Por outro lado, como o tamanho da tela do computador permanece o mesmo, a única maneira de aumentar o número de informações é reduzindo o tamanho de cada um dos itens que aparecem na tela


    Assim, você consegue colocar um maior número de pastas e arquivos na área de trabalho, já que seus respectivos tamanhos diminuíram, ou seja, a sua área de trabalho aumenta.


    GABARITO: LETRA A


ID
44119
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Windows identifica o tipo de arquivo de acordo com a sua extensão. Marque a única opção que NÃO apresenta um arquivo do tipo imagem.

Alternativas
Comentários
  • MPG, se não me engano é formato de video.
  • Essa questão também gerou muitos recursos, ainda não julgados. Acredita-se que tenha ocorrido um erro de digitação na assertiva que fala sobre a extensão BMB (que seria BMP), pois não existe extensão de imagem padrão chamada BMB.
  • MPEG (MPG) é um padrão de compressão usado em vídeo e áudio desenvolvido pelo grupo MPEG (Moving Picture Experts Group)
  • Isso vai ser anulado com certeza.........tem 2 alternativas, ahaha parece a fae.... metade da prova tem erro de ortografia........
  • Há duas respostas corretas: MPG e BMB. A questão deve ser anulada.Obs.: Não conheço nenhum software que utilize a extensão BMB, isso com certeza foi um erro grotesco de digitação, onde a escrita correta seria BMP.
  • Das 6 questões do MPGO (nível médio), 5 foram anuladas.
  • MPG é formato de vídeo. Por aqui chamamos de "emepegue".

  • Questão anulada, pois ocorrem erros de grafia. 

    * O formato é BMP e não (BMB?) - que é com frequência o padrão das aplicações Windows que manipulam imagens. Podemos citar, por exemplo, a linguagem de programação Delphi que até sua versão 4.0 apenas disponibilizava componentes para manipulação de imagens no formato BMP.

    * Arquivos MPG são Arquivos de vídeo 

     Por exemplo, usando um player de vídeo, um arquivo .mpg pode ser convertido em um dos seguintes formatos: Exemplo: 3gp, avi, flv, m4v, mp4, ogg, webm, wmv



ID
44203
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um computador executando o sistema operacional Windows, é possível listar todos os componentes de hardware instalados ao selecionar, no 'Painel de Controle', a opção

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha, pois o caminho correto para se chegar em gerenciador de dispositivos seria painel de controle -> sistema ->(aba)hardware e por fim gerenciador de dispositivo.
  • Realmente mal formulada, pois não indica ao certo qual a versão do Windows a ser considerada... Temos o 98, XP, Vista, entre outros, nos quais o caminho varia.
  • Como a prova foi feita em 2009, provavelmente a questão foi formulada para o windows XP...... no win vista tem pouca diferença
  • Questão completamente errada!!!! Sistema > Hardware > Gerenciador de Dispositivos Essa seria a resposta certa!Ou quem elaborou a questão deveria ter colocado: Através de qual opção pode-se listar todos os componentes de hardware...
  • Se a questão foi elebora para o windows vista.....ta certa.....
  • O Gerenciador de dispositivos é uma ferramenta administrativa do Windows XP e do Windows Vista que pode ser usada para gerenciar os dispositivos em um computador. Geralmente, administradores ou usuários com direitos administrativos utilizam o Gerenciador de dispositivos para examinar o status do hardware e atualizar drivers de dispositivo. Administradores que tenham um conhecimento abrangente sobre o hardware do computador também podem usar os recursos de diagnóstico do Gerenciador de dispositivos para resolver conflitos de dispositivos e alterar configurações de recursos. Em geral, o Gerenciador de dispositivos é usado para: Exibir status dos drivers de dispositivo, Atualizar drivers de dispositivo, Definir configurações de drivers de dispositivo, Remover drivers de dispositivo, Solucionar problemas relacionados aos drivers de dispositivo.
  • Esse foi o segundo concurso que prestei desde quando resolvi entrar no "mundo" dos concurseiros. Foram 300 candidatos/ vaga e o Edital , realmente, pedia Windows XP. Minha nota final 7,4; fiquei fora, pois o Edital continha a informação que seriam aprovados os candidatos que ficassem colocados até o dobro do número de vagas. Se não me falhe a memória, foram 200 vagas para Minas, ou seja, 400 aprovados...
    Essa questão não foi alvo de recursos, mas, em minha opinião, trata-se de uma questão difícil para "Noções de Informática".

  • BOM GALERA É A LETRA A MAS NO WINDOWS 7 O NOME É PROGRAMA E RECURSOS, ENTAO NAO TEM ALTERNATIVA. MAS DE QUALQUER FORMA É A LETRA A MESMO MAS LEMBRANDO QUE NO WINDOWS 7 O NOME É PROGRAMA E RECURSOS
  • Aramisio, o que você comentou está completamente errado! No Windows 7, continua sendo "Gerenciador de Dispositivos", sim! "Programas e Recursos" vai listar os programas(softwares) instalados no PC!

    Pessoal, vamos pesquisar um pouco antes de sair escrevendo coisa errada nos comentários e acabar atrapalhando os colegas...


ID
55456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Ipojuca - PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos ambientes Windows, Internet e intranet, julgue
os itens a seguir.

O sistema operacional Windows facilita o acesso aos software pelo usuário, mas não é obrigatória a sua instalação para que se possam usar os aplicativos do MSOffice, visto que eles podem ser instalados diretamente no DOS.

Alternativas
Comentários
  • O Windows, a partir da versão de 1995,é autônomo e não depende do DOS
  • A questão está errada pois os aplicativos do MS-Office (Word, Excel, etc.) não rodam a partir do antigo sistema operacional MS-DOS, ou seja, dependem do sistema operacional Windows. Somente para complementar, há uma nova versão do MS-Office que pode ser instalada em outro sistema operacional: o MacOS.
  • Os aplicativos Microsoft Office necessitam do sistema operacional Windows ou MacOS previamente instalado no computador. A versão on-line Office 365 não necessita de um sistema específico, porque é executado via Internet, no SkyDrive. O mesmo com relação ao Google Docs, executado também via navegador.
  • Aconselho a sempre lerem com atenção os comentários desse cara aqui de cima, FERNANDO. Veja o perfil, ele entende bastante do assunto. Eu ainda não consigo entender q TIPO de gnt  fica dando conceitos tão baixos.

    VAI ENTENDER!
    =/
  • Os comentarios dos outros colegas tb sao importantes, pois muitos explicam com uma linguagem simples e objetiva. 
  • MACETE: NISHIMURA - WIN  ͜ʖ͠)

    "Em questões de Informática do Cespe, negação, comparação,  restrição , supervalorização ou menosprezo, é sinal de erro em 95% dos casos. Os outros 5% são negações, restrições ou comparações corretas, conceituais."

  • impossível, O MsOffice rodar no DOS

    Sigla para Disk Operating Systems, é o nome dado ao sistema operacional presente na maioria  computadores entre 1981 e o surgimento do Windows 95

    Na era DOS, ao invés do ambiente gráfico repleto de ícones que utilizamos atualmente, os comandos para que os computadores abrissem ou fechassem programas eram dados pelo teclado.

     

    O sistema operacional, que é a base do funcionamento dos computadores, precisava ser simples, já que a potência das máquinas era muito inferior às de hoje

    gab: errado

  • Excelente questão para se deixar em branco.


ID
72403
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para visualizar a parte final de uma figura que não cabe inteira na janela do Windows, movimenta-se a barra de rolagem

Alternativas
Comentários
  • nossa que questão mais tola! alternativa correta letra D.
  • não parece tão tola assim, preste atenção!!!

    Quando inserida uma figura na janela do Win ela nunca será maior que a tela em proporção horizontal, ou seja, não ira utilizar da barra de rolagem horizontal em nenhuma circustancia.


    Fik a Dik!!!

  • Sabe qnd uma questão é tão fácil que vc fica com medo de responder pq pensa que tem pegadinha?...pois é, p/ mim foi essa.

  • kkkk acertei por causa do música do Roberto Carlos " Além do horizonte" 

     

    GABARITO D

    BONS ESTUDOS

  • Pra não zerar hahaha


ID
74671
Banca
FCC
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2003
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows, as teclas CTRL, ALT ou SHIFT podem ser mantidas ativadas (até que se pressione outra tecla) por meio das teclas de

Alternativas
Comentários
  • COLEGAS,'As Teclas de Aderência são um recurso de acessibilidade elaborado para pessoas que têm dificuldade em pressionar duas ou mais teclas de uma vez.Quando um atalho requer uma combinação de teclas, como CTRL+P, as Teclas de Aderência permitem que você pressione uma tecla de cada vez, em vez de pressionar simultaneamente. Elas sao habilitadas através das Opções de Acessibilidade no Painel de Controle.Na caixa de diálogo Opções de Acessibilidade, na guia Teclado, para habilitar as Teclas de Aderência selecione a caixa Usar as Teclas de Aderência.:)
  • teclas CTRL, ALT ou SHIFT são teclas de aderência

    teclas CAPS LOCK, NUM LOCK, SCROLL LOCK são teclas de alternância

  • Obrigado Minecraft!


ID
74887
Banca
FCC
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2003
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A maneira mais indicada de eliminar um programa instalado no computador, utilizando o Windows, é

Alternativas
Comentários
  • O caminho para eliminar um programa será: MEU COMPUTADOR >> PAINEL DE CONTROLE >> ADICIONAR OU REMOVER PROGRAMAS
  • Letra A - Errada

    Isso só deletará o ícone, o programa continuará instalado e funcionando

    Letra B - Errada

    Mesma idéia da A (porém, há forma de deletar direto sem paixar pela lixeira, como o atalho Shift + Del).

    Letra C - Errada

    O programa não funcionará, mas há arquivos que os programas gravam em diferentes pastas do computador pare seu funcionamento que não serão deletados.

    Letra D - Correta

    Isso eliminará o programa e os arquivos criados para seu funcionamento em outras pastas, como a do sistema operacional. Mesmo assim, poderá sobrar alguns arquivos que podem ser deletados com alguns programas de limpeza, mas é a melhor forma de desinstalação.

    Letra E - Errada

    Mesma idéia da C. Mas na C a pasta pode ser deletada sem paixar pela lixeira.

ID
81289
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para criar, na Área de Trabalho do Windows, um atalho que abra um arquivo contido em uma pasta do computador, pode-se arrastar o arquivo com o mouse da pasta de origem para a Área de Trabalho, mantendo pressionada a tecla

Alternativas
Comentários
  • Para criar atalhos, basta segurar a tecla ALT e arrastar o arquivo para qualquer pasta ou para a área de trabalho.
  • OLÁ PESSOAL!!!!!!!!!!

    TECLA  ALT, NO WINDOWS.

  • Na mesma unidade.

    Apenas arrastar = Move o Arquivo.

    Arrastar pressionado o CTRL = Copia o Arquivo.

    Gabarito D.

  • CTRL+SHIFT e arrastar também cria um atalho.
  • É fazer uma associação qdo se arrasta um arquivo:

    Alt - A de ATALHO
    Ctrl - C de COPIA
    Só arrastar - MOVE (mesmo unidade de dispositivo)
  •  
    Comandos dentro do mesmo drive: Comandos entre drives diferentes: apenas arrasta = move; apenas arrasta = copia; CTRL + arrastar = cria uma cópia; idem; SHIFT e arrastar = move o documento (recorta); idem; CTRL+SHIFT e arrastar = cria um atalho (ou link); idem; ALT e arrastar = cria um atalho também (ou link). idem.
  • Gente, o trocadilho é péssimo, mas eu achei tão absurdo que nunca mais esqueci:
    Usa-se Alt de Altalho. Vocês vão odiar e nunca mais vão esquecer... rs
    Assim espero.
    Bjinhu
  • Ctrl é comando, Shift é para inverter, e Alt é atalho.

  • Letra D

    ''ALTalho''

  • Seguindo as alternativas da questão, sem me ater a mais detalhes:

    ALT = Começa com "A" de Atalho.
    SHIFT = Do inglês, 'shift' é Trocar.
    CTRL = Começa com "C" de Cópia.

    Não fazem nada.
    TAB
    INSERT

  • Seguindo as alternativas da questão, sem me ater a mais detalhes:

    ALT = Começa com "A" de Atalho.

    SHIFT = Do inglês, 'shift' é Trocar.

    CTRL = Começa com "C" de Cópia.

    Não fazem nada.

    TAB

    INSERT

  • Alt -> Cria ATALHO

    Ctrl -> Cria Cópia

    Shift -> Mesma coisa que arrastar, move.

  • Formas de criar atalho:

    1. Arrastar segurando a tecla Alt no teclado e soltar;
    2. Arrastar segurando as teclas Ctrl+Shift no teclado e soltar;
    3. Arrastar com o botão direito e escolher no menu de contexto “Criar atalhos aqui”.
    4. No menu de contexto clicar em novo e depois atalho
    5. No menu de contexto (botão direito), escolha “Enviar para... Área de Trabalho (criar atalho);
    6. Clicar no menu Iniciar, procurar pelo programa desejado e simplesmente clicar e arrastar para o desktop.


ID
82441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue o item a seguir.


No Windows, o conceito de arquivo é representado por meio de um atalho exibido na área de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Um arquivo é um agrupamento de registros que seguem uma regra estrutural, e que contém informações (dados) sobre uma área específica, registrados no disco rígido de um computador.
  • NA ÁREA DE TRABALHO ENCONTRAMOS OS SEGUINTES ITENS:.ÍCONES. BARRA DE TAREFAS- BOTÃO INICIAR- ATALHOS
  • alguem sabe explicar melhor?

  • Ícones

    Gab. E

  • Conceito de arquivo a questão pedi o que é arquivo: arquivo é representado por informações contida dentro dele é não atalho.


ID
82444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue o item a seguir.


No sistema operacional Windows, o ícone Meu computador permite exibir o conteúdo de uma unidade de armazenamento em uma única janela.

Alternativas
Comentários
  • O ícone MEU COMPUTADOR MOSTRA: o conteúdo do disquete, disco rígido, unidade de CD e unidades de rede. Também permite procurar e abrir arquivos e pastas, bem como obter acesso a opções no Painel de Controle para modificar as configurações do seu computador.
  •  o gabarito é ERRADO

    Cespe: motivo de alteração de gabarito de Certo para ERRADO

    No sistema operacional Windows XP, o ícone Meu computador exibe todas as unidades de disco em uma mesma página, mas o conteúdo de uma única unidade de armazenamento é apresentado em uma única janela separada a partir da escolha da unidade desejada, fato que contraria o afirmado no item. 

    Essa Cespe...

  • Olá Daiane!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca.

    Bons estudos!

  • Vai entender, ao meu ver, o Gab seria C.

    Uma vez clicando no icone meu computador, com certeza exibe o conteúdo de uma unidade de armazenamento em uma única janela, ou seja, não só uma mas várias unidades... :/

  • ESSE É O TIP DE QUESTÃO QUE ATÉ O EXAMINADOR FICA NA DÚVIDA, IMAGINE O CONCURSEIRO.

  • Tá "Serto" Cespe!!

  • Tipo de questão fundamental para avaliar se o candidato está apto a ser analista de saneamento. Parabéns Cespe.

  • "meu Computador" mostra o Explorer e, por meio deste, podemos navegar pelas unidades de armazenamento,

  • Permite exibir o conteúdo de uma unidade de armazenamento em uma única janela?

    Permite,logo,Certa!

  • Tha SERTU SESPI

  • Quando você clica em Meu Computador, abrirá as Opções de Unidades de Disco/Armazenamento e não o Conteúdo de uma Unidade de Armazenamento. Para abrir o Conteúdo terá, antes, de escolher a unidade que desejas ver o Conteúdo.

  • No sistema operacional Windows, o ícone Meu computador permite exibir o conteúdo de uma unidade de armazenamento em uma única janela.

    Janela 1= unidade D

    janela 2 unidade C

    entendi dessa forma

  • ainda não entendi por que tá errada kkkkkk socorro

  • Eu também não entendi.Pois quando clicamos no meu computador abre somente uma janela com as unidades de armazenamentos...

  • No sistema operacional Windows, o ícone Meu computador permite exibir o conteúdo de uma unidade de armazenamento em uma única janela.

    Ele não exibi o conteúdo de uma unidade. Ele exibi as unidades.


ID
82447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue o item a seguir.


O Windows Explorer permite a visualização do conteúdo de uma pasta por meio de quatro modos de exibição: ícones grandes, ícones pequenos, listas e detalhes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.O Windows Explorer permite a visualização dos contéudos por meio de CINCO modos de exibição, qual sejam:- miniaturas;- detalhes; - lista;- lado a lado; e- ícones.
  • Caí direitinho... essa Cespe... :)
  • O programa Windows explorer ou Explorando é o gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows.Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.Para abrir esse programa deve-se clicar no botão "Iniciar", em seguida, em "Programas" e em Windows Explorer. Ou clicar no ícone "Meu computador"No menu Exibir pode-se escolher como se deseja ver o conteúdo do Explorer.Para se visualizar as barras de ferramentas e de status elas devem estar marcadas. No menu Exibir, os arquivos podem ser exibidos de diversas maneiras: Ícones grandes - aparecem desenhos relativamente grandes e os nomes de cada pasta e/ou arquivo existente, Ícones pequenos - surgem desenhos relativamente pequenos e, também, os nomes de cada pasta e/ou arquivo existente, Lista - aparece uma lista apenas com o nome dos arquivos, Detalhes - lista o nome, tamanho, tipo e última data em que o arquivo foi modificado. Portanto, a opção detalhes é a que mostra mais informações sobre os arquivos.Continuando no menu exibir, clicando-se no item Organizar ícones pode-se ordenar os arquivos de diferentes maneiras:Clicar em Ordenação obtidaNome em ordem alfabéticaTipo pela extensão do arquivoTamanho pelo tamanhoModificado pela última data em que o arquivo foi modificadoSe a opção Detalhes estiver em uso pode-se ordenar os arquivos, usando outro procedimento: Clicar diretamente sobre as palavras Nome, Tamanho, Modificado ou Tipo, na parte superior do lado direito.CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR COM OS MODOS DE EXIBIÇÃO DO WORD, QUE SÃO:- NORMAL;- LAYOUT DA WEB;- LAYOUT DE IMPRESSÃO;- LAYOUT DE LEITURA;- ESTRUTURA DE TÓPICOS.
  • Essa questão me causou dúvidas, procurei a respeito na Internet, e um professor de um site comentou sobre ela:26 O Windows Explorer permite a visualização do conteúdo de uma pasta por meio de quatro modos de exibição: ícones grandes, ícones pequenos, listas e detalhes.- FALSO: os modos de exibição do Windows Explorer são: Lista, Detalhes, Ícones, Lado a Lado e Miniaturas (e Película, se estivermos numa página de vídeos ou fotos).Mas, por favor, verifiquem se o edital falava WINDOWS ou especificamente WINDOWS XP... Se falava em XP, a questão 26 é FALSA mesmo! Mas se versava (o edital) sobre WINDOWS, é bom verificar quem tem um Windows anterior (98 ou 95) - sei que é difícil.. pois, pelo que lembro, estes quatro itens eram usados no Windows 98... (faz muito tempo que não o utilizo.. não me lembro realmente se é verdade).Em sendo as duas verdadeiras: a) O Edital mencionar "Windows" sem especificar "XP" e b) sendo realmente no Windows 98 esses quatro modos de exibição conforme descrito, a questão é VERDADEIRA! Cabe aí tentarem algo! (acho difícil)Se quiser ler mais sobre as questões de informática comentadas dessa prova, entra nesse link;http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=3116
  •  Questão correta! Ainda há um modo de exibição a ser citado: miniaturas.

  • - MINIATURAS

    - LADO A LADO

    - ÍCONES

    - LISTA

    - DETALHES

  • Apenas acrescentado, nas pastas SOMENTE com arquivos de imagem aparece a sexta opção que é o modo de exibição em PELICULA.

     

  • Questão sexy.

  • Complemetando:



  • Questão Correta! Existem,sim, 4 tipos de visualização e não SOMENTE 4 tipos. Uma questão desse tipo dá raiva! Mas fazer o quê? Estudar  também a matéria CESP? Pior que é!
  • Oras, se permite 5, permite 4 também!!!Questão de 2010. Atualmente o cespe trabalha com essa possibilidade que falei. Entretanto, se a questão utiliza-se o SOMENTE esses quatro, daí sim estaria Errado. Enfim, discordo totalmente desse gabarito de 2010.


    Abraço!!!

  • Pessoal, o correto não seria  8 modos: extragrandes, grandes,médios,pequenos,listas,detalhes,lado a lado e conteúdo?


  • Independente da versão Windows, a questão está Errada. 

    No Windows XP era: Icones Grandes, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e MINIATURAS. 

    No Windows 7 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e Conteúdo.

    No Windows 8 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, LISTA (antigo Lado a Lado), Detalhes, BLOCOS e Conteúdo.

  • Obrigada Fernando por explicar.

    Conseguir sanar a dúvida.

  • Acredito ser passível de anulação

  • Desatualizada. Atualmente, no Windows 8.1, existem 8 modos de visualização, quais sejam, ÍCONES EXTRA GRANDES, ÍCONES GRANDES, ÍCONES MÉDIOS, ÍCONES PEQUENOS, LISTA, DETALHES, BLOCOS E CONTEÚDO.
    Em 2010 a questão estava correta, hoje não!!!!

  • PHILLIPE DF, Acho que ainda estava faltando uma opção chamada, Lado a lado.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Independente da versão Windows, a questão está Errada. 

     

    No Windows XP era: Icones Grandes, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e MINIATURAS. 

    No Windows 7 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e Conteúdo.

    No Windows 8 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, LISTA (antigo Lado a Lado), Detalhes, BLOCOS e Conteúdo.

  • em algum momento a cespe falou que só há esses modos de exibição?

    ...

  • Pedro Almeida, falou sim. No momento em que ele diz "por meio de quatro modos de exibicao" ele está limitando a quantidade e deixando claro quais são.

  • Comentário do professor do QC:

    Independente da versão Windows, a questão está Errada. 

    No Windows XP era: Icones Grandes, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e MINIATURAS. 

    No Windows 7 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, Lado a Lado, Detalhes e Conteúdo.

    No Windows 8 é: Icones Extra Grandes, Icones Grandes, Icones Médios, Icones Pequenos, LISTA (antigo Lado a Lado), Detalhes, BLOCOS e Conteúdo.

    ERRADA

  • Windows10: ícones extre grandes, ícones grandes, ícones médios, ícones pequenos, Lista e Detalhes, Blocos e Conteúdo.

  • O incompleto pra CESPE não era correto?

  • Windows 10: ícones extra grandes, ícones pequenos, ícones médios, ícones grandes, blocos, lista, conteúdo e detalhe.

  • NO WINDOWS 10

    ERRADA

    MODOS DE EXIBIÇÃO DO EXPLORADOR DE ARQUIVOS WIN10:

    "BLOCO CO.LI.DE com 4 ÍCONES"

    BLOCOS

    CONTEÚDO

    LISTA

    DETALHES

    ÍCONES PEQUENOS

    ÍCONES MÉDIOS

    ÍCONES GRANDES

    ÍCONES EXTRA GRANDES

  • Essa foi a prova de informatica mais mal elaborada que eu já vi em toda minha vida.


ID
89362
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Microsoft Windows, o programa Windows Explorer, entre outras tarefas,

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A.O Windows Explorer é o Gerenciador de Arquivos Windows, pois permite acesso a toda a árvore de diretórios (pastas) e arquivos do seu computador, permitindo operações com arquivos e pastas (como criar, excluir, renomear, mover e copiar pastas e arquivos).
  • Windows Explorer (literalmente do inglês "Explorador do Windows", nome pelo qual é encontrado na versão portuguesa de todas as versões do Windows) é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Explorer
  • O programa Windows explorer ou Explorando é o gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows.Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.
  • Alternativa B também esta correta, pois pode se fazer pesquisas no windows explorer e navegar na internet.

     

     

  • Esta questão não foi anulada porque, salvo engano, a prova não aconteceu.

    Letras "A" e "B" estão corretas.

    Cuidaaaadoo!!!!
  • Cuidado você, Alessandro Santos.

     

    A letra B se refere ao INTERNET EXPLORER. WINDOWS EXPLORER é outra coisa.

  • pesquisa (correto) e exibe(errado)  informações na World Wide Web, através de uma conexão à Internet. O Windows explorer pode ser comparado  a um atalho para realizar pesquisas na web. Mais ele não exibe essas informações na sua janela,  quem exibe essas informações é o proprio navegador. Façam o teste.

  • A exibe a estrutura hierárquica de arquivos, pastas e unidades no computador.

    B pesquisa e exibe informações na World Wide Web, através de uma conexão à Internet.

    As duas respostas estão corretas na minha opnião.


ID
90040
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O sistema de arquivos mais simples e compatível com praticamente todos os sistemas operacionais Windows e também com dispositivos como câmeras, palmtops, celulares e mp3 players denomina-se

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA E,O FAT16 é uma espécie de “pau pra toda obra”, já que é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais e também dispositivos como câmeras, palmtops, celulares e MP3players. Ele é o sistema de arquivos usado por padrão nos cartões SD e também nos pendrives de até 2 GB. Só recentemente os cartões passaram a utilizar FAT32, com a introdução do padrão SDHC.No sistema FAT, o HD é dividido em clusters, que são a menor parcela do HD vista pelo sistema operacional. Cada cluster possui um endereço único, que permite ao sistema localizar os arquivos armazenados. Um grande arquivo pode ser dividido em vários clusters, mas não é possível que dois arquivos pequenos sejam gravados dentro do mesmo cluster. Cada cluster pode ser composto por de 1 a 64 setores (ou seja, de 512 bytes a 32 KB), de acordo com o tamanho da partição.A principal limitação é que, como o nome sugere, o FAT16 usa endereços de 16 bits para endereçar os clusters dentro da partição, permitindo um máximo de 65536 clusters, que não podem ser maiores que 32 KB. Isso resulta num limite de 2 GB para as partições criadas.Fonte: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/formatacao-sistemas-arquivo/fat16-fat32.html
  • Letra E. O sistema de arquivos EXT3 é do Linux. O NTFS é o mais completo de todos. O HPFS era do OS/2 da IBM, e existe hoje apenas no Linux por questões de compatibilidade. O FAT32 é mais rápido e eficiente que o FAT16, usado, como a questão enumerou, em dispositivos portáteis (que podem ser formatados em FAT32, se o fabricante permitir).
  • Discordo do colega acima quando diz que NTFS é o mais completo de todos. Sou técnico de Informática e diria que PARA WINDOWS o mais robusto e completo para o uso é o NTFS devido a maior segurança e é capaz de gravar arquivos maiores que o FAT e FAT 32.
    Mas se fizer uma comparação entre ext3 ou ext4 com NTFS, o NTFS não é superior. Na realidade o sistemas ext3 ou ext4 são mais enxutos e eficientes não necessitando desfragmentação após algum tempo de uso. O ext4 vai desfragmentando automaticamente enquanto os arquivos  vão sendo alocados. O que não acontece com os sistemas de arquivos do Windows que é recomendado após certo tempo de uso do sistema usar o desfragmentador. Porque a grosso modo, deixa milhares de  "espaços" intercalados com dados no HD.

    Vale lembrar que a microsoft já criou um novo sistema de arquivo exFAT ou FAT64 recomendado para USBs é o sucessor do FAT32 na família de sistemas de arquivos FAT. Mais rápido que o FAT 32, suporta volumes muito maiores do que 32 GB, que é o limite do FAT32 no Windows XP. Em teoria a capacidade máxima do exFAT é de 64 ZB. .

    E no Windows 8 será abandonado o NTFS para o novo sistema Protogon que ainda não existe muitas informações sobre seu perfil até a data de hoje dezembro de 2011.

    Agora quanto a questão a resposta é E sem dúvida, mais compátivel com todas as versões do windows é o Fat 16 até porque foi o primeiro.

  • Essa questão tá ultrapassada, hoje em 2014. FAT16 nem é mais utilizado. Talvez hoje o mais correto seria o FAT32, isso porque o windows suporta (claro foi criado pra ele), e o linux também dá suporte para esse sistema de arquivos.

  • @Silas Cardoso, Perceba que esta questão foi aplicada em um concurso de 2010. Ao responder esse tipo de questão tem-se que prestar atenção esse detalhe.

ID
91279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos ambientes Windows XP e Linux, julgue os itens a
seguir.

Os sistemas Windows XP e Linux têm kernel comum, aberto, que pode ser facilmente customizado pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • Além de terem kernel diferente, o Windows XP não é aberto.
  • No Linux isso tem acesso completo ao código fonte. Isso ocorre porque o Linux está sob a GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema. Já o Windows tem código fechado (pertence a Microsoft).
  • O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele. Isso se deve à sua importância: ao contrário do que pode parecer, ele é tão essencial para o funcionamento de um computador que é melhor mantê-lo a salvo de pessoas bisbilhoteiras e inexperientes.O cérebro do S.O.Um PC divide-se, basicamente, em duas camadas: hardware e software. Até aí, nenhuma novidade. Onde entra o Kernel na história, então? Pois bem: ele é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.
  • Errado. O kernel é o núcleo do sistema operacional. No Windows, foi desenvolvido pela Microsoft e no Linux por um grupo de desenvolvedores. O primeiro é software proprietário, pago, com código fechado (e tentativas de engenharia reversa são consideradas crimes), enquanto que o Linux tem código aberto e distribuição livre.
  • Assertiva ERRADA. 


    Como o Windows é um SO proprietário, somente a Microsoft pode abrir o seu código e alterá-lo. 
  • ERRADO

    KERNEL - O  sistema operacional propriamente dito.

    O kernel por si só não é utilizável, ele pode ser personalizado mediante o shell.

    Tudo que há no windows é fechado 

    Tudo que há no Linux é aberto 

  • Um sistema operacional é um programa que gerencia o computador, fazendo-o trabalhar corretamente, gerando ambiente de comunicação entre o usuário e a máquina em si. Essas funções são desempenhadas por dois subsistemas do sistema operacional:

     

    1. Shell: parte do programa do sistema operacional que cria a interface de comunicação com o usuário.

     

    2. Kernel: é o núcleo do sistema operacional, eu diria até que Kernel é a “personalidade” do sistema.

     

    O Windows NÃO é gratuito e tampouco código aberto, como o Linux.

  • LINUX - Aberto

    WINDOWS - Fechado

  • De alguém do qc:

    Shell - Software

    Kernel - NuKleo (hardware)

    Eu sei que é núcleo, mas é só para memorização queridos colegas do qc. kk

  • Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Julgue os itens seguintes, com relação ao sistema operacional

    Linux e ao BROffice.

    O sistema Linux permite a alteração do código-fonte para a criação de um novo kernel, com a finalidade, por exemplo, de se obter uma maior autonomia de controle de hardware dos computadores.

  • somente o linux.

  • Bizu: Comparou windows e linux como sendo iguais, muita chance da alternativa estar errada.


ID
95116
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2004
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para personalizar a "área de trabalho" do Windows utiliza- se o aplicativo

Alternativas
Comentários
  • Para personalizar a area de trabalho é necessário clicar no desktop com o botão direito e escolher na janela de opções apresentada a opção propriedades, então abrir-se-á a janela de propriedades de vídeo. Esta janela poderá ser aberta por outros meios.

ID
98263
Banca
OFFICIUM
Órgão
TJ-RS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual dos ícones abaixo representa um recurso compartilhado?

Alternativas
Comentários
  • Normalmente, quando tem o desenho da mão quer dizer que está compartilhado :P
  • Compartilhado: ícone que tiver essa mãozinhaO que tiver a setinha é atalhoo amarelo é pasta e drivers.relembrando, compartilhou fica a mãozinha.

ID
99790
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A GUI é uma característica típica

Alternativas
Comentários
  • "GUI significa Interface Gráfica com o Usuário(Graphical User Interface) e é um componente comum nos SISTEMAS OPERACIONAIS gráficos (como o Windows).":)
  • Em informática, interface gráfica do utilizador (português europeu) ou interface gráfica do usuário (português brasileiro) (abreviadamente, o acrônimo GUI, do inglês Graphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando.A interação é feita geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional.Para Windows temos apenas o ambiente gráfico padrão, nas versões Windows Vista temos a chamada Windows Aero, com o principal recurso Flip 3D. Para Linux temos vários ambientes gráficos, entre eles, o KDE, Gnome, BlackBox, Xfce, etc.. Há também a opção de não precisar usar ambientes gráficos. Para prover a funcionalidade do ambiente gráfico existem programas como X.org, XFree86.
  • CORRETA (C).

