SóProvas


ID
2411908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A ciência é uma forma sistematicamente organizada do pensamento objetivo. Da magia — considerada um conjunto de práticas destinado a aproveitar os poderes sobrenaturais —, a ciência teria conservado uma aparência de mistério e gravidade ritual, traço que ainda hoje surpreende a maioria dos espíritos. Do feiticeiro ao cientista há apenas um pequeno passo, fácil de transpor, quando considerados os “milagres” da ciência moderna. Quanto mais escapam aos nossos sentidos as forças naturais das quais ela se aproveita (ondas hertzianas, eletricidade, emissões eletrônicas), mais parece ela realizar os sonhos dos mágicos. A ciência, entretanto, apenas poderá ser magia aos olhos de espectadores, pois é apenas se libertando da magia que a ciência propriamente dita pode desenvolver-se.

Gilles-Gaston Granger. Lógica e filosofia das ciências.

São Paulo: Melhoramentos, 1955, p. 75 (com adaptações)

Considerando o texto precedente e o cenário filosófico e científico modernos, julgue o item subsequente.
No texto apresentado, identificam-se a ciência e a magia, uma postura comum na teoria do conhecimento do início da história da filosofia.

Alternativas
Comentários
  • A magia está relacionada a origem do mito que já existia bem antes da ciência. É a ciência possui uma forte ligação com o surgimento da filosofia.
  • 1-O Texto fala sobre a noção de ciência moderna que surge em meados do século XVI e ainda em sua origem está atrelada a alquimia que seria uma "mistura" entre ciência e magia que pouco a pouco foram se separando formando a ciência que conhecemos hoje.

    2- A questão fala sobre a teoria do conhecimento no início da história da filosofia, ou seja, fala sobre a antiguidade e que nesse período haveria esse conflito entre magia e ciência, porém no início da história da filosofia o embate que existia era entre o Mito e a Filosofia.

    Por isso a questão está errada.