SóProvas


ID
2416492
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação à proteção de subestação de energia elétrica, analise as afirmativas a seguir.

I Em uma subestação unitária com capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro), ou por meio de chave seccionadora e fusível, sendo que, neste caso, adicionalmente, a proteção geral, na baixa tensão, deve ser realizada através de disjuntor.

II Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

III Os dispositivos que garantem simultaneamente a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuito devem poder interromper qualquer sobrecorrente menor ou igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo está instalado. Tais dispositivos podem ser disjuntores acionados através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro). Porém serão aceitos relés com princípio de funcionamento com retardo a líquido.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Questão retirada integralmente da NBR 14039

     

    I) CERTA

    5.3.1.1 Capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA

    Em uma subestação unitária com capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro), ou por meio de chave seccionadora e fusível, sendo que, neste caso, adicionalmente, a proteção geral, na baixa tensão, deve ser realizada através de disjuntor.

     

    II) CERTA

    5.3.1.2 Capacidade instalada maior que 300 kVA

    Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

     

    III) ERRADA

    5.3.4.1 Dispositivos que garantem simultaneamente a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuito

    Esses dispositivos de proteção devem poder interromper qualquer sobrecorrente menor ou igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo está instalado. Tais dispositivos podem ser disjuntores acionados através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro). Não são aceitos relés com princípio de funcionamento com retardo a líquido.

     

    Relé 50: relé de sobrecorrente instantâneo

    Relé 51: relé de sobrecorrente temporizado