SóProvas


ID
2412112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

     O redesenho das relações geopolíticas nos espaços mundial, regional e local imprimem novas realidades e expectativas, em particular no campo do ensino da Geografia. Por um lado, pesquisadores e educadores se esforçam para produzir e traduzir o conhecimento acadêmico e científico em conhecimento escolar, com o objetivo de auxiliar na formação dos estudantes; por outro, os resultados escolares vão evidenciando as fragilidades de um modelo de ensino que se esgota a cada dia.

Thiessen, 2011, p. 85 (com adaptações).

No que se refere aos fundamentos teóricos da geografia e às categorias de análise do pensamento geográfico aplicadas ao ensino de geografia, julgue o item a seguir.
A desterritorialização, enquanto categoria de análise da geografia, representa o esvaziamento demográfico de áreas rurais e urbanas afetadas por processos de reorganização produtiva do mundo atual. O preenchimento desse vazio por um novo grupo social, instituição, prática ou forma de controle e uso é denominado reterritorialização.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, está acontecendo o invenso, a população urbana de grandes centro estão se (reterriotorializando)voltando para as cidades de medio porte.

  • A desterritorialização, enquanto categoria de análise da geografia, representa o esvaziamento demográfico de áreas rurais e urbanas afetadas por processos de reorganização produtiva do mundo atual. O preenchimento desse vazio por um novo grupo social, instituição, prática ou forma de controle e uso é denominado reterritorialização.

    A reterritorialização é a migração (saida) da população dos grandes centros urbanos para cidades menores,  acontecendo o fênomeno da desterritorialização geografica.  

  • O conceito de reterritorialização trazido pelos colegas não está correto.

    REterritorialização é REcriar os seus espaços socioculturais mesmo distantes de suas regiões de origem.

    Para Haesbaert, 2002: A desterritorialização que ocorre numa escala geográfica geralmente implica uma reterritorialização em outra.

    1)criação de territórios seria representada pela territorialização; (ex. a população africana no século xvi, habitavam seus países/regiões)

    2) a sua destruição (por mais que seja temporária) pela desterritorialização; (ex. os africanos serem retirados e levados para outros países)

    3) pela sua recriação a partir de processos de reterritorialização (ex. o estabelecimento de cultura, costumes, danças, línguas dos africanos na região que eles se fixaram)
     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/sn/v22n1/12.pdf

    http://ageografiadodiaadia.blogspot.com.br/2016/03/conceitos-da-geografia-territorio-ii.html

  • "Desterritorialização do tempo e do espaço, segundo Ianni, manifesta-se na esfera da economia, da política, da cultura, implicando a acentuação e generalização de novas possiibilidades de ser, agir, sentir, pensar, imaginar, na media em que "liberta horizontes". Esse, diz ele, é um fenômeno prórpio da globalização: "A globalização tende a desenraizar as coisas, as gentes e as idéias (CAVALCANTI, 1998: 17)".

    Ou seja, na Geografia o processo "desterritorialização" é aquele que coloca em questão à espacialidade como fator determinante dos diversos fenômenos sociais. Grosso modo, inicita-se que com aglobalização não importa tanto o lugar que você está, as referências culturais, os produtos consumidos, as paisagens urbanas, podem ser similares em diversos cantos do mundo.

  • Gabarito: Certo

    O processo de desterritorialização está (sempre) implícito o processo de reterritorialização.

    A reterritorialização caracteriza-se por ser um processo quem nem sempre é em sucedido, onde o Homem se vai adaptar aos novos territórios, tornando-se num agente activo do (novo) território.

  • Questão perfeita. Tudo certinho!

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre os conceitos de desterritorialização e reterritorialização e sua aplicação na ciência geográfica.
    Para responder corretamente, é importante que o candidato saiba o significado dos conceitos citados acima e analisar como eles são aplicados nas situações citadas no enunciado.
    Na Geografia, segundo o geógrafo Rogério Haesbaert, a desterritorialização é um processo voluntário ou forçado de perda de território que implica no fim de controle das territorialidades pessoais ou coletivas, e na quebra do acesso a territórios econômicos e simbólicos. Nesse sentido, podemos afirmar também que desterritorializar implica na quebra do vínculo que une cada indivíduo ao território que ele impunha uma relação de poder.
    A desterritorialização pode ocorrer de várias maneiras: seja por meio do fim do controle de cada indivíduo, comunidade ou empresa sobre seu território, na quebra de vínculos afetivos ou territoriais de uma população em relação ao território em que vive ou no afastamento dos espaços funcionais e simbólicos que o indivíduo ou grupo social sofre a partir de forças maiores.
    Como exemplos de desterritorialização podemos citar o processo de modernização agrícola que ocorreu no Brasil a partir da década de 1970. Essa modernização trouxe a mecanização do campo, que substituiu a mão-de-obra do trabalhador do rural e a concentração fundiária, que ocorreu devido ao endividamento do pequeno produtor que teve que vender suas terras para grandes fazendeiros. Sem terra e emprego no campo, o trabalhador rural que antes sobrevivia e tinha ali seus laços afetivos no campo, teve que ir para as cidades em busca de novas oportunidades de vida. Ou seja, houve um processo de desterrorialização dessa população rural, pois esses camponeses perderam seu vínculo com o seu território por conta de uma reorganização produtiva que ocorreu no Brasil - a modernização agrícola -.
    Já reterritorialização que é um processo intrínseco a desterritorialização, caracteriza-se por ser um processo em que o homem ocupa e se adapta a novos territórios, no sentido de reestabelecer seus vínculos, sejam eles territoriais, culturais ou econômicos.
    A partir do exemplo já citado para explicar a desterritorialização, é importante ressaltar que ocorreu um grande vazio demográfico no campo com a ida dos trabalhadores rurais em direção às cidades. Nessa lógica, esse vazio é reterritorializado a partir de grandes empresas e indústrias, que com as suas tecnologias e trabalhadores qualificados ocupam aquele território agrário, no sentido de aumentar a produtividade agrícola daquela região.
    Portanto, podemos afirmar que desterritorialização implica em estabelecer um vazio demográfico de uma área a partir de fatores econômicos, políticos e culturais, e reterritorialização implica em ocupar esse vazio, a partir da ocupação de instituições e grupos sociais diferentes no território deixado ali antes.
    Sendo assim, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.