SóProvas


ID
2412031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue o próximo item.

A geografia foi sistematizada por Ritter e Humbolt, o qual a considerava sob uma perspectiva antropocêntrica e regional.

Alternativas
Comentários
  • http://brasilescola.uol.com.br/geografia/humboldt-ritter-os-pais-geografia.htm

    Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido. Alexander Von Humboldt (1779-1859) e Karl Ritter (1779-1859) foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições.

  • GABA: E

    A geografia foi sistematizada por Ritter e Humbolt, porém somente Ritter a considerava sob uma perspectiva antropocêntrica e regional. 

     

    "Segundo Moreira (2006), para Humboldt a superfície terrestre seria a globalidade do planeta, partindo de diversas interações orgânicas e inorgânicas e, para Ritter, parte das individualidades, de um ser único"

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www2.fct.unesp.br/semanas/geografia/2011/ensinodegeografiaeepistemologia/TCEG11%2520-%2520Mariane%2520de%2520Oliveira%2520Fernandes.pdf&gws_rd=cr&dcr=0&ei=hlvSWdyENMipwgS-t6uoCQ

  • A questão acima pede para o candidato julgar uma afirmação que trata sobre a sistematização da ciência geográfica que foi efetivada por Humboldt e Ritter.
    Para responder essa questão é importante que o candidato tenha conhecimento de quais foram as contribuições que Humboldt e Ritter deram para a Geografia, enquanto ciência sistematizada, e quais foram as abordagens utilizadas na ciência geográfica da época.
    É importante destacar que a Geografia já era praticada desde os tempos antigos, seja em assuntos relacionados à agricultura, à dinâmica fluvial ou até mesmo para guerras e conflitos entre povos.
    Mas foi no século XIX que a Geografia ganha seu próprio objeto de estudo e passa a ter conhecimentos sistematizados para explicar o espaço e suas características físicas, superando então os pensamentos baseados em mitos, crenças e superstições.
    Essa sistematização ganha destaque com as contribuições de Ritter e Humboldt. O primeiro tinha como foco as revisões bibliográficas baseadas em estudos de Filosofia e História, e objetivava com seus estudos, analisar a integração das sociedades com os meios naturais, dando ênfase nos detalhes que cercam o meio social humano. Por conta dessa forma de estudar o espaço, Ritter foi responsável por criar a Geografia Humana que se encarrega que estudar o espaço a partir da influência e integração das sociedades sobre os meios naturais.
    Já Humboldt tinha uma metodologia diferente para analisar o espaço geográfico, no qual suas análises baseavam-se na observação e descrição de paisagens vivenciadas por meio de expedições e viagens. Como tinha muitos conhecimentos relacionados à botânica, climatologia, geologia, geomorfologia e biogeografia, o autor tinha como ênfase demonstrar como o ser humano se adapta a vida em sociedade a partir das características físicas, biológicas e naturais do ambiente que vive, tendo então uma perspectiva determinista em suas análises.
    Portanto, conforme podemos ver, as análises feitas pelos autores tinha uma perspectiva determinista, evidenciada em estudos de Humboldt, e em uma perspectiva de integração entre o meio social e físico, demonstrada em estudos de Ritter. 
    A afirmação está errada, pois conforme podemos ver na explicação, as perspectivas antropocêntricas e regionais não foram enfatizadas por Ritter e Humboldt, mas sim anos depois com outros autores como Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel.
    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Perspectiva antropocêntrica e regional

    RATZEL E LA BLACHE