SóProvas


ID
2411623
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As técnicas de eletroforese são usadas para a separação e análise de amostras de biomoléculas. Essas técnicas diferenciam trechos de amostras que migram por um campo elétrico em um gel.
Essas técnicas são utilizadas para as seguintes biomoléculas:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A eletroforese é uma técnica de separação de partículas de acordo com sua carga elétrica e peso molecular. Permite a separação de frações de moléculas orgânicas como RNA, DNA, proteínas e enzimas, pela migração destas em um gel durante a aplicação de um potencial elétrico.

  • Eletroforese de ácidos nucleicos

    eletroforese é uma técnica utilizada para separar, identificar e purificar moléculas carregadas (como DNA e proteínas) (Maniatis, 1987). ... Como os ácidos nucléicos (DNA e RNA) possuem carga elétrica negativa (devido ao grupamento fosfato) eles sempre migrarão em direção ao pólo positivo.


    GABARITO: D

  • d) ácidos nucleicos e proteínas.

     

     

    A eletroforese é uma técnica analítica utilizada na análise de macromoléculas como proteínas e ácidos nucléicos. O efeito eletroforético tem como base a teoria de Debye-Hückel-Onsager, onde esta teoria de dissociação eletrolítica aceita o fato de as partículas carregadas moverem-se sob a influência de forças eletrostáticas para um eletrodo de carga oposta quando é aplicada uma diferença de potencial em uma solução contendo eletrólitos.

     

     

    FONTE: https://www.infoescola.com/bioquimica/eletroforese/