    GUI significa Graphical User Interface, ou Interface Gráfica do Usuário; é um tiPo de interface do usuário que Permite a interação com disPositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais. Para Linux temos vários ambientes gráficos, dentre eles o KDE, GNOME, BlackBox, Xfce, etc. Para o Windows temos aPenas o ambiente gráfico Padrão; na versão Windows Vista tem-se a chamada Windows Aero.

    Em suma, é um ambiente gráfico (um software) feito Para facilitar e tornar Prática a utilização do comPutador através de rePresentações visuais do SISTEMA OPERACIONAL.

    Veja este exemPlo de GUI no sistema Linux.
    .
    Alea jacta est!

  • ue nao entendi, no lixux tbm tem GUI, tanto é que pode ser  KDE Gnome ou blackbox, alguem pode me explicar?

  • Gente a C esta correta, porque É característica do SISTEMA OPERACINAL WINDOWS E SISTEMA OPERACIONAL LINUX.

    Contudo a D diz q é sistema de Armazenamento do linux, logico q é errado, no meu ver é claro.

    A distancia entre a realidade e um sonho é preenchida com muito trabalho!


ID
106333
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para instalar um programa nunca usado, um driver ou uma placa nova no computador deve-se

Alternativas
Comentários
  • Criando um Ponto de Restauração

    É sempre recomendado que você crie um ponto de restauração antes de instalar qualquer programa e/ou ao efetuar grandes modificações em seu computador. Na maioria das vezes o próprio software cria um ponto de restauração automaticamente, mas se ele não criar você então pode fazer-lo manualmente.

    Para começar e necessário que você click em Iniciar, em seguida na barra de busca escreva Restauração e selecione a opção de Criar Ponto de Restauração na seção Painel de Controle.

    Daí então a janela de Propriedades do Sistema se abrirá… você então irá clicar em Criar.
    Aparecerá uma nova janela… você então digitará o nome ao qual você deseja dar ao Ponto de Restauração. Em seguida click em Criar. (Dica: É sempre bom colocar o nome do software que você está prestes a instalar, assim você pode indentificar melhor.)
     

    O tempo de criação do ponto de restauração vai depender do montante de dados, velocidade do computador e etc. Normalmente leve apenas alguns segundos!
    Pronto! Agora se alguma coisa der errado com a intalação de um software no seu Windows 7, você pode voltar ao tempo, exatamente antes da instalação onde o Ponte de Restauração foi criado.
     

  • A restauração do Sistema permite retornar o estado do sistema a um ponto anterior no tempo, chamado de ponto de restauração, que é criado automaticamente pelo windows quando um novo programa é instalado no sistema. Ele também pode ser criado manualmente pelo usuário.

  • Essa questão eu não sabia responder, pois informática pra mim é grego! MAS respondi certo, pois diante das alternativas, eu lembrei de quando jogava videogame, e que no meio das fases podia acionar "continues", que faziam com que a fase voltasse dali, caso eu morresse mais na frente! Imaginei que ao instalar um programa novo, talvez algo de ruim possa acontecer e corromper o computador, então achei que seria bom manter um local seguro caso fosse necessário voltar! Informática é difícil pra quem não entende, mas a vantagem é que tem muita coisa que pode ser resolvida com raciocínio lógico!


ID
109069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos sistemas operacionais como o Windows, as informações estão contidas em arquivos de vários formatos, que são armazenados no disco fixo ou em outros tipos de mídias removíveis do computador, organizados em

Alternativas
Comentários
  •  As pastas são espaços lógicos criados em uma máquina para facilitar o armazenamento e a organização de arquivos e de outras pastas em um ambiente computacional.

    Questão Cespe 2010.
  • Letra D. As telas são construídas pela placa de vídeo e exibidas no monitor de vídeo. As imagens, no contexto de arquivos, são os que possuem extensão JPG, GIF, PNG, e armazenam dados que representam uma figura, imagem, foto, gráfico, animação, etc. As janelas organizam os aplicativos em execução em áreas determinadas na tela do sistema operacional. As pastas, ou diretórios, organizam sub-pastas e arquivos em seu interior, podendo ser criadas e modificadas em qualquer unidade não-ROM. Os programas, ou aplicativos, apesar de armazenados em arquivos e distribuídos em pastas, são caracterizados pela extensão EXE (executável), COM (comandos), BAT (comandos em lote), PIF (arquivo de configuração), MSI (pacote de instalação da Microsoft), etc, não se aplica como possível resposta à questão.
  • Ahhh se as provas atuais fossem fáceis como as de 2010 para trás !!!


ID
110419
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Se no ambiente Windows um arquivo foi marcado com o "atributo de arquivamento" significa que

Alternativas
Comentários
  •  A estrutura com a qual o Windows grava seus arquivos define 3 (três) atributos possíveis a qualquer arquivo:

    • Somente Leitura: define que o arquivo não poderá ser salvo, apenas lido. Ou seja, um arquivo marcado com esse atributo não pode ser modificado a menos que se retire a definição de Somente Leitura.
    • Oculto: define que o arquivo não será visto nas janelas do Windows Explorer. Só é possível acessar esse arquivo se o nome dele for conhecido.
    • Arquivo Morto, no XP (ou Arquivamento, nos Windows anteriores): define que o arquivo em questão participará do próximo backup a ser realizado no computador. Este atributo só é interessante para programas de backup.

    Resposta letra E

  • O atributo de arquivamento do Windows indica que o arquivo deve fazer parte do backup atual. Ele é modificado para ativo, sempre que o arquivo sofre alguma alteração. Com isso, em relação aos tipos de backup, temos os seguintes comportamentos:
    • Backup normal: o atributo é desmarcado. 
    • Backup incremental: o atributo é desmarcado.
    • Backup diferencial: o atributo não é modificado.

ID
113266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos sistemas operacionais Windows e Linux e das
ferramentas do Microsoft Office e do BR Office, julgue os itens
a seguir.

O gerenciamento de bancos de dados do Windows utiliza aplicativos como o MySQL, o Oracle e o Postgresql para fins de organização e acesso aos dados no ambiente computacional.

Alternativas
Comentários
  • O gereciamento de banco de dados do WINDOWS é realizado pelo Microsoft Acces
  • Errado!


    As ferramentas descritas na questão são exemplos de SGBD´s (Sistema gerenciadores de banco de dados), que são usados para armazenar dados de sistemas diversos (Ex: Um sistema de um supermercado), mas não de sistemas operacionais. Eles nada tem a ver com a organização do ambiente computacional, conforme diz o item.

  •  O gerenciamento de banco de dados do Windows é o Access.

    Talvez a questão estivesse certa se trocássemos do por no.

  • NO WINDOWS A FERRAMENTA  UTILIZADA PARA GERÊNCIAMENTO DE DADOS É O Access .

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • GABARITO: ERRADO.

  • O gerenciamento do BD do win É feita pelo Micr. Acess


ID
113281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de organização e gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes itens.

Na pasta Arquivos de Programas do Windows, são armazenados os programas instalados e que podem ser executados no computador, portanto, essa área não aceita a gravação de nenhum outro tipo de arquivo que não seja de extensão no formato exe.

Alternativas
Comentários
  • Arquivos do tipo .msi windows installer também ficam localizados nesta pasta. Não só esse mas arquivos do tipo .dll, .txt, .ini, dentre outros.
  • Com poderes de Administrador, você pode gravar qualquer arquivo nesta pasta, independente de extensão e tipo, desde que haja espaço em disco.

  • Prezados,

    A pasta arquivos de programas é a pasta que por padrão guarda os programas instalados, mas o Windows permite que eles sejam instalados em qualquer pasta. O Windows também não possui nenhuma restrição quanto à gravação de arquivos .exe nessa pasta.

    Portanto, questão errada.


    RESPOSTA: ERRADO



  • Essa é do CESPE mesmo?

  • MACETE: NISHIMURA - WIN  ͜ʖ͠)

    "Em questões de Informática do Cespe, negação, comparação,  restrição , supervalorização ou menosprezo, é sinal de erro em 95% dos casos. Os outros 5% são negações, restrições ou comparações corretas, conceituais."

  • meti o nishuruma nessa

ID
116581
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows, o conceito de arquivo NÃO é representado por

Alternativas
Comentários
  • O atalho é o "link" a um arquivo e não um arquivo em si.
  • Não concordo com a resposta ser letra E. Um atalho é um arquivo. Ele possui extensão "lnk". As outras opções são conceitos de arquivos. Logo, a questão não teria resposta.
  • Sempre marque a menos errada.


ID
116584
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao colocar o ponteiro do mouse no menu Iniciar, sobre um item que contém uma seta para a direita, o Windows exibe

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

    Essa seta é o famoso "todos os programa", que de fato é o menu secundário, que corresponde aos itens que geralmente são menos utilizados pelos usuários. (Windows 7).

     

    Bons estudos!


ID
117877
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um atalho de arquivo quando excluído da área de trabalho do Windows

Alternativas
Comentários
  • Na ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS um atalho pode ser reconhecido dentre os demais ícones por ter uma setinha na parte inferior.  A criação ou a exclusão de um ATALHO não implica em nada no conteúdo do arquivo ao qual esteja relacionado, é somente um outro caminho para acessá-lo. 

  • O ponteiro que a questão está falando se refere a um "caminho" ou seja um apontador.
    Então o ícone de atalho é apenas um apontador que quando acionado aponta o camando
    para o próprio programa executar.
    Portanto se nós excluirmos esse icone de atalho (apontodador = ponteiro), não irá mexer no
    arquivo principal, apenas nesse link que está apontando para o arquivo principal.

    espero ter ajudado
  • até então eu achava que ele ia para a lixeira , e não era ELIMINADO!!!hehe
  • Mal formulada, se alguém errar, erra por não entender o que se pede. Mas deu pra acertar.

  • Muito interessante essa questão. Derrubou muita gente boa. Quase 50% de erros. Lembrando que, para criar um atalho no Desktop, selecione o arquivo, e arraste para a área de trabalho com o botão esquerdo do mouse pressionando simultaneamente a tecla ALT e soltar. Funciona também com o CTRL + SHIFT, pois estes equivalem ao ALT. FCC tem cobrado bastante isso. Notem: Q875986; Q845202; Q764472;Q795386;Q60155.  


ID
117880
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O ícone Meu Computador do Windows é usado, entre outras funções, para exibir

Alternativas
Comentários
  •  As opções A e E não tem nada a ver. No entanto, as alternativas B e D podem confundir um pouco. Temos que nos lembrar que a janela MEU COMPUTADOR e a WINDOWS EXPLORER possuem entre si uma relação muito próxima, inclusive se usarmos a configuração do botão PASTAS, em qualquer uma das janelas, as suas interfaces vão se alternando entre uma e outra, ficando iguais.

    Contudo, em suas configurações originais a letra B e D estão erradas, porque informam características do WINDOWS EXPLORER e não do MEU COMPUTADOR.

    É só fazer o teste.... por mais que esta questão esteja antiga, este é um assunto muito recorrente em provas atuais.


ID
119449
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O programa do Windows responsável por reorganizar e otimizar os arquivos que estão no disco, tornando o seu acesso mais eficiente é:

Alternativas
Comentários
  • O Desfragmentador de Disco do Windows ou simplesmente Desfragmentador de Disco é um aplicativo incluído no Windows que visa a melhorar a velocidade com que o computador lê as partições de arquivos fragmentados. Como o nome já diz, ele procura em todo o HD por arquivos que estão fragmentados (em pedaços) e os "une" novamente tornando a leitura dos mesmos mais fácil e rápida. Fonte: Wikipédia.

  • A)Scandisk - Esse programa so existe no windows 9x e ME. No windows XP ou superior ele não existe.B)Limpeza de disco - Utilitario que remove arquivos temporarios e restaurações do sistema.C)Windos Explorer - Utilitario para navagar e manipular as unidades disco, pastas e arquivos do sistema.D)Chkdisk - Tem a função de reparar inconsistências encontras em aquivos, ele é uma versão melhorada do scandisk.E)Desfragmentador de disco Resposta correta.

ID
119758
Banca
IBFC
Órgão
ABDI
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Tipicamente a pasta de sistema do Microsoft Windows que consiste em personalizar as configurações do computador chama-se:

Alternativas
Comentários
  •  

    O Painel de Controle permite que se altere configurações e o modo de operação do Windows. Podemos reconhecer novos componentes de hardware instalados, adicionar e remover programas, etc. Fornece um conjunto de ferramentas administrativas com finalidades especiais que podem ser usadas para configurar o Windows,
    aplicativos e ambiente de serviços.

  • 10 anos depois e essa questão continua atual. 

    GABARITO D

  • nao sabia que painel de controle era chamado de pasta


ID
122332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca da Internet e da intranet, assim como dos conceitos de organização de informação em ambientes eletrônicos, julgue os próximos itens.

A composição do nome de um arquivo no Windows deve ter no máximo 255 caracteres seguido da terminação que identifica o tipo de arquivo, como doc, txt, pdf ou xls, precedido de um ponto final, ou então de dois pontos (:), barra (/), ou sinal de maior (>) ou menor (<).

Alternativas
Comentários
  • O correto deve ser: A composição do nome de um arquivo no Windows deve ter no máximo 255 caracteres seguido de um ponto e da terminação que identifica o tipo de arquivo, como doc, txt, pdf, xls,etc...Não pode ser usado sinais como:dois pontos (:), barra (/), ou sinal de maior (>) ou menor (<).
  • Há algumas regras que devem ser seguidas ao nomear um arquivo ou pasta no sitema operacional Windows:a) um nome de arquivo pasta deve ter até 255 caracteres.b)Não pode ser usado os seguintes caracteres:* \ /:?" > <.c)Não pode ter dois obejtos com o mesmo nome no mesmo diretório.(pasta)d)Arquivos possuem extensão ( ou chamado sobrenome) que é um conjunto de três caracteres e serve para identificar o tipo de um arquivo.EXemplos:documentos do WORD - trabalho.DOC
  • Vários erros nesta afirmativa. Um arquivo do Windows necessariamente NÃO PRECISA ter ponto (.) e depois terminação (conhecido como extensão). O arquivo C:\WINDOWS\System32\drivers\etc\hosts é um exemplo. Neste arquivo você pode especificar endereços de sites que não deseja que sejam carregados nos seus navegadores. Dois pontos, barra, sinal de maior ou menor não podem ser usados para nomear um arquivo. Somente a primeira parte está certa (que deve ter no máximo 255 caracteres).

  • Errado. O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) está incluído nessa contagem de caracteres. Além do mais, não é possível usar os caracteres reservados / (barra normal – usado para opções de linha de comando) | (barra vertical – usado para concatenar comandos na linha de comando) \ (barra invertida – usado para localização de pastas) : (dois pontos – significa unidade de disco) * (asterisco – caractere curinga para substituir vários caracteres em uma pesquisa) ? (interrogação – caractere curinga que substitui um caractere em pesquisas) < (sinal de menor – usado para indicar a origem de informações em uma linha de comando) > (sinal de maior – usado para indicar a saída de informações em uma linha de comando). A extensão do arquivo é uma convenção, não obrigação. Existem arquivos sem extensão no computador, como o HOSTS, que armazena os redirecionamentos de URL e IPs localmente.
  • Gabarito: ERRADO

     

    Caracteres não aceitos nas pastas e/ou arquivos:

     

    /|\    ( Vulcão)

     

    :*          (Beijo)

     

           (Losango)

     

    "?        (Chuva)

  • Esse CESPE é um brincalhão mesmo

  • Podem ir direto ao comentário do Fernando NishimuradeAragao. 

    SABE TUDO O HOMI!!!

  • ela perdeu o controle 

    ela perdeu o controle de novo

     

    entendedores entenderão

  • Há algumas regras que devem ser seguidas para nomear (e renomear) um arquivo ou uma pasta no sistema operacional Windows. Aqui vão elas:

     

    1. Um nome de arquivo ou pasta deve ter até 260 caracteres.

    O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) faz parte desses 260 caracteres. = Fernando Nishimura

    2. Não podem ser usados os seguintes caracteres: * (asterisco), “ (aspas), > (sinal de maior), < (sinal de menor), : (dois pontos), / (barra), | (barra vertical), (barra invertida) e ? (interrogação).

    3. Não pode haver dois objetos com o MESMO NOME no mesmo diretório (pasta).

     

    Gabarito: ERRADO

  • "

    ..

    *

    /|\

    /? \

  • No Windows nomes de arquivos podem ter até 255 caracteres nas versõesmais antigas e 260 nas mais novas, mas alguns são proibidos por possuírem funções reservadas, são eles:

    / \ * : ? < > | “

  • WINDOWS 260 CARACTERES

    LINUX 255 CARACTERES

    “TRIDENTE BEIJADO DOS DOIS LADOS?”

    "\|/:* < >?"

  • TRIDENTE BEIJADO DOS DOIS LADOS?”

    "\|/:* < >?"

  • Sobre os caracteres vedados:

    Que dia é hoje? Sábado ☺

    Setas <>

    Aspas (duplas) “”

    Barras / | \

    Asterisco *

    Dois pontos :

    Interrogação ?

  • Primeiro erro: A extensão não é obrigada a estar no nome do arquivo

    Segundo erro: Os caract. mencionados são proibidos.

    Terceiro erro: Caract. máximos no windows= 260. Linux=255


ID
122335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca da Internet e da intranet, assim como dos conceitos de organização de informação em ambientes eletrônicos, julgue os próximos itens.

A pasta ou diretório de nome Arquivos de Programas do Windows, localizada no diretório raiz C:, é o local designado para a instalação de programas executáveis nesse sistema operacional. Essa centralização de instaladores facilita, principalmente, a identificação de quais são os sistemas instalados para que possa ser feita uma remoção adequada, bastando, para tanto, apagar o diretório completo que contém o programa que se deseja desinstalar.

Alternativas
Comentários
  • A remoção adequada é feita utilizando-se o programa Adicionar ou remover programas, no painel de controle.:)
  •  No caso do Windows 7 também pode ser usado: Iniciar>computador>desinstalar ou alterar um programa

  • Por isso que eu gosto de questões da CESPE, eles têm conteudo. São questões desse tipo que mesmo que você erre vc fica feliz pois errou uma questão fundamentada, não que eu tenha errado, mais a alternativa explica direitinho onde é localizado o diretório explica qual a função do diretório  que é instalar os programas executáveis no sistema operacional daí que no final ele afirma que para remover o programa deve-se excluir o diretório em que o programa se encontra... Alguém que não conheça a cespe e só em ler o inicio vai logo marcar a alternativa como correta...


    bons estudos

  • Errado. A definição da pasta está correta, entretanto a remoção não deve ser realizada como proposto pela questão, mas pelo Painel de Controle ou pelo atalho UNINSTALL que algumas aplicações disponibilizam nos atalhos do aplicativo.
  • A desinstalação correta de um PROGRAMA deve ser feita SEMPRE pelo painel de controle ou pelas configurações dos WINDOWS mais recentes


ID
124876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Algumas questões de informática dependem da prática cotidiana do uso do computador.Esta questão seria um desses exemplos.Para resolvê-la tem que testar,seguir o comando da alternativa e verificar se dá certo.É o caso da alternativa C.
  • Cada vez que você fizer um cortar (CTRL-X) ou um copiar (CTRL-C) de um elemento, este é conservado temporariamente na área de transferência. A área de transferência de Windows encontra-se no Gerenciador de álbum (salvo Vista).

    Para acessá-lo, basta:
    • Clique em Iniciar/Executar / Digite: clipbrd

  • I-ERRADA. Os ícones da questão NÃO SÃO ATALHOS. Atalhos tem a "seta preta" em seu rodapé.

    II-ERRADA. Ao se fazer LogOff o computador não será reiniciado.

    III- Correta.

    IV- Errada. A exclusão de um programa sem gerar danos ao sistema operacional, deve ser feita atraves de Painel de controle- Adicionar ou remover programas.

    V- Errada. Bas clicar com o botão direito do mouse e ir em propriedades.
  • a) Os atalhos não são disponibilizados na área de transferência do Windows, mas sim na área de trabalho.

    b) a máquina não será reiniciada.

    d) ao excluir um diretório há impactos sim ao sistema operacional.

    e) central de atendimento da microsoft?  desconheço essa opção de enviar email para a central de atendimento.

  • A descrição do item A é sobre a Área de Trabalho, não a Área de Transferência do Windows. O item B está errado porque a opção logoff não reinicia o computador automaticamente. O item C é o correto, e pode ser acessado pela combinação Win+Pause. O item D está incorreto, porque apesar de possível, não é recomendada a exclusão de pastas do Windows manualmente. O item E, foi bem criativo ao inventar funções e tarefas atribuídas a central de atendimento da Microsoft.
  • a) Item errado. A área de transferência armazena dados temporariamente durante processos de transferência entre aplicativos ou documentos. Quando executamos a operação de copiar e colar (ou cortar e colar) o item selecionado é armazenado na área de transferência durante a primeira parte da operação (copiar ou cortar). Ao executar a operação de colar, o conteúdo da área de transferência é copiado para o destino. Observe que o item permanece na área de transferência.
    b) Item errado. A máquina não é reinicializada.
    c) Item correto. Os itens citados na alternativa estão presentes na aba “Geral” da janela de propriedades do sistema.
    d) Item errado. Excluir um programa da pasta Arquivos de Programas por intermédio do Windows Explorer pode causar impactos no sistema operacional.
    e) Item errado. A Microsoft não fornece tais dados. Isto pode ser obtido por meio do Windows Explorer, visualizando as propriedades do arquivo em questão.
    Gabarito: letra C.
    FONTE: PROFª. PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

ID
130024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a servidores de web e de aplicação, julgue os
próximos itens.

O Apache, um servidor web livre amplamente utilizado no mundo, é compatível com os sistemas operacionais Unix, Linux, Windows e Novell Netware.

Alternativas
Comentários
  • O Apache é um servidor Web extremamente configurável, robusto e de alta performance desenvolvido por uma equipe de voluntários (conhecida como Apache Group) buscando criar um servidor web com muitas características e com código fonte disponível gratuitamente via Internet. Segundo a Netcraft (http://www.netcraft.com/), o Apache é mais usado que todos os outros servidores web do mundo juntos. [fonte: http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-s-apache.htm]

    Além de estar disponível para o Linux (e para outros sistemas operacionais baseados no Unix), o Apache também conta com versões para o Windows, para o Novell Netware e para o OS/2, o que o torna uma ótima opção para rodar em computadores obsoletos (desde que este atenda aos requisitos mínimos de hardware). [fonte: http://www.infowester.com/servapach.php]

     

  • Parabéns Michele pelo excelente comentário!

  • Essa parte do Novell Netware deu  frio na barriga. 

  • Não entendo muito sobre SO, mas falou em COMPATIBILIDADE entre LINUX e WINDOWS, marca CERTO!

     

    Se estiver errado, me corrijam, mas só vi acontecer isso nas questões...

     

     

  • Características do servidor Apache

    O Apache Server é um software livre, o que significa que qualquer um pode estudar ou alterar seu código-fonte, além de poder utilizá-lo gratuitamente. É graças a essa característica que o software foi (e continua sendo) melhorado ao passar dos anos. Graças ao trabalho muitas vezes voluntário de vários desenvolvedores, o Apache continua sendo o servidor Web mais usado no mundo.

    Além de estar disponível para o Linux (e para outros sistemas operacionais baseados no Unix), o Apache também conta com versões para o Windows, para o Novell Netware e para o OS/2, o que o torna uma ótima opção para rodar em computadores obsoletos (desde que este atenda aos requisitos mínimos de hardware).

     

    Fonte: https://www.infowester.com/servapach.php

     

    Gabarito Certo.

  • Mas como exatamente o Apache funciona? 

    Embora estejamos chamando o Apache de servidor de internet, ele não é um servidor físico. Ele é um software que é executado em um servidor. O trabalho dele é estabelecer uma conexão entre o servidor e os navegadores de sites (Firefox, Google Chrome, etc.) enquanto puxa e entrega arquivos entre eles (estrutura cliente-servidor).

    O Apache é um software multiplataforma. Portanto, ele funciona tanto em servidor Unix quanto em servidor Windows. Assim, você está amparado pelo uso dos dois lados, independente qual deles queira usar.

    Quando um visitante quer carregar uma página no seu site, por exemplo, a página inicial ou a página “Sobre nós”, o navegador dele envia um pedido para o seu servidor e o Apache devolve uma resposta com todos os arquivos solicitados (texto, imagens, etc.).

    O servidor e o cliente se comunicam pelo protocolo HTTP. E o Apache é responsável por facilitar e assegurar a comunicação entre os dois lados.

    O Apache é altamente personalizável e ele tem uma estrutura baseada em módulos. Esses módulos permitem que os administradores dos servidores ativem ou desativem novas funcionalidades.

    O Apache tem para segurança, cache, reescrita de URL, autenticação de senhas e mais. Você também pode fazer suas próprias configurações de servidor por um arquivo chamado , suportado em todos os planos da .

  •  Apache é um servidor Web, com código fonte aberto (software livre) e disponível para vários sistemas operacionais, dentre eles: Unix, Linux, Windows e Novell Netware.

    #seguefirme

  • Apache é um servidor de código aberto e nome oficial é Apache HTTP Server, mantido pela Apache Software Foundation, e alimenta cerca de 46% de todos os sites hospedados na internet. O Apache permite que donos de sites mostrem e mantenham seus conteúdos na internet – daí o nome de “servidor de internet”.

    é recomendado para ser usado nas distribuições do linux, novell netware (S.O. POUCO CONHECIDO) ou no windows

  • Novell NetWare é um sistema operacional para servidores de arquivos, desenvolvido pela Novell. Foi o primeiro sistema operacional a possibilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras de maneira confiável e fácil de gerenciar nos PCs. No início dos anos 90, a Novell liderava esse mercado mundialmentee chegou a ter 70% de participação no Brasil


ID
131620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Windows, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.A opção Definir acesso e padrões do programa pode ser acessada a partir do menu Iniciar do Windows, mas tem que ser o menu padrão do windows, não o menu clássico!
  • a)ERRADA. Por meio do menu Iniciar do WIndows XP, tem-se à opção Executar que permite o usuário digite um comando( um nome de arquivo ou pasta) para ser EXECUTADO (aberto) no computador.Portanto, a questão está incorreta, pois ela afirma que os aplicativos não serão previamente executados.b)Correto.c)INCORRETA.O LOGOFF é ato de um usuário informar ao sistema operacional que deixará de usá-lo sem desligar a máquina, para que o sistema retorne, ele pedirá uma senha ao próximo usuário que quiser usar o computador.d)ERRADO.No painel de Controle, na opção remover e adicionar programas é que consiste um diretório especial para a instalação e remoção de programas, não na janela Meu Computador, como afirma a questão.e)ERRADO.O windows realmente disponibiliza no Menu Iniciar, Meus documentos Recentes, os últimos 15 documentos ABERTOS no computador, e não salvos como afirma a questão.
  • LETRA B!

    Comentários do Prof. Leandro S. Vieira:
    A opção A está incorreta, pois a opção Executar fará com que, previamente a abrir o arquivo desejado, seja aberto o programa do Microsoft Office compatível com o tipo de arquivo em questão;
    A opção C está incorreta, pois Fazer Logoff encerra a sessão do usuário atual.
    A opção D está incorreta, pois a correta desinstalação de um programa é feita pelA opção Adicionar/Remover Programas no Painel de Controle, ou pelo desinstalador que acompanha o programa.
    A opção E está incorreta, pois a lista de arquivos de dados criados ou abertos não se restringe a arquivos recentemente criados, a lista é limitada pela quantidade de arquivos;
     

  • Olá pessoal, resolvi essa questão por eliminação: não sei o porque da alternativa b) ser a correta porém.

    alternativa a) fala que por meio do botão executar podemos abrir um arquivo sem executá-lo, nunca isso pode acontecer, pra abrir um programa tem que executar ele.

    alternativa c) quando fazemos logoff não excluimos outro usuário já cadastrado.

    alternativa d) é possivel acessar o diretório arquivos de programas, porém não é suficiente excluir desse diretório o arquivo, temos que ir em painel de controle e opção adcionar ou remover programas para remover um programa corretamente.

    alternativa e) o windows disponibiliza uma lista de documentos recentes, porém não necessariamente esse documento tem que ser salvo no computador, basta que ele seja aberto e vai para a lista dos documentos recentes.

    Bons estudos, caso alguém possa me explicar a alternativa b) agradeço...


  • Letra B. A situação descrita no item A é impossível, basta saber que para abrir um arquivo DOC é necessário executar o Microsoft Word, assim como o documento XLS é necessário executar o Microsoft Excel, e assim sucessivamente. O item B, correto, existe por causa das opções de diferentes navegadores e gerenciadores de e-mail. Quando não está configurado, ao acessar um arquivo de Internet, será questionado se o aplicativo é padrão ou se deseja torná-lo padrão. A associação de arquivos DOC com o Word é padrão, mas para HTM, HTML, PST, EML, é preciso escolher o aplicativo desejado. O item C faz a descrição da ação de exclusão de usuário mas relacionando com a ação de encerrar a sessão atual. O item D apresenta a forma incorreta de remover aplicativos do computador. O item E foi atualizado para o Windows 7, que possui listas de arquivos recentes para cada aplicativo, e não mais uma global para todo Windows como no XP.
  • Acho que a explicação que deram aqui, para a letra E, não é tão simples. Penso o seguinte: Para ter acesso a um arquivo que está sendo mostrado , na lista de recentes, ele tem de estar salvo no computador.É o que a alternativa fala. Então nao consigo ver erro
  • Colega,

    Veja como analisei a questão e se ajudo de alguma forma.
    A alternativa  "e", até este ponto está certa:
    "O Windows disponibiliza ao usuário uma lista de documentos recentes, que pode ser utilizada para acesso rápido a arquivos,
    Porém, impõe como condição para que o Windows disponibilize a lista ao usuário: "estes arquivos tenham sido salvos recentemente no computador em uso.", que está incorreto pois basta que os programas sejam acessados para serem disponibilizados na lista.
    Agora, se eu estiver errado, pelo amor de Deus me corrijam... Valeu...
  • Na letra E, o Windows disponibiliza a lista de documentos recentes apenas de aplicativos registrados, apenas do usuário atual, mesmo que tenham sido gravados em unidades remotas ou removíveis.
  • B

     

    Para visualizar o q a questão está falando: (>‿◠)

     

    http://4.bp.blogspot.com/-ig-PMYsG66Y/UO4OCMFfn4I/AAAAAAAABL8/-nVkQ1P6M-0/s1600/configuracaoProgramasPadrao.png

  • O golpe é dizer que é possível acessar o diretório Arquivos de programas, que consiste em um diretório especial do Windows para instalação de programas.

    É apenas Remoção de programas.


ID
131635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de organização de informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não fiz este concurso, porém a questão poderia ser anulada. O nome do software é WinRAR e não apenas rar. Rar é uma das extensões que o winrar.
  • Exato. O WinRar, como o próprio nome diz, é a versão Windows do programa RAR, originalmente desenvolvido para DOS.(aliás, a mesma coisa com o Winzip... com a diferença que o programa original, no DOS, era chamado de PKZIP)
  • Atenção, Administradores do QC! Esta questão foi anulada pelo CESPE.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Onde se lê “RAR”, deveria ser “WinRar”. Devido ao exposto, opta-se pela anulação da questão.
    Bons estudos!
  • Ola pessoal,

    Acho que o CESPE se equivocou em anular esta questão por este motivo:  


    Justificativa da banca:  Onde se lê “RAR”, deveria ser “WinRar”. Devido ao exposto, opta-se pela anulação da questão.

    Pois, como os colegas acima já comentaram, o RAR é SIM um programa e não apenas a extensão .RAR do Winrar. 
    E aqui está a prova:  http://www.rarlab.com/rarold.htm (Versões Obsoletas do Rar)

    O RAR teve várias versões que rodavam apenas em DOS. Só tempos depois que veio ser criada a versão do Windows, WINRAR, que foi para competir com o então lider de mercado WINZIP.

    Dado este esposto, fica minha indignação por quem fez a questão acertadamente e depois teve a mesma anulada equivocadamente.

    Lamentável.

    Abraços a todos e Bons Estudos.

ID
137857
Banca
UESPI
Órgão
PC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Após selecionar um item da área de trabalho (desktop), se pressionarmos a tecla de atalho F2, o que poderemos fazer de imediato com este item?

