SóProvas


ID
2411608
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Resistência aos transgênicos está caindo, diz Abramilho.
A resistência aos grãos transgênicos está diminuindo no mundo. É, em que acredita, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli. Em nota divulgada pela entidade, ele lembra que mercados onde o plantio desse tipo de grão é proibido compram milho de países onde se cultiva organismos geneticamente modificados. “A resistência vai caindo aos poucos e a tecnologia vai dominando os campos porque só traz vantagens”, diz ele, no comunicado. Paolinelli ressalta que o mercado europeu, por exemplo, compra milho dos Estados Unidos, do Brasil e da Argentina, onde a tecnologia é largamente utilizada. Situação semelhante é vista na Coreia do Sul que, só do Brasil, importa 4,5 milhões de toneladas do cereal. Nesta safra, a área de milho transgênico no Brasil deve ficar estável em relação ao ciclo passado, informa a Abramilho com base em dados da consultoria Celeres. A estimativa é de 15,7 milhões de hectares semeados com organismos modificados, que somam 22 tecnologias aprovadas no país.
Disponível em:: <https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/
milho/184884-resistencia-aos-transgenicos-esta-caindo-dizabramilho.html#.WIn1CrYrIkg>  . Acesso em: 26 jan. 2017.

Para se diferenciar o milho transgênico do convencional, a técnica laboratorial apropriada é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    PCR: A técnica de reação em cadeia da polimerase  que possibilita novas estratégias de analises de genes no âmbito da tecnologia do DNA recombinante. De um modo geral, a técnica PCR pode ser considerada como um meio de clonagem e baseia-se na ampliação do DNA, replicando-o. O processo resume-se em três fases.

    _____________ 

    Abraço!!!

  • a) PCR.

  • A tecnologia da PCR foi concebida em meados da década de 80 (Mullis & Faloona, 1987; Saiki et al., 1985). Desde então esta tecnologia causou uma revolução na biologia, na pesquisa visando o entendimento de processos biológicos fundamentais como nas áreas de melhoramento genético de plantas e animais domésticos, uma vez que esta técnica possibilitou a geração de grandes quantidades de DNA de segmentos específicos, podendo ser facilmente detectado a olho nu em gel de eletroforese através de corantes específicos.

         PCR é uma técnica poderosa, que envolve a síntese enzimática in vitro de milhões de cópias de um segmento específico de DNA na presença da enzima DNA polimerase. Sua reação baseia-se no anelamento e extensão enzimática de um par de oligonucleotídeos (pequenas moléculas de DNA de fita simples) utilizados como indicadores (“primers”) que delimitam a sequência de DNA de fita dupla alvo da amplificação.



     

  • Gabarito A.

     

    "A análise para detecção de alimentos transgênicos é feita por meio da identificação do novo gene que foi introduzido na planta. A procura por esse elemento, que diferencia a planta geneticamente modificada de sua correspondente convencional, é realizada com a técnica chamada reação em cadeia de polimerase, ou simplesmente PCR, do inglêsPolymerase Chain Reaction . Devido à alta sensibilidade da técnica, os resultados são bastante precisos. “Existem outras técnicas para detecção de transgênicos, que analisam a proteína, mas esta, que faz a leitura do material genético (DNA), é a mais eficaz de todas”, afirma Janete. “A PCR torna visível o novo gene ou a nova seqüência de DNA que procuramos identificar, produzindo bilhões de cópias desse organismo que foi introduzido na planta”" 

     

    Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2002/10/01/transgenicos-no-microscopio/