SóProvas


ID
241030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A respeito de liderança, desempenho e relações entre indivíduos e
organização, julgue os itens subsecutivos.

A permanência do trabalhador na organização por motivos econômicos ou financeiros indica que esse trabalhador está comprometido instrumentalmente com a organização.

Alternativas
Comentários
  • Segundo  Becker (1960) o indivíduo permanece na empresa devido aos custos e benefícios associados a sua saída, que seriam as trocas laterais, assim passa a se engajar em linhas consistentes de atividade para se manter no emprego. Enfim, permanece no emprego pois precisa dele, e não por gostar.
  • Certo!

    Enfoque Instrumental

    O enfoque instrumental constitui o segundo grande referencial teórico adotado nas pesquisas sobre o tema, cujas denominações são: calculativo, continuação, side-bets (Bastos, 1994). Esta corrente originou-se nos trabalhos de Becker (1960), traduzindo-o como função da percepção do trabalhador, quanto às trocas estabelecidas com a organização. Segundo o autor, o indivíduo permanece na organização devido a custos e benefícios associados a sua saída. Em outras palavras, o empregado irá optar por permanecer na empresa enquanto perceber benefícios nessa escolha. No momento em que perceber um déficit em relação aos retornos recebidos, sua escolha provavelmente será abandonar a empresa. 
  • Complementando a resposta do colega abaixo, os tipos de comprometimento são, de acordo com o Modelo de Três Dimensões de Meyer e Allen:

    Enfoque afetivo – grau que o colaborador se sente emocionalmente ligado, identificado e
    envolvido com a sua saída da empresa;

    Enfoque normativo – grau em que o colaborador possui um sentimento da obrigação, ou dever
    moral, de permanecer na organização

    * Enfoque instrumental – grau em que o colaborador se mantém ligado à organização devido ao
    reconhecimento dos custos associados com a sua saída da empresa.
  • Item Correto. Trata-se da abordagem Calculativo ou Instrumental, uma das formas de comprometimento organizacional entre empregados (colaboradores) e empregador que funciona como uma relação de interdependência, criando assim, um vínculo para atingir os objetivos organizacionais.

     

    De acordo com Bastos (1993) o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter 5 abordagens encontradas normalmente na Bibliografia:

    1. Afetivo também chamado atidudinalo indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.

    2. Calculativo ou instrumentalcomprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.

    3. Sociológicorelação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.

    4. Normativointernalização de pressões normativas de comportamento.

    5. Comportamentalmanutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência.

     
    Fonte: Wikipedia, Bastos (1993)

    É isso ai pessoal, espero ter ajudado a esclarecer quaisquer dúvidas sobre esse assundo, sintam-se a vontade a expor críticas e opniões.

    Um forte abraço e bons estudos!!!

     

  • VINCULO INSTRUMENTAL ou CALCULATIVO

    enfatiza uma avaliação dos custos associados ao sair e, portanto, envolve um cálculo de perdas e ganhos. Por ex., sempre o empregado está "fazendo as contas". O "que a organização está me dando, o que estou ganhando ou perdendo". 
  • Modelo da expectância -----> os objetivos são gradativos --> caminhos e objetivos.
    Motivação ---> é um processo que orienta opções de comportamentos diferentes à medida que caminha por objetivos intermediários em direção a objetivos finais
    O proprio indivíduo percebe as consequências de cada opção ou alternativa de comportamento, essa percepção se dá pelos resultados ou consequências provenientes de seu comportamento.
    Ok, ja temos a motivação, os comportamentos que visam aos objetivos e o mais importante os resultados, que podem ser  intermediários e finais.
    Não podemos esquecer que o modelo da expectância se baseia na hipótese de que a motivação é um processo governando escolhas ou opções de comportamentos que levam a resultados, esses por sinal adquirem valências é justamente essa relação de resultados : intermediários + finais temos a instrumentalidade. Esses resultados ---> pode ser produtividade ou seja meios para alcançar resultados finais ---> dinheiro, promoção, apoio ao gerente, benefícios, aceitação do grupo, etc.

    A permanência do trabalhador na organização por motivos econômicos ou financeiros indica que esse trabalhador está comprometido instrumentalmente com a organização. 
  • Nada pessoal, nem quero criar polêmica, mas colocar definição do Wikipedia aqui pode começar a afetar a credibilidade dos comentários e do site. Seria interessante evitar essa fonte já que temos tantos autores bons e acessíveis!

