SóProvas


ID
2418517
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O TEXTO 1, adiante, é um trecho da coluna de Guilherme Boulos, publicada na Folha de São Paulo, em 15 de setembro de 2016. O TEXTO 2 é um fragmento de ‘COMUNICAÇÃO’ interna da Seção de Buscas Ostensivas do Serviço de Buscas da Divisão de Operações do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Guanabara, emitido em 2 de setembro de 1968 (razão pela qual foram mantidos erros de datilografia e a ortografia do período).

      Leia-os, atentamente, e responda às questões propostas adiante.

                                                       TEXTO 1

                                     A VOLTA DO CABO ANSELMO

      “Balta Nunes apareceu num encontro de comunicadores da Frente Povo Sem Medo, em junho passado, querendo ‘colaborar’. Aproximou-se dos militantes, pedia informações das lutas e queria visitar a Escola Florestan Fernandes, experiência pedagógica do MST (Movimento dos Sem-Terra). Seus mé- todos de aproximação foram descritos com detalhes em artigo recente publicado pela Mídia Ninja.

      Na verdade, Balta Nunes é o capitão do Exército Willian Pina Botelho. A infiltração foi revelada após ele armar uma arapuca que resultou na prisão de 21 jovens no dia da manifestação dos 100 mil contra o presidente Temer. Na ocasião, o capitão também foi ‘detido’, mas, misteriosamente, não foi encaminhado para nenhuma delegacia. Em seguida, sua real identidade veio à tona, após reportagem do site Ponte. (...)”

                                                                           (Guilherme Boulos, Folha de São Paulo, 15/09/2016)

         

                                                       TEXTO 2

      “Sr. Chefe da Seção de Buscas Ostensivas

      Cumprindo ordens de V.S., dirige-me juntamente com o colega ANTONIO GOMES, às 10,40 horas de hoje, à Reitoria da Praia Vermelha, afim de localizar e posteriormente informar a esta Seção possiveis disturbios praticados por estudantes e universitá-rios, tenho a informar o seguinte:

      Que por volta das 12 horas, um grupo de aproxmadamente 500 estudantes, reuniram-se na parte interna (jardim) da Reito-ria e um outro grupo de aproximadamente 50 estudantes perma-neceram na parte externa da Reitoria, aplaudindo aos oradores que foram identificados como

ELINOR MENDES DE BRITO, FRANKLIN MARTINS, MARCO ANTONIO além de outros, que usaram da palavra, mas que não foram identificados.(...)”

Feita a comparação das duas circunstâncias apresentadas nos TEXTOS 1 e 2, separadas no tempo por um intervalo de 48 anos, assinale a alternativa que apresenta o provérbio que, ao sintetizar a relação entre os dois eventos, expressa ironia.

Alternativas
Comentários
  • R: A.

  • Essa quetão foi só pra perder tempo.

     

  • Gabarito: alternativa A.

    Ambos os textos apresentam opressores contra movimentos jovens, possivelmente com o intuito de coibir a liberdade de expressão de tais movimentos.Ou seja, apesar do intervalo de 48 anos que separa os textos, há semelhanças entre eles.

  • Que nojento é este antro esquerdista chamado UFRJ.

  • A esquerda definitivamente tomou conta dessa faculdade, impossível levar um ensino puro e de qualidade com um viés politico ideológico desse.

  • Uma vergonha essa banca usar concursos para fazer declarações políticas,apologia a um regime ,que nunca funcionou,nem em 20 anos equacionou ,os problemas da sociedade brasileira.


  • kkk poupem me de vossas opiniões, por gentileza

  • Parabéns, Renata, pela resposta.

    Objetiva e pratica.

  • Aei galera, vamos se concentrar mais na matéria, e deixar as desavenças e ideologias políticas para discutir com grupos afins. O que não é o nosso caso e o objetivo aqui.

  • P2 em ambos os casos.