SóProvas


ID
2411845
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Benchmarking é um processo que visa alcançar a identificação e posterior análise das melhores práticas. Sua aplicabilidade não se restringe a investigação de outras organizações.

Analise os itens a seguir.

I. Interno

II. Competitivo

III. Funcional (genérico)

IV. De Mercado

V. De Confronto

Marque a alternativa CORRETA que identifica os tipos de Benchmarking.

Alternativas
Comentários
  • Benchmarking competitivo

    Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual, uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar acesso a dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso, é necessário, muitas vezes, contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Um método recomendado para obter as informações dos concorrentes é a utilização de "cliente oculto".

    Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, países etc.

    Benchmarking interno

    A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.

    Benchmarking funcional

    Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como, por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto final ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e em que as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais transparentes.

    As empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização. Exemplo: estocagem de produto.

    Benchmarking Genérico: as empresas têm função ou processos empresariais semelhantes, mas não produzem o mesmo produto. Exemplo: analisar o passo-a-passo desde a compra do cliente até a entrega do produto a ele

  • O benchmarking divide-se em cinco tipos:

    Benchmarking interno: procura-se um ponto de referência dentro da própria empresa.

    Benchmarking competitivo: busca-se um ponto de referência no mercado competitivo em que a empresa se encontra inserida.

    Benchmarking funcional: essa metodologia visa encontrar uma referência de processo ou função semelhante dentro de uma mesma empresa.

    Benchmarking genérico: esse processo busca encontrar um resultado de referência dentro do mercado em empresas de qualquer outro tipo de negócios.

    Benchmarking colaborativo: essa referência ocorre em algum resultado em colaboração em algum grupo de empresas.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos dos tipos de benchmarking. Sabendo quais são os tipos, devemos marcar a alternativa que os apresenta, tendo por base os itens apresentados.

    No que diz respeito aos tipos de benchmarking, não há um consenso entre os autores, existem diversas classificações, porém as mais usadas são as de Camp e Spendolini.

    Tipos de Benchmarking Conforme Camp. (1998):

    • Benchmarking interno: caracteriza-se pela utilização dos melhores procedimentos, técnicas, processos, devido a pesquisas e comparações realizadas dentro da própria organização. Essa comparação interna pode envolver diferentes setores da empresa. A partir das investigações internas, pode-se ter melhor visão e referência para realizar estudos externos. Processo Contínuo, de longo prazo Sistemático, estruturado, formal, analítico, organizado, etc. Avaliar. Compreender, medir, comparar, apreciar, etc.
    • Benchmarking competitivo: é a comparação e análise de práticas exercidas por empresas que disputam o mesmo mercado. A grande dificuldade nesta modalidade é a coleta de dados e formação de parcerias.
    • Benchmarking funcional: é a investigação de uma função específica, identificando os líderes em determinada atividade, mesmo em empresas com objetivos totalmente diferentes, neste caso há menos problemas de confidencialidade de informações.
    • Benchmarking genérico: consiste em examinar o que há de melhor, de inovador, sem limitações de função, de mercado, de ambiente. Neste caso pode-se coletar melhores técnicas em atividades diversas e aplicá-las em operações completamente distintas.

    Tendo visto os tipos de benchmarking, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte: CAMP. Robert C. Benchmarking – O Caminho da Qualidade Total. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 1998.