SóProvas


ID
2417869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Determinada paciente, com trinta e dois anos de idade, foi admitida no pronto-socorro hospitalar apresentando tosse, febre, dor torácica, perda de apetite, agitação intensa, cianose periférica e uso de musculatura acessória da respiração. Na avaliação inicial, foram verificados os sinais vitais: frequência respiratória de 48 incursões por minuto e frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto. A ausculta pulmonar revelou estertores em todo o pulmão direito. O exame de gasometria arterial revelou os seguintes valores: pH = 7,48; PaO2 = 58 mmHg; PaCO2 = 26 mmHg; HCO3 = 22 mmHg. Imediatamente, a primeira conduta clínica do fisioterapeuta foi a colocação da paciente em oxigenoterapia via máscara de Venturi com FiO2 de 40%.
A partir do caso clínico apresentado, julgue o item seguinte.
A descrição do caso sugere quadro de insuficiência respiratória do tipo I, alveolocapilar.

Alternativas
Comentários
  • Insuficiência respiratória tipo 1 é alveolocapilar, pois se a PaO2 estiver menor ou igual a 60, será indícios do tipo 1. Nesse caso do exercício, a gasometria foi Alcalose Respiratória. Não houve problemas metabólicos(HCO3), pois este se manteve normal. 

     

    Para ser do tipo 2, a PaO2 estará acima de 60mmHg, mas a PaCO2 estará acima de 45mmHg.

  • A PaO2 pode estar baixa nas duas , mas a insuficiência respiratória tipo I o PaCO2 tá normal ou baixo e na tipo II (hipercápnica) a PaCO2 estará elevada