-
O professor Gustavo Arruda assim descreve uma maneira de realizar um inventário físico:
INVENTÁRIO FÍSICO
É a verificação da existência dos materiais da empresa, através de um levantamento físico de contagem, para confrontação com os estoques registrados nas fichas, efetuado periodicamente, para efeito de balanço contábil físico e financeiro do almoxarifado, seções, depósitos e de toda a empresa, atendendo a exigência fiscal da legislação.
1 -Levantamento
· Os inventariantes são escolhidos e agrupados em duas equipes: “de contagem” (ou “de reconhecimento”) e “revisora” (ou de revisão);
· Devem ser agrupados os itens iguais, identificados com os cartões e isolados os que não serão inventariados.
-
Renato Fenili, no seu livro "Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concurso", enumera algumas medidas para que um inventário seja eficaz e eficiente:
1ª) Escalar uma equipe para a contagem que conheça o almoxarifado;
2ª) Treinar as equipes de acordo comas normas e procedimentos desenvolvidos para os inventários;
3ª) Organizar antecipadamente o local a ser inventariado;
4ª) Utilizar recursos tecnológicos para a contagem (como leitores e códigos de barra, por exemplo);
5ª) Proceder à recontagem, mesmo que por amostragem.
-
Instruções para Realização de um Inventário
Para facilitar os trabalhos do inventário, devemos procurar
estabelecer as mínimas condições para realização do mesmo, tais como:
• Defi nir a data e hora do início e término da operação;
Defi nir o método que será utilizado na contagem (muito importante
para êxito do inventário);
• Designar pessoa responsável pelo inventário;
• Fazer lista dos participantes com suas respectivas atribuições;
• Relacionar os itens a serem inventariados (em caso de inventário
rotativo);
• Providenciar material a ser utilizado (lápis, borracha, lista de
inventário etc.);
• Providenciar arrumação prévia dos materiais, de forma que
facilite a contagem por processo de cubagem;
• Fazer acompanhamento e controle das contagens dos materiais;
• Designar auditores para confi rmar as contagens realizadas
(mínimo 10% do total de itens por grupo do estoque, auditar
preferencialmente os itens “A” e aqueles cujas contagens
apresentem valores passivos de erros);
• Conferir os dados das listas de contagem, observando erros
nos valores anotados;
• Somar as listas de contagem obtendo a quantidade física por
item, grupo, seção e geral (em caso de inventário manual);
• Comparar as quantidades físicas com as quantidades constantes
no sistema de controle de estoque;
• Fazer os devidos ajustes entre o estoque físico e o constante
dos controles (caso seja necessário);
• Identifi car e eliminar as causas das distorções no estoque;
• Fazer relatório apresentando irregularidades, sugestões, correções
e providências tomadas.
-
Um bom planejamento e preparação para o inventario é imprescindível para a obtenção de bons resultados. Deverão ser providenciados:
a) Folhas de convocação e serviço, definindo os convocados, datas horários e locais de trabalho;
b) Fornecimento de meios de registro de qualidade e quantidade adequada para uma correta contagem;
c) Reanalise da arrumação física;
d) Método da tomada do inventário e treinamento;
e) Atualização e análise dos registros;
f) Cut-off para documentação e movimentação de materiais a serem inventariados;
CONVOCAÇÃO Organização das equipes de 1º contagem (reconhecedores). Organização das equipes de 2º contagem (revisores). Com antecedêcia de três semanas distribuir a lista de convocação para cada funcionário, com esclarecimentos e motivação para o bom andamento dos trabalhos.
CARTÃO DE INVENTÁRIO
Salvo poucas exceções, o meio de registro será um cartão com partes destacáveis para até três contagens, conforme a figura 1.1. Se necessário os cartões poderão ser impressos em cores distintas para identificar tipos de estoque a serem contados. Para as empresas que executam o controle de estoque por processamento de dados, os cartões poderão ser pré-impressos pelo computador. Os cartões serão preenchidos antes da fixação nos lotes a serem inventariados, nos espaços reservados aos três estágios: localização, descrição do material, código, unidade e data do inventário.
ARRUMAÇÃO FÍSICA
As áreas e os itens a serem inventariados deverão ser arrumados da melhor forma possível, agrupando os produtos iguais, identificando todos os materiais com seus respectivos cartões, deixando os corredores livres e desimpedidos para facilitar a movimentação, isolando os produtos que não devam ser inventariados, se for o caso. Deverá também ser providenciado com antecedêcia todo o equipamento necessário para a tomada do inventário, como balanças aferidas, escadas, balança contadora, equipamentos de movimentação etc.
-
Itém errado pessoal? Tem pessoas que so podem ter acesso ao gabarito de até 10 questões por dia. Por isso pergunto... obrigada
-
Para não assinantes - GABARITO: CERTO
-
GABARITO: CERTO
Questão que reafirma os conceitos vistos na aula. Irretocável :P. As atividades do planejamento de inventário compreendem a descrição do enunciado.
-
Segundo Chiavenato em Administração de Materiais, 2005, pág. 134 e 136, o planejamento do inventário deve seguir as seguintes etapas: (resumo)
Planejamento do inventário
Convocação das equipes de inventariantes – duas equipes, a da primeira contagem de reconhecimento e a da segunda contagem ou de revisão;
Arrumação física – para um trabalho mais rápido e inteligente de contagem;
Cartão de inventário – é o meio de registro;
Atualização dos registros de estoque - os registros de entradas, saídas e saldos de estoques deverão ser atualizados até a data do inventário; Entradas e saídas de materiais devem ser suspensas nesse dia;
Contagem do estoque – cada item deve ser obrigatoriamente contado duas vezes, uma pela equipe reconhecedora e outra vez pela revisora; o coordenador verifica se as contagens conferem. Caso contagem discrepante será encaminhado para contagem por outra equipe diferente;
Reconciliação e ajustes – nos casos de divergências as seções deverão justificar as variações ocorridas por meio de relatório.
-
Qual é a dificuldade em colocar "Gabarito Certo / Gabarito Errado" no começo ou no fim da explicação? rs
-
Errei á questão porque fiquei em duvida quanto á " treinamento das equipes inventariantes". Eu achei que bastava fazer a escalação da equipe e não o treinamento, mas, enfim, aprendi mais uma!
-
Todos os materiais que estão sob posse da empresa normalmente estão cadastrados em um sistema informatizado, de modo a garantir que sua movimentação, localização e outras informações sejam facilmente consultadas e analisadas.
Apesar da facilidade, comodidade e eficiência proporcionada pelo sistema informatizado, ele é passível de erros. E com isso, torna-se necessária a utilização de inventários físicos, a fim de confrontar os valores apresentados pelo sistema com aqueles que foram obtidos durante a elaboração do inventário.
Na verdade, o sistema informatizado é alimentado através da contagem física dos produtos ou matérias primas que compõe os estoques.
O inventário é uma importante ferramenta para auxiliar o administrador no momento da tomada de decisão referente à reposição de estoques. Através de sua análise é possível identificar uma necessidade de reposição, itens que estão há muito tempo parado, além de possibilitar que a empresa fique sabendo qual produto ou quais linhas de produtos mais giram e com isso possibilitar que se tire mais proveito desta característica.
-
Inventário: É a contagem física dos bens da organização. Busca identificar se os valores reais coincidem com o banco de dados.
-
-
Certo