SóProvas


ID
2412133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao interromperem sua trajetória escolar, jovens e adultos de camadas populares repetem histórias, muitas vezes coletivas e familiares, de negação de direitos. Não admitir o enraizamento dessa negação, dessa identidade coletiva, social e popular, compromete a percepção da própria identidade da educação de jovens e adultos (EJA), correndo-se o risco de essa modalidade ser encarada como mera oferta individual de oportunidades pessoais perdidas. A respeito do ensino médio e da educação de jovens e adultos, julgue o item subsequente

A função social da EJA é assegurar a escolarização dos sujeitos que foram excluídos do direito à educação. O ensino e o ambiente escolar devem incluir este sujeito, desenvolvendo sua autonomia e suas capacidades de refletir, criticar e problematizar a sua realidade por meio da participação democrática e da superação dos desafios à sua existência e sobrevivência.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. A função da EJA é assegurar a educação para aqueles que não tiveram acesso ao ensino na idade própria, e não aos excluídos do direito à educação. Até porque, todos tem direito à educação.

  • Interpretei como você El Magnífico. Pra mim o gabarito seria errado pelo mesmo motivo que mencionou.

    Alguém tem alguma outra leitura da questão?

  • Concordo com os amigos
  • Gabarito: CERTO

    Porem eu disccordo, pois de acordo com a lei estas pessoas nao foram excluidas, e tiveram sim direito a educação como todos os outros.

    Art. 46 Regimento

  • nao concordo com o gabarito. O sistema de ensino não exclui NINGUÉM !

  • O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade

    Antes da criação da EJA não havia obrigação por parte do Estado em oferecer um ensino para esta classe. logo eles estavam excluídos do direito à educação.

    Portanto a EJA vem assegurar a escolarização desta classe que um dia se encontrava excluída do direito à educação.