SóProvas


ID
2409910
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Carta a Beatriz

      Cara Beatriz: na última terça (8) você escreveu aqui pro jornal se dizendo espantada com a minha crônica de domingo (6); “após uma semana de fatos surpreendentes na política”, “num momento tão importante para uma boa análise”, um de seus “colunistas preferidos” havia se saído com um texto “bobo e sem propósito”.

      Fico feliz por me citar entre seus “colunistas preferidos”, mas me pergunto se o elogio foi sincero ou só uma gentileza. Afinal, quase toda semana o Brasil nos brinda com “fatos surpreendentes na política” e quase todo domingo, em vez de uma “boa análise”, publico textos que poderiam ser considerados bobos e sem propósito.

     Não o faço por desvio de caráter nem para irritá-la, Beatriz, mas por dever de ofício. O cronista é um cara pago para lubrificar as engrenagens do maquinário noticioso com um pouco de graça, de despropósito e – vá lá, por que não? – de bobagem. Minha função é lembrar o leitor desolado entre bombas na Síria, tiros na Rocinha e patacoadas em Brasília que este mundo também comporta mangas maduras, Monty Python, Pixinguinha.

      O Rubem Braga atravessou duas ditaduras e seu maior libelo à liberdade não é um texto contra o pau de arara, mas uma carta/crônica ao vizinho que havia reclamado do barulho.

      Lamento, Beatriz, mas atualmente a única “boa análise” que tenho sido capaz de fazer é às quintas, 15h, deitado num divã na rua Apiacás – e nem sempre é assim tão boa.

      Um abraço,

                                         (Antonio Prata. Folha de S.Paulo, 13.03.2016. Adaptado)

Em sua resposta à leitora, o autor deixa claro que o papel do cronista é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B 

    Ratifica o gabarito acima

    "O cronista é um cara pago para lubrificar as engrenagens do maquinário noticioso com um pouco de graça, de despropósito e – vá lá, por que não? – de bobagem. Minha função é lembrar o leitor desolado entre bombas na Síria, tiros na Rocinha e patacoadas em Brasília que este mundo também comporta mangas maduras, Monty Python, Pixinguinha."

  • Por que a letra E está errada?

  • Alternativa "E" tem "Articular" Significado da palavra articular: v.pr. (verbo pronominal) Juntar-se, especialmente falando de ossos. Suceder-se numa ordem crescente: as partes de uma exposição que se articulam bem. v.t. (verbo transitivo) Unir pelas juntas, juntar pelas articulações. Produzir os sons da fala: articular uma palavra.
  • Alternativa "B" tem "Coexistir" Significado da palavra coexistir: v.t.i. e v.i. Existir em simultâneo ou em conjunto, geralmente, no mesmo local: a ignorância coexiste com a desinformação; coexistiam, naquele local, um bar e uma igreja. (Etm. co + existir)
  • A letra e) extrapolou! Em nenhum momento o texto fala sobre fatos de "extrema violência".

    GABARITO -> [B]

  • A alternativa E sugere que é função do cronista articular temas de extrema violência com temas agradáveis. A palavra articulação presupõe, no referido contexto, a demonstração de pontos que se relacionam. No texto, nada disso é exposto, além de se tratar de uma ideia absurda segundo a própria lógica do texto. 

  • na questaõ mencionada trata-se de conecimento sobre sinonimo  coexistir=existir junta ou simultaneamente  e AMENIDADE, e aquela caracteristica (colnista) para trazer prazer ou satisfacão a determinado fato ou objeto( noticia)

  • O cronista é um cara pago para lubrificar as engrenagens do maquinário noticioso com um pouco de graça, de despropósito e – vá lá, por que não? – de bobagem. Minha função é lembrar o leitor desolado entre bombas na Síria, tiros na Rocinha e patacoadas em Brasília que este mundo também comporta mangas maduras, Monty Python, Pixinguinha.

    Gabarito: B

  • Minha função é lembrar o leitor desolado entre bombas na Síria, tiros na Rocinha e patacoadas em Brasília que este mundo TAMBÉM COMPORTA mangas maduras, Monty Python, Pixinguinha.

     

    mostrar aos leitores que assuntos cruéis do cotidiano COEXISTEM com amenidades.

  • Isso mesmo, infere-se do trecho em que ele diz que a função dele é lembrar o leitor que entre diversos assuntos cruéis existem outros mais "tranquilos" 

  • CAI NA pegadinha da letra E pqp

    quem não se sente uma ameba né....

  • Errei pelo meu vocabulário fraco, vou colocar aqui para você que errou pelo mesmo motivo.

    Sinônimo de coexistir. 7 sinônimos de coexistir para 1 sentido da palavracoexistir: Existir em simultâneo, no mesmo tempo ou lugar: 1 coincidir, coocorrer, concorrer, conviver, concomitar, coabitar, comorar.

     

    https://www.sinonimos.com.br/coexistir/

     

    amenidades

     

    1.temas agradáveis e leves.

    2. assuntos, atividades ou algo que, mesmo não levado a sério, constitua agradável e prazerosa maneira de passar o tempo.

     

     O cronista é um cara pago para lubrificar as engrenagens do maquinário noticioso com um pouco de graça, de despropósito e – vá lá, por que não? – de bobagem. Minha função é lembrar o leitor desolado entre bombas na Síria, tiros na Rocinha e patacoadas em Brasília que este mundo também comporta mangas maduras, Monty Python, Pixinguinha.

     

    Marquei a letra E, mesmo sabendo que poderia estar errada, já que o autor não fala apenas de temas violentos, mas também de temas políticos, acabei marcando por não saber exatamente o significado das palavras acima.

    espero ter ajudado.

  • também caí na pegadinha da letra E PQP.