Alternativas
Comentários
  • F2 - Para Renomear Arquivos e Pastas1) Selecione o objeto desejado2) Acione o comando para Renomear:- Arquivo / Renomear- Pressionar F2 no teclado- Botão Direito do mouse / Renomear- Clicar uma vez no nome do objeto3) Digite o novo nome;4) Confirme (ENTER) - também pode CLICAR FORA DO ARQUIVO.
  • Gabarito C

    Para os não assinantes!

  • F2: Renomear objeto.

    Gabarito: C


ID
142978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do sistema operacional Windows, e de aplicativos do
Microsoft Office (MS) e do BROffice, julgue os itens seguintes.

O desktop, ou área de transferência do Windows, é um ambiente de trabalho em que ficam armazenados temporariamente os arquivos ou parte de documentos que foram excluídos ou que foram copiados e aguardam ser colados em outro destino.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Desktop, expressão inglesa oriunda de desktop publisher (editor de textos de mesa). São os comPutadores de mesa, estes que tem tudo separado (mouse, teclado, gabinete, monitor, imPressora...), e são os de menor custo. Ou também desktop, é o tampo da mesa, onde se apoiam os objetos de trabalho. Esta idéia é metaforicamente usada no meio comPutacional para denominar a Área de Trabalho do usuário, como se a tela ou ecrã do monitor de um comPutador Pessoal representasse a área de trabalhos de um tampo de uma mesa real de escritório.

    Em meio computacional, uma área de trabalho consiste de um ambiente gráfico adequado ao usuário, onde ele possa abrir algumas janelas de programas e efetuar operações básicas sobre as janelas abertas e sobre o ambiente em si. Há ambientes gráficos (gerenciador de janelas), que permitem ao usuário ter mais de uma área de trabalho ao mesmo tempo, a permitir-lhe boa distribuição das janelas dos programas abertos entre as áreas de trabalho para uma melhor organização.

    (Fonte: Wikipédia Brasil)
    .
    Alea jacta est!

  • O erro da questão é comparar o desktop com a área de transferência do Windows!

    O desktop é a área de trabalho do usuário!

    A área de transferência do Windows é um local reservado pelo sistema operacional, na memória do computador. Sua função é salvar provisoriamente o que foi copiado, pois caso seja salvo outro texto ou arquivo, o que foi anteriormente salvo, é apagado. Assim como também ao desligar o computador, os arquivos armazenados também são apagados.

     

  • Esta questão embaralhou os conceitos de desktop e área de tranferência, o examinador teve como preocupação, ao que parece, de somente laçar o concurseiro "meia boca".

  •  DESKTOP = Área de trabalho ou a tela do computador, onde se coloca as ferramentas que mais se usam.
    ÁREA DE TRANSFERÊNCIA =  Área de armazenamento temporário de informações que você copiou ou moveu de um lugar e planeja usar em algum outro lugar.

    DESKTOP # ÁREA DE TRANSFERÊNCIA.
  • Desktop: é a área de trabalho

    Área de transferência: é um local que armazena temporariamente arquivos copiados ou recortados.

  • desktop é a área de trabalho! Se a questão estivesse falando somente da área de transferência estaria OK!

    GAB: E


ID
142981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do sistema operacional Windows, e de aplicativos do
Microsoft Office (MS) e do BROffice, julgue os itens seguintes.

O menu principal de acesso no Windows, ativado pelo botão Iniciar, pode oferecer um conjunto de ícones que permitem acesso direto a pastas específicas do usuário como Documentos recentes, Meus locais de rede, Meus documentos e Meu computador.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETASomente complementando a questão..O Botão Iniciar é, provavelmente, o Controle mais importante do Windows. Quando você ativa este botão, as opções do Menu Iniciar ficam disponíveis, e através delas você poderá executar qualquer aplicação em seu PC. Na verdade, praticamente tudo que você queira fazer em seu computador pode ser feito a partir do Menu Iniciar.O Botão Iniciar (e consequentemente o Menu Iniciar) pode ser acessado a partir de qualquer lugar no Windows. Para isso, basta pressionar as teclas Control e ESC simultaneamente. Uma vez estando nele, você poderá selecionar uma de suas opções pressionando as teclas para cima e para baixo. Quando um item tiver um submenu (o que será dito pelo Virtual Vision), você poderá entrar neste submenu pressionando Enter ou voltar ao menu anterior pressionando ESC. Para executar uma opção do Menu Iniciar, basta pressionar a tecla Enter após selecionar a opção desejada.
  •  

     Está correta, mas se o windows xp estiver configurado como janelas clássicas do windows acessando "inicicar > configuracoes > barra de tarefas e do menu inicicar" não irá aparecer esses ícones, somente documentos recentes, a questão deve vir dizendo "em um windows instalado com a configuracao básica" , senão é cabível de recurso

  • Para o colega abaixo.............vamos parar com essa mania de tudo querer anular.....putz, isso é coisa de fraco.....a questão fala que "pode oferecer", ou seja, não está falando de forma absoluta .



  • :



  • A imagem representa o menu principal de acesso no Windows, ativado através do botão Iniciar: 
  • A maneira mais comum de abrir o Menu Iniciar é aplicar um clique no Botão Iniciar, mas também é possível acionar a comibinação de teclas CTRL+ ESC para iniciar este menu. Além disso, ainda existe, na maioria dos teclados, uma tecla específica para essa finalidade com o formato do símbolo do Windows. Basta acioná-lo um única vez e o menu inicial vai se abrir.



    Fonte: Informática para Concursos- João Antonio
  • Não consegui visualizar "Meus locais de rede" nas imagens. Alguém pode mostrar???

  • Cintia, no caso, depende do Windows, por exemplo, no Windows XP aparece "meus local de redes". Devido a data do certame (2009), deveria estar se referindo ao XP. De qualquer forma, é possível em qualquer criar um atalho ali.



ID
142984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do sistema operacional Windows, e de aplicativos do
Microsoft Office (MS) e do BROffice, julgue os itens seguintes.

Para encerrar uma sessão de trabalho e desligar um computador com sistema Windows, deve-se clicar o botão Iniciar, solicitar o logoff, depois, na janela disponibilizada, clicar o botão Desativar e, em seguida, o Cancelar.

Alternativas
Comentários
  •  INCORRETA
         O comando logoff é ato de um usuário informar ao sintema operacional que deixará de usuá-lo sem desligar a máquina, para que o sistema retorne, ele pedirá uma sennha ao próximo usário.
     
         Para encerrar uma sessão de trabalho e desligar o computador com sistema Windows, deve clicar o botão Iniciar e depois clicar no botão desligar, disponibilizado na janela.
           Atalho: ALT+ F4
     
       
  • Questão incorreta.Para desligar o computador com Windows:Botão Iniciar >> Desligar >> Desligar (seleciona caixa de opções) >> OK.
  • Ao clicar em logoff, abre-se uma janela onde se pode optar entre fazer logoff ou mudar de usuario.

    trocar usuario: os programas em uso permanecem abertos, e uma janela com os nomes dos demais usuarios do computador é exibida para que a troca seja feita.

    fazer logoff: todos os programas em uso serão fechados e, a seguir, aparecerá uma janela para a escolha de novo usuario.

    Já para desligar o caminho é: menu iniciar, desligar, desativar.

  • ALT+F4 é um comando que fecha a página onde se está apenas> Ele não desliga o computador.

  • Não sei quanto ao XP, pois não uso ela há um certo tempo. Mas no Windows 7 :

    Alt+F4 dá a opção de Desligar o Computador.

  • Respondendo ao colega Samuel,tanto no XP quanto no Windows 7 ao se clicar as teclas Alt + F4 existe a opção desligar,a diferença é que no XP são disponibilizadas apenas três opções, Desligar - Reiniciar - Hibernar.

    Bons estudos!

  •  Estando na área de trabalho e se clicando ALT + F4 , será exibida uma caixa de diálogo onde há a opção de desligar o computador , porém , estando em uma janela de qualquer programa , a mesma será fechada automaticamente sem o aparecimento de uma janela de diálogo . Assim , atenção , o comando ALT + F4 vai ter estas duas possibilidades , a depender de se estar na área de trabalho sem janelas maximizadas ou na forma restaurada ou com alguma janela operando . 
  • Para encerrar uma sessão de trabalho e desligar um computador com sistema Windows, deve-se clicar o botão Iniciar, solicitar o logoff, depois, na janela disponibilizada, clicar o botão Desativar e, em seguida, o Cancelar.

    Após efetuar LOGOFF e acionar a opção DESATIVAR, o usuário cancela? Assim o computador não será desligado.
  • A bagunça dos conceitos foi grande na questão, tive nem medo de tacar o errado! Avante!


ID
143008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos e aplicações para Internet e intranet,
bem como a organização e o gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas, julgue os itens que se seguem.

A pasta Arquivos de Programas, do Windows, é o local em que normalmente são instalados os programas do sistema operacional Windows. Essa pasta também pode ser utilizada para a criação de novas pastas para instalação, pelo próprio usuário da máquina, de outros programas de seu interesse.

Alternativas
Comentários
  • Por motivos organizacionais o Windows tem essa pasta padrão para a locação permanente dos dados advindos de programas instalados em seu bojo.
    Porém trata-se de uma pasta comum onde o usuário poderá perfeitamente alocar pastas com arquivos executáveis e instalação de softwares.
  • Eu achei que a pasta Arquivos de Programas serve para os outros programas instalados no computador (não do sitema operacional Windows),  enquanto que a pasta Windows os programas do sistema operacional windows. Questão duvidosa!!! o que acham???

  • Concordo com marcony!

    Para mim, a questão é muito duvidosa, visto que os programas do sistema operacional Windows são instalados na própria pasta do windows, a exemplo dos conhecidos paint e paciêcia, além dos aplicativos de sistema que são programas do intalados junto com o sistema windows e não programas advindos de outras instalações ulteriores.

  • Bom pessoal, não vi nada de confuso nem duvidoso nessa questão, ela fala o seguinte:

    A pasta "arquivos de programas" como todo mundo já sabe, é a pasta onde são instalados arquivos de programas  do sistema operacional do windows. E ainda acrescenta que essa pasta "arquivos de programas" também pode ser utilizada para instalação de novos programas, um ex. disso é quando instalamos o nero, o photoshop, uma impressora etc. as pastas contendo arquivos desses programas vão direto para o diretório "arquivos de programas".... espero ter ajudado, bons estudos
  • Questão correta! A pasta Arquivos de Programas, do Windows, é o local em que normalmente são instalados os programas do sistema operacional Windows. Não confudam a instalação de programas com a instalação do sistema e grifem sempre palavras como "sempre", "independentemente", "normalmente", "necessariamente". Os programas normalmente são instalados na pasta Arquivos de Programas, mas você também encontra programas instalados na pasta Windows, como o notepad, por exemplo.

    O sistema em si é instalado no diretório System32 da pasta Windows.

ID
143011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos e aplicações para Internet e intranet,
bem como a organização e o gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas, julgue os itens que se seguem.

No Windows, ao se excluir o atalho de um arquivo criado em qualquer ambiente de trabalho, como, por exemplo, na pasta Meus Documentos, o arquivo correspondente original também será automaticamente excluído do computador em uso

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta.Ao excluir o atalho, o arquivo vinculado a esse atalho não será automaticamente excluído.
  • A exclusão de um atalho não implica necessariamente na exclusão do arquivo correspondente. Inclusive o atalho poderá ser recriado com base no arquivo referido.A recíproca é verdadeira, visto que, ao se excluir o arquivo, o atalho não será excluído.Porém nesta hipótese ficará inutilizavél.
  • Bom gente, os atalhos apenas um caminho criado para encontrar determinado arquivo ou pasta, se excluirmos esse atalho excluimos o caminho o arquivo vai ficar no mesmo local...
  • AUTOMATICAMENTE: ( ◑‿◑

     

    -95% das questões são ERRADAS

    -5% serão CERTA ( Ex. de Exceção : Q334827)

  • Gabarito: Errado.

    Ao excluir o atalho de um documento, apenas o atalho é excluído. O documento original continuará no computador.


ID
143302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do sistema operacional Windows, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta CORRETA letra

    Área de trabalho, como o próprio nome diz, é o espaço que temos para trabalhar no Windows.Ela é a principal área exibida na tela quando você liga o computador e faz logonWindows. Serve de superfície para o seu trabalho, como se fosse o tampo de uma mesa real. Quando você abre programas ou pastas, eles são exibidos na área de trabalho. Nela, também é possível colocar itens, como arquivos e pastas, e organizá-los como quiser. 

    Como os programas são executados sobre a área de trabalho, é comum ela ficar parcial ou totalmente oculta. Mas ainda está lá, por baixo de tudo. Para ver a área de trabalho inteira sem fechar os programas ou as janelas abertas, clique no botão Mostrar Área de Trabalho na barra de tarefasImagem do botão Mostrar Área de Trabalho. A área de trabalho será revelada. Clique no ícone novamente para restaurar todas as janelas ao estado anterior.
  • c) Errado. Para fazer a troca de usuários, pode-se fazer o logoff para encerrar a utilização do usuário atual e possibilitar que outro usuário faça o login e utilize o sistema. Outra forma é utilizar a troca rápida de usuários, onde o usuário atual não encerra sua sessão, mas permite que outro usuário faça o login no Windows. Não é necessário encerrar as aplicações em execução, basta no botão Iniciar ->Logoff ->“Alternar usuário”. O sistema mostrará as
    contas de usuários cadastradas (no caso da configuração padrão) permitindo que se escolha a conta de usuário para a qual deseja trocar. Observe que isto não é possível se o Windows estiver trabalhando em rede e configurado para pertencer a um domínio (servidor Windows que controla grupos de contas de usuários e as permissões de acesso deles).
    d) Errado. A opção de propriedades, quando selecionado um disco local, não apresenta lista de arquivos e sim detalhes sobre o espaço do disco e outras configurações.
    e) Errado. A configuração do Firewall do Windows XP apresenta a opção “Ativado (recomendável)” e possibilita escolher exceções nesta opção. A outra opção é “Desativado (não recomendável)”. Se o Firewall está desativado, não há necessidade de exceções, uma vez que ele não irá bloquear acessos.
  • Comentários do Prof.  ALEXANDRE LÊNIN CARNEIRO - pontodosconcursos:
    a) Item Errado. O Painel de Controle do Windows é uma ferramenta que permite personalizar o Windows. É composta de vários ícones que acionam aplicativos de configuração. A ferramenta para geranciamendo de arquivos no XP é o Windows Explorer.
    b) CORRETO! A área de trabalho, em uma instalação padrão, apresenta o ícone da lixeira e a barra de tarefas, que contém o botão iniciar, a área de notificação e o relógio, entre outros. Os ícones criados pelo usuário podem ser armazenados na área de trabalho e, em alguns casos na barra de tarefas (inicialização rápida, por exemplo).
  • eu marquei a opção correta... mas depois fiquei pensando como se cria um ícone no windows, não seria atalho...

  • ▐▓█▀▀▀▀▀▀▀▀▀█▓▌░▄▄▄▄▄░
    ▐▓█░░▀░░▀▄░░█▓▌░█▄▄▄█░    _/﹋\_
    ▐▓█░░▄░░▄▀░░█▓▌░█▄▄▄█░
       (҂`_´)              ├┬┴┬┴                 
    ▐▓█▄▄▄▄▄▄▄▄▄█▓▌░█████░      ╦╤─ ҉ - -      ├┬┴┬┴         ┌∩┐(_)┌∩┐ 
     ░░░░▄▄███▄▄░░░░░█████░   _/﹋\_             ├┬┴┬┴
                  

                

               FIREWALL

     

    ➣ o Firewall é como se fosse um "vigilante", uma única porta de entrada em uma rede, o cara que controla o tráfego que vem de fora para dentro da rede.

     

    Filtra as portas de conexão TCP, e só !!!

     

    Filtro de Segurança

     

    NÃO é antivírus, NÃO analisa o conteúdo de mensagens de e-mail, NÃO criptografa mensagens, NÃO impede SPAM ou PHISHING, NÃO é antispyware, etc

                                              -  ANTEÇÃO ESPECIAL  - NÃO é ANTIVÍRUS, NÃO DETECTA VÍRUS já instalados no PC

     

    ➣ Ajuda a bloquear a ENTRADA de vírus ou vermes (Worms)

     

    Fiscal de ENTRADAS e SAÍDAS

    -possui um conjunto maior de regras para bloqueio de conexões originadas de fora do computador do que para as conexões originadas de dentro do computador.

     

    Decidi quais aplicativos podem ou não acessar a rede.

     

    NÃO é monitor OU protetor de  registro de sistema

     

    modo de segurança avançado do firewall : pode especificar precisamente quais aplicativos podem e não podem fazer acesso à rede, bem como quais serviços residentes podem, ou não, ser externamente acessados.

     

    pode ser compartilhado (Q65201) (O_o) ????? (Não consigo imaginar um Firewall sendo compartilhado, mas ta nhe..)

     

    - Existem dois tipos de firewall:


    Firewall software (programa)
    ⇒  Firewall hardware (que é uma máquina programada para filtrar as entradas e saídas de uma rede)

    - Qualquer equipamento pode ser compartilhado numa rede, e se eu tiver um firewall hardware também poderei compartilhá-lo (aliás o que é regra em redes empresariais) da mesma maneira que compartilho uma impressora, um cartão de memória, um HD, até um pendrive eu posso compartilhar.

  • ⇒ Firewall software (programa)


    ⇒  Firewall hardware (que é uma máquina programada para filtrar as entradas e saídas de uma rede)

    - Qualquer equipamento pode ser compartilhado numa rede, e se eu tiver um firewall hardware também poderei compartilhá-lo (aliás o que é regra em redes empresariais) da mesma maneira que compartilho uma impressora, um cartão de memória, um HD, até um pendrive eu posso compartilhar.

    B.


ID
143467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção correta com relação ao sistema operacional Windows.

Alternativas
Comentários
  • Resposta CORRETA letra CUsando Adicionar/Remover Programas no Painel de Controle, você pode executar diversas tarefas, principalmente instalar um aplicativo a partir de uma mídia local, como um CD-ROM ou um disquete; um local definido do Active Directory, no caso de um aplicativo atribuído e publicado em uma rede corporativa; ou a Internet. Você também pode usar Adicionar ou remover programas para remover ou modificar um aplicativo existente ou reparar um aplicativo danificado. 

    Adicionar ou remover programas também oferece os seguintes recursos: 

    • Uma interface de usuário única para gerenciamento e manutenção dos programas.
    • Suporte à instalação de programas quando um usuário tem um pacote de programas (em mídia local), bem como instalação de um ambiente da Internet ou corporativo. 
    • Expõe o componente do Windows Installer, mantendo o suporte a outras tecnologias de instalação.
  • a) O correto seria barra de tarefas, e não barra de ferramentas.

  • Comentários PROFESSOR: ALEXANDRE LÊNIN CARNEIRO - pontodosconcursos:
    a) Olha a pegadinha! A barra que aparece na área de trabalho e que apresenta o botão Iniciar é a barra de tarefas e não a barra de ferramentas!
    b) O ícone em questão permite o acesso direto aos locais de armazenamento de arquivos e aos locais de rede. Ambos os itens estão na janela aberta pelo ícone “Meu computador”. Os locais de rede não serão apresentados se o computador não estiver conectado em rede.
    c) CORRETO! Esta é a maneira correta de desinstalar um aplicativo.
    d) Falso. Não existe menu de atalho para a opção indicada na área de trabalho.
    e) Falso. Para selecionar todos os objetos da área de trabalho de maneira eficiente deve-se utilizar o atalho [Ctrl] + A, ou clicar em uma das extremidades da tela e arrastar o mouse até a extremidade oposta. A tecla [Ctrl] destina-se a seleções individuais, sem desmarcar o que estiver selecionado.
  • Letra C. Na letra A é barra de tarefas. Na letra B uma restrição, sendo que na configuração padrão o Meu Computador permite acesso aos Meus Locais de Rede. Na letra D os menus de atalhos podem ser acessados pela área de trabalho, mas não com este objetivo listado. Na letra E, a tecla CTRL permite a seleção individual. Para aplicar um comando a todos os itens, é preciso selecionar tudo antes, com Ctrl+A.
  • Eficiente? Por alguns segundos apenas?


ID
143479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da organização e gerenciamento de arquivos e pastas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. O Internet Explorer é o programa utilizado para navegar na Internet.
    b) Certa. Para excluir um arquivo você pode enviá-lo para a lixeira e em seguida exclui-lo de lá. Outra forma de excluir um arquivo sem ter que mandá-lo para a lixeira é utilizando as teclas SHIFT+DELETE diretamente no arquivo.
    c) Errada. É possível sim alterar o nome de um arquivo ou diretório criado anteriormente. Na maioria das vezes, em informática, tudo pode ser desfeito e alterado.
    d) Errada. Excluindo a pasta onde se localiza o programa não necessariamente o remove do computador, pois as informações relativas ao mesmo ainda continua no registro. Para se excluir corretamente deve-se ir no Painel de Controle/Adicionar e Remover Programas.
    e) Errada. Um diretório pode ser visto como um conjunto de pastas. O processo descrito na questão diz respeito a ação de renomear um arquivo. 
  • Comentários PROFESSOR: ALEXANDRE LÊNIN CARNEIRO - pontodosconcursos:
    a) Errado. O Internet Explorer é o programa para navegação na Internet (browser). Para acessar as pastas e arquivos, utiliza-se o WINDOWS EXPLORER.
    b) Certo. Para que um arquivo seja excluído definitivamente, após a exclusão ele deve ser removido da lixeira. Existem outras maneiras
    de fazer isto como segurar a tecla [Shift] quando for excluir o arquivo não o enviará para a lixeira. Existe, ainda, a possibilidade de configurar o Windows para que ele não envie os arquivos excluídos para a lixeira.
    c) Errado. É possível alterar o nome de um arquivo criado.
    d) Não! Remover os arquivos do computador não implica na exclusão completa do programa instalado. Em muitos casos, o programa cria itens na área de trabalho, no menu iniciar, pastas especiais para os arquivos gerados na sua utilização, além de realizar configurações no sistema durante o processo de instalação. Por isso, a forma correta é utilizar a opção “Adicionar ou remover programas” do “Painel de Controle”.
    e) Negativo. Confusão aqui! Diretório não é um termo comum no ambiente Windows. O correto é “pasta”. Existem várias maneiras de criar uma pasta, mas nenhuma delas requer a criação de uma cópia de qualquer arquivo!
  • Na minha opinião todas estão erradas, visto que eu não DEVO, obrigatoriamente, remover a partir do gerenciador de arquivos ( windows explorer ).
  • Pessoal, não diria que a alternativa b é a alternativa correta, e sim a alternativa menos errada, calma eu explico:

                            Como sabemos hoje em dia não é mais possível dizer que exclui um arquivo definitivamente do computador, pois temos a disposição programas que recuperam esses arquivos mesmo depois de esvaziada a lixeira e até mesmo depois de formatada a máquina. Acho que a única forma de excluirmos um arquivo definitivamente do computador é chamando o Ozama Bim Laden pra explodir a tua máquina caso contrário não poderiamos falar em excluir definitivamente...

    Bons estudos
  • Na minha opnião todas estão ERRADAS, pois para excluir um arquivo definitivamente eu não DEVO fazer como diz a alternativa B. Se a questão dissesse: "PODE-SE removê-lo para a lixeira(....)", aí sim estaria correto.

    b) No Windows, para se excluir definitivamente um arquivo do computador, DEVE-SE removê-lo para a lixeira a partir do gerenciador de arquivos e, em seguida, deve-se também removê-lo da lixeira.ERRADO

    BONS ESTUDOS!!!!!!!!!
  • Letra B. Na letra A o aplicativo é o Windows Explorer. Na letra C a ação Renomear é acessível pelo menu Arquivo, pelo menu de contexto e pela tecla F2. Na letra D, o comando DELETE é uma tecla, e não um aplicativo. Até na antiga versão do MS-DOS era um comando interno, sem arquivo correspondente, como o ATTRIB.EXE por exemplo. Na letra E, o procedimento não cria uma nova pasta (diretório).
  • Para a alternativa B estar correta, o certo seria substituir o verbo "deve-se" por "pode-se". Além de poder se excluir arquivos diretamente usando SHIFT+DEL.

  • kkkkkk

  • Como assim a letra B está correta ?

    para excluir definitivamente algum arquivo que esteja no computador é a tecla SHIFT+DEL

  • chocada com esse gabarito kkkkk

  • Olha Britto, sinceramente. Todas estão erradas!

    Questão anulável essa.


ID
149815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca das aplicações de informática, julgue os itens a seguir.

Por ser um aplicativo de software livre, o BrOffice somente pode ser executado no Linux e no Unix, não sendo compatível com o sistema Windows.

Alternativas
Comentários
  • Broffice atua tb no Windows.
  • Embora o BrOffice seja um software livre ele não faz parte do Linux, ele é multiplataforma roda tanto em Windows como em Linux.
  • ERRADOO BROffice pode ser executado tanto no Linux quanto no Windows. O fato de um software ser livre não faz com que esse software não rode em um sistema proprietário como o Windows.
  • O BrOffice pode ser executado tanto no sistema operacional Linux como no sistema operacional Windows , porém a recíproca não é verdadeira , ou seja , o Microsoft Office não pode rodar no Linux

  • ERRADO

    O BROffice pode ser executado tanto no Linux quanto no Windows.

    O fato de um software ser livre não faz com que esse software não rode em um sistema proprietário como o Windows. 

  • Parei na restrição "somente pode ser executado no linux". GAB. E

  • (E)
    outra que ajuda a responder:
    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: MDS Prova: Agente Administrativo

    O BROffice dispõe de um conjunto de programas gratuitos e de livre distribuição utilizados para a edição de planilhas, textos e apresentações, que podem ser instalados em diversas plataformas ou sistemas operacionais, inclusive no ambiente Windows.
    (C)

  • Negação, menosprezo e restrição é sinal de 95% de erro nas questões CESPE. (Fernando Nishimura)

  • MACETE: NISHIMURA - WIN  ͜ʖ͠)

    "Em questões de Informática do Cespe, negação, comparação,  restrição , supervalorização ou menosprezo, é sinal de erro em 95% dos casos. Os outros 5% são negações, restrições ou comparações corretas, conceituais."

  • Gente na boa , para de ficar falando do Método Nis. logo o Cespe descobre e acaba com a festa.
  • Restringiu: errado

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: MDS Prova: Agente Administrativo) O BROffice dispõe de um conjunto de programas gratuitos e de livre distribuição utilizados para a edição de planilhas, textos e apresentações, que podem ser instalados em diversas plataformas ou sistemas operacionais, inclusive no ambiente Windows.

  • GABARITO: ERRADO

    Existe o pacote Broffice (assim como o pacote Libreoffice - que é a versão mais atual) para Linux e para Windows, porém, cuidado, pois não podemos usar o Broffice do Linux no Windows e vice-versa, ou seja, cada pacote é exclusivo para a sua versão do sistema operacional, mas está errado falar que, de modo geral, ele é exclusivo do Linux. Bons estudos!

  • GAB E

    PODE SER USADO TANTO NO LINUX QUANTO NO WINDOWS

  • Dica: O linux faz de tudo para conviver com o windows, Mas o windows não faz nada para conviver com o linux.

  • linux, windows e Mac OS

  • Questão errada!

    É compatível em quase tudo.


ID
159550
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmativas:

I. Uma pasta constitui um meio de organização de programas e documentos em disco e pode conter arquivos e pastas adicionais.

II. Os arquivos podem ser organizados de várias maneiras, como, por exemplo, por nome, por data, por tipo e outros.

III. Via de regra, a pasta ou diretório Arquivos de Programas contém sub-pastas, que por sua vez, contêm outras sub-pastas, organizadas em ordem alfabética de seus respectivos nomes.

Quanto à organização de arquivos e pastas (diretórios) no ambiente Windows, é correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • LETRA ETodas as alternativas estão corretas.
  • Baita comentário do colega abaixo...................maz ahhhhh!!!!

  • III - CORRETA

    "Normalmente, os arquivos são listados em ordem alfabética, por nome. Mas essa convenção nem sempre é a que faz mais sentido. Por exemplo, se você estiver exibindo uma lista de fotos que você tirou com uma câmera digital, os arquivos podem ter nomes difíceis de se lembrar, como "IMG_0450". Mas ser você marcar suas fotos, classificá-las pelas marcas provavelmente fará mais sentido do que colocá-las na ordem alfabética".

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Arrange-sort-or-group-your-files


    Então, mesmo sabendo que existem quatro modos de organizar arquivos, que são por: NOME, TIPO, TAMANHO, DATA (modificado em), o modo padrão será sempre o por ordem alfabética.

     

  • Tatiana, tenho que concordar que o comentário do Danilo não foi de muita ajuda...
  • Tenho que discordar.

    Embora alguns membros deste site sejam colaboradores, há também outros membros que não o são, e portanto, há um limite de 10 questões diárias a serem respondidas. Todavia, apesar de não ser possível resolver mais do que 10 questões, obtendo a resposta conferida pela banca, é possível acessar os comentários. E nestes casos, um comentário como este do colega Danilo seria de muita ajuda.
  • De fato, pra quem não é colaborador, ajuda bastante quando alguém diz a letra, pois mesmo depois de ultrapassar as 10 questões diárias, temos acesso às questões e comentários, só não temos o gabarito.
    Claro, é ótimo quando alguém dá uma explicação, acrescenta informação e afins. Mas só a letra já me ajuda bastante.
    Sempre grata, então, pelos comentários de todos. Já acertei questões em provas só por causa de coisas que aprendi por aqui. =]
  • Vou ser muito criticado!!!   Mas vá lá...

    O site não é caro. Se pagar seis meses fica mais em conta ainda.  

    Regrageral,  se você está vendo on - line as questões quer dizer que conseguiude alguma maneira  acesso à internet. (pago ou não)

    "Achoque é um exagero falar que não tem condições de assinar o site."

    “Sempre há um jeitinho”

    “Acredito que este site é a forma mais barata de se estudar paraconcurso”


  • O site não é caro, mas se você está desempregado e já paga: acesso a internet, inscrição do concurso, despesas com viagem ( se puder fazer em outro Estado o concurso), qualquer economia para manter os estudos é uma questão de "sobrevivência". Pelo menos para mim.

  • por favor o bota ai não e curtir do  facebook, e sim qual comentário foi mais útil para você responder a questão.

    pqp viu

  • Acho complicado dizer que as sub-pastas são "organizadas em ordem alfabética de seus respectivos nomes" pois isso não é como é a organização e sim uma forma de exibição, mas enfim prefiri marcar como certo. Mas como o gabarito também tem I e II o mais correto seria anulação.

     

     


ID
161503
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Windows Installer é uma tecnologia específica do
IntelliMirror associada ao recurso

Alternativas
Comentários
  • Microsoft Windows Installer é um serviço de instalação e configuração de aplicação, permitindo gerenciar as aplicações que comportam a extensão MSI.
  • O Microsoft Windows Installer é um componente do sistema operacional Windows. O Windows Installer fornece uma fundação padrão para a instalação e a desinstalação de softwares. Os fabricantes de software podem criar a instalação de seus produtos para usar o Windows Installer tornando a instalação, a manutenção e a desinstalação de software mais direta e fácil.

     
  • Windows Installer é uma utilidade essencial para executar os arquivos de instalação de programas em formato MSI, uma extensão criada pela Microsoft que oferece mais rapidez e estabilidade para instalar e desinstalar programas.O Windows Installer é o mecanismo padrão de instalação que abre os arquivos de instalação em formato MSI.
  • O Microsoft Installer é um programa de computador, usado pelo Windows 2000, Windows ME e Windows XP para instalar aplicações no computador. Não se pode utilizar em modo de segurança. Atualmente é designado por Microsoft Windows Installer.

    Características Ajuda no gerenciamento de instalação e remoção de aplicações; Define um conjunto de regras para a instalação de aplicativos; Define a instalação e configuração para as aplicações instaladas; Modificação/Reparação/Remoção de aplicações existentes; Oferece suporte a arquivos .MSI e afins.
  • Instalação, manutenção e desinstalação!


ID
163465
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Área de notificação (System Tray):

Alternativas
Comentários
  • Letra"C"

    É uma ferramenta que permite que você monitore o estado de seu servidor mysql local através de um indicador que reside na bandeja do sistema. O MySQL System Tray Monitor também proporciona acesso rápido a várias ferramentas MySQL GUI através do menu de contexto.


