SóProvas


ID
2417839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma mulher de trinta e três anos de idade, em trabalho de parto após trinta e nove semanas de gestação, foi admitida na maternidade. Foi avaliada pela equipe multidisciplinar, responsável pelo parto humanizado, que conduziu todo o processo, durante seis horas, até o nascimento da criança, por via vaginal. No primeiro minuto, a criança apresentou índice de Apgar igual a 8. Após algumas horas, a fisioterapeuta foi até o leito da paciente para o início da abordagem fisioterapêutica puerperal. Nesse instante, a puérpera estava deitada no leito com os seguintes sinais vitais: frequência cardíaca de 98 batimentos por minuto, frequência respiratória de 35 incursões respiratórias por minuto e pressão arterial de 150 mmHg × 98 mmHg.
A respeito do caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.
A atuação fisioterapêutica puerperal é uma técnica terapêutica obstétrica específica direcionada ao controle da incontinência urinária presente em parturientes por via vaginal.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro só pode estar em "específica", pois realmente ela não é específica. Não é uma técnica terapêutia obstétrica específica do fisioterapeuta. Ela recebe uma atenção multi disciplinar.

  • Fiquei em dúvida quando fala "incontinência urinária presente em parturientes por via vaginal", acaba generalizando.

  •               Essa questão está mal formulada! infelizmente temos que lidar com isso! pq o "parto vaginal é uma das causas de incontinencia urinária no pós-parto imediato" ( ELZA BARACHO/Fisioterapia aplicada a saúde da mulher ed.5)  Como se trata de banca Cespe, temos que ficar atentos! 

     

     

     

     

     

     

  • ERRADA. A questão dá a entender que a atenção fisioterapeutica no puerpério é voltada apenas para a IU decorrente do parto vaginal.  A atuação do fisioterapeuta no período gestacional e no puerpério visa promover a prevenção de complicações, desconfortos e disfunções musculoesqueléticas e uroginecológicas; alívio das dores; orientação postural e percepção corporal; preparação para o parto; realização de exercícios físicos e respiratórios; orientações para amamentação, atividades de vida diária (AVDs) e promoção de qualidade de vida. A intervenção fisioterapêutica no puerpério imediato tem como objetivos: proporcionar e orientar quanto ao posicionamento no leito, reeducação da função respiratória, estimulação do sistema circulatório, restabelecer a função intestinal, reeducação dos músculos abdominais, reeducação da musculatura de assoalho pélvico, promover analgesia no local da incisão perineal ou cesárea e orientações gerais em relação aos cuidados com as mamas, quanto às posturas assumidas durante o cuidado com o bebê e da necessidade de continuar o acompanhamento fisioterápico em nível ambulatorial.

    http://www.publicacoes.ufes.br/RBPS/article/viewFile/18857/12835

  • A intervenção fisioterapêutica no puerpério imediato tem como objetivos: proporcionar e orientar quanto ao posicionamento no leito, reeducação da função respiratória, estimulação do sistema circulatório, restabelecer a função intestinal, reeducação dos músculos abdominais, reeducação da musculatura de assoalho pélvico, promover analgesia no local da incisão perineal ou cesárea e orientações gerais em relação aos cuidados com as mamas, quanto às posturas assumidas durante o cuidado com o bebê e da necessidade de continuar o acompanhamento fisioterápico em nível ambulatorial.

    http://www.publicacoes.ufes.br/RBPS/article/viewFile/18857/12835