SóProvas


ID
241768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure
Library
), versão 3.

A maturidade dos serviços de TI deve ser avaliada pela fase de melhoria continuada com base em conceitos alinhados com o modelo de maturidade genérico do COBIT.

Alternativas
Comentários
  • É possível fazer uma relação direta assim entre COBIT e Itil?
  • Eu havia marcado esta resposta como certa pois entendi a expressão: "modelo de maturidade genérico do COBIT" como sendo o ciclo PDCA, que também está presente no ITIL.
  • Deve ser avaliado pelo modelo de maturidade do Cobit que vai de 0 - inexistente até 5 - em Otimização.
  • Modelo de maturidade é previsto do Livro 5 do ITIL 3, Service Improvment. No entanto, o livro NÃO determina um modelo de forma específica. COBIT é uma opção, no entanto a questão cita este modelo de forma como se fosse determinação do ITIL. Errado!
  • Existe uma relação direta do itil v3 para o cobit 4.1. A ITGI publicou junto com outro orgão/empresa a relação oficial de mapeamento cobit / itilv3+27002, em um artigo que pode ser achado gratuitamente na internet e possui algumas centenas de paginas. porém, essa correlação como o colega falou abaixo NÃO é obrigatória, sendo errada a questão por isso. o Cobit eh dito como um modelo genérico que serve de "cabide" para outros frameworks, metodologias... esse apelido eh dado por ser um modelo AMPLO e GENÉRICO, que não diz como se implementar suas atividades. Por ter tal tamanho e robustez, é comum ser necessário dois, três, quatro outros frameworks para que se implemente a sua completude (ex: 27000 para segurança+risco - AI+DS, itil para gestão de serviços - AI+DS+ME, pmbok para planejamento de projeto - PO+AI, e bsc para alinhamento estratégico - PO).
  • A relação é do COBIT para o ITIL.

    O COBIT utiliza melhores práticas do ITIL e não o contrário. Julguei errado por isso.

  • A maturidade dos serviços de TI deve pode ser avaliada pela fase de melhoria continuada com base em conceitos alinhados com o modelo de maturidade genérico do COBIT.

    A versão 3 da ITIL, diferentemente da versão 2, conforme brilhante comentário do Augusto, não determina/prescreve um modelo de maturidade. Assim, não há essa exigibilidade em usar um modelo específico. Pode ser o do COBIT? Sim, mas pode ser qualquer outro, inclusive o da versão anterior ou CMMI/CMM.
  • O ITIL v3 sugere o uso do Process Maturity Framework, modelo de maturidade definido no ITIL v2.

  • Maturidadeda gestão de TI do  ITIL,  classifica o gerenciamento da Tecnologia da Informação de uma empresa em cinco níveis sucessivos, que são:

    Nível 0 - Caótico
    Neste nível a TI tenta sobreviver às demandas diárias da organização. (Base de dados não unificada, várias centrais de atendimento tentando atender uma demanda maior que sua capacidade).
    Nível 1 - Reativo
    Neste nível a empresa apresenta um certo grau de organização visando à redução de problemas, já apresentando padrões e bases de dados unificadas. No entanto ainda age de forma reativa, sem nenhuma preocupação com o que pode vir a acontecer futuramente.
    Nível 2 - Proativo
    Este nível é considerado bastante satisfatório para a grande maioria das empresas, este nível é alcançado quando o setor é capaz de controlar completamente os seus sistemas e equipamentos (com registros detalhados e atualizações sofridas), quanto as alterações (histórico de troca de equipamentos de hardware e software). Quando a empresa encontra-se neste nível ela é capaz de planejar e prever possíveis falhas, elevando significativamente a disponibilidade de seus sistemas.
    Nível 3 - Serviços
    É nível mínimo para as empresas do ramo financeiro, telecomunicações pois estes setores são altamente dependentes dos sistemas de informática. Ela caracteriza-se por exigir o completo e detalhado planejamento de capacidade dos recursos de acordo com o crescimento da empresa, podendo a área de TI comprometer-se junto a seus usuários com Níveis de Serviço SLA(ServiceLevelAgreement) contratados entre eles.
    Nível 4  - Valor
    O nível 4 é identificado quando o setor de TI de uma empresa está efetivamente a serviço das estratégias de negócio da organização e é capaz não só de entregar serviços de alta qualidade como também ajuda a empresa a conseguir melhorar a qualidade dos serviços prestados



    Niveis de maturidade do COBIT:
     Inexistente Não existem controles.
    1 Inicial Já existem processos, mas não há documentos nem padrões.
    2 Repetível Processos padronizados, mas falta documentação e comunicação.
    3 Definido Os processos são formalizados. Existe documentação, treinamento e comunicação definida.  
    4 Gerenciado Processos em aperfeiçoamento já fornecem boas práticas, mas faltam ferramentas de automação.
    5 Otimizado Os processos já estão refinados a partir das melhores práticas identificadas. Existe institucionalização das melhores práticas. 
  • Na minha opinião, o erro está em A maturidade dos serviços de TI deve ser avaliada pela fase de melhoria continuada

    As fases da melhoria continuada são (ITIL v3):

    1) determinar a visão;
    2) identificar onde se está no momento;
    3) identificar onde se quer chegar;
    4) saber como se chegar à meta;
    5) verificar se os objetivos foram alcançados;
    6) manter a continuidade deste ciclo.

    Essas fases nada tem a ver com a maturidade que, segundo o COBIT, permite a identificação das deficiências em capacidade e a sua demonstração para os executivos. As maturidades são (COBIT):

    0 Inexistente
    1 Inicial / Ad hoc
    2 Repetível, porém Intuitivo
    3 Processo Definido
    4 Gerenciado e Mensurável
    5 Otimizado
  • Substitua "deve" por "pode" e a questão estará correta.