-
Errado porque não necessariamente o inventário deve ser realizado no final do exercício fiscal.O inventário pode ser :
rotativo ou períodico, de acordo com os interesses da empresa.
Rotativo: estoque contado em intervalos regulares dentro de um exercício.Aqui não é necessário parar o processo operacional para se fazer a contagem, visto que ele se faz em grupos de itens.Por isso, ele é mais econômico.
Periódico: estoque contado em determinados períodos, ocorre normalmente no fim do exercício fiscal e a contagem fisica se faz de uma só vez!O processo operacional da empresa é parado!
-
A empresa pode realizar mais de um inventário físico para fins de controle interno, mas com referência a fins contábeis, para declaração de imposto de renda é obrigatória a realização de um inventário ao final do exercício, não é isso? me corijam por favor!
-
A questão não tem muito a ver com inventário físico - controle interno. E sim, com a avaliação de estoque, o qual é utilizado para declaração do IR.
-
O inventário, ou levantamento físico para verificação de estoques, deve ser realizado uma única vez ao final do ano fiscal, para fins de declaração do imposto de renda da empresa... O.o
Inventário Físico - - > periodicamente, a empresa deve efetuar contagens físicas de seus itens de estoque e produtos em processo para verificar:
· As discrepâncias entre o estoque físico e o estoque contábil;
· As discrepâncias entre registros contábeis e as quantidades reais nas prateleiras;
· Apuração do valor total do estoque contábil, para efeito de balanços ou balancetes. Neste caso, o inventário é realizado próximo ao encerramento do ano fiscal.
Bom de acordo com Marco Aurélio Dias os inventários da empresas podem ser:
Inventários gerais ---> Efetuados ao final do exercício fiscal, eles abrangem todos os itens de estoque de uma só vez. São operações de duração relativamente prolongada, que, por incluir quantidade elevada de itens, impossibilitam as reconciliações, análise das causas de divergências e consequetemente ajuste na profundidade.
Inventários rotativos ---> distribui as contagens ao longo do ano, com maior frequência, porém concentrada cada mês em menor quantidade de intens, deverão reduzir a duração unitária de operação e darão melhores condições de análise das causas de ajustes visando ao melhor controle.
-
Errado.
Mas creio que o erro está em afirmar "uma única vez" de forma geral "para fins de Imposto de Renda Pessoa Jurídica", visto que nem sempre será anual para fins de IRPJ, o que determinará a quantidade de inventários necessários neste caso é ENQUADRAMENTO CONTÁBIL DA EMPRESA; se ela é enquadrada pelo:
Lucro Real: as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real deverão efetuar o levantamento e a avaliação dos seus estoques ao final de cada período de apuração dos resultados. Assim, a empresa fica obrigada a escriturar o livro Registro de Inventário ao final de cada trimestre, se apurar o lucro real trimestralmente ou somente em 31 de dezembro, no caso de pagamento do Imposto de Renda mensal sobre base de cálculo estimada.
Lucro Presumido: As empresas tributadas com base no lucro presumido devem proceder ao levantamento e à avaliação dos estoques em 31 de dezembro, uma vez que estão obrigadas a escriturar, nessa data, o livro Registro de Inventário.
Fonte: RIR/99 (Regulamento do Imposto de Renda)
-
Inventário
O inventário dos estoques é um procedimento de controle que
deve ser executado com periodicidade semestral, trimestral, mensal e
até mesmo semanal ou diária, conforme cada empresa e a confi abilidade
atribuída aos controles, ou pelo menos uma vez ao ano, quando é
obrigatório.
Este procedimento consiste na contagem dos materiais de um
determinado grupo ou de todos os materiais em estoque, avaliando
e identifi cando possíveis erros nas movimentações. Antes ou após as
operações de inventário também devem ser realizadas arrumação e
limpeza da área de armazenamento e manutenção dos itens estocados.
-
INSTRUÇÃO NORMATIVA 205/88:
8.1. Os tipos de Inventários Físicos são:
a) anual - destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício - constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
b) inicial - realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
c) de transferência de responsabilidade- realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora ;
d) de extinção ou transformação - realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;
e) eventual - realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
-
GABARITO: ERRADO
Aí não rola, né gente? :)
O inventário pode ser feito quantas vezes a instituição reputar válidas, e em qualquer época do ano. O inventário rotativo se caracteriza justamente pela realização de diversos inventários ao longo do ano, cada um de uma área da instituição.
-
Pessoal, para os não assinantes que pedem aos outros para incluir o gabarito nas respostas, não basta apenas ver o gabarito na aba estatísticas?
-
ERRADO
PODE ser realizado uma vez a cada ano, não quer dizer que DEVE SER ASSIM!
Os inventários podem ser :
1) Anual/ geral/ periódico
2) Rotativo (Programado, automático ou a pedido)
João José Viana
-
Depende do inventário. Ele pode ser: do tipo: anual, inicial, extinção ou transformação, transferência de responsabilidade e eventual.
-