  •  

  • Área que exibe alguns atalhos de programas que estão ativos na memoria (como antivírus) ou exibe mensagens de programas que aparecem temporariamente (como trabalhos da impressora). Além disso é onde fica o relógio do computador.

  • área de notificação é uma parte da barra de tarefas que mostra o relógio do sistema, o ícone de volume do som e outros ícones que identificam programas que executam em segundo plano ou trazem mensagens sobre o estado do sistema.
  • Barra de tarefas contém:

    I - O botão Iniciar, que abre o menu Iniciar. 
    II - A barra de ferramentas Início Rápido, que permite iniciar programas com um clique.
    III - A seção intermediária, que mostra quais programas e documentos estão abertos e permite que você alterne rapidamente entre eles.
    IV - A área de notificação, que inclui um relógio e ícones (pequenas imagens) que comunicam o status de determinados programas e das configurações do computador.

ID
164131
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um estagiário apagou acidentalmente um importante relatório que seu chefe vinha preparando há duas semanas. Um colega de trabalho informou-lhe que os seguintes itens não são armazenados na Lixeira do Windows e, portanto, não podem ser restaurados:

I. Itens excluídos de locais da rede.

II. Itens excluídos de mídia removível (como disquetes de 3,5 polegadas).

III. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira.

IV. Itens excluídos há mais de quinze dias.

V. Itens ocultos e arquivos do sistema.

NÃO podem ser recuperados utilizando-se o procedimento da Lixeira do Windows APENAS os itens

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d) I, II e III.

    Tais itens não estão armazenados na lixeira e, por isso, não poderão ser restaurados. A lixeira só guarda objetos provenientes de um disco rígido do computador em questão. Quando se tenta apagar um objeto de uma unidade removível (disquete, unidade de rede, etc), a lixeira não o retém e ele será apagado definitivamente. Quanto aos itens maiores que a capacidade de armazenamento da lixeira, é óbvio que ela não os reterá, afinal ela possui um limite de armazenamento que é de 10% do tamanho do HD.
  • Perfeito o comentário da Fernanda!

    Apenas ressalto que o tamanho de armazenamento da lixeira pode ser alterado pelo usuário clicando com o botão direito sobre ela e selecionando Propriedades.

  • Ressalvo em unidade removível - CD ou DVD regraváveis e pen drives,
    pois os disquetes de 3,5 polegadas já estão em desuso.

    bons estudos galera!
  •  Quando o item for maior que a capacidade(padrão ou configurada) da Lixeira, o Windows informará e solicitará a confirmação de apagamento definitivo.
  • itens excluídos há mais de quinze dias não são automaticamente retirados da lixeira???????
  • Letra D. Quando o item está em uma unidade de rede ou em uma mídia removível, ele será removido definitivamente. A capacidade padrão da Lixeira é de 10% do disco rígido, portanto itens maiores que a capacidade disponível serão excluídos definitivamente. Os arquivos excluídos que estão armazenados na Lixeira não tem prazo de validade para serem excluídos. Eles permanecem no sistema de FILA, o primeiro que entra é o último que sai, ou seja, quando novos arquivos forem excluídos, para ‘liberar’ espaço na Lixeira e recebê-los, os mais antigos serão removidos. Os itens ocultos e arquivos do sistema, quando armazenados localmente, ao serem removidos para a Lixeira, poderão ser recuperados.
  • Sempre o estagiário né!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Apenas uma pequena correção no comentário do Nishimura:  "Os arquivos excluídos que estão armazenados na Lixeira não têm prazo de validade para serem excluídos. Eles permanecem no sistema de FILA, o primeiro que entra é o PRIMEIRO  que sai (...)". Este sistema também é conhecido como FIFO (First In, First Out).

  • Se ele deletou com o uso combinado das teclas SHIFT e DEL: JÁ ERA! 


ID
190792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Aqui a caixa de diálogo do Windows vista e Windows Seven, respectivamente, para ser ter um parâmetro de comparação:

       

  • Alternativa CORRETA letra D


    Interessante lembrar-mos que nos Sistemas Operacionais mais novos (Windows Vista e Windows Seven), a ferramenta de pesquisa encontra-se em uma pequena caixa de diálogo, logo que se aperta o botão iniciar, enquanto que, nos Sistemas Operacionais mais antigos, a exemplo do Windows XP, ao apertar o botão iniciar, aparece o menu iniciar com um botão de pesquisa.

    Abaixo podemos perceber a diferença que surgiu com a chegada dos SO´s mais atuais, vejamos:

    Aqui temos o botão pesquisar no Menu Iniciar do Windows XP

     

  • Sobre a alternativa 'd' - errada:

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Windows Update é um serviço de atualização dos sistemas operacionais da Microsoft (a partir do Windows 98) responsável por atualizar o sistema. A cada mês, a Microsoft lança um "pacote" de atualizações, que pode consistir em correções de defeitos, falhas de segurança e outras melhorias. Entretanto, se houver uma falha de segurança muito crítica, a correção é expedida o mais brevemente possível.

    O Windows Update, verifica a versão de seus produtos da Microsoft. Se houver uma versão mais antiga que a atual, é "liberado" no site uma atualização. Assim, o usuário pode atualizar somente os produtos de que necessita. No Windows Update também é possível transferir produtos em fase beta, bastando para isso que o usuário ative esta opção.

    Para o acesso ao Windows Update, é necessário o sistema operacional Windows 98 ou mais atual, e o navegador Internet Explorer a partir da versão 6. Com essa última limitação, o WindizUpdate disponibilizou uma alternativa para quem utiliza outros navegadores, como o Opera e o Firefox.

  • Oi pessoas!

    Bem seria legal que em questoes como essa, os itens fosse comentados um a um.
    Que acham?
    FIca a dica!

    Bons estudos!!!
  • a) Faz-se o logoffpara encerrar a utilização do usuário atual e possibilitar que outro usuário faça o logine utilize o sistema. Não é necessário que você finalize os aplicativos nem desligue o computador para se fazer logoff. Todo  esse controle é feito diretamente pelo sistema operacional. (Errado)
    b) A questão torna-se incorreta ao afirmar que se pode gravar pasta dentro de um arquivo ao se arrastá-la e soltá-la sobre o mesmo. Já o contrário é verdade, pois pode-se perfeitamente gravar um ou mais arquivos dentro de uma pasta. (Errado)
    c) Ao se clicar com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho do Windows teremos acesso ao menu de atalho (ou contexto), com diversas opções a serem escolhidas pelo usuário do computador. (Errado)
    d) Ao clicar no menu Iniciar -> Pesquisar do Windows XP, será aberta uma janela similar à do Windows Explorer com os campos a serem preenchidos para digitação do termo ou nome do arquivo a ser pesquisado. (Certo)
    e) O Windows Update não renova licenças de uso nem permite a atualização do antivírus da Microsoft. (Errado)
  • Letra D. Na letra A o procedimento já encerra a sessão atual. Desligar o computador seria necessário apenas para fechar definitivamente o arquivo NTUSER.DAT aberto anteriormente. Na letra B não é possível gravar uma pasta dentro de um arquivo (esta ação é possível em aparelhos Apple). Na letra C as informações estão disponíveis caso o usuário clique sobre o ícone do disco rígido no Windows Explorer/Meu Computador. Na letra E o Windows Update não faz o papel do Windows Anytime Upgrade, pois são aplicativos distintos.
  • Prezados,
    Vamos analisar as alternativas :

    A) Para se fazer logoff no Windows, é necessário fechar todos os aplicativos que estejam em execução e, em seguida, desligar o computador para que ele se reinicie com um usuário diferente. 
    Alternativa errada. Podemos logar com um usuário diferente sem reiniciar a máquina.

    B) Clicar e arrastar objetos no Windows é uma das suas características que facilitam a noção espacial do usuário. Essa característica permite gravar uma pasta dentro de um arquivo, bastando arrastar com o mouse o ícone associado à pasta e posicioná-lo sobre o nome do arquivo que receberá a pasta. 
    Alternativa errada. Não é possível salvar uma pasta dentro de um arquivo.

    C) Ao se clicar com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho do Windows, tem-se acesso a uma janela que contém diversas informações do sistema, como a quantidade de espaço em disco utilizada, em função dos arquivos e programas nele instalados. 
    Alternativa errada. Para acessar a quantidade de espaço em disco utilizada deveremos clicar no disco em questão, e não na área de trabalho.

    D) É possível localizar um arquivo que esteja armazenado na estrutura de diretórios do Windows, a partir da ferramenta Pesquisar, disponibilizada ao se clicar com o mouse sobre o botão Iniciar. Essa opção oferece uma janela do gerenciador de arquivos, como o Windows Explorer, com campo para digitação do termo correspondente para pesquisa ou nome específico do arquivo. 
    Alternativa correta.

    E) O Windows Update é um recurso de atualização do sistema Windows, o qual oferece opções de renovação de licença de uso e também de atualização do software antivírus específico da Microsoft. 
    Alternativa errada. O Windows update não oferece renovação de licença de uso.


  • a) Fazer logoff solicita o fechamento de todos os programas ativos e desloga sem desligar a máquina e o Windows retornará para a tela de logon.

    b) Pastas/diretórios são compartimentos lógicos que podem guardar arquivos ou outras pastas/diretórios (mas não há um arquivo que agrupe dentro dele uma pasta). 

    c) Para saber informações relativas ao hardware do computador, mais especificamente, as propriedades do sistema/desempenho do computador, devemos acessar o Painel de Controle (vide Q81667).

    d) Gabarito.

    e) Windows Update: é uma página da internet que dá acesso a pequenos programas corretivos ou atualizações de software apenas.

     

    Fonte: Professor João Antônio.

     


ID
191473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao sistema operacional Windows, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra A

    Vejamos a janela do Painel de controle com a opção equivalente que a questão faz menção, a qual seria o botão Adicionar ou Remover programas:

    Esta é a maneira mais correta e segura para se adicionar ou remover programas no Sistema Operacional.

  •  a) Correto.

    b) Ctrl+alt+del abre o Gerenciador de tarefas, onde dá para visualizar os programas em andamento, processos, serviços, desempenho, rede, etc. No Windows 7, abrem várias opções, como "Fazer logoff", "Desligar", etc, e tbm a opção do Gerenciador de tarefas.

    c) Cada usuário tem uma senha própria, e não é possível acessar as contas de outros usuários sem saber a senha de cada um.

    d) Calculadora, bloco de notas e etc não fazem parte do MIcrosoft Office. Os que fazem parte: Word, Excel, Outlook, etc.

    e) O comando Logoff não desliga, apenas muda de usuário.

     

  • Letra A. Na letra B abre o Gerenciador de Tarefas, e não o Windows Explorer (Win+E). Na letra C, somente o administrador do computador (local ou domínio) é que tem acesso aos dados de outros usuários armazenados na pasta Documents and Settings. Na letra D, os aplicativos listados são Acessórios do Windows e não componentes do Microsoft Office. Na letra E, logoff apenas finaliza a sessão atual iniciada com o logon do usuário. (observação técnica: ao efetuar logoff o arquivo NTUSER.DAT continua aberto, sendo necessário reiniciar ou desligar o computador para fechar o arquivo NTUSER.DAT, impedindo acesso não autorizado a certas informações do usuário anterior).
  • a) A desinstalação de um aplicativo no Windows deve ser feita a partir de opção equivalente do Painel de Controle, de modo a garantir a correta remoção dos arquivos relacionados ao aplicativo, sem prejuízo ao sistema operacional.

    Alternativa correta. O Painel de controles oferece uma funcionalidade para adicionar e remover programas, que serve justamente para remover corretamente os aplicativos instalados.


    b) O acionamento simultâneo das teclas Imagem 008.jpg constitui ferramenta poderosa de acesso direto aos diretórios de programas instalados na máquina em uso.

    Alternativa errada. Pressionar as teclas Ctrl Alt e Del abre a tela de boas vindas com algumas opções ( gerenciador de tarefas, trocar usuário , fazer logoff ... )


    c) O Windows oferece acesso facilitado a usuários de um computador, pois bastam o nome do usuário e a senha da máquina para se ter acesso às contas dos demais usuários possivelmente cadastrados nessa máquina.

    Alternativa errada. Para se ter acesso às contas dos demais usuários é preciso ter o nome e a senha de um usuário administrador.


    d) O Windows oferece um conjunto de acessórios disponíveis por meio da instalação do pacote Office, entre eles, calculadora, bloco de notas, WordPad e Paint.

    Alternativa errada. Os aplicativos calculadora, bloco de notas, wordpad e paint são nativos do sistema operacional , não dependem da instalação do pacote office.


    e) O comando Fazer Logoff, disponível a partir do botão Iniciar do Windows, oferece a opção de se encerrar o Windows, dar saída no usuário correntemente em uso na máquina e, em seguida, desligar o computador.

    Alternativa errada. A funcionalidade de logoff permite apenas que o usuário logado saia do sistema , mas não desliga o computador.


  • CTRL + ALT + DELETE --> Bloquear
                            Trocar de usuário
                            Sair
                            Gerenciador de tarefas

     

    GABARITO: A


ID
195625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de organização e gerenciamento de
informações, arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes
itens.

O Windows oferece um conjunto de unidades de armazenamento de dados, as quais são representadas por letras. A representação padrão desse sistema utiliza, por exemplo, C para identificar o disco rígido, e D para a unidade de CD.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    entre outras

    A - disquete

    E, F, G - geralemente entradas USB, quando colocamos o pen-drive.

     

    Abraço

     

    Bons Estudos!

  • CERTO,

    So pra completar, voce pode mudar estas letras, a configuração do enunciado e um configuração basica original, portanto e bom atentar para estas siglas, pois as mesmas podem ser modificadas e ate existe a possibilidade de se criar 2 letras para um mesmo disco rigido ( EX : 1 HD que contenha unidade C e D, sendo que uma delas e virtual ) è um pouco mais técnico, mas vale a dica para ler bem o enunciado antes de sair marcando o xizim.

  •                 Olá pessoal, também vale lembrar que essa representação padrão é uma das representações possiveis, isso ocorre quando o HD não vem particionado.
                    Quando o HD está particionado são atribuidas as letras C, D, E etc. para quantas foresm as divisões do HD e só então a próxima letra para a unidade de CD


    espero ter ajudado.
  • Quando o computador não possui disco rígido particionado, a sequência é: letras A e B reservadas para disquetes removíveis (pararam de ser fabricados pela SONY em 2010), letra C para o harddisk, disco rígido, unidade de inicialização (com setor de boot e trilha zero), letra D para unidade de disco ótico, e demais letras para unidades removíveis USB, cartões de memória, unidades mapeadas na rede.
  • GABARITO: CERTO.

  • certo / errado

    -> 2 questões estão validas

    Computador tiver mais de 1 partição disco ?

    Unidade de CD pode ficar para Depois E: F:

  • Gabarito: certo

    A : disquete

    B: disquete

    C : disco rígido

    D ( a partir desse) : s/ padrão


ID
195628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de organização e gerenciamento de
informações, arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes
itens.

No Windows, o nome de um arquivo pode conter qualquer quantidade e tipo de caractere, tais como letras, números e símbolos diversos, como / \ : < > ".

Alternativas
Comentários
  • no windows, o nome dos arquivos não pode conter os seguintes caracteres: /  \  <  >  :  "  *  ?(barra, contra barra, menor, maior, dois pontos, aspas, asterisco, interrogação).

  • Só para acrescentar, o caracter | também não é permitido.

  • ERRADO

    Os simbolos permitidos sao os seguintes :

    +-_}{][()!@#$%¨&

    Portanto e mais facil lembrar quais nao sao permitidos, que sao os que o pessoal citou abaixo.

  • Também está errado ao afirmar que o nome de um arquivo pode conter qualquer quantidade de caractere.

  • Não podem ser utilizados os caracteres conhecidos como CURINGAS, devido que mudam de valor e significado no meu da informática.

  • errada:

    não é qualquer quantidade, vai até 255 caracters.

    não é qualquer caracter, conforme comentários abaixo.

     

  • Dúvida:
    Os caracteres são 255 ou vão de 0(zero) à 255 = 256 caracteres
  • Errado. O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) está incluído nessa contagem de caracteres. Além do mais, não é possível usar os caracteres reservados / (barra normal – usado para opções de linha de comando) | (barra vertical – usado para concatenar comandos na linha de comando) \ (barra invertida – usado para localização de pastas) : (dois pontos – significa unidade de disco) * (asterisco – caractere curinga para substituir vários caracteres em uma pesquisa) ? (interrogação – caractere curinga que substitui um caractere em pesquisas) < (sinal de menor – usado para indicar a origem de informações em uma linha de comando) > (sinal de maior – usado para indicar a saída de informações em uma linha de comando).
  • MACETE:

    Caracteres não permitidos:

    Beijinho, losango, vulcão e chuva?

    : * <> /|\ '' ?
  • Ae Tiago! mandou bem... esqueço mais não!!!!
    Valeu!

  • O nome de uma pasta pode conter espaços, números, parênteses, vírgulas e pontos de exclamação.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Caracteres NÃO permitidos: são as barras, dois pontos, asterisco, símbolos de maior e menos, interrogação e aspas.

     

    “TRIDENTE BEIJADO DOS DOIS LADOS?”        “ \ | / :* <> ?”

     

     

    "Estes caracteres não podem ser utilizados para não haver risco de o sistema operacional confundir o nome do arquivo com linguagem de programação, que utiliza esses caracteres com frequência." ( Prof. Victor Dalton )

  • Não pode conter BASIADO:

     

    Barras   \ | /

     

    Aspas  ''  ''

     

    Setas  < >

     

    Interrogaçao  ?

     

    Asterisco  *

     

    DOis pontos  :

     

     

  • No Windows nomes de arquivos podem ter até 255 caracteres nas versões mais antigas e 260 nas mais novas, mas alguns são proibidos por possuírem funções reservadas, são eles:

    / \ * : ? < > | “

  • Caracteres não permitidos:

    Beijinho, losango, vulcão e chuva?

    : * <> /|\ '' ?


ID
202426
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere a situação na qual um computador pessoal, que possui o sistema operacional Windows XP instalado em seu disco rígido, em cujo leitor de CD foi inserido um CD inicializável do Windows 2008, e no qual foi conectado um pen drive inicializável com o sistema Ubuntu Linux 9.10.

Assinale a alternativa correta, a respeito da inicialização do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: c) A configuração da BIOS (Basic Input Output System) determinará a partir de qual dispositivo o sistema operacional será carregado.

    BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

    Entre outras funções o papel mais importante do BIOS é o carregamento do sistema operacional. Quando o computador é ligado e o microprocessador tenta executar sua primeira instrução, ele tem que obtê-la de algum lugar. Não é possível obter essa instrução do sistema operacional, pois esse se localiza no disco rígido, e o microprocessador não pode se comunicar com ele sem que algumas instruções o digam como fazê-lo. É o BIOS o responsável por fornecer essas instruções.

     

  • A letra C está correta, no entanto, muitos podem ser enganados com a letra d), pois as placas mães atuais permitem que seja selecionado um dispositivo para o boot. A letra d) diz: "...qual sistema operacional será carregado", não dispositivo.
  • A sequência de inicialização é determinada pelas informações contidas nas configurações da BIOS e o usuário só poderá escolher em uma tela se esta opção estiver ativada nas configurações de BIOS . Então basicamente neste tipo de questão, deve se verificar e escolher a opção que trata da BIOS como " carro chefe do sistema" .

  • Chamado também de boot do sistema

  • GABARITO C!

    Na BIOS você vai escolher a opção que quer bootar, pode fazer de forma automática ou por seleção.

  • Eu não entendi nem a pergunta, como vou poder responder kkkkkkkkk


ID
202429
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa correta, a respeito da organização de pastas e arquivos em computadores pessoais (PCs) com sistema operacional Windows.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a opção "A", pois uma pasta pode conter um arquivo e uma subpasta com nome idênticos.

  •  Essa questão deveria ser (ter sido) anulada porque a alternativa "a" também está correta, ou seja, é possível que uma pasta contenha um arquivo e uma subpasta que possuam exatamente o mesmo nome.

  • A questão deveria ser anulada.

    A alternativa A  pode ser considerada correta ou errada a depender da situação.

    Se o arquivo que possui o mesmo nome da subpasta não possuir extensão alguma(arquivo desconhecido) então não podera ser criado na mesma pasta.

    Se o arquivo for criado e possuir alguma extensão conhecida, ele podera ser criado.

    E a alternativa E não especifica se os arquivos possuem a mesma extensão ou não. Caso tenham extensões diferentes então podera ser criado sim.

  • A letra A está corretissima.

    A E está errada não tem nada disso de arquivo oculto com mesmo nome ficar impedido e sim com a mesma extensão.

  • LETRA  E está errada pois:
    Um usuário será impedido de atribuir um nome a um arquivo, caso já exista um arquivo oculto que possua o mesmo NOME com a mesa extensão.

    SE FOR O MESMO NOME E EXTENSÕES DIFERENTES - PODE

    OBS: COMO A QUESTÃO NÃO É CLARA QNTO A EXTENSÃO, FICA INCOMPLETA



    LETRA A ESTÁ CORRETA

ID
206188
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito do compartilhamento (exportação) de arquivos e pastas nos sistemas operacionais Windows ou Linux.

Alternativas
Comentários
  • Há duas opções para compartilhar o conteúdo dos computadores em rede: uma unidade inteira para que todos os arquivos e pastas estejam disponíveis aos outros micros, ou apenas o compartilhamento de pastas específicas.

  • Gabarito: letra D

    Eu não achei muito esclarecedora a explicação do Prof. João Antônio, mas foi a melhor que encontrei. Se alguém conseguir explicar a diferença da letra A e D, agradecemos =)

    fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=Xi5k-ME0OscdDo9zvn9YIzbw7N4wte72sZY2mpdxk3c~
    a. ( ) Um arquivo pode ser ‘compartilhado’ (ou ‘exportado’), de modo a se tornar acessível a partir de outros computadores da rede. SEI LÁ - muito genérica.. E se todos na minha rede estiverem sem WORD, mas com o ADOBE READER? Se eu exportar para PDF o intuito é justamente torná-lo acessível para todos os outros… Eu sei o que a banca quis fazer aqui… Cruzar os conceitos de "EXPORTAR" com "COMPARTILHAR" para ver se o candidato sabe diferenciar e interpretar seus sentidos… Mas ficou "aberta" essa letra "A".

    b. ( ) É possível efetuar o compartilhamento (‘exportação’) somente de discos inteiros ou de partições físicas ou lógicas do disco. FALSO: Dá para compartilhar uma PASTA se for o desejado. Compartilhar "Discos" ou "partições" também é possível. EXPORTAR, por sua vez, é algo que fazemos apenas com arquivos!

    c. ( ) Qualquer usuário da rede, a partir do seu computador, pode ler um arquivo compartilhado que se encontra armazenado em outro computador da rede, mas somente o usuário que efetuou o compartilhamento pode alterar o arquivo a partir do seu computador. FALSO: depende da forma como o COMPARTILHAMENTO foi feito! Pode-se compartilhar como SOMENTE LEITURA (caso mencionado acima) ou ACESSO TOTAL (permitindo modificação por parte dos outros usuários)

    d. ( X ) Uma pasta (também chamada de ‘diretório‘) pode ser ‘compartilhada’ (ou ‘exportada’), de modo a tornar o seu conteúdo acessível a partir de outros computadores da rede. ESTRANHA: Uma pasta ser "exportada" - o termo certo é COMPARTILHADA, e NÃO SÃO SINONIMOS. A nao ser que outros sistemas operacionais chamem a operação de "exportar". Mas o nome normal e certo é COMPARTILHAR.

    e. ( ) Qualquer usuário da rede, a partir do seu computador, pode alterar um arquivo compartilhado que se encontra armazenado em outro computador da rede. FALSO: NÃO É CASA DE MÃE JOANA… Nem tanto nem tão pouco!

  • Não entendi o erro da letra A.
    Se alguém puder me explicar, favor deixar um recado na minha página.
    Obrigada!
     

  • Eu também não entedi,Michelli.

    Alguém se habilita.
  • Pessoal, a diferença entre a letra A e letra D, é que a primeira fala da possibilidade de compartilhar ( exportar ) "um arquivo" e a segunda fala em compartilhamento de "uma pasta". Um arquivo não pode ser compartilhado separadamente, ele precisa estar dentro de uma pasta/partição que será compartilhada. Para fazer o teste, experimente selecionar um arquivo e clicar com o botão direito, você verá que não irá surgir a opção de compartilhar, como surge quando se faz o mesmo procedimento com uma pasta.

  • Acredito que o erro da assertiva "A" está na organizadora do concurso.
  • Para mim o erro está em se cobrar questões sobre um tema totalmente ultrapassado. Qual sentido cobrar esse tipo de questão, ou os "comandos"? Vivemos em um tempo onde a praticidade é uma obrigação! Não faz sentido o usuário utilizar comandos para criar, procurar, ver arquivos. Além do que, em um órgão público que utilize Linux, é 100% de certeza que será utilizada a intereface gráfica.
  • Alternativa "E" tamém está certa, pois a questão não tratou de privacidade quanto ao compartilhamento. 

    Questao passível de anulação!  

  • O armazenamento de informações em um computador é uma forma eficaz para guardar dados digitais por um bom tempo e com segurança.
    Um computador desconectado de uma rede de computadores será muito seguro, mas o acesso às suas informações se dará de forma manual (e um pouco improdutiva).
    Ao colocar um computador em rede, uma pasta ou diretório que esteja armazenado nele, poderá ser compartilhado com outros usuários, grupos ou com toda a corporação.
    O compartilhamento de dados locais, tornando-os remotos para quem acessar, é o conceito básico da computação na nuvem, que compartilha informações via Internet.

    Gabarito: Letra D.





ID
212341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos ambientes e às ferramentas Windows e Linux,
julgue os itens a seguir.

Para se realizar a troca de usuário no Windows, sem desligar o computador, deve-se selecionar a opção Fazer logoff, encontrada no menu Iniciar, a fim de encerrar a sessão atual de trabalho e deixar o computador disponível para outro usuário.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA

    Afim de visualizar o comando citado pelo examinador, vejamos as seguintes figuras:

    1º. Quando apertamos o botão Iniciar, temos a opção de Desligar o Computador ou Fazer Logoff (Windows XP):

    2º. A mesma opção, porém agora no Windows Seven, mais recente:

    3º. Ao pedir para Fazer Logoff no Windows XP aparece uma janela com as seguintes opções: Confirmar o Logoff ou Trocar de Usuário.

  • A questão engana: "Para se realizar a troca de usuário no Windows...", não é necessario fazer logoff para trocar de usuário.

  • Eu acho que o gabarito está errado. Não precisa fazer o logoff, basta clicar em trocar usuário.

  • A questão está correta.

    Qdo. ele fala que vai encerrar a sessão atual de trabalho (sem desligar)  e deixar o computador disponível se refere a fazer logoff

    Se não tivesse mencionado encerrar a sessão, aí então era troca de usuário.

  • Acrescentando...   TROCAR USUÁRIO: Clicando neste botão, os programas que o usuário atual está usando NÃO SERÃO FECHADOS e uma janela com os nomes dos usuários do computador será exibida para que a troca do usuário seja feita.

     

    FAZER LOGOFF: Este caso é também para a troca de usuário. A grande diferença é que, ao efetuar o logoff, TODOS OS PROGRAMAS DO USUÁRIO ATUAL SERÃO FECHADOS, e só depois aparece a janela para escolha de um usuário.
  • "A fim de encerrar a sessão atual de trabalho...", isso valida a questão ao mencionar o "deve". Se não tivesse aquela informação, o correto seria "pode".
  • Está Certo!

    "Quando a funcionalidade 
    Troca rápida de usuário está ativada no Microsoft Windows XP e você clica em Fazer logoff no menu Iniciar, você terá a possibilidade de clicar no botão Efetuar logoff ou no botão Trocar de usuário. Se você clicar no botão Efetuar logoff, todos os programas em execução e as conexões de rede serão finalizados, sendo que a sessão não permanecerá ativa. Se você clicar no botão Trocar de usuário, todos os programas e conexões de rede ativos continuarão em execução (a sessão permanece ativa) e o usuário voltará à tela de boas-vindas, onde outros usuários podem efetuar logon. A sessão do usuário permanecerá ativa até que o computador seja reiniciado ou que o usuário termine a sessão."
  • Questão muito controversa por sinal. Apesar de a maioria dos comentários afirmar que a questão está correta, discordo, embasando-me na resolução desta questão pelo ilustre professor Marcelo Leal, que ministra informática no EVP. Não se deve necessariamente fazer logoff, como é dito, você pode simplesmente ir ao menu iniciar e clicar em trocar usuário. Façam o teste. Valeu!

  • Questão imensamente INCORRETA. "Para se realizar a troca de usuário no Windows"  com esses procedimentos não se troca o usuário e somente conclui-se o logoff. Seria necessário  que o outro usuário se loga-se para concluir o procedimento!

  • Correta para o Windows XP e incorreta para Windows 7... No comando da questão não está especificado a versão. No edital deveria estar cobrando XP. Bons estudos.

  • Concordo com Marlon Lima (Questão muito controversa por sinal. Apesar de a maioria dos comentários afirmar que a questão está correta, discordo, embasando-me na resolução desta questão pelo ilustre professor Marcelo Leal, que ministra informática no EVP. Não se deve necessariamente fazer logoff, como é dito, você pode simplesmente ir ao menu iniciar e clicar em trocar usuário. Façam o teste. Valeu!) 

    a palavra deve-se te obriga, restringe, o certo seria "pode", porque há outras formas.

  • CORRETO

     

    Efetuar logoff é encerrar a sessão atual iniciada com o login (usuário+senha).

     

  • Robson, a opção "trocar de usuário" não encerra a sessão atual.

  • Errado, não é necessario fazer logoff para trocar de usuário.... deveria ser anulada essa questão

  • Quando saímos da conta para trocar de usuário, podemos usar o Fazer Logoff que encerra a sessão de trabalho fechando os programas.

    Léo Matos

  • Agora aprendi.

    LOGOFF = Encerra sessão

    TROCAR USUÁRIO = Não encerra

  • Questão horrorosa! Não se DEVE fazer isso, pois é plenamente possível trocar de usuário sem encerrar a sessão. Esse ''deve'' restringiu, como se fosse a única maneira de troca de usuário.


ID
217306
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando os sistemas operacionais windows XP e Linux, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O Linux adota a GPL, uma licença de software livre – o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo, nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados

    Sistema operacional, multitarefa, para computadores pessoais (PCs) desenvolvido pelo finlânes Linus Torvalds, em 1991. Disponibilizado gratuitamente na Internet, passou a receber a colaboração de outros programadores, o que tem contribuído para seu aperfeiçoamento.
    www.dicweb.com/ll.htm

  • Linux é um sistema operacional. De código aberto.

    Windows é um sistema operacional. De código fechado.

    Mozilla Firefox é um software livre. De código aberto.
     

     

    GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização.
    pt.wikipedia.org/wiki/GNOME

    Software de origem alemã, o KDE é, simultaneamente, um ambiente gráfico (que inclui um gerenciador de janelas) e uma plataforma de desenvolvimento livre e de código aberto, desenvolvido com base na biblioteca Qt. ...
    pt.wikipedia.org/wiki/KDE

  •  O Linux é um sistema gratuito, tem certeza???? Esta não é a minha área mas não é o que eu tenho lido por aí....

  • Línux é um OS gratuíto e de código aberto. Porém, os profissionais de informática ganham dinheiro realizando manutenção e adaptações do sistema. Um exemplo seria a implantação do OS Línux para administração de uma rede.

  • Renata, em regra, o Linux é um SO gratuito, porém algumas distribuições podem ser compradas.




    Bons estudos !!!
  • Até a "d" deveria está errada!
    Como sempre... faltou falar do Richard Stallman, né!?
    "GNU/Linux"

    http://www.vivaolinux.com.br/linux/
  • a) Linux é um sistema operacional multitarefas, assim como o Windows;
    b) KDE e Gnome são exemplos de interfaces gráficas (desktop); 
         exemplos de gerenciadores: RED HAT, URUCUM, MANDRIVA...
    c) pode executar por prompt de comando tbm.
    d) CORRETA.
    d) A área de trabalho de ambos permitem a criação de arquivos e pastas.
  • Aline, veja bem, RED HAT, MANDRIVA e URUCUM, não são gerenciadores de arquivos, estes são distribuições do Linux. Gerenciadores são Nautilus, konqueror e Thunar.

  • Marquei a D, contudo vale ressaltar que nem sempre o LINUX será gratuito. Se atentem a questões que dizem isso, está errado. Nesse caso era a questão "menos incorreta".


