SóProvas


ID
2409886
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Fogo e Madeira

      Não foi pouco para um único dia de fiscalização. Dois caminhões, um trator, uma camionete e uma pá carregadeira foram inutilizados pelo Ibama*, por servirem à extração ilegal de madeira na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.

      Embora os agentes do instituto tivessem o que comemorar, seria incorreto qualificar como êxito o que ocorreu – pelo menos de uma perspectiva mais alongada no tempo.

      A facilidade com que se encontraram sinais flagrantes de desmatamento nada mais revela do que o extremo de sem- -cerimônia dos madeireiros ilegais na Amazônia.

      Autorizada por decreto de 2008, a destruição dos equipamentos empregados nessa atividade predatória parece ser uma das poucas punições efetivamente ressentidas pelos infratores. Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.

      Porém, mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue. Operações dessa monta se fazem de raro em raro, e os madeireiros não chegam a abalar-se da área protegida.

      Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização. Madeireiros possuem, por exemplo, licença para a exploração sustentável do recurso natural, mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.

      Iniciativas mais extensas e difíceis, mas de maior alcance, envolveriam o engajamento da população em outras atividades atraentes do ponto de vista econômico. A falta de alternativas de trabalho sem dúvida explica por que madeireiros ilegais encontram algum apoio entre os habitantes da região.

      Ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento.

* Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

                                                               (Folha de S.Paulo, 24.12.2016. Adaptado)

Os trechos “… nada mais revela do que o extremo de sem-cerimônia dos madeireiros ilegais na Amazônia.” (3° parágrafo) e “Porém, mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue.” (5° parágrafo) permitem concluir que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    Os madeireiros pouco se importam com as fiscalizações governamentais porque, como diz o texto: "ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento".

  • Gabarito letra E

     

    Que os madeireiros pouco se importam, que eles nem esperam o helicópteros levantar voo novamente para continuar com o desmatamento. 

  • alguém poderia justificar o motivo da letra C está errada?

  • Ao encontro = a favor De encontro = contra
  • Gabarito B

    Anna Sobreira eu não colocaria a letra C pelo seguinte trecho do texto:

     

    "...a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.

    Porém, mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue..."

     

    O seguinte trecho me traz a ideia de que quando há fiscalização os reponsáveis pelo desmatamento fogem, voltando logo após da retirada dos fiscais do Ibama.

  • Gabarito E 

    Com os trechos entende-se que os madeireiros se escondem quando os helicópteros surgem e voltam ao desmatamento quando eles somem. Dá pra fazer uma analogia ao ditado quando os gatos saem os ratos fazem a festa. 

  • Ao encontro de: tem significado de “estar de acordo com”, “em direção a”, “favorável a”, “para junto de”.

    De encontro a: tem significado de “contra”, “em oposição a”, “para chocar-se com”.

  • Anna, não há nenhum argumento no texto indicando que o desmatamento ocorre durante a fiscalização. Ademais, os trechos citados permitem inferir que os madeireiros não se importam, de fato, com as fiscalizações.

  • A alternativa D) é a melhor. kkk

  • A mais certa pra mim foi a letra C, em nenhum lugar se compreende que os madereiros estão se importando pouco com a fiscalização. Na C "mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue" Se o desmatamento procegue significa que não cessou.... questão mal formulada....

  • Questão de interpretação de texto é preciso repensar várias vezes kkk

  • letra e

  • Se trata de interpretação, o texto dá a entender que o desmatamento não para, ele é interrompido, apesar de acertar a questão solidarizo a ideia de questão muito mal feita e segue o baile.