SóProvas


ID
2416780
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Documentos de arquivo são criados, mantidos e custodiados de acordo com procedimentos específicos que podem ser comprovados. Oferecem, assim, a segurança de que não haverá mudança ao longo do processo e, por isso, a sua característica é a:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Autenticidade: qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração. A autenticidade é composta de identidade e integridade.

    • Identidade é o conjunto dos atributos de um documento arquivístico que o caracterizam como único e o diferenciam de outros documentos arquivísticos (ex.: data, autor, destinatário, assunto, número identificador, número de protocolo).

    • Integridade é a capacidade de um documento arquivístico transmitir exatamente a mensagem que levou à sua produção (sem sofrer alterações).

    Fonte: Conarq Presunção de Autenticidade Completa

     

    Salmos 37:5

    夢を信じる!

    Girl Power!

  • L.12527 - LAI

    Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; ??????

  • Autenticidade: O documento de arquivo é autêntico quando é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.

    Enquanto a confiabilidade está relacionada ao momento da produção - é confiável o documento capaz de sustentar os fatos que atesta -, a autenticidade se refere à transmissão do documento e à preservação e custódia.

    Um documento é autêntico quando apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção.

  • Acertei a questão por pela logica e por eliminação das opções, mas se for no conceito de Lei de Acesso a Informação, você erra a questão


    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.


    Art. 4 o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;