SóProvas


ID
2419072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito de instrumentos e lesões corporais, julgue o item seguinte.

São exemplos de lesões fechadas causadas por instrumento contundente: rubefação, tumefação, equimose, hematoma, bossa sanguínea ou serosa, escoriação, fratura, luxação, entorse, ruptura de vísceras.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Escoriação (arrancamento da epiderme, "raspão") é um tipo de lesão contusa ABERTA.

  • AS LESÕES CONTUSAS PODEM SER FECHADAS E ABERTAS

    LESÕES FECHADAS : RUBEFAÇÃO OU ERITEMA , TUMEFAÇÃO, EQUIMOSE (PETÉQUIAS,SUGILAÇÃO,SUFUSÃO), HEMATOMA,BOSSA,ENTORSE, LUXAÇÃO,FRATURA , RUPTURAS VÍCERAIS.

    LESÕES ABERTAS: ESCORIAÇÃO ,FERIDA CONTUSA ,ESMAGAMENTO, SÍNDROME EXPLOSIVA (BLAST INJURY), ENCRAVAMENTO, EMPALAMENTO.

    FONTE: NEUSA BITTAR

  • Fratura pode ser aberta também.

  • São FECHADAS as lesões em que a pele da região atingida mantém-se íntegra, porque a força do golpe não foi capaz de vencer sua elasticidade. Entretanto, os tecidos abaixo da pele são menos elásticos, sendo lesados. Por sua vez, as lesões ABERTAS ocorrem quando a resistência da pele é vencida pelo agente contundente, gerando solução de continuidade (rasgando) dos tecidos.

  • OBS: escoriação não é uma lesão fechada, tendo em vista que é uma erosão epidérmica, em que há arrancamento parcial ou total da epiderme, sendo, assim, exposta a derme.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    São as lesões em que a pele da região atingida mantém-se íntegra, porque a força do golpe não foi capaz de vencer sua elasti-cidade. Entretanto, os tecidos abaixo da pele são menos elásticos, sendo então lesados.

    As lesões do tipo escoriação são abertas (há exposição da derme), e não fechadas. Além disso, as fraturas também podem ser do tipo abertas.


    Gabarito do professor: ERRADO.
  • São exemplos de lesões fechadas causadas por instrumento contundente: rubefação, tumefação, equimose, hematoma, bossa sanguínea ou serosa, escoriação, fratura, luxação, entorse, ruptura de vísceras. ERRADO.

  • Gabarito: Errado

    Diferença entre as Lesões Contusas Fechadas das Abertas:

    -Fechadas: são lesões em que a pele da região atingida mantém-se íntegra, porque a força do golpe não foi capaz de vencer a elasticidade. Entretanto, os tecidos abaixo da pele são menos elásticos, sendo então lesados. Exemplos: Rubefação/Tumefação/Equimose/Hematoma/Bossa/Entorse/Luxação/Fratura/Rupturas viscerais

    -Abertas: ocorrem quando a resistência da pele é vencida pelo agente contundente, gerando solução de continuidade (rasgando) dos tecidos. Exemplos: Escoriação/Ferida Contusa/ Esmagamento/ Síndrome explosiva (blast injury)/ Encravamento/ Empalamento.