ID
231019
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que um determinado computador, no qual um grande número de arquivos ou pastas importantes tenha sido criado recentemente, tornou-se lento ou a abertura dos programas no disco rígido tornou-se lenta. Qual a ferramenta do sistema operacional Windows é mais recomendada para otimizar e melhorar o desempenho do computador, considerando a situação citada?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: b) Desfragmentador de disco.

    O Desfragmentador de Disco do Windows ou simplesmente Desfragmentador de Disco é um aplicativo incluído no Windows que visa melhorar a velocidade com que o computador lê as partições de arquivos fragmentados. Como o nome já diz, ele procura em todo o disco rígido por arquivos que estão fragmentados (em pedaços) e os "une" novamente tornando a leitura dos mesmos mais fácil e rápida.

     





  • GABARITO: LETRA B

    DESFRAGMENTAÇÃO DE DISCO
    é o processo de consolidação de arquivos fragmentados no disco rígido do computador.

    A fgragmentação ocorre ao longo do tempo à medida que você salva, altera ou exclui arquivos. As alterações que você salva para um arquivo são, com freqüência, armazenadas em um local no disco rígido diferente do arquivo original. Outras alterações são salvas em mais outros lugares. Com o tempo, tanto o arquivo quanto o disco em si se tornam fragmentados, e o computador fica mais lento por ter que procurar em muitos locais diferentes para abrir um arquivo.

    O Desfragmentador de Disco é uma ferramenta que reorganiza os dados no disco rígido e reune arquivos fragmentados para que o computador trabalhe de forma mais eficiente. Nesta versão do Windows, o Desfragmentador de Disco é executado por agendamento para que você não tenha que se lembrar de executá-lo, embora ainda seja possível executá-lo manualmente ou alterar o agendamento usado.

    Fonte: Site da Microsoft

    Espero ter ajudado.
    Abraços e bons estudos.
    :-)

  • GABARITO B

    A desfragmentação de disco é um recurso que faz com que o sistema operacional seja executado de maneira mais rápida e eficiente. Além disso, é utilizada para corrigir o processo de fragmentação, que acontece à medida que o usuário instala e desinstala programas, cria, altera ou exclui arquivos. 

    Toda vez que há uma interação no computador, os novos dados são armazenados em locais diferentes dos originais. Assim, mesmo que tudo pareça organizado, um programa ou arquivo pode ficar "virtualmente" guardado em diversas partes do disco rígido. Isso faz com que o computador demore a localizar todos esses fragmentos, antes de executar determinada ação, causando lentidão no sistema.

    A desfragmentação junta novamente essas partições e garante maior velocidade à máquina. Muitos usuários utilizem essa funcionalidade com frequência. Afinal, um PC lento atrapalha no dia a dia, até nas tarefas mais simples.


ID
237085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da instalação de programas e periféricos em computadores, julgue os itens a seguir.

Para instalar um modem em um computador com sistema operacional Windows, é suficiente realizar os seguintes procedimentos: abrir o Painel de controle; selecionar e executar Opções de telefone e modem; clicar a guia Modems; clicar Adicionar; e seguir as instruções do Assistente para adicionar hardware.

Alternativas
Comentários
  •  

    Para instalar um modem manualmente

    1. Clique no botão IniciarImagem do botão Iniciar, emPainel de Controle, em Hardware e Sons e, depois, em Opções de Telefone e Modem.

  • Questão passivel de anulação ou mudança de gabarito, pois omite que após abrir Painel de Controle o próximo item da sequancia seria Impressoras e outros ítens de hardware.

  • A questão esqueceu de trazer qual o tipo de exibição do painel de controle, clássico ou por categoria, além de omitir alguns outros detalhes que são solcitados pelo sistema para a configuração do modem. (deve ser anulada ou ter o seu gabarito alterado para "E")

    Vamos aguardar o gabarito oficial...

  • o gabarito oficial manteve a questão como CERTA.

  • Antes de instalar o driver de um modem, é preciso instalar o modem propriamente dito. Abrir o Computador, colocar o modem no slot, etc.. Pode parecer bobagem, mas acho que detalhes como esse induzem usuários ao erro (comigo foi assim pelo menos). Fica parecendo que instalar um modem é como instalar um software qualquer, não depende de nenhum hardware específico. =/
  • galera, nao entendo como essa questão está certa... nao consigo fazer esse procedimento que está no comando, pois simplesmente nao aparece nada com a  guia "modem" quando vc executa "opções de telefone e modem"...

    será que estou fazendo algo errado? 
  • Quando selecionei Opções de telefone e modem também não apareceu a guia modem. Estranho.
  • Se o avaliador já se referiu a "opções de telefone e modem" era de se supor que a opção  modo clássico já estivesse em uso. Realizei o procedimento sem maiores problemas.  Com relação a  ter que efetuar o procedimento de instalação do modem, não podemos esquecer que cada concurso cobra uma matéria determinada, no caso em tela diz respeito a um concurso da ABIN; bom, será que é razoável que um  agente técnico de inteligência seja avaliado com questões de Hardware ? O problema é considerar um concurso X análogo ao concurso Y em se tratando das matérias cobradas.

    Bons estudos !!
  • O meu Modem da Claro Modelo ZTE MF 190 , ano 2011 instalou sozinho automaticamente em menos de 1min. segundo apenas sua própria configuracao em um Notebook STi IS 1414 ano 2011 e SO Wxp!!!!!!!!!!!!!!!!
    e não te essa guia ``modem`` não.

    Deve de ser que o meu Not é mais inteligente que o d`óces...hehhee
  • Devia haver no enunciado a expressão: "Uma das formas para instalar um modem em um computador..."
    Pois muitos modem's já autoexecutam quando conectados pela primeira vez no computador.
  • Não consigo visualizar no painel de controles esta opção do modem.

  • questão correta, para conseguirem visualizar no painel de controle devem classificar com icones pequenos.

  • Antes de tudo, tínhamos que saber que sistema operacional (XP, Vista, 7) este concurso pediu no edital.

  • Questão completamente errada, deve-se colocar o CD de instalação. Questão errada !!!
  • Alice AP, em um outro comentário, o Domingos Lopes explicou que para poder encontrar essa opção de telefone e modem no painel de controle é necessário clicar em "ícones pequenos", porque daí aparecerá.

  • Eu acho que esta errada, porque quando colocamos o modem ele mesmo já inicia um processo de instalação do sofware.

  • Questão certa galera. Está escrito "é suficiente",  não está dizendo dizendo que é a única maneira, ou seja, quer dizer que fazendo isso vai instalar o modem

  • A questão deveria mencionar que é necessário conectar o modem no computador!!

  • Questão simples e certa. Sinceramente não sou o maioral mas tem comentário aqui que estrapola muito.

  • O modem é um dispositivo de entrada e saída, que possibilita o envio e recebimento de informações do computador através de uma conexão telefônica.
    Assim como outros componentes de hardware, a instalação no Windows é simplificada através de assistentes.

    Gabarito: Certo.
  • Daqui a pouco as bancas vão exigir curso de estalações de computadores TI.... nammmmmmm

  • Gaba: Correto

     

    Meu sonho é pegar o examinador que elabora uma questão dessa e falar pra ele descrever de cabeça os caminhos que são exigidos em prova. "Para se colocar uma bolinha rosa no word, é suficiente: ir na guia fulana, com o botão do meio do mouse apertar o triângulo invertido, etc..."...dificil viu

  • Em uma banca como a Cespe, torna-se "obrigatório" informações mais específicas, como por exemplo a de que deveria conectar fisicamente o modem, pois ela poderia considerar o gabarito errado também, seguindo a própria lógica.

  • "abrir o Painel de controle; selecionar e executar Opções de telefone e modem;"

    Existe essa opção no Win?

  • Questão passivo de ser altamente e extremamente ANULADA, EXTERMINADA, PROCESSADA, DISSEMINADA, EXECUTADA, Cuspida e jogado no lixo, tacar fogo e enviar as cinzas ao examinador

  • Nunca instalei um moldem assim, mas ok

  • 2010, meus caros, 2010

  • Questão ok. Só faltou conectar o modem no PC kkkkk

    gab: C

  • E o raio do modem não vai ser conectado não?

  • Sacanagem cobrar esse tipo de questão. O cara lembrar quais são os caminhos para chegar a um comando.


ID
244039
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para acessar arquivos compartilhados no Windows, deve-se inicialmente:

Alternativas
Comentários
  • Entre as opções sugeridas, a letra C é a mais correta. Mas não é a única forma. Se quisermos, podemos acessar um compartilhamento sem mapear ele como unidade de rede. Uma impressora por exemplo, é um compartilhamento e não podemos mapear ela.

    No caso dos arquivos, podemos ir em Iniciar/Executar e colocar \\nome-do-computador\compartilhamento

    Assim acessamos sem mapear como unidade de rede. As pessoas podem mapear os compartilhamentos, mas tem o limite de letras de unidades disponíveis no computador.


ID
245008
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para visualizar informações relativas ao hardware do computador (propriedades do sistema), qual conjunto de ações deve ser feito a partir da janela "Painel de Controle" do menu "Iniciar"?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Abrir "Desempenho e manutenção", clicar sobre "sistema" e abrir a aba "hardware".

  • É possível chegar na tela Sistema através da combinação WIN+Pause

  • A galera que utiliza o painel de controle no modo clássico deve ter estranhado um pouco esta questão, pois, a letra A, faz referência ao painel de controle no modo de exibição por categoria ( visualização mais moderna a partir do XP).

    Como para concurso temos que estar prontos pra guerra, vamos nessa!!!

    Abs!
  • WINDOWS 7 e superiores:

    PAINEL DE CONTROLE > SISTEMA E SEGURANÇA > SISTEMA > GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS

  • Para visualizar informações relativas ao hardware do computador (propriedades do sistema):

    W 7 e superiores:

    PAINEL DE CONTROLE > SISTEMA E SEGURANÇA > SISTEMA > GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS


ID
245104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais, dos aplicativos de edição de
textos, das planilhas e apresentações nos ambientes Windows e
Linux, julgue os itens de 25 a 32.

No Windows, um arquivo ou pasta pode receber um nome composto por até 255 caracteres quaisquer: isto é, quaisquer letras, números ou símbolos do teclado. Além disso, dois ou mais objetos ou arquivos pertencentes ao mesmo diretório podem receber o mesmo nome, pois o Windows reconhece a extensão do arquivo como diferenciador.

Alternativas
Comentários
  • O nome de um arquivo Windows deve ter no máximo 260 caracteres, isso inclui o caminho completo (ex. c:\Diretorio\arquivo.txt").

    Os caracteres em um nome de arquivo que não devem ser usados são: \ / ? : * " > < |

     

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/File-names-and-file-name-extensions-frequently-asked-questions

  • ERRADO

     

       É verdade que o Windows só permite 255 caracteres no nome, mas, existem alguns caracteres que não podem ser usados no nome de um arquivo/pasta. São eles: / | \ : * ? < > ?. Como o Windows não usado o conceito de CASE SENSITIVE (diferenciar maiúsculo de minúsculo, como o Linux faz) o uso da EXTENSÃO é válido para diferenciar arquivo com o mesmo nome. Exemplo. LEITE.doc (Word) é diferente de LEITE.xls (Excel).

     

    Fonte: Professor Leite Junior, do site EVP. http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=eabj4ROywnRRI-3n9oB2Gv-EdZXahzED5mxs5MsUQtk~

  •  

    Sob o Windows utilizando o sistema de arquivos FAT nomes de arquivos e pastas podem ter até 255 caracteres.

    Sob o Windows utilizando o sistema de arquivos NTFS arquivo e pasta nomes podem ter até 256 caracteres.

    Na janela do comprimento de um caminho completo em ambos os sistemas é de 260 caracteres.
    O erro da questão é não especificar o tipo de sistema de arquivo e acrescentar a afirmação "...isto é, quaisquer letra, números ou símbolos do teclado."

  • No Windows, um arquivo ou pasta pode receber um nome composto por até 255 caracteres quaisquer: isto é, quaisquer letras, números ou símbolos do teclado. Além disso, dois ou mais objetos ou arquivos pertencentes ao mesmo diretório podem receber o mesmo nome, pois o Windows reconhece a extensão do arquivo como diferenciador.
  • Apesar alguns comentários dizerem que o "até 255 caracteres" está correto, no site da Microsoft diz diferente:

     

    O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) está incluído nessa contagem de caracteres. É por isso que você pode, ocasionalmente, encontrar um erro ao copiar um arquivo com um nome muito longo para um local que possua um caminho mais longo que o local atual.

    http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/File-names-and-file-name-extensions-frequently-asked-questions

  • Errado. O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) está incluído nessa contagem de caracteres. Além do mais, não é possível usar os caracteres reservados / (barra normal – usado para opções de linha de comando) | (barra vertical – usado para concatenar comandos na linha de comando) \ (barra invertida – usado para localização de pastas) : (dois pontos – significa unidade de disco) * (asterisco – caractere curinga para substituir vários caracteres em uma pesquisa) ? (interrogação – caractere curinga que substitui um caractere em pesquisas) < (sinal de menor – usado para indicar a origem de informações em uma linha de comando) > (sinal de maior – usado para indicar a saída de informações em uma linha de comando).
  • Errado

    Alguns caracteres são privativos do windows, como os ( * ) e os ( ? ) entre outros.

    Bons estudos!
  • Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) está incluído nessa contagem de caracteres. É por isso que você pode, ocasionalmente, encontrar um erro ao copiar um arquivo com um nome muito longo para um local que possua um caminho mais longo que o local atual.


    Você não pode usar os seguintes caracteres em um nome de arquivo \ / ? : * " > < |


    fonte: www.windows.microsoft.com
  • Errada




    Dica do usuário : http://www.questoesdeconcursos.com.br/colaborador/junimil

    Ao nomear um arquivo ou pasta os seguintes caracteres não poderão ser utilizado:

    :*         / | \         <>            "?               (9 caracteres ao todo)

    Bjim  Vulcão  Losango    Chuva?

    Obs.: qualquer outro caractere pode ser usado
  • A questão estava indo bem, mas aí, errou na parte que diz que pode ser composto por quaisquer letras, números ou símbolos do teclado. Isso é errado! Há símbolos que não podem ser colocados no nome do arquivo.
    A parte final, no entanto, está correta, afinal, podem dois arquivos ter o mesmo nome na mesma pasta/diretório desde que tenham extensões diversas.
    Espero ter contribuído!

  • Acrescentando:

    O Linux é possível colocar arquivos com o mesmo nome e extensão na mesma pasta, desde que diferencie o maiúsculo e minúsculo; no Windows não é possível isso.

  • GABARITO: ERRADO 

    O Windows geralmente limita os nomes de arquivos em 260 caracteres. Mas o nome do arquivo, na verdade, deve ser mais curto que isso, já que o caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\nome_do_arquivo.txt) está incluído nessa contagem de caracteres. Além do mais, não é possível usar os caracteres reservados:

    / (barra normal – usado para opções de linha de comando)

    | (barra vertical – usado para concatenar comandos na linha de comando)

    \ (barra invertida – usado para localização de pastas)

    : (dois pontos – significa unidade de disco)

    * (asterisco – caractere curinga para substituir vários caracteres em uma pesquisa)

    ? (interrogação – caractere curinga que substitui um caractere em pesquisas)

    < (sinal de menor – usado para indicar a origem de informações em uma linha de comando)

    > (sinal de maior – usado para indicar a saída de informações em uma linha de comando).

  • Até 260 , o windows não aceita caracteres como: / \, * ; ? ! 

  • ate 260

  • WINDOWS: ..260 CARACTERES;

    LINUX: .........255 CARACTERES;

  • Dica do usuário : http://www.questoesdeconcursos.com.br/colaborador/junimil

    Ao nomear um arquivo ou pasta os seguintes caracteres não poderão ser utilizado:

    :*     / | \     <>      "?        (9 caracteres ao todo)

    Bjim Vulcão Losango  Chuva?

    Obs.: qualquer outro caractere pode ser usado

  • linux - 255

    windows - 260

  • "

    ..

    *

    <I>

    /?\

    Os caracteres acima não podem ser usados para nomear um arquivo.

    Obs: tentativa de um boneco, que não se sabe o sexo. rs (aqui há muito espaçamento)

  • NÃO PODE FUMAR BASIADO ( nesse caso com i )

    BARRAS / | \  ASPAS " " SETAS > < INTERROGAÇÃO ?  ASTERISCO * DOIS PONTOS :

  • windows 259 + 0 = 260


ID
245107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais, dos aplicativos de edição de
textos, das planilhas e apresentações nos ambientes Windows e
Linux, julgue os itens de 25 a 32.

Um arquivo cujo nome tem a extensão DOCX contém um documento criado no Microsoft Word e pode ser aberto normalmente por qualquer versão desse aplicativo. Esse tipo de arquivo possui também a versatilidade de permitir a sua abertura em ambiente Linux, utilizando-se a ferramenta BrOffice.

Alternativas
Comentários
  • Arquivos .docx surgiram a partir do microsoft word 2007, e é um tipo de extensão criada pela Microsoft. As versões mais antigas desse editor de texto originariamente não podem abrir tais extensões de arquivos. No entanto, nada impede que seja baixado um plugin do pacote office no site da microsoft, que permitirá a leitura dessa extensão em versões mais antigas do respectivo editor de texto.

    O mesmo raciocínio se aplica para o BrOffice, ou seja, as versões mais antigas não fazem a leitura desse tipo de extensão de arquivo,  no entanto, nada impede que seja instalado um plugin quer permitirá isso. Por fim, cabe salientar que a versão  BrOffice 3.0 e seguintes já permitem originariamente a leitura de documentos com extensão .docx.

  • ERRADO:

     

      DOCX é a extensão padrão do arquivo criado pelo MS Office Word 2007. Versão essa, baseada no padrão XML, que só pode ser aberta pelo Word 2007, e só. Para o Word 2003 abrir um arquivo .DOCX, esse arquivo deve ser convertido (salvar como...) para .DOC. Quanto ao BrOffice Writer 3.2 (última versão), um arquivo .DOCX não pode ser aberto diretamente pelo aplicativo, ele deve ser convertido para .ODT ou .DOC.

     

    Fonte: Prof. Leite Junior

  • O Microsoft Office Word 2002 (XP) e 2003 pode abrir arquivos DOCX desde que esteja instalado o FileFormatConverts.exe, disponível para download no site da Microsoft. Mas esta configuração não faz parte dos valores padrões do aplicativo.

    Portanto, está Errado.

  • O pacote de aplicativos para escritório BrOffice estreou a versão 3.2. Além de melhorias que resultaram em mais estabilidade e rapidez para carregar, o software ganhou outras que o deixaram compatível com os padrões de arquivos do Office 2007. Portanto, a suíte, agora, é capaz de abrir os arquivos do formato .DOCX, do Word, por exemplo.

    O BrOffice 3.2 é um software livre e não custa um tostão. O pacote, totalmente em português, tem recursos avançados para a edição de apresentações, tabelas e textos. Portanto, é uma excelente alternativa para quem não pode pagar por uma cópia do Microsoft Office.

    QUESTÃO DESATUALIZADA

  • O BrOffice é compatível com os formatos de arquivos do microsoft Office, inclusive os da versão 2007 (.docx, .xlsx, etc...) É possível, inclusive, mesmo sem ter o Office intalado, salvar seu documento no formato .doc por exemplo. Questão desatualizada ou de recurso.
  • Concordo que, atualmente, o BrOffice (especificamente o Writer) pode abrir o formato DOCX. Mas ainda assim a resposta do item seria ERRADO (conforme o gabarito), pois no enunciado do item está a afirmação "pode ser aberto normalmente por qualquer versão desse aplicativo", o que não é verdadeiro.

    NÃO CABERIA RECURSO NESTA QUESTÃO.
  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "E", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
     
    Bons estudos!
  • Interpretando correta e adequadamente a questão, infere-se que a questão realmente está ERRADA, pois o final do primeiro período "(...) criado no Microsoft Word e pode ser aberto normalmente por qualquer versão desse aplicativo" deixa claro que se refere ao aplicativo Microsoft Word, ou seja, qualquer arquivo "*.docx" pode ser aberto pelo Word. Todavia, não são todas as versões do WORD que conseguem abrir os arquivos com essa extensão,salvo se antes forem convertidos em versões anteriores, como no modo compatível em WORD 97/2003, por exemplo.
    Quanto ao segundo período do enunciado, realmente há a possibilidade de abrir aquele arquivo através do BROffice, mas somente a partir da versão 3.3.2, sem nenhuma necessidade de quaisquer conversões.
  • O pacote de aplicativos para escritório BrOffice estreou a versão 3.2. Além de melhorias que resultaram em mais estabilidade e rapidez para carregar, o software ganhou outras que o deixaram compatível com os padrões de arquivos do Office 2007. Portanto, a suíte, agora, é capaz de abrir os arquivos do formato .DOCX, do Word, por exemplo.
  • QUETÃO DESATUALIZADA , HJ O BROFFICE PODE ABRIR DOCX.
  • Errada

    A questão encontra-se válida sim, nada de desatualizada!
    Vejamos:
    Um arquivo cujo nome tem a extensão DOCX contém um documento criado no Microsoft Word e pode ser aberto normalmente por qualquer versão desse aplicativo.
    Essa configuração não faz parte dos valores padrões do office 2003, por exemplo.
    Para abrirmos um arquivo no formato .docx, precisamos instalar o FileFormatConverts.exe que está disponível para download no site da Microsoft.


    Esse tipo de arquivo possui também a versatilidade de permitir a sua abertura em ambiente Linux, utilizando-se a ferramenta BrOffice.
    A apartir da versão 3.2 do BrOffice já é possível abrir arquivos no formato .docx
  • A questão não está desatualizada.

    Para abrir arquivos .docx ou .docm do Microsoft Office Word 2007 com o Microsoft Office Word 2003, o Word 2002 ou o Word 2000, é necessário instalar o Pacote de compatibilidade para do Microsoft Office para Formatos de arquivo do Word, Excel e PowerPoint do Office 2007 e quaisquer atualizações do Office necessárias. Usando o Pacote de compatibilidade para o sistema Office 2007, é possível abrir, editar e alguns itens e salvar documentos do Office Word 2007 em versões mais antigas do Word

    Fonte: Microsoft Office
  • COMO FOI MENCIONADO PELO COLEGA FERNANDO:


    "O Microsoft Office Word 2002 (XP) e 2003 pode abrir arquivos DOCX desde que esteja instalado o FileFormatConverts.exe, disponível para download no site da Microsoft. Mas esta configuração não faz parte dos valores padrões do aplicativo."


    ISSO QUER DIZER QUE É POSSÍVEL SIM  ser aberto normalmente por qualquer versão desse aplicativo. SE VCS OBSERVAREM A QUESTÃO DIZ QUE PODE, OU SEJA, SE TIVER
    instalado o FileFormatConverts.exe COMO MENCIONADO ACIMA O DOCUMENTO PODERÁ SIM SER ABERTO.

    O PROBLEMA É QUE O CESPE AS VEZES NÃO SABE O REAL SIGNIFICADO DA PALAVRA "PODE".
  • Está certa a questão. Não abre mesmo.
    A menos que, mas se... Já é outra questão.
    No entanto, está certa mesma a afirmação de que foi lançada versão do BR Office que abre o docx depois? Alguém pode confirmar?
  • Errado. Até a versão do Word 2003 os documentos eram salvos por padrão com a extensão .DOC, já na versão do Word 2007 em diante (Versões: 2010, 2013, 2016, 2019 e 365) a extensão padrão passou a ser .DOCX (DOC + XML), todas as versões novas são compatíveis entre si, e ao abrirem arquivos de versões mais antigas são alertados que estão carregando o arquivo em "Modo de compatibilidade".

    Lembre-se até o Word 2003 não podemos abrir arquivos arquivos com a extensão .DOCX, por padrão, se precisarmos salvar como .DOCX é necessário instalar um programa da Microsoft chamado de "Pacote de compatibilidade do Office" para que o Word 2003 possa abrir o arquivo .DOCX, mas continuará sem salvar arquivo .DOCX.

    O BrOffice, assim como outras ferramentas livres de escritório, pode abrir arquivos no formato .DOCX.

  • Temos uma pegadinha bem sutil no item. Versões anteriores a 2007 do Office, 2000, XP e 2003, não abrem de maneira nativa arquivos no formato DOCX.

    GABARITO: ERRADO.

  • Por padrão a extensão DOCX é do Microsoft Word 2007 e superiores.

    Todas as outras versões inferiores a 2007 tem a extensão de arquivo DOC e não DOCX como fala a questão. Normalmente não pode ser aberto nas versões anteriores a 2007.

    O DOCM pode ser usado também porém em duas versões 2007 e 2010.

    Questão: Errada


ID
245968
Banca
FMZ - AP
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São acessórios do Windows

Alternativas
Comentários
  • Excel e Acess NÃO estão contidos no Windows.

    Eles vêm com o pacote Office, que, via de regra, é comprado separadamente.

     

  • Complementando o comentário do Rodrigo, o Word também não faz parte dos acessórios do Windows e está presente somente no pacote Office.

  •  A resposta correta é a letra ( a ) pois os itens calculadora, wordpad, paint e bloco de notas são acessórios do windows.
  • Olá colegas.

    Quando nós instalamos o xp, já vem incluidos muitos programas e acessórios úteis. 
    São ferramentas para edição de texto, criação de imagens, jogos, ferramentas para melhorar a performance do computador, calculadora e etc.

    O office é um program fora a parte, você o instala caso queira depois do windows. Contém vários programas úteis como editores de texo, planilha, slides, etc.

    Vamos as questões:

     a) Calculadora, Wordpad, Paint e Bloco de notas
    CERTO. Esses programas já vem no pacote do windows, podemos velos em Iniciar/ todos os programas/ acessórios/

    b) Calculadora, Wordpad, Paint e Excel.
    ERRADO. O Excel vem no Office.

    c) Word, Powerpoint, Excel, Acess.
    ERRADO. Esses programas são todos instalados com o office.

    d) Word, Wordpad, Paint e Excel.
    ERRADO. Word e excel são do office.

     e) Calculadora, Bloco de notas, Acess, Paint.

    ERRADO. Acess é do office.
  • Correta a alternativa A!

    Os acessórios do Windows são acessíveis através de um clique no Botão Iniciar => Todos Os Programas => Acessórios.

    Cabe ressaltar que a calculadora possui dois modos de operação: Padrão e Científico.

    O Wordpad salva os arquivos de texto por padrão com extensão *.RTF.

    O Paint salva os arquivos com extensão *.BMP.

    E o Bloco de Notas é um editor bastante simples, sem formatação, salva os arquivos com extensão *.TXT.

ID
245974
Banca
FMZ - AP
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para acessar o Menu Iniciar do Windows através do teclado, utiliza-se a combinação de teclas

Alternativas
Comentários
  • A combinação correta é CTRL+ESC.
  • CRTL + ALT + DEL.  --> Abre a janela "Segurança do Windows" que permite acessar o "Gerenciador de Tarefas"

    ALT +TAB + F3.  --> Não faz NADA!

    CRTL + SHIFT+ TAB. --> Não faz NADA!

    ALT + TAB. --> Alterna entre os aplicativos/ janelas abertos

    CTRL + ESC. --> acessa o Menu Iniciar

    ; )

  • consta no livro avançado do windows: manter pressionado a tecla control (representado pela abreviação Ctrl) e pressionar, sem manter pressionado a tecla Escape (representado pela abreviação Esc)

    assertiva E

    cabe lembrar, a título de curiosidade, que a combinação das teclas acima (ctrl+esc) não substitui a função do logotipo do Windows nas teclas de atalho. Exemplo: ctrl+esc+pause break não abrirá as propriedades do sistema, Ctrl+Esc+E não abrirá o Windows Explorer e assim por diante.
  • winkey também abre o menu iniciar
  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções no Windows, mais especificamente quanto ao atalho responsável por acessar o menu “Iniciar”.

    A)     Incorreta – O atalho CTRL + ALT + DEL exibirá uma tela para acessar a determinados comandos, como, por exemplo, abrir o gerenciador de tarefas, fazer logoff, sair, alterar senha e bloquear.

    B)     Incorreta – Não há função para a combinação mencionada.

    C)     Incorreta – Não há função para a combinação mencionada.

    D)     Incorreta – O atalho ALT + TAB percorrerá entre os itens abertos.

    E)     Correta – O atalho CTRL + ESC acessará o menu “Iniciar”.

    Gabarito – Alternativa E. 


ID
246706
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder às questões de números 6 a 10,
considere as funções originais dos produtos, versões
escritas em Português do Brasil:

MS-Windows XP ? Home ? modo clássico.

MS-Office 2003 (Word, Excel e Power Point).

O Windows permite a conexão com uma pasta de rede compartilhada bem como a atribuição de uma letra de unidade à conexão para que se possa acessá-la usando "Meu computador". Para fazer isso, deve-se clicar com o botão direito em "Meu computador" e escolher

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Ao clicar com o botão direito do mouse deve-se escolher a opção "mapear unidade de rede", em qu surgira uma caixa de diálogo para atribuição de uma letra de unidade à conexão.
  • Exatamente! Podemos também, utilizar-se da mesma função, clicando no meno ferramentas, realizando o caminho completo descrito a seguir: Ferramentas>>Mapear Unidade de Rede.
  • Letra B. A definição de uma unidade mapeada pode ser realizada inclusive sobre uma pasta local. Por exemplo, se sempre precisamos acessar a pasta C:\documentos\2011\secretaria\dados ou criamos um atalho, ou mapeamos a pasta como uma unidade. O acesso será bem mais prático. A pasta precisa estar compartilhada.
  • Letra"B"
      Se você trabalha em uma empresa com um dominio próprio, e o servidor não está mapeando as unidades de rede automaticamente, você deverá fazer o seguinte:
    Na area de trabalho clique com o botão direito do mouse em Meu computador, Mapear unidade de Rede
  • Acrescento o comentário:

     

    No Windows, com a utilizaçãodo Windows Explorer, é possível associar uma pasta compartilhada em uma rede a uma letra de unidade no computador.

     

    Para efetuar esse procedimento, é necessário escolher no menu Ferramentas a opção Mapear Unidade de Rede.

     

    Portanto, para compartilhar um recurso em uma rede de computadores é necessário entrar no mapa de rede e com isso mapear os arquivos que se quer compartilhar.


ID
249658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e sistemas operacionais,
julgue os itens a seguir.

No ambiente Windows, a opção de Mapear unidade de rede permite se associar um atalho para uma unidade local, de modo que esta possa estar disponível para outro usuário ou outra rede.

Alternativas
Comentários
  • Mapear uma unidade de rede é selecionar um compartilhamento qualquer de outra máquina da rede e transformá la em uma unidade de disco virtual em nosso computador.Em outras palavras, é criar um "atalho", na forma de uma unidade de disco, que aponta para um compartilhamento em outro micro.
    Para mapear uma unidade, basta acionar  FERRAMENTAS/MAPEAR UNIDADE DE REDE. Dentro da caixa de diálogo que se abrirá deve se informar a letra que a unidade usará (X: , Z:, qualquer uma) e para qual compartilhamento ela apontará.
  • Mapeamento é a associação de uma pasta compartilhada em uma rede de computadores a uma letra de unidade disponível em um computador local. Pois alguns usuários devem acessar as mesmas unidades e pastas compartilhadas com freqüência. Embora a unidade ou a pasta compartilhada possa ser facilmente acessada quando pesquisada em Meus locais de rede, essa tarefa pode tornar-se desnecessariamente repetitiva para a conexão com compartilhamentos comuns.


    Para simplificar o processo de pesquisa de unidades e pastas compartilhadas, você pode estabelecer uma conexão semipermanente com um recurso compartilhado, mapeando-o no Windows Explorer. Esse recurso mapeado é conhecido como unidade mapeada ou unidade de rede. Após mapear um recurso, você poderá acessá-lo da mesma forma que acessaria um volume local.

    Para mapear uma unidade de rede você deve fazer o seguinte:

    No Windows Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, clique em Mapear unidade de rede. Escolha uma letra de unidade disponível para atribuir ao compartilhamento e na caixa Pasta, digite o caminho da pasta compartilhada (por exemplo, \\ComputerDicas\users). Marque a opção Reconectar-se durante o Logon e clique em Concluir.
  • Uma dúvida. O mapeamento de uma unidade pode ficar disponível para outra rede? Não entendi essa parte, quem puder ajudar eu agradeço!!!
  • Não concordo com a questão.