    Só um toque! :)
  • Complementando:

    "Meyer e Allen (1990, p.3) caracterizam os três tipos de vínculos entre indivíduos e organização da seguinte forma:
    empregados com forte comprometimento afetivo permanecem na organização, porque eles querem;
    aqueles com comprometimento instrumental permanecem porque eles precisam; e aqueles com comprometimento normativo permanecem porque eles sentem que são obrigados."
  • CERTO 

    ENFOQUE DE INSTRUMENTOS , NÃO DE AMOR "

    O SALÁRIO É NECESSIDADE DE SEGURANÇA DO FUNCIONÁRIO , POR ISSO , ELE PERMANECE !
  • Teoria de Vroom:

    Expectância: O que a pessoal espera do trabalho e oq as pessoas falarão dela.
    Instrumentalização: Quais as recompensas que ela recebrá pelo trabalho.
    Valência: Associa as recompensas com a vida privada. Oq ela fará.
  • QUESTÃO:"A permanência do trabalhador na organização por motivos econômicos ou financeiros indica que esse trabalhador está comprometido instrumentalmente com a organização.CORRETO!
    Apenas sintetizando os ótimos comentários dos colegas:
    "Meyer e Allen (1990, p.3) caracterizam os três tipos de vínculos entre indivíduos e organização da seguinte forma: 
    Empregados com forte comprometimento afetivo permanecem na organização, porque eles querem
    aqueles com comprometimento instrumental permanecem porque eles precisam
    e aqueles com comprometimento normativo permanecem porque eles sentem que são obrigados."
    Assim. de acordo com o Modelo de Três Dimensões de Meyer e Allen, os tipos de comprometimento são:
    Enfoque afetivo– grau que o colaborador se sente emocionalmente ligado, identificado e envolvido com a sua saída da empresa;
    Enfoque normativo– grau em que o colaborador possui um sentimento da obrigação, ou dever moral, de permanecer na organização;
    Enfoque instrumental – grau em que o colaborador se mantém ligado à organização devido ao reconhecimento dos custos associados com a sua saída da empresa.

    De acordo com Bastos (1993) o vinculo organizacional (Comprometimento) pode ter cinco abordagens encontradas normalmente na Bibliografia:
    1.        Afetivo também chamado atidudinalo indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à ideia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização.

    2.        Calculativo ou instrumentalcomprometimento como função das recompensas e dos custos pessoais, vinculados à condição de ser ou não membro da organização. O comprometimento seria fruto de um mecanismo psicossocial de trocas e de expectativas entre o indivíduo e a organização, em aspectos como salário, status e liberdade.
    3.        Sociológicorelação de autoridade e de subordinação. O comprometimento do trabalhador se expressa no interesse em permanecer no atual emprego porque percebe a legitimidade da relação autoridade/subordinação. Desta forma, os indivíduos levam para o trabalho tanto uma orientação para seus papéis de subordinados, quanto um conjunto de normas que envolvem os modos corretos de dominação.
    4.        Normativointernalização de pressões normativas de comportamento.
    5.        Comportamentalmanutenção de determinadas condutas e de coerência entre seu comportamento e as suas atitudes. O comprometimento “pode ser equiparado com sentimentos de auto-responsabilidade por um determinado ato, especialmente se eles são percebidos como livremente escolhidos, públicos e irrevogáveis”. Desta forma, as pessoas tornam-se comprometidas a partir de suas próprias ações, formando um círculo de auto-reforçamento no qual cada comportamento gera novas atitudes que levam a comportamentos futuros, em uma tentativa de manter a consistência. Fonte: Wikipedia, Bastos (1993).
  • MODELO CONTINGENCIAL DE MOTIVAÇÃO DE VROOM 

    EXISTEM TRÊS CUNSTRUTOS BÁSICOS

          - VALÊNCIA: VALOR DE UMA RECOMPENSA ESPECÍFICA.

          - EXPECTÂNCIA: CRENÇA DE QUE O ESFORÇO VALERÁ AO DESEMPENHO DESEJADO.

          - INSTRUMENTALIDADE: CRENÇA DE QUE O DESEMPENHO ESTÁ RELACIONADO COM AS RECOMPENSAS DESEJADAS.

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

    A teoria de Vroom é considerada uma teoria moderna, por isso muito cobrada em provas.

  • Assim como alguns poucos aqui, entendi que a questão está ligada à Teoria de Vroom (Expectancia)

    Fórmula da Motivação: M = E.V.I

    E - Expectância = esforço levará a um resultado positivo

    I - Instrumentalidade = resultado levará a uma recompensa

    V - Valência = Valor do trabalho ou da recompensa

  • Outra corrente bastante estudada é chamada de instrumental ou side bet, derivada dos estudos de Becker, notadamente de seu artigo Notes on the Concept of Commitment, publicado em 1960. Em seu trabalho Becker (1960, p. 34) inicia ressaltando a importância do tema nas discussões sociológicas: “Sociólogos fazem uso do conceito de comprometimento quando estão tentando contabilizar o engajamento das pessoas que agem em consistentes linhas de atividade”. Depois descreve o comprometimento como um conceito que demarca formas de ações características de certos tipos de pessoas. Becker (1960, p. 33) descreve comprometimento como uma tendência do indivíduo em se engajar em “linhas consistentes de atividade”; esse comprometimento é chamado por ele de side bet. Para ele o indivíduo permanece na empresa devido a custos e benefícios associados a sua saída.