-
Resposta : Errada
O erro da questão reside no fato da A administração de pessoal, uma das fases do processo de evolução da gestão de pessoas, não ter por finalidade conferir qualidade à relação entre capital e trabalho
-
Administração de Pessoal não é uma fase da evolução da gestão de pessoas, é a própria.
-
A fase, Administração de Pessoal ou Administração de Recursos Humanos (ARH), é anterior à etapa atual, designada como Gestão de Pessoas e suas variações (Gestão de Talentos Humanos, Gestão do Capital Intelectual e etc). Sucintamente, a ARH era focada somente nos processos operacionais (o antigo DP - Departamento de Pessoal) e não no conhecimento e relações entre as pessoas, como é hoje.
-
Na verdade,
O erro da questão está em afirmar que a administração de pessoal (ARH) confere qualidade a relação entre capital e trabalho. Na ARH o ser humano é visto como simples recurso, na gestão de pessoas dá-se importância a qualidade da relação entre a organização e seu colaboradores.
-
Pessoal, jamais a administração de pessoal, conhecido também como departamento de pessoal, confere qualidade à relação entre capital e trabalho. Ela foi nada mais nada menos do que um setor tipicamente burocrático que caía na rotina e não tinha política de RH. seu caráter era tipicamente burocrático pois voltava-se para as transações processuais e trâmites de rotina como folha de pagamentos, entre outros.
-
A partir de 1950, o conceito de Relações Industriais foi ampliado e passou a ser tratado por Administração de Pessoal visto que seu objetivo não era apenas a de intermediar conflitos, mas, sobretudo, administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente.
A partir da década de 70, surgiu o conceito Recursos Humanos (ARH), onde as pessoas passaram a ser consideradas o recurso fundamental para o sucesso organizacional, porém essa concepção ainda sofria da miopia de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades da organização.
Assim, o conceito de Administração de Recursos Humanos migrou para Administração de Pessoas (ou Gestão de Pessoas) por entender que as pessoas participam da administração da empresa como parceiros e não como meros recursos.
-
Achei o embasamento desta questão, segundo Marras::: (fuego)
O correto seria:
A administração de pessoal, uma das fases do processo de evolução da gestão de pessoas, tinha por finalidade conferir qualidade à relação entre capital e trabalho e operacionalizar os serviços de recursos humanos.
Correto Seria:
A função de RH, neste periodo como Relações Industriais, uma das fases do processo de evolução da Administração de Recursos Humanos (fase tecnicista), tinha por finalidade conferir qualidade à relação entre capital e trabalho e operacionalizar os serviços de recursos humanos. (compilei segundo o autor Marras)
Outra coisa = Fala-se de Evolução da Administração de Recursos Humanos
que é composta pelas fases: Contábil, Legal, Tecnicista, Administrativa/Sindicalista e estratégica.
Fase Estratégica o gerente sai do nível tático para o estratégico. aqui estão
site: http://mariangeladassi.sites.uol.com.br/gestaorh.html
Estou muito feliz por ter solucionado esta questão, dai falo, não admitam qualquer explicação, vão tras da luz, olha só, resolvendo esta questão decobrimos novas fases de RH e um novo autor da CESPE.
-
Pessoal, o que está errado na questão é a palavra "qualidade", segundo correção do prof. Junior Ribeiro - Vestcon. A administração de pessoal tinha por finalidade estruturar a relação entre capital e trabalho, mas NÃO SE PREOCUPAVA COM A QUALIDADE DA RELAÇÃO ENTRE OS DOIS.
-
O modelo de administração de pessoal, também conhecido como Departamento de Pessoal, segundo Fischer (2002) tem por finalidade as transações, os procedimentos e dos processos com menos custo. A questão refere-se ao modelo de comportamento humano que equivale, segundo Fischer, à fase das Relações Industriais, de Chiavenato.Logo: Questão Incorreta.
-
O modelo de administração de pessoal (Departamento de Pessoal), segundo Fischer (2002) tem por finalidade as transações, os procedimentos e os processos com o menor custo (eficiência).
Fonte: Andréia Ribas
-
A questão ratifica o conceito tecnicista.
Administração de pessoal tinha o foco nos aspectos humanos em reação ao novo sindicalismo.
-
Errado.
O modelo de administração de pessoal(departamento de pessoal) segundo Fischer (2002) tem por finalidades as transações, os procedimentos e os processos com menor custo (eficiência).
-
"Esta questão está errada, pois o estágio de Administração de Pessoal (ou do “departamento de
pessoal”) não buscava a qualidade da relação entre capital e trabalho. Estava mais preocupada com
aspectos formais dessa relação. O gabarito é questão incorreta."
