SóProvas


ID
2419138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à toxicologia forense, julgue o item seguinte.

Caso o exame toxicológico de um indivíduo seja positivo para a substância tetraidrocanabinol, será correto concluir que esse indivíduo fez uso de crack ou de outro tipo de substância do grupo da cocaína.

Alternativas
Comentários
  • O THC (tetrahidrocanabinol) é uma substância química fabricada pela própria maconha, sendo o principal responsável pelos efeitos da planta.

  • ERRADO.

    Tetra-hidrocanabinol, também chamado como dronabinol, é a principal substância psicoativa encontrada nas plantas do gênero Cannabis. Pode ser obtida por extração a partir dessa planta ou por síntese em laboratório.

    Então, seria mais correto concluir que esse indivíduo fez uso de maconha e não de cocaína.

  • O tetraidrocanabinol, ou THC, é a principal substância psicoativa encontrada nas plantas do gênero Cannabis, ou "maconha". Assim, caso o exame toxicológico seja positivo para THC, é possível concluir que o indivíduo fez uso desse tipo de psicoativo (maconha, skank, haxixe), e não de crack ou cocaína.
    A cocaína não tem como metabólito ou produto de biotransformação o THC.
    Por fim, aproveito para salientar que o princípio ativo do crack e da cocaína é o mesmo, a única coisa que muda é a forma de apresentação. Na verdade, existe bem pouca diferença entre o crack e a cocaína, quimicamente falando. A única diferença é a remoção do cloridrato, o que torna possível fumá-lo. 

    Gabarito do professor: ERRADO.