-
ERRADA.
A Gestão de Pessoas se divide em:
Provisão de recursos humanos: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO; Aplicação de Recursos Humanos: INTEGRAÇÃO, DESENHO E ANÁLISE DE CARGOS; Desenvolvimento de Recursos Humanos: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL; Manutenção de Recursos Humanos: BENEFÍCIOS SOCIAIS E RELAÇÕES TRABALHISTAS; Monitoração de Recursos Humanos: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE RH (Software); Processo de Provisão consiste em abastecer a empresa com mão de obra qualificada. Refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal.
-
Errado
Desenho e análise de cargos estão no processo de APLICAÇÃO DE PESSOAS.
-
Elisa dê uma olha na questão Q45440.
Trata-se de uma questão da FCC. A banca considerou INTEGRAÇÃO como política de provisão.
Um abraço!
-
SELEÇÃO
COLHEITA DE INFORMAÇÕES
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGO
TÉCNICA DOS INCIDENTES CRÍTICOS
REQUISIÇÃO DE EMPREGO
ANÁLISE DO CARGO NO MERCADO
HIPÓTESE DE TRABALHO
-
5 Políticas da Gestão de Pessoas:
1. Agregar pessoas (tb chamado de processos de PROVISÃO ou de suprimento) - São processos utilizados p/ incluir novas pessoas na empresa. Incluem planejamento de rh, recrutamento e seleção de peessoas, bem como a adaptação dos novos participantes ao ambiente organizacional.
2. Aplicar pessoas - integrar novos participantes ao ambiente de trabalho, desenhar atividades, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional, desenho de cargos, orientação das pessoas e avaliação de desempenho.
3. Manter pessoas - incentivar as pessoas a satisfazer suas necessidades individuais elevadas - recompensas, remuneração, benefícios, condições ambientais e psicológicas favoráveis. Incluem administração da disciplina, higiene, segurança, qualidade de vida e manutenção das relações sindicais.
4. Desenvolver pessoas - capacitação e desenvolvimento profissional e pessoal. Incluem treinamento e desenvolvimento, programas de comunicação e consonância.
5. Monitorar pessoas - acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados, sistemas de informações gerenciais e auditoria.
-
Provisão se trata de politica ou subsistema de agregação, portanto se trata de recrutamento ou seleção
-
Segundo Chiavenato (2004) a Gestão de Pessoas pode ser dividida em 6 processos:
1- Processo de agregar pessoas - consiste no processo de recrutamento e selação de pessoas.
2- Processo de aplicar pessoas - consiste no processo de incorporar as pessoas à empresa, tanto no aspecto da socialização quanto em relação ao desempenho de sua função. Cabe a área de RH pelo desenho dos cargos, definição dos perfis e competências adequadas a cada função e a avaliação do desempenho.
3- Processo de recompensar pessoas - consiste nas políticas de remuneração, de benefícios e de incentivos, além da estrutura de cargos e salários.
4- Processo de desenvolver pessoas - consiste no processo de treinamento e desenvolvimento, tantos das pessoas como da organização. Deve estar ligado a estratégia da empresa, a qual só poderá atingir seus objetivos d elongo prazo se incentivar o desenvolvimento de competências corretas em cada um dos seus funcionários.
5- Processo de manter pessoas - consiste nos aspectos disciplinares como de higiene, de saúde, de segurança e qualidade de vida na empresa.
6- Processo de monitorar pessoas - consiste no monitoramento das pessoas, responsável pela construção e manutençao de um bando de datos que permita aos profissionais de RH e aos demais gestores tomarem decisões sobre promoções, demissões, punições, premiações e demais ações que se referem às pessoas que compõem o corpo organizacional de uma empresa.
Bons Estudos!!!
-
AGREGAR:recrutamento e seleção;
APLICAR: desenho/análise
de cargos, avaliação de desempenho, socialização;
-
Simples e objetivo:
Agregar/provisão: pesquisa de mercado
Aplicar:desenho e análise
Andréia Ribas
Vamos até o fim!
-
-
ERRADO
PROVER PESSOAS = incluir novas pessoas na empresa.
Prover/agregar pessoas: Planejamento de RH, recrutamento, seleção e etc.
Aplicar pessoas: desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos e movimentação interna (transferências, remoções, alocações)
FONTE: Aulas da profª Kátia Lima.