Prof Rodrigo Rennó
-
De fato, a administração de pessoal é uma fase da evolução de gestão de pessoas e busca dar eficiência a aspectos operacionais do pessoal, mas não tem nada a ver com "qualidade" na relação capital-trabalho, que poderia até ter relação com a área de relações industriais.
Prof. Carlos Xavier
-
ERRADO
O modelo de administração de pessoal (Departamento de Pessoal), segundo Fischer (2002) tem por finalidade
as transações, os procedimentos e os processos com menor custo (eficiência).
Gestão de pessoas para concursos
Por Andréia Ribas E Cassiano Salim
-
Meu Deus! É muita abstração.
Julgue o ítem:
"Gestão de pessoas é gestão de pessoas." Certo!...? NÃÃO! ERRADO! Gestão de pessoas é outra coisa, pois, de acordo com o autor Fulano de Tal, ".. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa totalmente diferente".
Vai entender..
-
-
Gabarito: errado
1) Modelo de gestão de pessoas como departamento pessoal (modelo clássico).
Voltado para a efiência de custos e para a busca de trabalhadores adequados às tarefas cientificamente ordenadas.
2) Modelo de gestão de pessoas como gestão do comportamento humano (modelo motivacional).
Reconhece o comportamento humano como foco principal da gestão articula-se em torno dos binômios envolvimento-motivação, fidelidade-estabelidade e assistência-submissão.
3) Modelo de gestão de pessoas como gestão estratégica de pessoas (modelo de gestão estratégica).
Origina a prescrição da descentralização da gestão de recursos humanos, que começa a ser entendida como uma atividade que deveria estar parcialmente na função de RH e na atuação do dia a dia de cada gestor de pessoas.
4) Modelo de gestão de pessoas como gestão por competências (modelo competitivo).
A intenção de criar vínculos cada vez mais próximos entre desempenho e resultados da empresa intensifica-se a ponto de requerer nova definição conceitual do modelo...
A.Ribas - 3a. Edição.
Acho que a questão mistura conceitos. Ver comentários da Professora Karen.
-
Para Taylor:
Homem = Máquina com coração
TRABALHEM!
-
O item está ERRADO.
A questão apresenta a evolução da área de gestão de pessoas, conforme descreve Marras (2002):
Primeira fase ou fase Contábil (antes de 1930): Compreende o período em que o poder do proletariado era fraco, mas havia muita agitação trabalhista para reivindicar melhores condições de trabalho. O capital x trabalho não era disciplinado legalmente. Ficou conhecida como fase Contábil porque a grande preocupação voltada para a área se dava em relação aos custos.
Segunda fase ou fase legal (de 1930 a 1950): vislumbra-se aqui a era Vargas e neste período houve a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e do Departamento Nacional de Trabalho, além da compilação, em 1943, das leis esparsas que regiam as relações trabalhistas, resultando na CLT. É a fase marcada pelo início da gestão legalista e burocrática de pessoas. Surgiu a figura do Chefe de Pessoal, que em geral era um profissional metódico seguidor ferrenho das leis e pouco afeito aos meandros do business ou dos detalhes psicossociais dos trabalhadores.
Terceira fase ou fase tecnicista (de 1950 a 1965): marcada pela força das indústrias automobilísticas e a entrada de multinacionais no País, as quais emprestam o modelo americano de Gestão de Pessoas. É criado o Departamento de Relações Industriais e aparece o Gerente de Relações Industriais (GRI), com a consequente modificação do aspecto das relações entre capital e trabalho. Foi nessa fase que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho.
Portanto, aqui reside o erro do item:
A administração de pessoal (fase tecnicista), uma das fases do processo de evolução da gestão de pessoas, tinha por finalidade conferir qualidade à relação entre capital e trabalho e operacionalizar os serviços de recursos humanos.
Quarta fase ou fase administrativa (de 1965 a 1985): período marcado por relações trabalhistas tensas e pela ditadura militar, fazendo surgir o movimento sindical. Destaca-se o surgimento do Gerente de Recursos Humanos (GRH) nesta fase, além de emergiram novas teorias e técnicas gerenciais como a gestão participativa, o planejamento estratégico e o controle total de qualidade.
Quinta fase ou fase estratégica (de 1985 até nossos dias): é nesta fase, no fim da década de 1990 que a ideia de Gestão de Pessoas diferenciada da ideia da Administração de Recursos Humanos começa a tomar forma. Ocorre a alavancagem operacional do cargo de GRH, de uma posição gerencial no nível tático para uma posição de diretoria no nível estratégico.
-
Estava preocupada com aspectos mais formais da relação.
-
Esta questão está errada, pois o estágio de Administração de Pessoal (ou do “departamento de Pessoal”) não buscava a qualidade da relação entre capital e trabalho. Estava mais preocupada com aspectos formais desta relação.