    Me corrijam se eu estiver errado. Mas o mapeamento de uma unidade de rede não disponibiliza uma unidade local para outra rede. O que faz isso é o compartilhamento da unidade.

    Se você clicar com o botão direito do mouse em cima de uma unidade/pasta qualquer (ex: unidade C) e selecionar a opção "propriedades" você verá que aparecerá na guia "compartilhamento" a opção de compartilhar com outros usuários da rede. Este outro usuário que poderá acessar a sua unidade local que deverá realizar o mapeamento de unidade de rede.

    Portanto, discordo do gabarito da questão.
  • Certo?
    Mas como os colegas citaram, existe algo estranho na questão.
    A opção Mapear unidade de rede permite associar um atalho para uma unidade REMOTA. Para associar um nome a uma unidade local de modo que esta possa estar disponível para outro usuário ou outra rede é através do item COMPARTILHAMENTO. O acesso a partir de outra rede é possível, desde que exista suporte nos equipamentos da rede (hubs, roteadores) e protocolos para tradução dos nomes/IPs (NAT, IPSEC, etc).
  • Concordo exatamente com o Fernando.
  • A questão esta errada quando afirma: atalho para uma unidade local. Pois mapear unidade de rede serve para criar um atalho para uma unidade que esteja em outro computador, para esta possa ser acessada sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede.
     
    ...de modo que esta possa estar disponível para outro usuário ou outra rede.
    Também esta errada, pois a ação que disponibiliza uma unidade local para outro usuário é compartilhar unidade de rede.
  • É isto mesmo Devanir.
    Estamos questionando o motivo para estar CERTO no gabarito, sendo que está claro que a questão está ERRADA.
    A unidade local não é mapeada, ela é compartilhada.
  • Parabéns aos colegas pelos comentários acima.
    Realmente, a unidade local não é mapeada, e sim COMPARTILHADA.
    Pela ajuda do windows(tecla f1), é possível verificar o erro da questão:

    Mapear unidade de rede = "Quando você cria um atalho para uma pasta ou computador compartilhado em uma rede (também chamado de mapeamento de unidade de rede), pode obtê-lo em Computador ou no Windows Explorer sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede."

    Abraços.
  • Mapeamento é a associação de uma pasta compartilhada em uma rede de computadores a uma letra de unidade disponível em um computador local. Pois alguns usuários devem acessar as mesmas unidades e pastas compartilhadas com freqüência. Embora a unidade ou a pasta compartilhada possa ser facilmente acessada quando pesquisada em Meus locais de rede, essa tarefa pode tornar-se desnecessariamente repetitiva para a conexão com compartilhamentos comuns.

    Para simplificar o processo de pesquisa de unidades e pastas compartilhadas, você pode estabelecer uma conexão semipermanente com um recurso compartilhado, mapeando-o no Windows Explorer. Esse recurso mapeado é conhecido como unidade mapeada ou unidade de rede. Após mapear um recurso, você poderá acessá-lo da mesma forma que acessaria um volume local.

    MAPEAR UMA UNIDADE DE REDE PASSO A PASSO:

    1. Para abrir Computador, clique no botão Iniciar e, depois, em Computador.

    2. Clique no menu Ferramentas e em Mapear Unidade de Rede.

      Se você não vir o menu Ferramentas, pressione ALT.

    3. Na lista Unidade, clique em uma letra da unidade.

      Você pode escolher qualquer letra disponível.

    4. Na caixa Pasta, digite o caminho da pasta ou do computador ou clique em Procurar para localizar a pasta ou o computador.
       

      1.  

        Para se conectar sempre que fizer logon no computador, marque a caixa de seleçãoReconectar-se durante o logon.

      2. Clique em Concluir.

        Agora seu computador está conectado, ou mapeado, à unidade de rede.

       

  • Quando você cria um atalho para uma pasta ou computador compartilhado em uma rede (também chamado de mapeamento de unidade de rede), pode obtê-lo em Computador ou no Windows Explorer sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede.

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/create-a-shortcut-to-map-a-network-drive 
  • A questão está certa.

    Quando você cria um atalho para uma pasta ou computador compartilhado em uma rede (também chamado de mapeamento de unidade de rede), pode obtê-lo em Computador ou no Windows Explorer sem ter que sempre procurar ou digitar o endereço de rede. A seguir, a sequencia de passos para o procedimento.

    1. Para abrir Computador, clique no botão Iniciar e em Computador.

    2. Clique em Mapear unidade de rede.

    1. Na lista Unidade, clique em uma letra da unidade.

      Você pode escolher qualquer letra disponível.

    1. Na caixa Pasta, digite o caminho da pasta ou do computador ou clique em Procurar para localizar a pasta ou o computador.

      Para se conectar sempre que fizer logon no computador, marque a caixa de seleção Reconectar-se durante o logon.

    2. Clique em Concluir.

      Agora seu computador está conectado, ou mapeado, à unidade de rede. Fonte - http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/create-shortcut-map-network-drive#1TC=windows-7. Bons estudos!


  • Prezados,

           A opção de mapear unidade de rede serve para atribuirmos uma unidade local em nossa máquina para uma pasta da rede.


          A redação dessa questão ficou bem confusa, ele parece que está falando que o mapeamento de unidade de rede permite fazer o compartilhamento para a rede de algo local, o que seria um inverso.

          De qualquer sorte, a banca deu essa questão como certa.


    RESPOSTA: CERTO



  • Método nashimura

  •     A opção de mapear unidade de rede serve para atribuirmos uma unidade local em nossa máquina para uma pasta da rede.


ID
256129
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos recursos comuns, tanto no Windows, quanto no Linux, é INCORRETO afirmar que possuem

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra A

    O Windows não é sistema operacional de código aberto.
  • Windows é um software proprietário, logo não possui código-aberto, não é possível saber como foi criando nem podemos modificá-lo.
  • GAB. A

    Ambos os sistemas operacionais são multiusuário (suporte a vários usuários) e multitarefa (capacidade de executar várias tarefas de uma vez).

    Ambos dão suporte a vários sistemas de arquivo. O Windows dá suporte a FAT-16, FAT-32 e NTFS. O Linux dá suporte por exemplo a Ext2, Ext3 e RaiserFS.

    Ambos possibilitam a restrição de acesso a usuários, arquivos e pastas.

    Ambos proporcionam administração e assistência remotas.

    O Linux é um software livre (pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição) e é um sistema operacional de código aberto ou open source (redistribuído com o código fonte sem restrição, modificável, mantida a integridade do autor, sem discriminação a pessoas, grupos ou áreas de atuação, de licença redistribuída, não específica a um produto, que não restrinja outros programas, neutra em relação a tecnologia). O Windows é propriedade da Microsoft e é um sistema operacional de código proprietário. Não é permitido o acesso ao código fonte.
    Arthur Meira
  • Letra A. Como o Linux é um sistema de código aberto, distribuído pela licença GPL/GNU, é gratuito, e logo não é similar ao Microsoft Windows, que é proprietário e pago.
  • NÃO PODE ESQUECER QUE O WINDOWS E SOFTER PROPRIETARIO E PAGO.
    MUITA GENTE DEVE ESTAR PENSANDO ASSIM, MAIS EU NÃO PAGUEI NADA PELO WINDOWS,!
    MAS O WINDOWS QUE VEIO INSTALADO NO SEU PC ALGUEM PAGOU POR ELE, POIS ELE NÃO POSSUE O CODIGO ABERTO COMO O LINUX.

  • Linux é um termo popularmente utilizado para se referir a sistemas operativos  ou sistemas operacionais  que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

    Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos ou sistemas operacionais com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.[1]

    Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de softwares livres para escritório (LibreOffice, por exemplo) ou de uso geral (projeto GNU) e por programas para micro e pequenas empresas que na maioria dos casos em nada ficam a dever aos seus concorrentes proprietários, e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caído no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o núcleo preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos mainframes de grandes empresas comerciais [2] e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o K computer, japonês (lista TOP500).

  • Essa questão é simples,quando a banca pede ,É INCORRETO AFIRMAR ela pede a questão que está errada, LETRA A.. 

  • É só lembrar:

    Linux = possui código aberto (gratuito)

    Windows = possui código fechado (pago)

  • Software proprietário = Não livre

    Windows →  Código Fonte  fechado.  
    Software Livre
    Linux → Código Fonte aberto .
  • Letra A

    O Linux é um sistema operacional livre, a sua licença GPL/GNU tem as 4 liberdades para utilização.

    Enquanto o Windows é pago.

     

  • Linux quase imune a vírus? Não é bem assim

ID
265675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao gerenciamento de
arquivos.

Para atribuir uma letra a uma pasta (ou computador da rede), que será reconectada automaticamente sempre que o usuário efetuar logon, é suficiente executar o procedimento descrito a seguir, na sequência indicada.
I abrir a pasta Meu Computador, no menu Ferramentas;
II clicar em Mapear unidade de rede;
III selecionar uma letra de Unidade; em Pasta, digitar o nome do servidor e o nome do compartilhamento do computador ou pasta desejada.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    I abrir a pasta Meu Computador, no menu Ferramentas; 
    II clicar em Mapear unidade de rede; 
    III selecionar uma letra de Unidade; em Pasta, digitar o nome do servidor e o nome do compartilhamento do computador ou pasta desejada.
    IV Para se conectar sempre que fizer logon no computador, marque a caixa de seleção Reconectar-se durante o logon.
  • Apesar de discordar do gabarito da questão, o procedimento é esse mesmo que a Emília comentou.

    Discordo do gabarito porque a opção "Reconectar-se durante o logon" já vem marcada por padrão.

    Mas enfim, isso é um pensamento meu.
  • Igual à questão Q90106, que tem vários comentários. Na verdade, o erro da questão está em afirmar "abrir a pasta Meu Computador, no menu Ferramentas". Não faz nem sentido. O que o usuário deve fazer é abrir o Meu Computador e ir ao menu Ferramentas. A opção "Reconectar-se durante o logon" já vem marcada por padrão. Além disso, ele não diz que a pessoa tem que clicar em "Concluir" depois do passo III.
  • Esta afirmativa está errada. Logo no primeiro passo encontramos uma referência à pasta Meu Computador que deveria estar acessível via menu Ferramentas do Windows Explorer. 

     

    Podemos confirmar na figura que não existe opção para abrir a pasta Meu Computador. No menu Iniciar do Windows, sim, podemos encontrar a pasta Meu Computador (Windows XP) ou a pasta Computador (Windows 7). Clicando nesta opção o Windows Explorer é iniciado e a pasta escolhida é aberta nele. 

    Os demais passos estão corretos, faltando apenas confirmar a opção ao final.

     

    Comentário Professores Lenin e Júnior Martins

  •  

    Acredito que o erro da questão esteja justamente na ausência do quarto item que a Emília Cunha comentou aqui no QC, dá para perceber isso quando no enunciado está o termo "suficiente", afinal de contas há a possibilidade de se conectar usando "Credenciais diferentes", não imagino ter sido o erro da questão o item I, quando afirma ir ao "meu computador" no Menu Ferramentas. Mas aqui tem um vídeo que ilustra melhor os procedimentos que deveriam ser empregados para Mapear uma unidade:

    https://www.youtube.com/watch?v=3DlmAoAq2KY

  • Quando o cespe fala é suficiente já penso que deve ser necessário mais uma outra coisa para efetuar o procedimento. Comentário raso, mais valeu para esta questão.

  • Hoje a questão seria anulada, pois a pasta a que a questão se refere, mudou o nome para este computador.


ID
267463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes aos sistemas operacionais
Windows e Linux.

Os termos 32 bits e 64 bits se referem à forma como o processador de um computador manipula as informações e, em consequência, ao tamanho máximo da RAM que pode ser utilizado. Nas versões de 32 bits do Windows, por exemplo, podem-se utilizar até 64 GB de RAM e, nas versões de 64 bits, até 128 GB.

Alternativas
Comentários
  • FALSA

    Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. As versões de 32 bits e 64 bits do Windows foram desenvolvidas para uso em computadores com processadores de 32 e 64 bits, respectivamente.
    As versões de 32 bits do sistema operacional Windows podem usar somente 4 GB de memória.
    Um computador de 64 bits pode processar o dobro de informações que um computador de 32 bits, e pode ter muito mais memória RAM.

    http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/32-bit-and-64-bit-Windows-frequently-asked-questions
  • Uma versão de 64 bits do Windows pode acessar mais de 128 GB de RAM.

    : )
  • As versões de 64 bits do Windows podem utilizar mais memória que as versões de 32 bits do Windows. Isso ajuda a reduzir o tempo despendido na permuta de processos para dentro e para fora da memória, pelo armazenamento de um número maior desses processos na memória de acesso aleatório (RAM) em vez de fazê-lo no disco rígido. Por outro lado, isso pode aumentar o desempenho geral do programa.

    Arquitetura Versões de 32 bits do Windows Vista Versões de 64 bits do Windows Vista
    Requisitos do sistema Processador 32 bits (x86) de 1 gigahertz (GHz) ou 64 bits (x64), 512 MB de RAM Processador 64 bits (x64) de 1 GHz, 1 GB de RAM (4 GB recomendável)
    Acesso de memória Uma versão de 32 bits do Windows Vista pode acessar até 4 GB de RAM. Uma versão de 64 bits do Windows Vista pode acessar de 1 GB de RAM até mais de 128 GB de RAM.
  • Pessoal,

    cuidado com as informaçoes acima pois são EXCLUSIVAS do sistema operacional Windows.  Com 32 bits podemos mapear até 4GB sim, mas se formos pela especificação do windows, o Windows XP somente conseguia mapear 3GB de memória RAM.

    É fato que o windows vista 64 bits consegue ler 128 GB de memoria RAM. Mas isso foi uma especificação da própria Microsoft por entender que nos dias atuais fazer um sistema operacional que mapeie mais do que isso é perda de tempo. Não temos a capacidade de, com os pcs de hoje, chegar nesse tamanho de RAM.

    As possibilidades de memórias para os processadores são as seguintes:
    32bits => 4GB de memoria RAM
    64bits => aproximadamente 17,2 BILHÕES de GB.

    Sei que parece um número absurdo, mas é esse o número real. Pode pesquisar.
  • Errado. A notação 32 bits e 64 bits não está associada a quantidade de memória RAM como a questão propõem. Para 32 bits, são 4GB de memória endereçável, e este limite pode ser observado nos novos computadores que saem de fábrica com esta quantidade de memória. Para 64 bits, o limite é de 1 TB endereçável.
  • errado.
    Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. As versões de 32 bits e 64 bits do Windows foram desenvolvidas para uso em computadores com processadores de 32 e 64 bits, respectivamente.
    As versões de 64 bits do Windows podem utilizar mais memória que as versões de 32 bits do Windows. Isso ajuda a reduzir o tempo despendido na permuta de processos para dentro e para fora da memória, pelo armazenamento de um número maior desses processos na memória de acesso aleatório (RAM) em vez de fazê-lo no disco rígido. Por outro lado, isso pode aumentar o desempenho geral do programa

    As principais diferenças entre as versões de 32 bits e as versões de 64 bits do Windows Vista
    Arquitetura Versões de 32 bits do Windows Vista Versões de 64 bits do Windows Vista
    Requisitos do sistema Processador 32 bits (x86) de 1 gigahertz (GHz) ou 64 bits (x64), 512 MB de RAM Processador 64 bits (x64) de 1 GHz, 1 GB de RAM (4 GB recomendável)
    Acesso de memória Uma versão de 32 bits do Windows Vista pode acessar até 4 GB de RAM. Uma versão de 64 bits do Windows Vista pode acessar de 1 GB de RAM até mais de 128 GB de RAM.
  • cuidado pessoal com esse tipo de pergunta pois hj todos os processadores são de 64bits (e podem operar com sistemas de 32bits ja o contrário é impossivel porcessador de 32 não opera sistema de 64) nesse caso o x da questão está na frequência. Basicamente, a diferença entre a versão 32 e a 64 bits do Windows é a capacidade de processamento que cada uma delas suporta. Enquanto a 64 utiliza o desempenho máximo dos processadores de 64 bits, a versão 32 dos sistemas operacionais extrai uma capacidade equivalente de processadores 32 ou 64 bits, desde que possuam o mesmo clock. Antes de gerar mais dúvidas, é preciso entender a diferença entre os processadores de 32 e 64 bits. Atualmente, a maioria dos processadores possui uma arquitetura para operar em 64 bits, logicamente, superior aos de 32 bits. Porém, de nada adianta possuir um processador com arquitetura para 64 bits se o sistema operacional (Windows) suporta apenas 32 bits de processamento.
    A versão 64 bits é melhor para todos os casos?
    Não! Na verdade, ela é melhor apenas para os computadores que atendam aos seus requisitos da máquina e às aplicações do usuário. Embora limite sua capacidade, a versão 32 bits do Windows suporta um processador 64, mas a versão 64 não funciona com um processador de 32 bits.
    Os bits de um processador não se referem à sua velocidade, mas sim à quantidade de informação que ele leva em cada viagem, logo, é necessária mais memória RAM para potencializar essa capacidade. Utilizar um Windows 64 com pouca memória RAM implica em uma menor eficiência da máquina, no entanto, esta versão é capaz de reconhecer mais memória RAM do que a versão 32 bits.
    A velocidade do processamento dos dados é determinada pelo clock do processador, e não pela sua arquitetura. Em suma, ao utilizar programas leves ou que não sejam desenvolvidos para o novo padrão de processamento, geralmente os mais antigos, a diferença de velocidade é nula ou muito pequena.
  • Na questão: O termo 32 e 64 bits refere-se ao tamanho da "instrução" que o processador consegue calcular por vez.

  • ERRADO. Os termos 32 bits e 64 bits se referem à maneira como o processador de um computador (também chamado de CPU) processa informações. A versão de 64 bits do Windows processa grandes quantidades de RAM (memória de acesso aleatório) com maior eficácia do que um sistema de 32 bits
  • Errado. A notação 32 bits e 64 bits não está associada a quantidade de memória RAM como a questão propõem. Para 32 bits, são 4GB de memória endereçável, e este limite pode ser observado nos novos computadores que saem de fábrica com esta quantidade de memória. Para 64 bits, o limite é de 1 TB endereçável.

  • Quando nos referimos a processadores de 16 bits, 32 bits ou 64 bits estamos falando dos bits internos do chip - em poucas palavras, isso representa a quantidade de dados e instruções que o processador consegue trabalhar por vez. Por exemplo, com 16 bits um processador pode manipular um número de valor até 65.535.


ID
269113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à atribuição de permissões em pastas e arquivos em ambiente Windows.

As permissões de pasta incluem os tipos Controle total, Modificar, Ler e executar, Listar conteúdo da pasta, Ler e gravar. Cada uma dessas permissões consiste em um grupo lógico de permissões especiais. Com relação à permissão chamada Desviar pasta/Executar arquivo, ao definir-se a permissão Desviar pasta em uma pasta, automaticamente define-se a permissão Executar arquivo em todos os arquivos dessa pasta.

Alternativas
Comentários
  • Desviar pasta/Executar arquivo

    Para pastas: A permissão Desviar pasta aplica-se somente a pastas. Ela permite ou impede que o usuário se mova por meio das pastas para alcançar outros arquivos ou pastas, mesmo se o usuário não tiver permissões para pastas desviadas. Desviar pasta tem efeito apenas quando o grupo ou usuário não recebe o direito de usuário Ignorar a verificação completa. O direito de usuário Ignorar a verificação completa verifica os direitos do usuário no snap-in Diretiva de grupo. Por padrão, o grupo Todos recebe o direito do usuário Ignorar a verificação completa. 

    Para arquivos: A permissão Executar arquivo permite ou nega o acesso aos arquivos de programa em execução.

    Se você configurar a permissão Desviar pasta em uma pasta, a permissão Executar arquivo não é configurada automaticamente em todos os arquivos dessa pasta.

    https://support.microsoft.com/pt-br/kb/308419#bookmark-3a

  • Nem a tecla SAP resolveu

  • Nem a tecla Elsys.

  • bela questão para deixar em branco na prova

  • Falou "automaticamente" em questão de informática da CESPE... cuidado! Geralmente está errado...

  • Errado. A opção “Desviar pasta” é usada para permitir que um usuário acesse uma sub-pasta, passando por outras que ele não tem permissão. A definição da permissão “Desviar pasta” para a pasta de arquivos, não atribui automaticamente a permissão “Executar arquivo” para os arquivos da pasta.


  • ► Desviar Pasta permite ou nega o movimento através de pastas para acessar outros arquivos ou pastas (aplica-se somente a pastas).



    ► Executar Arquivo permite ou nega a execução de arquivos de programa (aplica-se somente a arquivos).


    Resolvendo a questão:



    "As permissões de pasta incluem os tipos Controle total, Modificar, Ler e executar, Listar conteúdo da pasta, Ler e gravar. Cada uma dessas permissões consiste em um grupo lógico de permissões especiais. Com relação à permissão chamada Desviar pasta/Executar arquivo, ao definir-se a permissão Desviar pasta em uma pasta, não se define a permissão Executar arquivo em todos os arquivos dessa pasta."


    Comentário: Desviar Pasta/Executar arquivo é tratado como um único tipo de permissão especial. Mas que se comporta de maneira diferente para pastas e arquivos. Assim, definir a permissão Desviar pasta para uma pasta, não implica que os arquivos dentro da pasta terão a permissão Executar arquivodefinida.

    Gabarito: errado.

    Comentário Professor Ramon Ahnert

  • ERRADO.

    A opção “Desviar pasta” é usada para permitir que um usuário acesse uma sub-pasta, passando por outras que ele não tem permissão de acesso.

  • Automaticamente .... = errada


ID
269116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à atribuição de permissões em pastas e arquivos em ambiente Windows.

Apesar de as opções Listar conteúdo de pastas e Ler e executar aparentemente terem as mesmas permissões especiais, essas permissões são herdadas de formas diferentes. A permissão Listar conteúdo de pastas é herdada por pastas, mas não por arquivos, e deve aparecer apenas quando são exibidas as permissões de pasta. A permissão Ler e executar é herdada por arquivos e pastas e está sempre presente quando são exibidas as permissões de arquivo ou pasta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo. Mas é um absurdo cobrarem isso de um técnico administrativo, até porque esse controle de herança de pastas é feito feito pelo técnico de informática que tem conta de administrador.

  • Isso é grego para mim ¬¬'

  • Ave Maria!!!!! KKKKKK. Noções de informática e papai noel deixa presentinho ainda na janela.

  • Não entendi bulhufas... :O(

  • É o que faz sentido né

  • nao entendi foi nada! kkkkkkkkkkkkk

  • Li, reli e nada entendi, rs 

  • Não entendi, tb nadinha de nada. que questão doida. pleo menos para mim.kkkkkkkkkkkkkkkk

  • GABARITO: CERTO

     

    O que são permissões?

    As permissões são definidas em um descritor de segurança do objeto. Elas são associadas a usuários e grupos específicos, ou a eles atribuídas. Por exemplo, para o arquivo Temp.dat, ao grupo interno Administradores podem ser atribuídas as permissões Ler, Gravar e Excluir, enquanto ao grupo Operadores de backup podem ser atribuídas apenas as permissões Ler e Gravar.

     

    O que são permissões herdadas?
    As permissões herdadas são as propagadas até um objeto a partir de um objeto pai. As permissões herdadas facilitam a tarefa de gerenciar permissões e garantir a consistência das permissões em todos os objetos de um determinado recipiente.

     

    Apesar das opções Listar Conteúdo de Pastas e Ler & Executar parecerem ter as mesmas permissões especiais. Essas permissões são herdadas de formas diferentes. A permissão Listar Conteúdo de Pastas é herdada por pastas, mas não por arquivos, e deve aparecer apenas quando você exibir as permissões de pasta. A permissão Ler & Executar é herdada por arquivos e pastas e está sempre presente quando você exibe permissões de arquivo ou pasta.

    Nesta versão do Windows, por padrão, o grupo Todos não inclui o grupo Logon Anônimo; portanto, as permissões aplicadas ao grupo Todos não afetam o grupo Logon Anônimo.
     

    #questãodelascar :(

     

    Veja mais:https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771375(v=ws.11).aspx

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc732880(v=ws.11).aspx

  • A mãe de quem?

     

  • Essa questão deve ter sido elaborada pela Dilma.


  • ► Permissão: determina o que se pode (ou não) fazer ou o que se pode acessar em um objeto de um computador. São regras utilizadas, por exemplo, em pastas e arquivos.

     

    ► Permissões especiais: no ambiente Windows, são conjuntos personalizáveis de permissões de acesso a arquivos ou pastas no sistema de arquivo NTFS. 

    Resolvendo a questão:

    "Apesar de as opções Listar conteúdo de pastas e Ler e executar aparentemente terem as mesmas permissões especiais, essas permissões são herdadas de formas diferentes. A permissão Listar conteúdo de pastas é herdada por pastas, mas não por arquivos, e deve aparecer apenas quando são exibidas as permissões de pasta. A permissão Ler e executar é herdada por arquivos e pastas e está sempre presente quando são exibidas as permissões de arquivo ou pasta."

     

    Comentário: questão difícil, pois a assertiva foi copiada do site da própria Microsoft (Ctrl + C / Ctrl + V). Acredito que seja importante saber, pelo menos, quais são as permissões especiais: ​

     

    Controle Total,

    Modificar,

    Ler & Executar,

    Listar Conteúdo da Pasta,

    Ler e Gravar

     

    Gabarito: certo.

    Comentário Professor Ramon Ahnert.

  • Desviando dessa questão em 3...2...1 ¬¬

  • 50% errou os outros 50% acertaram chutando..kkk

  • Essa até o Bill Gates erraria!

  • A técnica do professor Sakamura não funcionou. Hehehe!!

  • Não entendi nada.
  • Deixa em branco. Adianta nem ficar pensando muito

  • ???? KKK

  • É o que? Kkk

  • Fui...kkkkkkkkkk

  • O QUE É ISSO MEU DEUS

  • Que dia foi isso?

  • OXENTE !

  • O examinador foi corrigir no dia seguinte e errou a questão

  • AVEMARIADOIDO KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • tenho certeza de que quem elaborou essa questão estava sofrendo por amor


ID
273034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a informática e componentes funcionais de
computadores, julgue os itens seguintes.

As principais características do sistema operacional Windows é ser multitarefa e multiusuário.

Alternativas
Comentários
  • Monotarefa (Monoprogramável) - quando há apenas um programa em execução e todos os recursos são feitos em prol desse programa, tendo ele uma estrutura básica. Ex.: MS-DOS.



    Multitarefa (Multiprogramável) - sistema que permite o funcionamento de vários programas, além de compartilhamento e gerenciamento de recursos, apresentando uma estrutura complexa. Ex.: Windows.



    Sistema com Múltiplos Processadores - sistema em que existem duas ou mais CPUs conectadas e trabalhando em conjunto. Existem os fortemente acoplados, quando compartilham apenas uma memória e são controlados por um Sistema Operacional; E, os fracamente acoplados, em que cada sistema interconectados possui o seu Sistema Operacional.

  • Gabarito: CERTO

     

     Multitarefa - capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo.

     Multiusuário - possibilidade de manter várias contas para usuários diferentes.

  • Para complementar, existem duas formas de controlar o tempo fornecido aos programas:


    Multitarefa preemptiva: o controle da CPU é feito pelo próprio sistema operacional. Ex.: Windows XP, windows 7, windows 10, linux.


    Multitarefa cooperativa: depende da cooperação de cada programa. Um programa defeituoso pode tomar para si o controle da CPU e utilizá-lo por muito tempo, afetando os demais em operação. Ex.: Windows 98, 3.1

  • Wiula, so temos que ter um cuidado ao mencionar que multitarefa realiza várias ao mesmo tempo, cespe já cobrou isso e foi incisivo ao falar que o windows NÃO exerce várias atividades ao mesmo tempo, acontece que a velocidade de processar os dados é muito rápida, e dá impressão que tudo acontece ao mesmo tempo, o que não é verdade.

  • algumas das principais..... "a principal" foi meio forçar a barra

  • Em 2022, rumo à PPMG!!


ID
274414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito das características básicas do sistema operacional
Windows, julgue os itens a seguir.

A capacidade PnP (plug and play) de dispositivos ao sistema operacional Windows facilita as tarefas de instalação, configuração e adição de periféricos a um computador pessoal. O UPnP (universal plug and play) estende essa simplicidade para toda a rede, permitindo a descoberta e o controle de dispositivos e serviços em rede, como impressoras a ela conectadas, gateways da Internet e equipamentos eletrônicos de consumidores.

Alternativas
Comentários
  • Universal Plug and Play é um conjunto de protocolos de rede de computadores lançada pelo Fórum UPnP. As metas de UPnP são para conexão direta e simplificação da implementação de redes em casa e em escritórios. A tecnologia "Ligar e Usar" é para ligação directa entre um computador e um dispositivo.
      O termo UPnP é derivado de "Ligar e Usar", uma tecnologia para conexão dinâmica de dispositivos a um computador.
      O UPnP alavanca a suíte de protocolos IP padrão para permanecer independente de mídia de rede. Os dispositivos em uma rede UPnP podem ser conectados usando qualquer mídia de comunicação, inclusive sem fio, linha telefônica, linha de energia, IrDA, Ethernet e IEEE 1394. Em outras palavras, qualquer meio que pode ser usado para interligar dispositivos em rede pode permitir o UPnP. A única preocupação deve ser se a mídia usada suporta a largura de banda necessária para o uso pretendido.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Plug_and_Play
  • Porque os comentaristas das questões não colocam a alternativa correta antes de inciarem os comentários? Isso já foi pedido várias vezes para inclusive facilitar os estudos.
  • Correta

  • Método Nashimura


ID
274417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito das características básicas do sistema operacional
Windows, julgue os itens a seguir.

O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito preliminar do Cespe deu errado, mas o edital pediu uma versão genérica do Windows, como podemos ver: 

    Conhecimentos de Informática (para todos os cargos): 2 Conceitos básicos e características do sistema operacional Windows. 
    Ocorre que o Windows 3.x não é preemptivo e o Windows XP, Windows Vista e Windows 7 são preemptivos. 

    O Cepse vai ter 2 opções, anular o item pois não informou a versão do Windows ou então alterar o gabarito para certo, pois todas as versões mais novas do windows são multitarefa com preempção e permitem diversos programas executarem aos mesmo tempo.

    fonte ZORZA - forum correio web. (http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=5714569&sid=67c30be6b10f64512b524535583591db)
  • Errado.

    O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo.

    Em um processador comum, dois programas não são executados ao mesmo tempo. O que acontece é o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vários processos (multitarefa). O multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos.
  •   Em computação. Multitarefa é a característica dos sistemas operacionais que permite repartir a utilização do processador em várias tarefas aparentemente simultaneas.
        Já preempção é a capacidade de alterar a ordem de (ou tirar de execução) um processo em detrimento de outro com uma prioridade maior.
      Quando os conceitos de Multitarefa e preempção são colocados juntos quer dizer que a preempção é usada para "pular" de um processo a outro dando a falsa inpressão que as tarefas são executadas ao mesmo tempo.
  • Errada.

    A multitarefa preemptiva é um sistema que permite que várias janelas de vários programas sejam apresentadas ao usuário, como se todos estivessem sendo "executados" ao mesmo tempo. Portanto, o que está errado na questão é a parte que afirma: "....pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo".

    Fonte: ANTONIO, João. Informática para concursos. 4ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

  • Senhores o erro está em afirmar que multitarefa com preempção é a possiblidade de execução de diversos programas ao mesmo tempo (simultâneamente). Este conceito se apliaca a sistemas operacionais com multiprocessamento, veja bem, eu disse com multiprocessamento e não multiprocessado (com mais de um processador).
    Preempção é o termo de origem inglesa que significa multitarefa, é até uma redundância dizer multitarefa com preempção. Um sistema operacional preemptivo (preemptive) é um sistema que opera em modo multitarefa (multitasking), ou seja, que permite a execução concorrente de duas ou mais tarefas pelo computador.
    Deste modo temos uma terefa principal e uma ou mais subtarefas numa mesma partição.

    Sou Tecnóloga em Redes de Computadores e estou falando baseada em livros e papiros do tempo da faculdade.
  • Alternativa ERRADA
    O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo.

    MULTITAREFA: É usado o Time Slicing, que consiste em cada processo ter o um tempo de processamento e assim vão se alternando cada processo, dando a impressão de que estão sendo executados vários processos ao mesmo tempo, ou seja, consegue rodar vários programas, mas só executa um de cada vez.

    Multiprocessamento :  Processa vários programas ao mesmo tempo.
  • ERRADA!!!

