SóProvas


ID
2419630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei n.o 8.666/1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos, julgue o seguinte item.

Caso haja impossibilidade de se quantificarem todos os serviços a serem licitados, deve constar da planilha orçamentária do edital uma verba estimada para esses itens do orçamento.

Alternativas
Comentários
  • Errada,

     

    § 2o  Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante:

    II - orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários;

  • 8.666 Art. 40. § 2o Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante:
    I - o projeto básico e/ou executivo, com todas as suas partes, desenhos,
    especificações e outros complementos;
    II - orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços
    unitários
    ; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
    III - a minuta do contrato a ser firmado entre a Administração e o licitante
    vencedor;
    IV - as especificações complementares e as normas de execução pertinentes à
    licitação.
    § 3o Para efeito do disposto nesta Lei, considera-se como adimplemento da
    obrigação contratual a prestação do serviço, a realização da obra, a entrega do bem ou
    de parcela destes, bem como qualquer outro evento contratual a cuja ocorrência
    esteja vinculada a emissão de documento de cobrança.

  • A definição do objeto é condição de legitimidade da licitação sem a qual não pode prosperar o procedimento licitatório, qualquer que seja a modalidade de licitação. É assim, porque sem ela torna-se inviável a formulação das ofertas, bem como o seu julgamento, e irrealizável o contrato subseqüente.

     

    O legislador, preocupado com a precisão da definição do objeto a ser licitado, disciplinou nos Arts. 38, caput e 40, inciso I da Lei nº 8.666, que, juntos, dispõe da mesma forma, ou seja, que o objeto da licitação deve ser caracterizado de forma adequada, sucinta e clara.

     

    Art. 38.  O procedimento da licitação será iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e do recurso próprio para a despesa, e ao qual serão juntados oportunamente:

     

    Art. 40.  O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará, obrigatoriamente, o seguinte:

    I - objeto da licitação, em descrição sucinta e clara;

     

    Assim posto, é simples raciocinar que a imprecisão do objeto a ser licitado poderá levar todo o esforço de um procedimento à nulidade, redundando em discussões entre licitantes e Poder Público, as quais poderão redundar em processos judiciais intermináveis, fazendo com que o desejo quanto ao bem ou serviço pretendido pela Administração Pública fique postergado no tempo, de forma difusa e abraçada ao cepticismo.

     

    Bons estudos!

  • 8.666 Art. 40. § 2o Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante:
    I - o projeto básico e/ou executivo, com todas as suas partes, desenhos,
    especificações e outros complementos;
    II - orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários;

  • art. 7º

    § 4o  É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

  • Caso haja impossibilidade de se quantificarem todos os serviços a serem licitados, deve constar da planilha orçamentária do edital uma verba estimada para esses itens do orçamento. ERRADO

    A Lei exige a quantificação de materiais e serviços. Dessa forma, não existe essa possibilidade de uma planilha com reserva de recursos para eventuais serviços não quantificados.

    art. 7º, § 4o  É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

  • Lei 8.666

    Art. 40. § 2o Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante:

    II - orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários;

  • Gab. E

    Caso haja impossibilidade de se quantificarem todos os serviços a serem licitados, é necessário a inclusão, no objeto da licitação, dos quantitativos que correspondem às previsões reais do projeto básico ou executivo, constituindo anexo do edital o orçamento estimado em planilhas e quantitativo e preços unitários.

    A questão erra por desconsiderar a natureza de análise de custo do orçamento estimado em planilha ao equipará-lo à "previsão de recursos".

    Art. 7º, § 4º  É vedada, ainda, a inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de quantidades ou cujos quantitativos não correspondam às previsões reais do projeto básico ou executivo.

    Art. 40. § 2º Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante:

    II - orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários;