SóProvas


ID
2418127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciências
Assuntos

Substâncias formadas por átomos de quase uma centena de elementos químicos que se combinam em diferentes proporções podem ser encontradas na natureza. Para a obtenção de substâncias simples, muitas vezes é necessário separar os átomos dos diferentes elementos químicos. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
Em reações globais de oxidação-redução não há perda nem ganho de elétrons.

Alternativas
Comentários
  • Nas reações globais de oxidação-redução há um equilíbrio nos elétrons, nem ganho e nem perda ao final.

    Gabarito certo

  • Gabarito Certo

    Sem adentrar muito no assunto (a prova não é de nível avançado), uma reação de oxirredução é aquela em que há troca de elétrons entre átomos, íons ou moléculas. Ou seja, um perde elétron e aumenta, por consequência, seu número de oxidação (Nox) - a isso se chama oxidação. Enquanto isso, esse elétron "perdido" vai para algum lugar - esse lugar é o outro íon, molécula ou átomo. Nesse caso, há redução, que é o ganho de elétrons (e aumento no Nox).

    Exemplo: o Ferro sofre oxidação (popularmente, "enferruja") quando há perda de elétrons, formando cátion Fe+3 (dentre outros). Para que a reação ocorra, entretanto, os elétrons "perdidos" têm que ir para algum lugar. No caso da oxirredução do ferro, esses elétrons vão, por exemplo, para a água, formando hidroxila (H2O -> OH-, ou mais tecnicamente, O2 + 2HO + 4e- → 4OH-).

    Portanto, a afirmação é verdadeira. Em reações química, a matéria não se perde, apenas se transforma. Assim, os elétrons são compartilhados, mas nunca há aumento ou diminuição verdadeiro - há a apenas a troca.