Na America do Norte ainda Não.
Mas em Brasília, ta quase chegando a hora que vai rola GUERRA CIVIL, por falta de água. em 25/10/2017
O reservatorio do descoberto chega a 9,58% e o de Santa Maria a 25,23 %, sendo obrigado a capital federal procurar outros meios para suprir a falta de água, como buscar água em outros reservatorios no Goiáis.
Os representantes do País ao pensar somente no dinheiro público, irão fazer suas próximas gerações sofrem por falta de conciência.
#VAMOSPLANTARARVORES.
A questão acima pede para o candidato julgar como "Certo" ou "Errado" uma afirmativa sobre a hidrografia da América do Norte.
Na afirmação é ressaltado que no subcontinente existe muitos conflitos e situações de instabilidade por conta do problema da falta de água. Para responder a questão, o candidato precisa saber sobre a hidrografia do continente e sobre a situação hídrica que ocorre por lá.
É importante ressaltar que na hidrografia da América do Norte existe uma grande quantidade de lagos em seu interior. Esses lagos têm suas formações vinculadas ao derretimento de geleiras que ocorreram há milhões de anos, como a região dos Grandes Lagos localizada no nordeste dos Estados Unidos e no sudeste do Canadá.
Além disso, no subcontinente existe grandes rios, entre os quais podemos citar o Rio Mississipi, Colorado, Colúmbia, Yukon e Mackenzie, que possuem bastante potencialidade na implantação de hidrovias, geração de energia por meio de usinas hidroelétricas e para a irrigação da agricultura praticada na região.
Atualmente, os EUA já se encontram em situação de estresse hídrico em algumas regiões, como na Califórnia, no Novo México, no Texas e até mesmo na Flórida. Tal situação pode piorar daqui alguns anos, uma vez que o país é um dos principais polos econômicos no Planeta e é uma grande potência nas áreas industrial e agrícola, o que demanda uma grande utilização de água para essas atividades econômicas.
Entretanto, ainda não há registros de conflitos ou divergências mais acirradas acerca do uso e acesso a água nos países da América do Norte atualmente. Em seu livro "Geografia Política da água", o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, afirma que os conflitos por conta de água, se restringe atualmente à região do Oriente Médio - envolvendo Israel, a Nação Palestina, Jordânia, a Síria, o Egito, a Turquia e o Iraque. Além disso, acontecem algumas disputas na África - envolvendo Angola, Namíbia e Botsuana pelas águas do Rio Cubango, e entre Mali, Mauritânia e Senegal pelo Rio Senegal -. Por fim, temos a ocorrência de conflitos também na Ásia envolvendo Índia, Paquistão e Bangladesh pelo controle do Rio Indo.
Na América do Norte ainda não existem conflitos acirrados, embora haja algumas divergências sobre a utilização da água na fronteira dos EUA com o México, situação que pode piorar daqui alguns anos.
Como não existem disputas acirradas no subcontinente, a afirmação está ERRADA.
Referência bibliográfica: RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia Política da água. São Paulo, Annablume, 2008.
Gabarito do Professor: ERRADO.