SóProvas


ID
2417815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher de sessenta e sete anos de idade procurou atendimento fisioterapêutico por apresentar tremores ocasionais em repouso e diminuição progressiva na habilidade para realizar tarefas manuais como abotoar as roupas, especialmente na mão direita. Ao exame físico, o fisioterapeuta notou a falta de expressões faciais na paciente, lentidão para iniciar os movimentos e discreta rigidez muscular nos braços e nas pernas. Ao final da avaliação, notou, ainda, o sinal de roda denteada em ambos os membros superiores, instabilidade postural e andar marcado por festinação.
Tendo como referência esse caso clínico, julgue o item subsequente.
O andar em festinação é caracterizado por uma marcha acelerada, com passos pequenos e tendência do paciente a inclinar-se para frente, andando cada vez mais rápido.

Alternativas
Comentários
  • Em casos avançados, pode haver um aumento na velocidade da marcha para não cair (festinação)

  • Segundo UMPHRED, 2009., especialmente à medida que a doença avança, a velocidade e o encurtamento da passada aumentam progressivamente como se a pessoa perseguisse seu centro de gravidade, isso é festinação.

  •  Festinação: é uma alteração no andar da pessoa, que envolve um aumento involuntário da velocidade do andar, associado a uma diminuição da amplitude dos mesmos, aumentando o risco do surgimento de quedas

    gabarito : certo

  • característica de marcha parkisoniana