    Gente, a questao ta errada !!Ja que na explicacao do que seria multitarefa preempetiva, ela somente explica o significado de MULTITAREFA. Deixando  o significado de maneira muita generica  e nao abordado o que seria preemptiva. No caso, essa caracteristica de multitarefa pode  ser aplicada tanto a Multitarefa Preemptiva quanto a Multitarefa Cooperativa.

    Pra ficar CORRETA, a questao deveria ter sido abordada da seguinte maneira :

    O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois o sistema operacional interrompe periodicamente a execucao de um programa e passa o controle do sistema a outro programa que esta em espera. -- > Nesse caso, a multitarefa preemptiva impede que um programa monopolize outro. Quem toma a decisao eh o proprio sistema operacional.


    Ja no caso do multitarefa cooperativa, quem decide quando abandonar o processador eh o proprio programa, e nao, o sistema operacional.Isso possibilita que o programa monopolize o sistema. 



  • Gabarito: Errada!
    Conforme o Dicionário Aulete (http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital), o significado de PREEMPÇÃO no contexto da Informática é: "Interrupção da execução de um processo para a realização de outro durante a execução simultânea de dois ou mais programas".
    Logo, apesar de a afirmação final da assertiva "
    permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo" estar correta, vai de encontro ao sentido de "preempção".
    "A dor da disciplina é muito menor que a dor do arrependimento" (Gabriel Habib - Defensor Público)

  • A multitarefa por preempção: o sistema operacional interrompe periodicamente a execução de um programa e passa o controle do sistema a outro prograna que está em espera. 
  • Segundo o prof. Léo Moura, há dois tipos de multitarefas: preemptiva e cooperativa e ambas permitem a execução de diversos programas ao mesmo tempo. Por isso a questão está errada. O que diferencia a preemptiva d cooperativa é que na primeira o sistema operacional é quem gerencia a execução das tarefas, interrompendo uma para que a outra seja executada. Já na cooperativa é o próprio programa quem decide quando deixara interrompirá sua tarefa cooperando com outro programa, dando a vez para execução. O que ocorre na segunda é que se o programa não cooperar ele monopolizará o sistema.
  • Em sistemas operacionais multitarefas, um processo preemptivo geralmente pode interromper outro processo em execução antes que seu tempo de uso termine. 
  • Preempção e multiprogramação não têm relação de causa e consequência (como sugere a assertiva).
    Não é a preempção que permite a "execução de diversos programas ao mesmo tempo", mas sim a multiprogramação: técnica que permite manter na memória vários processos e escalonar o uso da CPU (ou núcleos de CPU) para a execução pseudoparalela (ou paralela) dos mesmos.
    A preempção é apenas uma nuance da multiprogramação: um processo compulsoriamente é retirado do CPU para que outro processo seja executado.

    Bons estudos.


  • Galera, a questão pode ser entendida da maneira mais simples usando o seguinte raciocícnio:

    MultitarefaUm sistema operacional que pode ter várias tarefas em execução "ao mesmo tempo" (não é ao mesmo tempo de fato, mas é como se fosse) MultiprocessamentoUm S.O. que de fato processa simultaneamente dois ou mais processos.
    PreempçãoVocê pode executar tarefas em ordem de prioridade.
    Multitarefa com PreempçãoExecução de diversos programas "ao mesmo tempo" em ordem de prioridade.
    Erros no Item O item afirmou que ocorre "execução de diversos programas ao mesmo tempo". Este conceito faz parte de multiprocessamento (apesar de que pode-se assumir isso). Para o item ficar correto faltou considerar a preempção, ou seja, falar sobre a prioridade.
    Espero ter ajudado :)
  • Assertiva ERRADA. 


    Acho que o pessoal trocou as bolas aqui. Preemptividade na informática é a capacidade de um sistema operacional interromper determinada tarefa em execução, sem precisar de sua anuência, com o intuito de colocar em execução outra tarefa de prioridade superior. Essa "troca" é chamada "troca de contexto" e ocorre com frequência quando o SO precisa dar prioridade para uma tarefa crítica ou quando ele simplesmente troca as tarefas de posição na fila de execução. 

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Errado! E ATENÇÃO! O Windows, a partir do 95, realmente utiliza multitarefa com preempção. Mas, a execução simultânea de aplicativos não é verdadeira. O que ocorre é um “revezamento ultra veloz” da execução dos processos no processador, dando a impressão que os programas são executados simultaneamente. O correto seria afirmar que os programas são executados de forma concorrente, ou seja, estão todos em memória, mas cada um recebe um pequeno intervalo de tempo para ser executado em processador. Para o usuário final, fica a impressão que todos são executados simultaneamente, embora isso não ocorra.

     

     

    Prof. Victor Dalton - Estratégia Concursos

  • Denominam-se sistemas preemptivos os sistemas operacionais mediante os quais é implementado o recurso de alterar a ordem de um processamento, em detrimento de outros recursos que possuam prioridade maior. CERTO

  • gabarito esta certo vai entender cespe tem horas, alguem sabe m dizer o erro

  • Função preemptiva = multitarefa = permite executar várias tarefas ao mesmo tempo. Mas, os programas são gerenciados pelo windows para saber o momento certo de execução de cada um deles.

  • no caso dessa o incompleto é errado.

  • O sistema operacional Windows utiliza multitarefa SEM preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo, ou seja, não interrompe nenhum processo em detrimento de outro.

  • O Windows é Multitarefa Preemptiva: Ser Multitarefa significa que ele possui a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo, graças a uma utilização inteligente dos recursos do Microprocessador. Por exemplo, é possível mandar um documento imprimir enquanto se altera um outro, o que não era possível no MS-DOS. A característica “preemptiva” significa que as operações não acontecem exatamente ao mesmo tempo, mas cada programa requisita seu direito de executar uma tarefa, cabendo ao Windows decidir se autoriza ou não. Ou seja, o Windows gerencia o tempo de utilização do processador, dividindo-o, inteligentemente, entre os programas. 

  • Vão direto para o comentário da Priscila Alves.

  • DE UMA AULA DO GRAN CURSOS:

    CESPE = GERALMENTE COBRA – CAUSA / CONSEQUÊNCIA

    e geralmente coloca a causa – correta e consequência que também existe – mas que não casam!!
     

    nesse caso:

    causa = multitarefa com perempção

    consquência = permitir execução de diversos programas ao mesmo tempo.

    Está errado porque apenas multitarefa permite execução de vários programas ao mesmo tempo. Perempção é poder de interromper processos. 

    Para item está certo tinha que estar:

    "sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo COM INTERRUPÇÃO DE PROCESSOS."

  • Preempção -> capacidade do sistema de interromper uma tarefa em detrimento de outra

    WINDOWS E LINUX SÃO MULTITAREFA COM PREEMPÇÃO

    CAUSA E CONSEQUÊNCIA

    Multitarefa com preempção = 2 CAUSAS

    Pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo = 1 CONSEQUÊNCIA

    Faltou a explicação da preempção

  • Multitarefa é a possibilidade de executar mais de um programa ao mesmo tempo e Preempção é a interrupção de uma programa em detrimento de outro, ok, mas agora qual é o erro da questão? 

    A assertiva afirma que é possível executar diversos programas ao mesmo tempo e isso é verdade, pois mesmo com a preempção interrompendo um programa em detrimento de outro, ocorre a execução simultânea.

    No entanto, pelo gabarito, entendi que a banca não vê a"execução de diversos programas ao mesmo tempo" como um resultado da preempção, pois na preempção ocorre a interrupção de uma tarefa em detrimento de outra, dando a falsa impressão de execução simultânea (leia-se: não ocorre execução simultânea).

    Atualização: Também acredito que o erro esteja na falsa relação de causa e consequência na assertiva, pois não é por ser, o Windows, um sistema multitarefa com preempção que necessariamente, por causa disso, ele "permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo."

  • Gabarito: Errado

    Sistemas operacionais multitarefa (multiprogramáveis) executam várias tarefas ao mesmo tempo. Mesmo quando o computador só tem um processador (felizmente a maioria dos computadores hoje em dia é multiprocessador).

    Na verdade é só impressão. O sistema operacional alterna a execução entre as tarefas tão rapidamente que a impressão que temos é que tudo está sendo feito ao mesmo tempo. 

    Para alternar entre uma tarefa e outra existem duas técnicas. A preempção e a colaboração. 

    Na preempção, o SO interrompe a execução de uma tarefa para que outra tarefa possa ser executada. Esta por sua vez será interrompida para que a primeira tarefa seja concluida (ou interrompida de novo antes de concluida) e assim o SO fica alternando entre uma tarefa e outra.

    Na colaboração uma tarefa vai executando até quando ela mesma se interrompe (suspende) e passa de volta o comando ao sistema operacional num momento oportuno. O sistema operacional alterna para outra tarefa e aguarda que essa segunda tarefa "colabore" liberando a máquina (cpu) no momento que ELA achar oportuno. E assim entre colaboradas de uma e de outra, os processos concluem suas tarefas.

  • Alternativa ERRADA

    O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo.

    MULTITAREFA: É usado o Time Slicing, que consiste em cada processo ter o um tempo de processamento e assim vão se alternando cada processo, dando a impressão de que estão sendo executados vários processos ao mesmo tempo, ou seja, consegue rodar vários programas, mas só executa um de cada vez.

    Multiprocessamento : Processa vários programas ao mesmo tempo.

    CREDITO PRISCILA ALVES


ID
278005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, aplicativos de edição de textos, planilhas e apresentações nos ambientes Windows e Linux, julgue o item a seguir.

Para adicionar ou remover programas do Windows, é fundamental que tal opção seja executada por meio do item Adicionar ou Remover Programas, presente no Painel de Controle. Portanto, não é recomendado simplesmente apagar a pasta ou diretório onde está localizado o programa no HD da máquina do usuário, mesmo que, com isso, o programa pare de funcionar.

Alternativas
Comentários
  • Quando um aplicativo é instalado, vários arquivos são copiados em vários locais do computador, como na pasta WINDOWS/SYSTEM32 além da inclusão de entradas no Registro do Windows. Deletar a pasta do programa de Program Files não remove o aplicativo corretamente. Apenas remove parte dele, e ele pode deixar de funcionar. Entretanto os outros itens componentes permanecem. O procedimento descrito na questão é o recomendado, assim como executar o UNINSTALL caso exista nos atalhos do programa.
  • questão passível de anulação.  Como nosso amigo comentou acima , alguns programas possuem o arquivo UNISTALL , portanto não é “fundamental” como afirma a questão executar o item adicionar ou remover programas do windows em todos os casos que se necessite remover algum aplicativo nesse sistema operacional.
  • Também acho que poderia ser anulada, já que para adicionar programas do Windows não é fundamental que seja executado por meio do item Adicionar ou Remover Programas. Creio que muitos de nós os adicionam somente executando o arquivo de instalação do programa a ser instalado.
  • Gabarito: Correto.

    Também não concordo com o gabarito! Como foi citado pelos colegas acima, existem outras formas de instalar e remover programas. Logo, essa não seria uma maneira fundamental. Acharia correto dizer que é o método mais indicado
  • Marquei errada pois não é fundamental. Com certeza você que está lendo agora esse comentário dificilmente usa essa opção citada na questão. Eu por exemplo clico duas vezes no executável e começo a instalar...

    Questão sem lógica...Quem elaborou não deve usar o pc como nós usamos...
  • Realmente, para "desinstalar ou alterar" um programa no Windows o ideal é que se faça por meio do "Adicionar ou Remover Programas" presente no Painel de Controle.
    Porém, o texto esta muito mal elaborado, pois, no caso, não é "fundamental" instalar um programa pelo painel de controle, porque não há opção de instalar um programa no windows vista e 7, mas no windows xp temos a opção de instalar um programa "DO WINDOWS" e não programas de terceiros como exemplo: Garena, Skype e outros...
    Também é importante lembrar que só podemos desinstalar ou alterar pelo painel de controle na opção "Adicionar ou remover programas" (Windows XP) no caso de "uninstall" (desinstalar) ou "repair" (alterar/reparar). Só para fechar, a questão não diz qual versão do windows.
  • Quando algo é fundamental não quer dizer que é o único modo, e sim que é o principal, o mais importante. Não exclui outras possibilidades. A questão apenas afirmou que usar o item Adicionar ou Remover Programas é o principal modo de adicionar ou remover programas do Windows, e é sim, apesar de quase não usarmos. Uninstall, por exemplo, é até mais prático quando vem no pacote do programa.

    Obrigado.
  • Estranho ser certa essa questão..deveria ser anulada. Meu windows é o 7 e para adicionar o remover programas a opção através do Painel de controle é o item "Programas", não achei esse item "Adicionar e remover programas".
  • A QUESTAO ESTA CORRETA,FAÇO ISSO DIRETO

  • DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente

    COPIEI DE UM COLEGA DAQUI DOS COMENTÁRIOS.

    Sarabadai!!!

  • GABARITO: CERTO.

  • o item Adicionar ou Remover Programas é o principal modo de adicionar ou remover programas do Windows, mas não o principal.

  • Para adicionar ou remover programas do Windows, é fundamental

    What ???????????????

    Tá de brincadeira, só pode.

  • Quando um aplicativo é instalado, vários arquivos são copiados em vários locais do computador, como na pasta WINDOWS/SYSTEM32 além da inclusão de entradas no Registro do Windows. Deletar a pasta do programa de Program Files não remove o aplicativo corretamente. Apenas remove parte dele, e ele pode deixar de funcionar. Entretanto os outros itens componentes permanecem. O procedimento descrito na questão é o recomendado, assim como executar o UNINSTALL caso exista nos atalhos do programa.


ID
280132
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows, desde as versões do Windows 3.x, é utilizada uma base de dados que armazena informações sobre todos os programas instalados, estrutura de diretórios, informações dos usuários, drivers e outras informações para que o sistema operacional possa executar suas funções. Qual o nome dado a essa base de dados?

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: letra B

    O registro do Windows XP é o banco de dados em que o sistema operacional armazena a maioria de suas configurações. É onde os programas guardam suas configurações. Contém informações sobre qual é o hardware que está instalado no sistema. O mais importante é que o registro define as relações entre as diferentes partes da interface gráfica do sistema operacional. Por exemplo, o registro define o que você vê na área de trabalho; como funcionam o menu Iniciar e a barra de tarefas, e como se inicia o sistema operacional.

    Dominar o registro pode melhorar sua experiência com o Windows XP. Existem muitas maneiras de personalizar o Windows XP usando o registro.

    http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/setup/expert/honeycutt_02september16.mspx

    bons estudos
    paz de Cristo                                                           

  • Para quem quiser conhecer mais sobre a estrutura do registro do Windows e sua história: http://www.macoratti.net/registry.htm
  • Gabarito B

    Registro do Windows é um banco de dados hierárquico que armazenas configurações de baixo nível para o sistema operacional Microsoft Windows e aplicações que optam por usar o registro, o que facilita sua administração. O núcleo, controladores de dispositivo, serviços, Administrador de Contas de Segurança e a interface do usuário podem usar o registro. O registro também permite o acesso a contadores para o desempenho do sistema de criação de perfis.

    Em termos simples, o registro (ou Registro do Windows) contem informações, configurações, opções e outros valores para programas e hardware instalados em todas as versões dos sistemas operacionais Microsoft Windows. Por exemplo, quando um programa é instalado, uma nova sub-chave contendo configurações, como a localização de um programa, sua versão e como iniciar o programa, é adicionada ao Registro do Windows. Da mesma forma, todas as configurações alteráveis no Painel de Controle, associações das extensões de arquivos e configuração de hardware são armazenadas nesse banco de dados.

    Quando introduzido com o Windows 3.1, o Registro do Windows armazenava principalmente informações de configuração para componentes baseados no COM. O Windows 95 e o Windows NT estenderam seu uso para racionalizar e centralizar as informações na profusão de arquivos INI, que mantinham as configurações para programas individuais e eram armazenados em vários locais, dificultando a administração. Não é necessário que os aplicativos do Windows usem o registro. Por exemplo, os aplicativos do Framework .NET usam arquivos XML para configuração, enquanto os aplicativos portáteis geralmente mantêm seus arquivos de configuração com seus executáveis.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
280267
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Penedo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dadas as proposições

I. O atalho de teclas CTRL+R é normalmente utilizado no Windows para recortar.

II. O atalho de teclas CTRL+V é utilizado no Windows para colar.

III. O atalho de teclas do Windows Alt+Tab executa a ação de alternar entre janelas.

Verifica-se que está(ão) correta(s) somente

Alternativas
Comentários
  • I. O atalho de teclas CTRL+R é normalmente utilizado no Windows para recortar. 
    Não é CTRL+R, mas sim CTRL+X.   II. O atalho de teclas CTRL+V é utilizado no Windows para colar. 
    Certo.
      III. O atalho de teclas do Windows Alt+Tab executa a ação de alternar entre janelas.
    Certo.

    Portanto, alternativa correta: "E"
  • I. O atalho de teclas CTRL+R é normalmente utilizado no Windows para recortar.  Atualizar a página web. CTRL+x é sim para recortar o texto selecionado.

    II. O atalho de teclas CTRL+V é utilizado no Windows para colar.  OK

    III. O atalho de teclas do Windows Alt+Tab executa a ação de alternar entre janelas. OK
  • I. O atalho de teclas CTRL+R é normalmente utilizado no Windows para recortar. ERRADO, o atalho de teclas CTRL+X é utilizado para recortar no Windows

    II. O atalho de teclas CTRL+V é utilizado no Windows para colar. CORRETO

    III. O atalho de teclas do Windows Alt+Tab executa a ação de alternar entre janelas.  CORRETO



    Dessarte a resposta certa é "E"
  • Com relação às respostas dos colegas que já comentaram sobre o assunto, faço uma complementação:

    O atalho CTRL + R, mencionado no item "I", é mais utilizado nos navegadores de internet (browser) e no Windows Explorer. Este conjunto de teclas serve para atualizar as informações ou conteúdos constantes nesses aplicativos.

    Ademais, os conceitos atinentes aos outros atalhos de teclas mencionados na questão já foram demasiadamente explorados.
  • Na verdade Vinícius, no Word 2007 e no 2010, o Ctrl+R refaz uma ação desfeita. Por exemplo, se vc deleta um parágrafo inteiro e depois se arrepende, pode acionar o comando Ctrl+Z para desfazer a ação e o parágrafo volta aonde estava, mas se depois verificar que era mesmo pra ter deletado tal trecho de texto (além de poder simplesmente repetir a operação) basta pressionar Ctrl+R que ele volta a ser deletado.

    Att.
  • CTRL + R : Quando pressionado em um navegador de Internet tem a função de atualizar a página que está sendo visitada.

    As teclas de atalhos de teclado disponíveis no Windows XP são:

    •CTRL+C (Copiar)
    •CTRL+X (Cortar)
    •CTRL+V (Colar)
    •CTRL+Z (Desfazer)
    •DELETE (Excluir)
    •SHIFT+DELETE (Excluir o item selecionado permanentemente sem colocá-lo na Lixeira)
    •CTRL enquanto arrasta um item (Copiar o item selecionado)
    •CTRL+SHIFT enquanto arrasta um item (Criar um atalho para o item selecionado)
    •Tecla F2 (Renomear o item selecionado)
    •CTRL+RIGHT ARROW (Mover o ponto de inserção para o início da próxima palavra)
    •CTRL+RIGHT ARROW (Mover o ponto de inserção para o início da palavra anterior)
    •CTRL+RIGHT ARROW (Mover o ponto de inserção para o início do próximo parágrafo)
    •CTRL+RIGHT ARROW (Mover o ponto de inserção para o início do parágrafo anterior)
    •CTRL+SHIFT com qualquer tecla de seta (Destacar um bloco de texto)
    •SHIFT com qualquer tecla de seta (Selecionar mais de um item em uma janela ou no desktop, ou selecionar o texto em um documento)
    •CTRL+A (Selecionar tudo)
    •Tecla F3 (Pesquisar um arquivo ou pasta)
    •ALT+ENTER (Exibir as propriedades para o item selecionado)
    •ALT+F4 (Fechar o item ativo, ou encerrar o programa ativo)
    •ALT+ENTER (Exibir as propriedades do objeto selecionado)
    •ALT+SPACEBAR (Abrir o menu de atalho da janela ativa)
    •CTRL+F4 (Fechar o documento ativo em programas que permitem que você tenha vários documentos abertos simultaneamente)
    •ALT+TAB (Alternar entre itens abertos)
    •ALT+ESC (Circular através de itens na ordem em que eles foram abertos)
    •Tecla F6 (Circular através de elementos da tela em uma janela ou no desktop)
    •Tecla F4 (Exibir a barra de Endereços em Meu Computador ou no Windows Explorer)
    •SHIFT+F10 (Exibir o menu de atalho do item selecionado)
    •ALT+SPACEBAR (Exibir o menu de Sistema da janela ativa)
    •CTRL+ESC (Exibir o menu Iniciar)
    •ALT+a letra grifada em um nome de menu (Exibir o menu correspondente)
    •Letra grifada em um nome de comando em um menu aberto (Executar o comando correspondente)
    •Tecla F10 (Ativar a barra de menu no programa ativo)
    •RIGHT ARROW (Abrir o próximo menu da direita, ou abrir um submenu)
    •LEFT ARROW (Abrir o próximo menu da esquerda, ou fechar um submenu)
    •Tecla F5 (Atualizar a janela ativa)
    •BACKSPACE (Exibir a pasta em um nível acima em Meu Computador ou no Windows Explorer)
    •ESC (Cancelar a tarefa atual)
    •SHIFT quando você insere um CD-ROM na unidade de CD-ROM (Impedir que o CD-ROM execute automaticamente)
    •CTRL+SHIFT+ESC (Abre o Gerenciador de tarefas)

  • Comentado por Vinicius Ortiz há aproximadamente 1 mês.
    No Word, Ctrl + R nada faz! mas no Writer, Ctrl + R = alinhamento à direita.
    No BrOffice Writer tbm...
     
    E diante da listinha de atalhos, alguém por acaso tem um método eficiente ou eficaz... , um macete, ah qq coisa! rs q facilite fixar essa gama de atalhos?
     
    e arrow é , seta, flecha  (fiquei boiando, q tecla arrow é essa na lista? rsrs... outra pérola)
    pensava tbm que os atalhos eram padronizados para qq atualização/versão do office:

    Comentado por Lucas MS há aproximadamente 1 mês.

    Na verdade Vinícius, no Word 2007 e no 2010, o Ctrl+R refaz uma ação desfeita. Por exemplo, se vc deleta um parágrafo inteiro e depois se arrepende, pode acionar o comando Ctrl+Z para desfazer a ação e o parágrafo volta aonde estava, mas se depois verificar que era mesmo pra ter deletado tal trecho de texto (além de poder simplesmente repetir a operação) basta pressionar Ctrl+R que ele volta a ser deletado.
      




  • Ctrl+X é que recorta.
  • CTRL+R no firefox usando ubuntu recarrega a página, assim como no windows
  • RESPOSTA E

    I. O atalho de teclas CTRL+R é normalmente utilizado no Windows para recortar. 

    >>Qual a tecla de atalho para abertura da janela “Executar” no Microsoft Windows 8? A) Tecla Windows + R

    II. O atalho de teclas CTRL+V é utilizado no Windows para colar. 

    III. O atalho de teclas do Windows Alt+Tab executa a ação de alternar entre janelas. 

  • ctrl + R não faz nada.

    Windows + R -> Run -> Abre o executar.

    Recortar = ctrl + X


ID
280852
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A versão do Windows mais utilizada até então pelos usuários é:

Alternativas

ID
281050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos fundamentos operacionais e pacotes dos sistemas
Windows e Linux, julgue os itens que se seguem.

O sistema operacional Windows é mais seguro do que o Linux, uma vez que o Linux possui código aberto e facilita a ocorrência de vulnerabilidades.

Alternativas
Comentários
  • O linux por ser ainda pouco usado exitem pouquíssimos vírus, enquanto o windows existem para todos os gostos rsrsrs. Logo, Linux é mais seguro que o windows! E não será pela possibilidade de modificação do Linux que o deixará menos seguro que o windows como um todo.
  • ERRADO.

    O fato de ser código aberto não implica em ser mais vulnerável.
  • Implica em...   Errado

    O quem implica, implica algo.

    Só para lembrar.

    Bons estudos.
  • O sistema operacional Linux, uma vez que  possui código aberto facilita a correcão de programas, pois muitas pessoas estão trabalhando nele.
    E o sistema windows é o que mais possui vulnerabilidades.  

  • implicar: tornar necessário, imprescindível; requerer

    Ex.: o combate à inflação implica a adoção de medidas drásticas .
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk   

  • O LINUX É POUCO VULNERAVEL A VÍRUS DE COMPUTADOR DEVIDO A SEPARAÇÃO DE PRIVILEGIOS ENTRE PROCESSOS , DESDE QUE SEJAM RESPEITADAS AS RECOMENDAÇÕES PADRÃO DE POLITICA DE SEGURANÇA E USO DE CONTAS PRIVILEGIADAS.

    POUCO VULNERAVEL POR QUÊ?

    O RACKER DESENVOLVE VIRUS PENSANDO MAIS NO WINDOWS, POIS ESSE É MAIS UTILIZADO PELO POVÃO.KKKK DEIXANDO DE LADO MAIS O LINUX
  • Pegando o excelente comentário do nosso colega:

    "O fato de ser código aberto não implica em ser mais vulnerável."

    Uma coisa básica, que algumas bancas insistem em ir contra, como a FCC, por exemplo.

    WINDOWS (atualmente tem mais vírus, pois conforme disse outro colega, é o sistema que o povão usa, sendo mais fácil a proliferação de "pragas virtuais". É UM SISTEMA FECHADO)

    LINUX (é um sistema ABERTO, trabalhado por mais pessoas, como disse um colega acima, tem menos usuários)

    ANDRÓID (um sistema ABERTO, baseado em Linux, aliás gosto muito dele, faz um ano que tenho, tem mais pessoas trabalhando, mas é vulnerável, pois tem muitos usuários).

    IOS (um sistema FECHADO, tem poucos usuários, faz um mês que uso, dizem que não tem proliferação de pregas virtuais, mas para mim isto se deve ao fato de ter menos usuários).

    Ou seja, para mim, complementanto o que disse nosso colega, 
    "O fato de ser código aberto não implica em ser mais vulnerável." Para mim o fato de um sistema ser ou não mais vulnerável se deve ao fato dele ter mais ou menos usuários. É só seguir uma lógica, de doenças contagiosas que se espalham mais onde tem mais gente concentrada. Tanto assim que a APPLE está começando a se preparar para seu IOS, pois o número de usuários nunca foi tão grande e a tendência é aumentar.

    Quer um sistema super-seguro? Faça você mesmo o seu e seja o único usuário.
  • Alternativa ERRADA
    O linux por ser ainda pouco usado exitem pouquíssimos vírus, enquanto o windows existem para todos os gostos. Logo, Linux é mais seguro que o windows! E não será pela possibilidade de modificação do Linux que o deixará menos seguro que o windows como um todo.
  • Recomendo que vcs deem uma olhada nessa video aula o cara explica de uma forma bem facil.
    http://www.youtube.com/watch?v=H2b6AVRM_ac&feature=channel&list=UL
  • Errado. Não é possível afirmar que o código aberto seja facilitador de ocorrências de vulnerabilidades. E nas questões comparativas entre Windows/Linux, assim como MSOffice/BrOffice, quando a Cespe menospreza o software livre e gratuito, é um sinal de questão Errada.
  • Errado. Não é possível afirmar que o código aberto seja facilitador de ocorrências de vulnerabilidades. E nas questões comparativas entre Windows/Linux, assim como MSOffice/BrOffice, quando a Cespe menospreza o software livre e gratuito, é um sinal de questão Errada.
  • Questão preconceituosa = 95% de estar errada. A banca dá mais valor a um SO que outro. Aprendi isso com o Fernando.
  • NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO OU MENOSPREZO

  • NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO OU MENOSPREZO

  • MACETE: NISHIMURA - WIN  ͜ʖ͠)

    "Em questões de Informática do Cespe, negação, comparação,  restrição , supervalorização ou menosprezo, é sinal de erro em 95% dos casos. Os outros 5% são negações, restrições ou comparações corretas, conceituais."

  • O FATO DE TER CÓDIGO ABERTO NÃO TORNA O LINUX MAIS INSEGURO QUE O WINDOWS.. AÍ FOI UMA QUESTÃO PARA INDUZIR O CANDIDATO A MARCAR A ALTERNATIVA ERRADA..

  • Não é possível dizer que o Windows é mais seguro que o Linux. Ter código aberto não facilita necessariamente a ocorrência de vulnerabilidades. Imaginem que, como o código é aberto, existem muitas pessoas revisando o código e descobrindo essas vulnerabilidades.

  • Parei em mais seguro
  • Devido ao fato de ter menos usuários do Linux, daí a existência de menos vírus, mas tem outros fatores além deste que citei.

  • O UBUNTO é mais seguro que o Microsoft Windows: A vasta maioria de vírus e spywares escrita por hackers não é desenhada com o objetivo de atacar a plataforma Linux, mas sim Windows.

    Leia mais sobre: dell, Segurança, sistema operacional, ubuntu, windows os.

  • No sistema operacional Windows, há mais variedades de vírus devido ao fato de que há mais usuários, mas isso não significa que o linux é seguro.

    PMAL 2021


ID
282772
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para excluir permanentemente um item selecionado, sem colocá-lo na Lixeira, o usuário poderá realizar um dos procedimentos a seguir, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Errada pois fala em "excluri da barra de ferramentas".


ID
285334
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A área de transferência do Windows permite que você troque informações (textos, gráficos, etc.) entre aplicativos Windows. Qual alternativa apresenta uma operação que preenche a área de transferência com as informações selecionadas?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Quando se utiliza a opção recortar ou copiar, por exemplo, as informações selecionadas passam a fazer parte da área de transfereência até que seja realizada a próxima ação, colar, que irá definir novo local.
  • É importante atentar para o seguinte, a ação em questão deverá preencher a área de transferência e não o local para onde se quer transferir(colar) as informações.
    Desta forma, somente copiando ou recortando se preenche a Área de Transferência.

  • O que cada um faz:

    •   a) Colar;   --> Só faz transferir um arquivo que já está na área de transparência para o local desejado.
    •   b) Soltar;    -->   usado no linguajar da informática juntamente com o termo "arrastar"
    •   c) Colar Especial;    --> a mesma coisa de colar (acredito que seja se diferencia apenas pelo fato de escolher alguma configuração, como colar "sem formatação".
    •    d) Arrastar;---> usando no linguajar da informática quando se seleciona e mantém-se o botão pressionado até o destino desejado.
    •   e) Recortar.  ---->     Aqui sim há uma efetiva "transferência" do conteúdo selecionado para a famosa área de transferência, para, posteriormente, através do comando "colar" retirar o respectivo conteúdo da área de transferência.

    uma dica: quando se usar "copiar" para área de transferência o material fica lá, mesmo após se ter colado no local desejado. porém, quando se usar "recortar" após e depois "colar" o conteúdo sai da área de transferência. isso pode ser abordado por alguma banca...



ID
285340
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual o recurso existente no Windows que permite preencher a tela do computador com animações quando o mesmo permanece muito tempo sem uso?

Alternativas
Comentários
  • Descanso de tela, protecção de ecrã ou protetor de tela (também referido pelo termo original em inglês, Screensaver) é um programa de computador originalmente desenvolvido para preservar a qualidade de imagem do monitor, simplesmente "escurecendo" a tela ou preenchendo-a com animações quando o computador permanece muito tempo sem uso. Atualmente os descansos de tela são mais utilizados por entretenimento ou segurança.

    Segurança

    Descansos de tela podem ser usados com uma forma rudimentar de segurança. Muitos descansos de tela podem ser configurados para pedir ao usuário uma senha antes de se desativar. Outra pessoa no entanto pode burlar a senha simplesmente reiniciando o computador caso o usuário da máquina configure sua conta para se autenticar automaticamente na inicialização.

    fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Descanso_de_tela>


ID
285349
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows, a localização padrão da barra de tarefas é a parte inferior da tela, e, da esquerda para a direita, a barra contémo Menu Iniciar, a barra de acesso rápido, os botões da barra de tarefa e a área de notificação. Sobre esses elementos, qual alternativa está INCORRETA?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa INCORRETA LETRA D:

    "A área de notificação contém ícones que representam o status de aplicações inativas."
    O erro está em "inativas". A área de notificação mostra aplicativos que estão nesse momento ATIVOS.

