SóProvas


ID
2418562
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             TEXTO 7

                               ONDA CONSERVADORA

      Como se forma o pensamento conservador? Como ele ganha mais adeptos na sociedade? Como ele pode vir a conformar maiorias?

      Essa discussão remete à questão da imposição de uma visão de mundo que é de uma parte da sociedade como sendo a visão de toda a sociedade. Estamos no campo da produção da ideologia e da disputa pela hegemonia. Não é pela força, mas pelo convencimento que a maioria da sociedade adota uma visão de mundo, valores, um projeto de sociedade, uma forma determinada de convivência social.

      Assistimos ainda surpresos a manifestações cada vez mais frequentes de intolerância com aqueles que pensam de modo diverso ou têm outros valores. São expressão de uma direita que se viu estimulada por uma campanha sistemática feita pela mídia, especialmente pela televisão aberta, e por organizações da sociedade civil, como a Fiesp, e “saiu do armário”. Essas manifestações passam a hostilizar aqueles identificados como seus inimigos, sejam eles um partido político, uma religião afro, homossexuais, jovens negros da periferia ou meninos de rua. Guido Mantega, Chico Buarque, Leticia Sabatella, entre muitos outros, recentemente sofreram agressões gratuitas que expressam essa polarização social e política em nossa sociedade.

Texto adaptado do original de Silvio Caccia Brava, editorial ONDA CONSERVADORA, do Le Monde Diplomatique Brasil, edição 112, de 8 de outubro de 2016. http://www.diplomatique.org.br/editorial. php?edicao=112

Conforme o TEXTO 7, uma direita “saiu do armário” porque:

Alternativas
Comentários
  • (C)

    " Assistimos ainda surpresos a manifestações cada vez mais frequentes de intolerância com aqueles que pensam de modo diverso ou têm outros valores. São expressão de uma direita que se viu estimulada por uma campanha sistemática feita pela mídia, especialmente pela televisão aberta, e por organizações da sociedade civil, como a Fiesp, e “saiu do armário”."

  • Caraca, 7 textos na prova e todos ideológicos de esquerda!

  • Esse examinador é partidário. O cara deveria ir às redes sociais ou à televisão se espernear, mas aproveita seu cargo para tentar atingir algumas pessoas nas provas de concurso. 

     

     

    Dica: em redações da PR4 seja esquerda ou não passará. 

     

     

    Olhe a pura opinião pessoal dele:

    "Essas manifestações passam a hostilizar aqueles identificados como seus inimigos, sejam eles um partido político, uma religião afro, homossexuais, jovens negros da periferia ou meninos de rua."

     

     

  • É complicado fazer provas dessa banca. Ponho-me ao lado de todos os colegas que acham uma falta de respeito um examinador ser tão parcial e "inclinado (ou seria caído, esborrachado?) para a esquerda".

     

    Os textos são tão tendenciosos e de cunho doutrinador que dificulta fazer a questão. Só banca pequena mesmo pra ter uma atitude tão antiética. Como disse o colega: "Usar prova de concurso para levantar bandeira política é tão uníssona e intolerante quanto àqueles que a banca denuncia."

  • 3 anos com a camisa do Che Guevara até o fim do estágio probatório

  • Cheio de paneleiro vindo aqui comentar sobre as "doutrinações" ou  o "esquerdismo" presentes nas provas UFRJ. 
    Essa coxinhada não tinha nem que tá aqui nesse site! Deveriam estar procurando vaga em alguma empresa privada para ser "colaborador" e ganhar 3 reais/h. Parem com a hipocrisia porque só pega mal pra vocês! Tomara que tenha bastante esquerdismo nas provas de concurso, sim. Excelente filtro pra evitar o ingresso daqueles que so pensam em mamar nas tetas do Estado ao mesmo tempo que pregam o fim dele!

  • As questões são para àqueles que não tem medo de pensar...

    Para os "coxinhas",  de ideias rasas, deve ser terrível mesmo e nem sei pq querem fazer concurso publico já que o neoliberalismo prega a auto regulação do mercado, a privatização...

    Mas se estão aqui, aproveitem a oportunidade para entender que o Estado tem que ser forte, tem que ter concurso publico sim e que, para entrar,  tem que estudar o que está além do óbvio. 

    Força, galera!!!! 

     

  • Banca esquerdista tentando doutrinar os candidatos, Como sempre coloca elaboradores "especialistas" que concordam com suas ideias marxistas ao criticarem o conservadorismo. Ser conservador agora é devido à origem escravocrata? Ou por que a classe média está insatisfeita com a ascensão dos pobres? Quanta mentira e falta de imparcialidade para uma suposta banca imparcial hein. Mas já sei, é provável que minha opinião seja censurada, como sempre.

  • que bos#@