    Por exemplo: Seu antivírus sempre fica na área de notificação porque tem que estar atento todo momento para que nenhum vírus infecte seus dados. Portanto ele está ativo.
  • Alguem poderia explicar melhor essa alternativa C,como assim "janela sem dono"? agradeço desde já
  • Bem Gideon. Penso da seguinte maneira:

    Quando você aciona propiedades na barra de tarefas existe uma opção "agrupar botões semelhantes da barra de tarefas". Essa opção vai agrupar todas as janelas do mesmo aplicativo, como: conversas do msn, paginas de navegadores e documentos do Office ou do Broffice.
    As páginas que você abrir que não pertençam a aplicativos que já estão abertos vão ser chamadas de páginas sem dono, ou seja, são janelas avulsas que você abre na área de trabalho.




    É assim que eu penso. Quem puder ajudar, fique a vontade.
    Boa sorte e bons estudos.

ID
285526
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para excluir permanentemente um item selecionado, sem colocá-lo na Lixeira, o usuário poderá realizar um dos procedimentos a seguir, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi nada!!! A D diz que coloca na lixeira e a questão pede que ''NÃO coloque na lixeira''...

    Eu hein..

    GAB. C

  • Gabarito : Item C

    O item C está errado por causa da seguinte parte: " clicar no ícone Excluir da Barra de Ferramentas " , estaria correto se afirmasse:

    "O usuário deve clicar simultaneamente em "Shift + Delete" e na caixa e diálogo resultante, confirmar"

  • Débora, sobre o item D, que para mim também foi inédito, cliquei no arquivo/pasta, mantive pressionada a tecla "SHIFT", e arrastei para a lixeira, o arquivo foi eliminado definitivamente, sem passar pela lixeira.

    Vivendo e aprendendo.

    Bons estudos, pessoal !


ID
288472
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Microsoft Windows, a tecla que, pressionada com a tecla CTRL (isto é, junto com a tecla CTRL também pressionada), executa um atalho para a operação de desfazer a última ação realizada é

Alternativas
Comentários
  • A tecla CTRL+Z faz com que o programa volte com as ações até certo ponto do histórico gravado do programa.
  • CTRL+A: Seleciona todos os itens na janela atual
    CTRL+Z: Desfaz o último comando
    CTRL+F4: Fecha a janela atual da interface MDI
    CTRL+X: Recortar

ID
290488
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao pressionar a combinação de teclas Ctrl+Esc no sistema operacional Windows, o efeito resultante é equivalente a

Alternativas

ID
292579
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do compartilhamento de pastas e arquivos em uma rede de microcomputadores padrão Windows, uma pasta compartilhada está indicada na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A
     
    - A mão abarcando os documentos da alternativa A indica que a Pasta é compartlhada.
  • Acertei apenas interpretando os ícones, logo eliminei as alternativas 'c', 'd' e 'e'

    Fiquei na dúvida entre 'a' e 'b' aquele desenho de lupa na alternativa 'b' da a ideia d procurando alguma coisa fui e marquei a alternativa 'a' e acertei.

    Dica: Quando você se deparar com uma questão de informática da FGV que vc não sabe nada sobre o que é cobrado tipo esta questão, faça uma análise das alternativas e vá por exclusão. Tenho acertado muitas questões assim!!

    PARTIU SENADO FEDERAL!!!!!!

  • GAB. A)


ID
308656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação às práticas de manutenção de equipamentos de
informática, julgue o próximo item.

A execução periódica do desfragmentador de disco é uma prática que permite eliminar os arquivos desnecessários do computador e gerar, dessa forma, mais espaço em disco.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado.

    O desfragmentador NÃO VAI APAGAR nada do seu HD.
    E o que ele faz, é reorganizar o armazenamento dos arquivos fisicamente no HD, de modo que os fragmentos (pedaços) dos arquivos estejam armazenados em espaços contíguos ou o mais próximo possível, visando tornar o carramento mais rápido.

    Detalhe importante: NUNCA rode o desfragmentador sem primeiro rodar o SCANDISK. Esse sim, libera espaço no disco ao descartar fragmentos de arquivos perdidos no HD, só deixando os fragmentos íntegros e que fazem parte dos arquivos ativos.

    Então é assim: ao ligar o micro, tecle repetidamente a tecla F8 e escolha a opção de boot em "modo seguro". Rode o Scandisk, mandando corrigir erros do sistema de arquivos encontrados e os setores defeituosos que forem encontrados.
    Em seguida reinicie o micro (de novo em modo seguro), rode o desfragmentador de sua escolha e ao final reinicie o micro, agora em modo normal.

    Fazendo assim, não tenha receio pois não vais perder nenhum arquivo e vai perceber seu micro trabalhando mais rápido.
  • Olá
    Gabarito ERRADO.

    A assertiva está se referindo ao aplicativo "limpeza de disco", que tem a função de apagar arquivos e programas (temporários, da lixeira,
    que são pouco usados por exemplo) para liberação do espaço no HD.
    O caminho para se chegar é "acessórios/ferramentas do sistema/limpeza de disco"
    .

    Agora vamos dar um pulo no desfragmentador.
    Quando você copia arquivos para o HD, irão ocupar espaço certo? Mas a questão aqui é quando os apaga ou desinstala. 
    Este, é o seu HD fragmentado. Quando você desinstala um programa, esse espaço fica vazio, e não é preenchido automáticamente pelo sistema. 
    Qual é o problema? Os arquivos ficam espalhados(bagunçados) no HD. A consequencia é que o sistema vai ter mais dificuldade de procura, tornando-se mais lento.


    Depois da desfragmentação, a alocação do espaço do HD ficará assim:


    Agora me digam, qual é o hd que a "cabeça de leitura" irá achar mais facilmente os arquivos?

    Bons estudos =]

     
  • Franco, excelente comentário. Ficou muito didático entender com as figuras.. Show!
  • Desfragmentador de Diso visa otimizar, organizar arquivos, deixando a máquina mais rápida. Não tem função de eliminar arquivos nem corrigir erros.
  • Apenas complementando....

    DESFRAGMENTADOR DE DISCO: Reorganiza (separa/desfragmenta) a estrutura dos dados.

    LIMPEZA DE DISCO: Libera espaço na unidade, limpando arquivos desnecessários.

    RESTAURAÇÃO DO SISTEMA: Restaura as configurações antigas do Windows.

  • O aplicativo que efetua a eliminação dos arquivos desnecessários do computador, liberando espaço em disco, é o Limpeza de Disco. O Desfragmentador de Discos organiza os clusters, tornando o acesso para leitura mais rápido, melhorando o desempenho. É automático no Windows 7.
  • Ótima explanação de Franco Machado!!!

    Direto e objetivo!!!!

  • O aplicativo que efetua a eliminação dos arquivos desnecessários do computador, liberando espaço em disco, é o Limpeza de Disco.

  • Desfragmentador agrupa arquivos, melhorando o desempenho do PC.

  • Limpeza de Disco --> efetua a eliminação de arquivos desnecessários, liberando espaço em disco.

    O Desfragmentador de Discos --> organiza os clusters, tornando o acesso para leitura mais rápido, melhorando o desempenho. É automático no Windows 7.

    comentário do professor

  • O desfragmentador ñ elimina arquivos, o mesmo executa a organização dos arquivos no hd, de uma forma que o deixe mais eficiente.

  • Ele organiza .. e não libera espaço!

    Gab. E

  • Ele organiza .. e não libera espaço!

    Gab. E

  • DESFRAGMENTADOR DE DISCO: Reorganiza (separa/desfragmenta) a estrutura dos dados.

    LIMPEZA DE DISCO: Libera espaço na unidade, limpando arquivos desnecessários.

    RESTAURAÇÃO DO SISTEMA: Restaura as configurações antigas do Windows.

  • ERRADO

    Scan disk--> verifica falhas

    Bitlocker --> criptografa unidades

    limpeza de disco --> exclui arquivos desnecessários

    desfragmentador --> organizar o HD

  • Gabarito Errado

    Apenas reorganiza dos arquivos, eliminando os espaços entre eles


ID
308878
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A área de trabalho do Windows é uma área do sistema:

Alternativas
Comentários
  • letra c sem dúvida...

    letra A errada..pode ter ícone de arquivos..Letra B..errada..Diretórios de arquivos não são mostrados e sim pastas..Letra D errada..não pode ser apagada...letra E errada..sua configuração pode ser mudada sim.


ID
315985
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere:
I. Windows é software proprietário e Linux é software livre.
II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.
III. Apenas o Windows possui interface gráfica intuitiva.
Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. Windows é software proprietário e Linux é software livre. CORRETO
    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus. CORRETO
    III. Apenas o Windows possui interface gráfica intuitiva. ERRADO o linux tb tem interface grafica intuitiva
  • Bem nessa a FCC viajou.

    LINUX não atrai muita invasão, pelo fato dele ter poucos usuários, contra a imensa esmagadora maioria do Windows. Se hoje temos vírus em sistemas comop ANDROID, Symbiam, etc. o que dirá do LINUX sendo popularizado? Nenhum sistema é imune.

    Dei uma pesquisada na Google sobre a "imunidade" do Linux e achei este artigo interessante, e a maioria que falam da imunidade do LINUX datam de 2006 para trás:


    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-mitologia-da-imunidade-a-virus-no-Linux

    http://espacoliberdade.blog.br/blog/2011/06/linux-ainda-esta-imune-aos-virus/


    Bem como é Gabarito Preliminar, é melhor esperar o definitivo. Saindo o definitivo aí sim veremos o que a FCC que dizer com isto.

    Mas a única coisa que conseguir achar é que:
    "Os vírus para Microsoft não funcionam no Linux, já que o tipo de binário é diferente nos dois sistemas. "
    FONTE: http://www.linhadefensiva.org/forum/index.php?showtopic=110892






     

  • Letra C. O item I mostra que o Windows é um software pago e o Linux é gratuito. O item II mostra uma realidade: o Windows possui mais usuários, possui mais pragas que o ataca, possibilita a execução automática sem o consentimento do usuário, enquanto que o Linux possui menos usuários, menos pragas e principalmente: exige a anuência explícita do usuário antes de executar qualquer aplicação, sendo este o motivo principal para que as pragas digitais não obtenham muitos resultados nos ataques. O item III está errado, porque todos os ambientes operacionais atuais possuem uma interface gráfica intuitiva, desde o Windows até o Linux, passando pelo Snow Leopard, Android, etc.
  • II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.

    A quase  imunidade, como diz a questão, do Linux não pode ser comprovada pelo fato de o sistema ser pouco usado e consecutivamente pouco atacado. O que pode-se afirmar é que o Linux  não é um alvo tão recorrente. Nada mais.

  • Ser praticamente imune é uma coisa, ser praticamente não visado, fora de alvo é outra coisa.

    O Linux é tão imune quanto qualquer outro sistema operacional, mas assim comoo mac os, não existem tantas pessoas que  desenvolvem vírus ou invasores como para o windows.

    Não concordo com o gabarito, passível de recurso.
  • Todo software livre é gratuito?

    Você já sabe que o software livre consiste na ideia de que você possa utilizar, distribuir, estudar o código-fonte ou até modificá-lo, sem necessidade de pedir autorização ao seu desenvolvedor. Softwares nestas condições geralmente não requerem pagamento, mas isso não é regra: um programa pode ser livre, mas não necessariamente gratuito.

  • Letra A, única correta.

    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.

    Neste item independente da quantidade de usuarios que utilizam o linux ou o windows. Já que ele está se referindo ao software. Quando a banca diz praticamente, entendi que o Linux pode ser menos afetado do que o Windows o que não é correto.
  • Olha, estou completamente fora da minha área, mas me arrisco a parafrasear o Prof. Deodato Neto que usou essa mesma questão em um curso que estou fazendo. Segundo ele, o Linux, por ser livre (o que nada tem a ver com gratuidade), permite alterações, no seu código fonte, pelos usuários. Assim, temos no planeta 6 bilhões de "vigilantes" do Linux, impedindo que qualquer vírus ou praga virtual ataque alguma área sensível do programa. Os usuários estão sempre corrigindo as falhas do Linux. Pra mim, que não tenho muita (ou quase nenhuma) experiência em TI, essa explicação foi suficiente. Espero ter ajudado.

    Bons estudos.
  • Como uma banca de nível nacional pode dar como certa o item B? Não existe meio termo: ou é imune ou não é imune!! Quem estuda raciocínio lógico sabe do que falo: ou...ou. Sabemos que Linux não é imune a vírus!!
    "Praticamente" não existe!

  • A questão é bem simples e não deve ser anulada nem nada...

    Quando o item II diz que o Linux é "praticamente imune a virus" quer se referir ao fato de que há muito pouco virus desenvolvidos para esse sistema. Como já foi falado, o Linuz utiliza um binário diferente do Windows e, portanto, deve ser desenvolvido virus específico pra esse sistema. Como não é muito utilizado quanto o Windows e normalmente se desenvolve virus para ter alguma espécie de proveito com invasões do sistema, o Linux acaba por ter uma certa imunidade a virus, pois os virus desenvolvidos com base no Windows não funcionam nele...

    Espero ter ajudado.
  • Linux não é imune a vírus correto. Mas é "praticamente imune" sim pelo fato de ser um sistema diferente usada pela minoria de uma elite. Então os milhares de vírus que hoje existem, o linux é praticamente imune a eles o que não acontece ao Windows.

    Agora se não existisse a palavra "praticamente" daí poderia concordar que a FCC estaria errada.
    II. Windows é ALVO de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus. 

    Corretíssimo.

  • Achei bem interessante o pessoal discutir a questão.
    Também gostei da resposta do prof. Deodato, mas discordo completamente.

    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus. 

    O Linux não é imune, nem mesmo pq seu código é livre e a comunidade de desenvolvedores é forte. Ele simplismente não é um alvo recorrente. Nenhum outro sistema é tão alvo quanto o Windows. Mesmo assim são alvos, e não são imunes.

    Essa questão é muito viagem da banca, muito mal formulada.

    É questão de informática ou de português ou de raciocínio lógico? Vão dizer que o "enquanto" tá fazendo sentido de oposição e pelo raciocínio lógico entende-se como negação da afirmativa anterior...Aff... Isso é informática! E NENHUM SISTEMA OPERACIONAL É IMUNE... Principalmente o Windows que para liberar determinados recursos para softwares, exige autorização do Administrador e mesmo assim não é imune...
    Ridícula questão, faz pouco da inteligência do candidato.
  • Com certeza quem é alienado ao Windows nao gostou dessa questao.
    Quem ainda nao utilizou o Linux eu aconselho deixar de lado o Ruindows, O linux é MUITO MELHOR!
    Ele ser Free é apenas um detalhe.. 
  • O pessoal que errou não quer acreditar no erro.. Como o colega expôs acima, é pura interpretação. Estão excluindo o praticamente. Procurem num dicionário:

    Significado de Praticamente
     
    adv. De modo prático, cômodo.
    Quase, aproximadamente: os resultados são praticamente nulos.

    Difícil é assumir um erro. Agora não dêem falsas experanças a quem está estudando aqui.

     
  • Ola queridos colegas de labuta!
    é inevitavel não entrar no merito desta questão, o fato é que sou Analista de TI, já dei aula de Sistemas Operacionais e errei essa questão e o comentario que tenho a fazer é que no minimo a questão foi mal elaborada, não quero discutir o significado da palavra PRATICAMENTE que é a grande armadilha nesta questão e sim a analise da questão como um todo!
    a questão fala sobre a imunidade de virus e se analizarmos de forma generalizada vamos entender que estamos falando sobre a ocorrência ou não de virus , ou seja, é como se o LINUX tivesse um atributo particular que o deixasse mais ou menos seguro e o fato é que não há, logo o que deveria ser perguntado é "O LINUX SOFRE MENOS COM ATAQUES DE VIRUS " a resposta seria "SIM ", mas a imunidade não ocorre, Mas como Diz o Professor GABRIEL PACHECO (o Pessoal da TI conhece) "O avaliador te odeia e quer encontrar formas diferentes de fazer você errar", essa questão sem duvida entra no merito da discursão da TI, com direito de analise sematica e até Logico Matemático.

    enfim se não foi anulada devemos armazenar em nosso banco de Dados como jurisprudencia e lembrar dela para uma proxima oportunidade.

    Grande abraço e Bons estudos a TODOS !!!!
  • Entendo a revolta de alguns colegas com o gabarito; porém, por se tratar de uma questão da FCC, o candidato deve escolher a mais correta ou a menos errada, que sem dúvida é essa. Acho bem pior quando o Cespe resolve fazer o mesmo tipo de questão com "certo" ou "errado"... 
  • Praticamente imune = não imune.

    Questão muito maliciosa! Bom, eles tentaram fazer o que eles nunca fazem: originalidade!
  • Pois é Galera, achei essa questão com cara de recurso, por que a banca afirmou que o Linux é praticamente Imuni...Acho isso um absurdo, a banca não anular tal questão...será q outras questões com o mesmo entendimento serão aceitáveis?  
  • Não existe praticamente imune.
    Gabarito correto é somente a letra A.
    Deveriam ter entrado com recurso para esta questão.
  • imune não seria o termo correto.

  • Atualmente, o sistema operacional Linux é conhecido por ser o SO mais seguro do mercado, imune a vírus, muito mais confiável que o seu concorrente da Microsoft. Praticamente, a ocorrência de vírus para Linux é nula, aparecendo somente um outro caso isolado, mas ainda sim existe uma chance remota de contrair alguma ameaça.

    Por sua vez, Clam AntiVirus foi desenvolvido para tentar minimizar o máximo este problema, tentando eliminar as ameaças que ainda resistem a toda segurança deste sistema operacional. Este antivírus é totalmente GPL, portanto, nenhum tipo de taxa é cobrada!!!

    Entre seus principais serviços, estão: procura eficiente de mallwares; scanner de vírus através de linha de comando; ferramenta avançada para atualização da base de dados; e o mais importante de todos, a busca de ameças em emails de gateways específicos para esse tipo de serviço.

    O principal uso de Clam AntiVirus é focado em servidores, nos quais uma grande massa de dados é transferida diariamente. Talvez em computadores pessoais a segurança oferecida pelo próprio sistema operacional  Linux já seja suficiente.



    Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/linux/download/clam-antivirus.htm#ixzz2yE2oZOoQ


  • Se fosse Imune a vírus, o linux não precisaria de anitivírus.

  •  Linux é praticamente imune a vírus != Linux é imune a vírus.

  • Como que a afirmativa: I- ''Windows é software proprietário e Linux é software livre'' está errada? Qual a justificativa da banca? alguém sabe?

  • o item II ao meu ver está correta sim, pois a palavra PRATICAMENTE denota incerteza,ou seja,pode sim ser alvo vírus.Sendo assim  dizer que É IMUNE A VÍRUS é diferente de dizer É PRATICAMENTE IMUNE....

  • Conclusão: A única certeza que tive foi que o "avaliador da banca" é muito "fã" do LINUX.

  • Fato é que o examinador quis brincar, e nessa brincadeira muita gente rodou

    Observando o item:


    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.


    Quando ele afirma que o Windows é alvo de "milhares" de vírus, logo em nossas mentes é formada a ideia de quantidade, de grande quantidade de número, certo? E Logo em seguida o examinador quebra nossa expectativa com enquanto o Linux é "Praticamente" imune a vírus, isso acaba meio que criando uma ideia antítese um conflito, se você não prestar atenção ao termo principal: "Praticamente", que na questão deixa claro que o linux não é imune a vírus mais comparado ao windows que tem a maioria de usuários esmagadora e sofre mais ataque consequentemente, então estaticamente por assim dizer e até mesmo logicamente o Linux não sofre tanto ataque de vírus como o Windows e pela forma que a banca colocou está correta, mesmo que vc na hora não concorde exatamente com os termos, deve-se analisar o sentido que a banca quis passar, por isso é importante estudar o perfil da banca para não cair nessas cacas de bananas.


    Significado de Praticamente

    adv. De modo prático, cômodo.
    Quase, aproximadamente.


  • Prezados, vamos analisar os itens dessa questão :

    I. Windows é software proprietário e Linux é software livre.

    Item correto. O Windows possui seu código fonte fechado, enquanto o Linux possui seu código fonte aberto.

    II. Windows é alvo de milhares de vírus e parasitas virtuais enquanto que Linux é praticamente imune a vírus.

    Item correto. Apesar de existirem vírus para sistemas Linux, eles são de número bem menor.

    III. Apenas o Windows possui interface gráfica intuitiva.

    Item errado. Existem inúmeras interfaces gráficas do Linux que proporcionam interface gráfica intuitiva.

    Portanto, alternativa correta é a letra C.



    RESPOSTA: C

  • Questão passível de anulação! O Linux é tão propício a vírus quanto o Windows, mas é claro que quase a totalidade dos softwares maliciosos são desenvolvidos para Windows, pois tem uma imensa parcela de usuários. Porém, isso não quer dizer que o Linux seja praticamente imune a vírus. JAMAIS!

  • Não existe esse negócio de "Praticamente Imune". Ou é imune, ou não é. A gripe tem 30 tipos de vírus, se eu tomo 29 vacinas para 29 tipos de vírus eu estou Imune à gripe?

    Deve existir o candidato praticamente aprovado, ele acertou 75% da prova. Precisava de 76%, mas está praticamente aprovado. kkkkkk

  • Questão mal elaborada.

  • Vamos mudar agora todo Mundo para o Linux,......

  • questao maluca!!!!

  • A meu ver, a questão utiliza o praticamente pra não dizer totalmente, o q seria um erro ainda maior, pois sabemos que não existe, em meio a internet, 100% de segurança.

    FFF e fiquem todos com Deus!

  • O fato do Linux não ser alvo principal dos criadores de vírus, não significa que ele é imune.

    Uma pessoa que nunca teve determinada doença, não significa que ela é imune, só não teve o contato com o vírus causador da tal doença, uma vez em contato será infectado.

    Então essa de dizer que é praticamente imune está errado. Aí o elaborado escolhe errado uma palavra, torna a questão errada, coloca o gabarito certo e o professor vem defender o gabarito, aff

  • Principio de Nishimura não deu certo desta vez. Rodei na II

  • Ou é imune ou não é !!!

    Eu iria escrever uma besteira aqui, mas serei ético. kkkk

  • não tem essa de praticamente imune a vírus. nada a ver. essa questão tá errada

  • Vamos nos informar antes de comentar?

     

    Linux, em termos mais diretos, é praticamente imune a vírus.

     

    Leia esta matéria, é uma fonte rica em informações: http://www.diolinux.com.br/2014/02/por-que-linux-android-nao-pega-virus.html

  • dizer que  é ''praticamente imune'' é sacanagem.

  • O Linux só é "praticamente imune" a vírus porque é bem menos utilizado que o Windows, por isso não seria tão interessante perder tempo fazendo vírus pra Liux enquanto pode-se afetar mais usuários com o vírus pra Windows.

  • Nada com nada essa questão, no mínimo deve ter chovido pedido de anulação pra ela, avaliador quis inventar demais.. praticamente imune kkkkkkk pqp essa foi boa

  • examinador mal intencionado do carajo

  •  P A R A S I T A S           V I R T U A I S 

  • Nem eu sou imune a vírus, quanto mais o Linux. Tenha fé, homiii
  • Linux é imune a vírus ?? O cara que eles chamam de “elaborador de questões”tá precisando estudar mais Uma coisa é ter menos vírus outra coisa é ser imune !
  • OBS: qualquer outra banca que seja SERIA e falar “imune” pode meter um errado!
  • Letra C. O item I mostra que o Windows é um software pago e o Linux é gratuito. O item II mostra uma realidade: o Windows possui mais usuários, possui mais pragas que o ataca, possibilita a execução automática sem o consentimento do usuário, enquanto que o Linux possui menos usuários, menos pragas e principalmente: exige a anuência explícita do usuário antes de executar qualquer aplicação, sendo este o motivo principal para que as pragas digitais não obtenham muitos resultados nos ataques. O item III está errado, porque todos os ambientes operacionais atuais possuem uma interface gráfica intuitiva, desde o Windows até o Linux, passando pelo Snow Leopard, Android, etc.


    Ainnn o Linux não é imune, mimimi, aiiin esse examinador mimimi.

    A questão é de 2011, naquela época de fato era remota a possibilidade de vírus no sistema Linux, hoje em dia é um pouco mais provável que com a popularização do sistema haja mais pragas para tal, mas ainda assim como explicado, o Linux exige a anuência explícita do usuário antes de executar qualquer aplicação.

  • PRATICAMENTE imune. Tem diferença de somente imune. Quer dizer que não é totalmente imune. Tem muito menos chances de ser atacado.

  • Linux não é alvo de tantos vírus porque são poucos usuários e o objetivo de um vírus é espalhar para o máximo de pessoas possíveis.

  • Linux não é imune a vírus. Essa questão cabe recurso. Pode ter certeza. Nenhuma sistema na informatica é 100 % seguro.

  • pegadinha do joca !

  • Bom, não cabe anulação. Mas essa questão é uma b05t4

  • Imune? Ta mal elaborada essa... Mesmo sendo menos provável a incidência de vírus imune jamais seria a palavra, sei lá kkk

  • hj o Linux tem interface gráfica

  • Não é imune, somente não muito utilizado. Imune seria se ele tivesse algum programa que impossibilitasse o ataque referido.

    Tinha que anular -:

  • O Linux não é imune e nem quase imune a vírus, o fato é que um vírus e criado para atingir o máximo possível de usuários e como ele tem uma minoria de clientes não faz sentido criar tantos vírus assim para ele igual acontece com Windows.

    Cabe anulação da questão.


ID
326503
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Windows possui um recurso que, quando habilitado, permite o acesso remoto ao ambiente de trabalho da estação. Em relação a este recurso, qual afirmativa é CORRETA?

Alternativas
Comentários
  • b) O Acesso Remoto deve ser ativado em “Propriedades do Sistema”, que pode ser acessado nas “Propriedades” do “Meu Computador”.
  • Acho que também dá para acessar pelo Painel de Controle -> Sistema
  • Sim, pode ser acessado das duas formas, conforme os dois comentários supra.
  • Uma inform. importante também (vai que cai):

    TeamViewer é um aplicativo que permite o acesso remoto entre dois dispositivos. Disponível para Windows, MacOS, Linux Android e iOS, permite que um usuário acesse e controle outro computador remotamente através de um código de identificação e uma senha.

  • GAB. B

    O Acesso Remoto deve ser ativado em “Propriedades do Sistema”, que pode ser acessado nas “Propriedades” do “Meu Computador”.


ID
329224
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São exemplos de softwares classificados como Sistema Operacional:

Alternativas
Comentários
  • Exemplos de sistemas operacionais ativos Android DragonflyBSD eComStation FreeBSD FreeDOS Haiku Inferno (Sistema Operacional) IOS Linux (várias distribuições) Mac OS X MeeGo[6]. MenuetOS Microsoft Windows MINIX NetBSD OpenBSD Solaris Unix System V
  • Letra A. Internet Explorer é um navegador de Internet, assim como o Mozilla Firefox, Google Chrome, Safári e Opera. MS-Word é um editor de textos, assim como o BrOffice Writer, Windows WordPAD e até Bloco de Notas (com suas respectivas características e limitações). BrOffice é um pacote de aplicativos para escritórios, assim como o Microsoft Office. Gimp é um editor de imagens, assim como o Adobe Photoshop.
  • Eu não sabia disso mas pelo que eu pesquisei o Unix e o sistema operacional anterior do Linux.

  • Muito bom saber

  • GAB.: A

    Sistema operativo ou operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processadorgerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário

  • Letra A

     Principais exemplos de sistemas operacionais:

    • Windows (da Microsoft);

    • Linux (software livre);

    • Mac OS X (da Apple);

    • Unix Solaris (da Sun Microsystems);

    • Chrome OS (da Google. Isso mesmo! Sistema operacional e não o navegador!);

    • Android (da Google, para dispositivos móveis, como tablets e smartphones);

    • Mac iOS (da Apple, para iPhone e iPad).

    -GRAN CURSOS

  • Letra A.

    a) Certo. Internet Explorer, MS Word, BROffice e Gimp não são sistemas operacionais.

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini Duarte.

  • Internet Explorer, MS Word, BROffice e Gimp não são sistemas operacionais.

  • O QUE O LINUX E WINDOWS TEM EM COMUM?

    - Ambos disponibilizam ferramenta de linha de comando.

    Versão/distribuição do Linux:

    - Conectiva (braço brasileiro da Mandriva)

    - Kurumin (brasileira)

    - Debian BR CDD (brasileira)

    - Debian

    - Fedora

    - Gentoo

    - Knoppix

    - Mandriva

    - Red Hat

    - Slackware

    - SUSE

    - Ubuntu

    - Yellow Dog Linux (para Mac)

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!

  • Sistemas operacionais:

    Windows (da Microsoft);

    Linux (software livre);

    Mac OS X (da Apple);

    Unix Solaris (da Sun Microsystems);

    Chrome OS (da Google. Isso mesmo! Sistema operacional e não o navegador!);

    Android (da Google, para dispositivos móveis, como tablets e smartphones);

    Mac iOS (da Apple, para iPhone e iPad).

    -GRAN CURSOS

    .

    .

    Feliz ano novo, guerreiroos!

    Que 2021 seja um ano de aprovações, que cada dia luta seja honrado!

    .

    .

    A fé produz o ânimo!!!!

    .

    .

    #Pertenceremos!!

  • GAB. A

    Unix e Windows.

  • Fala Pessoal! Estou compartilhando meus resumos no Evernote. Dessa forma, voltado para banca FGV.

    Segue lá no Instragram: rafaellrm


ID
335005
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No contexto dos sistemas operacionais Windows, os mais modernos operam com base em um recurso, baseado em dois aspectos, descritos a seguir:

I. É fornecido um tempo às aplicações em execução, sendo o controle da CPU feito pelo próprio sistema operacional. Dessa forma, independentemente do fato de uma dada aplicação ter ou não terminado o que estava fazendo, esgotado seu time slice, o sistema operacional retoma o controle da CPU e o repassa para o próximo da fila.

II. Cada aplicação “roda” em um espaço próprio, de modo que, em caso de problemas, a aplicação em pane é finalizada, permanecendo as demais ativas em execução.

Esse recurso é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • "O Windows usa Multitarefa Preemptiva: isso quer dizer que o Windows permite a execução de
    várias tarefas ao mesmo tempo (pelo menos, faz aparentar isso para o usuário). A multitarefa
    preemptiva é um sistema que permite que várias janelas de vários programas sejam apresentadas
    ao usuário, como se todos estivessem sendo “executados” ao mesmo tempo.
    Na verdade, o que acontece é que o Windows fica “chaveando” a execução de tarefas na CPU de
    forma bem rápida (isso porque, só há uma CPU no micro), fazendo parecer que pode fazer tudo ao
    mesmo tempo. Ele fica mais ou menos como um guarda de trânsito, fazendo: “Impressora, é sua
    vez...”, “Pare!”, “Agora é a vez do Word, pronto, pode passar”, “Agora é o Excel que vai usar a CPU!
    Prooonto... Deixe de ser egoísta” “Pare” “Agora é a vez do Word de novo...” e assim por diante". Prof. João Antonio.
  • Nossa,  muito boa a explicação do Prof. João Antonio! Obrigada!


  • Fiquei entre o gabarito e Round Robin. Marquei RR por causa do time slice.

    Vamos na fé.

  • Complementando a resposta dos colegas...

    Alternativa B – ERRADA

    Segmentação Paginada diz respeito a Divisão (Paginação) da memória do computador promovida pelo sistema operacional


    Alternativa C - ERRADA

    diz respeito apenas a Afirmativa I. É a rotina (algoritmo) da Multitarefa Preemptiva que faz essa distribuição da execução por tempo (igual) entre essas aplicações


    Alternativa E - ERRADA

     

    Swaping se relaciona a memória Preemptiva. Mas não é a Memória Preemptiva em si. É quando um processo é copiado e retirado da memória (é suspenso) para depois ser executado de novo.

    Fonte:

    http://fundamentossistemasoperacionais.blogspot.com.br/p/segmentacao.html

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Round-robin

    http://www.branqs.com.br/universidade/aulas_SO/0006_EscalonadorDeProcessos/escalonadorProcessos.html
    https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_mem%C3%B3ria#Monoprograma.C3.A7.C3.A3o

  • Em computação, preemptividade é o ato de interromper temporariamente uma tarefa sendo executada por um sistema computacional, sem exigir sua cooperação, e com a intenção de retomar à tarefa posteriormente.